domingo, 18 de janeiro de 2009

A GRANDE ENTREVISTA DOS FERNANDOS MAMEDES

.




Será que vai haver medalhas para isso?

Finalmente a aguardada entrevista dos Fernandos Mamedes. A equipa que claramente quer imitar o Real Madrid no início da Taça dos Campeões. Para já vão três. Chegarão às cinco? E quem será o "Benfica" que acabará com este ciclo? Nesta equipa sempre bem disposta, conversámos com o, por muitos considerado, senão o MVP deste ano, pelo menos incontestavelmente um dos que fazem parte do cinco ideal. Alexandre Gonçalves, dito Alex, responde-nos com a modéstia e timidez própria dos grandes campeões.

- Alex, quem foram os que fizeram parte do plantel deste ano? Têm alcunhas?
- Oh! Miguel! Sinto-me uma verdadeira figura pública com estas perguntas... Então cá vai: Para além de mim, temos o Jorge, a Sofia, o Paulo Pirolito, o Pedro I (Lopes) e este ano (o ano passado) jogámos ainda com o Pedro II(Pinto) nos meses em que o Pirolito esteve em Paris da França, com o Gonçalo d'Alenquer esporadicamente, e com o Pedro III (dito o Patas) no quiz de Julho, numa contratação de última hora. Acho que este ano só o Pedro I e eu estivemos em todos. (falso, que eu não me lembro de ver o Pedro I em, pelo menos uma das jornadas). Acho que só tem alcunha o Pirolito. O Jorge costuma chamar a Sofia de"môr", acho que quer alguma coisa da moça.

- Como foi gerir o vosso plantel? Chegaram a prescindir de pessoas para as jornadas?
- A gestão do plantel é feita ao mais alto nível profissional. Por exemplo, neste ano o Pirolito foi estudar para Paris durante seis meses porque sentimos alguma falta de conhecimentos em cultura francesa, do mesmo modo que o Pedro foi para a Austrália aqui há atrasado. Gostava de fazer uma volta ao mundo este ano, a propósito.


- Quais são as particularidades de cada um dentro da dinâmica da equipa?
- Ninguém põe um ponto de ordem na mesa, aquilo é uma anarquia. Já vai para cima de um montão de vezes que alguém dá a resposta sem consultar os outros. Também tínhamos um momento especial quando o Jorge ou a Sofia ou o Pirolito (sempre eles, claro) entornavam uma SuperBock ou similar, era já tradição, mas tem-se perdido. Julgávamos nós que dava sorte. O Jorge tem sido o porta-voz, porque grita mais alto, e faz-se ouvir. O Pirolito não gosta de dar respostas em voz alta. O Pedro quando dá respostas fala tão baixinho que nem oiço, é o contrário do Jorge.

- Jogam desde quando? Em que sítios? Quem começou e como foram chegando?
- Esta é mais complicada. Acho que o Pirolito e o Jorge iam ao bar Quiz às 3ªs antes de eu lá ir, porque fui convidado por um amigo comum a ir lá para substituir alguém da equipa do Jorge (lembro-me lá do nome, se calhar nem tinha). Depois alguns foram também ao saudoso quiz da Portela, mas isso durou pouco tempo. Essas coisas é melhor perguntar ao Jorge, ele deve saber.

- Nunca mais vos vi nos quizes semanais. (isto já não é verdade, desde que começou no Magic Pool Bar). No último ano da Barraca praticamente não vos via. No Lizarran, que eu saiba ainda lá não puseram os pés. Porquê? Será uma forma de dizer que não precisam de treinos?
- Não só não precisamos de treinos como só nos encontramos mesmo no quiz da Ajuda. Três de nós fomos uma vez ao do Lizarran e gostámos do jantar e do quiz. À Barraca nunca fui.


- Três campeonatos. Qual o mais difícil?
- O mais difícil foi aquele em que ganhámos com menor diferença de pontos, portanto o 1º (até agora). Curiosamente, foi o único onde ganhámos uma medalha.

- Como vêm a evolução de toda a estrutura do campeonato de cascata, desde o início? O que vem evoluindo favoravelmente e desfavoravelmente?
- A organização está consolidada, portanto o ponto forte é a regularidade com que se conseguiu colocar o campeonato a funcionar. Há quiz na 3ª sexta-feira do mês e pronto. Um ponto que tem evoluído é a hora do início, acho que já não há grandes atrasos. E o tempo para responder ser mais ou menos controlado (nisso o quiz dos Zbroing foi formidável). Também tem havido menos dilúvios às sextas, talvez o S.Pedro tenha passado a ignorar-nos. Acho que o ponto mais fraco é não haver ainda uma mailing list, ao fim deste tempo todo. Isso e eu ainda não saber distinguir algumas equipas, mas isso é o início da senilidade. E os 3ºs classificados deviam levar um prémio.

- Como analisas este campeonato? Novas equipas, transferências nos planteis, quem se revelou muito forte, desilusões, quem chegaram a temer, etc. Basicamente uma análise!
- As transferências foram muito reduzidas e as equipas são genericamente muito estanques à mudança. Acho que isso tem a ver com o facto de as pessoas não se conhecerem muito bem. Podia-se fazer um quiz especial de ano novo ou de Verão (extra-campeonato) onde se sorteassem as equipas, com as perguntas feitas por quem não organizou o quiz este ano, topas? (Hum! Isto seria alguma indirecta??! ) A desilusão são os Mineteiros. Chegam sempre tarde, andam distraídos e bem abaixo na classificação.

- Chegaram a temer os Fónixs?

- Claro que sim, teme-los-íamos em todas as jornadas (tenho de perguntar ao Pascoalinho se é assim que se escreve este obscuro tempo verbal) sobretudo porque no intervalo do campeonato iam à frente.

- Até onde vai esta saga Mamedina? Prontos para o 4º título?

- Não me apetece mudar de carro, mas se tiver de ser... (esta é uma private joke dos Mamedes).

- O que esperam deste Ano 4 de campeonato?
- Pura diversão, gente nova, e que todos cheguem ao fim do ano com vontade de fazer um quinto ano de quiz de cascata.

- Querem chegar aos 5 títulos consecutivos para se armarem em "Real Madrid"? Qual vai ser o "Benfica" que vos vai destronar? Já chegou ou ainda não apareceu?
- Não sei, será que vai haver medalhas para isso?


.

3 comentários:

  1. Alex:

    As medalhas do 2º e 3º título já estão a caminho.
    Um reparo, o 3º classificado leva as garrafas de vinho. Que são sempre de altíssima qualidade, tal a minha experiência no assunto.

    Abraço

    Johnny Bigodes

    ResponderEliminar
  2. sempre vai haver jantar na Sexta - Feira?

    NV

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, Johnny, peço desculpa. Esqueci-me do prémio em garrafas.

    Abraço,
    Alex

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.