sábado, 10 de janeiro de 2009

RESCALDO DE 2008

.


Com o próximo campeonato já à porta, é altura para relembrar o Ano 3 - 2008 do campeonato de Quiz de Cascata.
Houve algumas novidades:

- O sistema de pontuação alterou-se, premiando-se quem atingia a 2ª fase.

- Os organizadores deixaram de poder participar como equipa, o que só foi benéfico, dado que podiam contar com todos os elementos da equipa para contribuir nas perguntas. A equipa organizadora era contemplada com 1 ponto.

- Quatro equipas de pergaminhos que se fundiram em duas, na esperança de melhores resultados.

- Três novas equipas que vieram enriquecer o curriculum.

- Uma jornada extra em Julho, que acabou com a sardinhada mas deu mais um consolo para quem adora a competição e não aguenta estar dois meses sem cascata.


O arranque do Rallye Mamedes - Santas deu-se a 18 de Janeiro e terminou a 19 de Dezembro.

Esteve ao rubro nas primeiras cinco jornadas, quando 4 equipas estavam separadas por poucos pontos na disputa pelo 1º lugar. As restantes equipas tinham um atraso tão grande, sobretudo os Cavaleiros que estavam já a 31 pontos e em 8º. Nunca esteve em causa chegarem no mínimo ao 5º lugar, até porque era só uma questão de tempo até acertarem as agulhas, após a transferência de Pascoalinho. Mas a equipa, que outrora já tinha sido apelidada de Galácticos, teve mesmo um campeonato para esquecer.

As duas jornadas antes da pausa de Verão, a liderança foi reforçada pelos Mamedes e Fónixs (estes em primeiro), enquanto que Zbroings e Ursinhos começavam a descolar dos líderes.

A grande revelação chamava-se Feios, Porcos e Maus que alcançavam 4 finais consecutivas e cotavam-se como um fortíssimo candidato a um lugar na Taça Uefa e mesmo a roubar o 5º lugar em detrimento dos Cavaleiros. Os Indomáveis também acordavam e colava-se a estes dois para o 5º lugar, eles que são uma das equipas mais antigas e que ainda estão à espera de traduzir em pelo menos uma vitória, um historial rico.

No inverso, estavam equipas de alguns pergaminhos que a esta altura penavam para conseguir resultados mais brilhantes. À cabeça, os BMV c/ Laranja, que depois de um bom começo não conseguiam regressar às finais, chegando inclusivé a ficar três vezes no 1º nível. Também os Nnaped não viam melhores dias, apesar de três finais e quatro desconsoladoras 1ªs fases. Espertalhos mudavam o nome para 2008 mas não a sorte, e por esta altura nem um consolo de um 6º lugar tinham. Os próprios Ambité, um pouco mais jovens nestas lides mas que já chegaram a causar alguma sensação, não encontravam alguma regularidade e também iam-se afundando.

Mas a maior desilusão são os Mineteiros. Uma equipa em estava em crescendo, 6º classificado de 2007, acabaram por não ter o mesmo ritmo e com apenas uma final em Março, mergulharam na Fossa das Marianas e foi a pique até ao fim.

Uma palavra ainda para as restantes equipas. Os Golfinhos em Abril atingem a sua 1ª final de duas da sua história. Não chegou para mergulhar em águas mais límpidas, mas quem sabe o que podem fazer para o ano.
Os Carangueja atingem a única final em Maio e ficam-se por aqui. As Santas Noites despedem-se do campeonato sem conhecer o sabor de uma final. Os Defenestradores só por uma vez chegaram à 2ª fase!

O reatamento em Setembro não podia ser pior para a Ordem do Fonix. Ficam na 1ª fase e vêem o seu adversário directo (Mamedes) a ganharem a jornada. Em Outubro nem chegam à final e os 9 pontos passam a 19 de atraso, quando faltavam só 24 pontos em disputa. Em Novembro, os Mamedes dão uma rara (senão inédita) benesse ao ficarem no 1º nível, mas já numa altura em que o 4º lugar dos Fonix nessa mesma jornada já era insuficiente para adiar a questão para Dezembro. E os Mamedes eram os Campeões!

Também o 3º lugar chegou a mudar de mãos. Zbroings e Ursinhos lutavam pelo 3º lugar e as duas últimas jornadas foram dramáticas para os dois. Os dois grandes outsiders seriam os dois últimos vencedores do ano.

Os Cavaleiros acertaram o passo e sempre em crescendo, atingem as quatro últimas finais, não dando mais hipóteses a ninguém para o 5º lugar. Ainda sonharam com mais tropeções do duo "bronzeado" mas eles não foram na cantiga.

As outras duas equipas que lutavam pelo 6º lugar perderam-se do caminho. Os Feios, Porcos e Maus foi quase literal ao não aparecerem em Setembro e Outubro, hipotecando assim um melhor posicionamento final. Os Indomáveis ainda obtiveram o 2º lugar em Setembro, mas depois foram surpreendidos pelos Ambité que conquistaram três finais com dois 2ºs lugares consecutivos e surpreendentemente acabam o ano na Taça Uefa.

Das outras equipas, só os Espertalhos lograram duas finais. Resta então o próximo campeonato para a 2ª metade da tabela alcançar melhores resultados.


Ponto final de 2008. Para 2009, aguarda-se muitas mexidas. 4 novas equipas que parece-me não estão nada interessadas em serem os bombos da festa. Vai ser uma guerra para atingir o 2º nível e mesmo o 3º nível.

Ainda bem. Campeonato mais competitivo adivinha-se e teremos oportunidade para conhecer os novos "Rookies" que querem destronar os veteranos.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.