segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

TABELA! TABELA! TABELA!

.
O novo grito de guerra da cascata nipónica. Tabelas para todos os gostos! Enquanto não publico um comentário, aqui vão para os malucos das estatísticas.

As primeiras tabelas são os pontos totais e os pontos para cada nível. Acrescenta-se o número de vitórias de cada nível, mesmo as que foram em ex-aequo.
O critério de seriação para os pontos totais da jornada, parte escrita e 1º nível foi por média.


Já no 2º nível privilegiei os pontos, mas salvaguardei ao lado a posição caso o critério fosse a média.





Segue-se uma tabela dividida em três partes. Na primeira secção, está as classificações com o respectivo sombreado em relação ao nível a que cada equipa chegou, com a cruz azul a indicar a organização.

Na segunda secção, o acumulado de pontos com base nas classificações. Números a azul, implica que aequipa organizou. A vermelho as faltas de comparência (exceptuando as duas equipas convidadas, claro.)
Na 3ª secção, a classificação que cada equipa foi tendo ao longo do campeonato. Ainda não estou esclarecido em relação ao critério de desempate, portanto foi : 1ºmelhores classificações, 2º mais pontos totais de jornada.




Próximo bloco é dedicado à organização. A tabela da esquerda é a conclusão de um post anterior, sobre quem "deu" mais pontos. A tabela da direita é a sondagem. Mesmo com a pequena brincadeira de elevar os Fónixs a melhor organização (eu não levo a mal), achei que já devia tirar a sondagem aí do lado. Foram contabilizados 87 votos múltiplos.
Hei-de comentá-las, qual Nuno Rogeiro, sobre a sondagem. Entretanto, as Santas Noites que me desculpem mas achei que já não faria muito sentido pô-las a votos à mesma, tendo em conta que não conseguia alterar as permissas da sondagem assim que ela se pôs em marcha. As minhas sinceras desculpas.




Finalmente, o último bloco. O HISTORIAL.


A 1ª tabela é os resultados em cada jornada desde 2006, com corzinhas e tudo para facilitar a procura das equipas. A escolha das cores, acreditem que foi totalmente aleatória, excepto nos BMV c/ Laranja e nos Laranja Mecânica! Notem que os Espertalhos se chamavam Leporinos em 2007. E os BMV c/ Laranja foram Barraqueiros nas primeiras jornadas de 2008. Decidi manter a designação da altura, nas finais disputadas com esse nome.







A 2ª tabela é dedicada à contabilidade dos lugares de finais desde a 1ª jornada de sempre. Contabilizei tudo o que era Fósseis junto com os Ordem do Fónix, mas não os Lagartixas. Assim foi à semelhança da Alemanha que herda os resultados da RFA em futebol, mas não os da RDA (ressalvando-se que os Lagartixas tiveram resultados bastante melhores que os da Ex-RDA!!). Quanto aos BMV c/ Laranja, não fiz esse tipo de aglutinação. Considero-os como uma nova equipa em "pura"fusão.





O Campeonato dos Campeonatos

(a) A Ordem do Fónix herda os resultados dos Fósseis
(b) BMV c/ Laranja não herda os resultados das suas antigas equipas
(c) É contabilizado o resultado que a equipa fez em 2007 enquanto organizadora. Mamedes-um 6º; Ursinhos - um 2º.
(d) Por não existir tabela de classificação completa em 2006, é incerto o núimero exacto de presenças de algumas equipas.

Divirtam-se!

.

4 comentários:

  1. Anónimo5/1/09 23:22

    gostava de ver, se possível e por favor, um gráfico sobre o consumo de cerveja, uísque, águas minerais e bifanas por equipa.
    preocupa-me e sinto que pode haver uma relação directa com as classificações finais.
    ... e já agora, também o consume de red bulles.
    FB, da ex-RDA

    ResponderEliminar
  2. O gráfico está a chegar, mas ainda falta os vossos dados. Quando me enviarem, eu disponibilizarei essa tabela, bem como o volume de unhas roídas, SÓ deste ano!

    Um abraço FB!

    ResponderEliminar
  3. Descontraiam...afinal o mundo não acabou em 2000

    ResponderEliminar
  4. Bom trabalho, Miguel.

    Falta a estatística do tabaco...

    Comandante

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.