domingo, 20 de dezembro de 2009

AUTO-CRÍTICA

.
Tanto critiquei os outros, agora é a minha vez de "me" criticar.

Foi desastroso. Ou parafraseando alguém da "plateia", calamitoso.

Em mnha defesa, o pouco que posso dizer é que vi-me sozinho para avaliar o grau de dificuldade das perguntas, o que é impossível ser avaliado por uma só pessoa. Resultado: um dos quizes mais difíceis de sempre, dos mais chatos seguramente e dos que menos distribuíram pontos pelas mesas, concentrando-as em muito poucas equipas.

A parte escrita foi um descalabro, desde as cotações ao grau de dificuldade delas. Nunca me passou pela cabeça que fosse tão díspar a distribuição final dos pontos.




Só em casa, quando olhei para as directas, apercebi-me que a média tinha sido muitíssimo baixa. E consegui um recorde de que nada me orgulho: Duas equipas no 2º nível ficaram a zero.

Houve falta de rigor nalgumas respostas que aceitei, o que me penitencio. Em relação à pergunta do código de trabalho, ainda foi pior pois não era a lei 7/2007 de 12 deFevereiro, mas sim do ano de 2009, com os restantes dados correctos. Passei mal o ano e deu azo à confusão.

Quanto às rondas musicais, pretendia ser uma brincadeira da minha parte, mas que correu muito mal, dado às deficientes condições da gravação e naturalmente à dificuldade de muitas delas. Lá está, o que é líquido para um, é muito lamacento para o vizinho.

Peço que me perdoem este mal amanhado quiz. Fica uma certeza. Analisei os erros, aprendi com eles e no futuro (que não será para o ano) farei melhor. Mais críticas se impõem. Aceitarei-as de bom grado.






Foi um campeonato fantástico, emocionante, cheio de surpresas a que tive o prazer de ir relatando. Quanto à continuação do blog, a minha colaboração nele, como muitos já perceberam, chegou ao fim. Não me importo nada de publicar as tabelas das classificações em 2010, enquanto ninguém pegue no Conhecimento em Cascata, ou outros façam um novo. Aceitam-se propostas.


Um Feliz Natal, um Bom Ano Novo para todos e até para o ano!

8 comentários:

  1. Alex Mamede20/12/09 13:03

    Gostei do pormenor da espada de Dâmocles, mas o quiz foi divertido e teve originalidade, e apesar de termos ficado em quarto lugar acabei por gostar de ter ido à Ajuda.
    Bom Natal, e um 2010 cheio de quizes, para ti e para todos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!!

    Miguel:

    Fizeste um quiz equilibrado, selectivo e que teve o mérito de demosntrar que foste capaz de ir ao encontro da realidade deste ano; as seis equipas finalistas foram as seis primeiras classificadas do campeonato.

    Isso significa que poderás ter conseguido encontrar um modelo que se adaptou às capacidades e conhecimentos dos coca-bichinhos e curiosos que adoram auto-testar-se nestas brincadeiras.

    Nada chato. Nem se deu pelas horas. A parte escrita foi inteligente e variada, como devem ser as melhores.

    A música foi engraçada; algumas mais exigentes que o desejável, no primeiro nível, mas nada mais que isso.

    O Código do Trabalho? Uma gota no oceano, muito bem integrada.

    Quanto ao blog, porquê o abandono?
    Tem sido um ponto de união, bem dirigido, que não deveríamos deixar cair. Bem basta o blog "oficial", tão vazio...

    Conversaremos.

    Como os Cavaleiros, e aparentemente, só tínhamos meia equipa. O esforço foi grande, mas o prazer foi ainda maior.

    Em 2010 lá estaremos TODOS.

    Uma última palavra para salientar que o Filipe esteve permanentemente connosco, não parando de me ligar para saber o que se passava.

    Até breve

    CMD

    ResponderEliminar
  3. Para mim, o grande erro foi só a dificuldade. O primeiro nível era ridiculamente dificil (dos mais dificeis que me lembro) quando é suposto ser o fácil. Havia perguntas sobre bandas que nem nunca tinha ouvido falar, quanto mais acertar a respectiva pergunta. Várias equipas sem acertar uma pergunta directa, e ainda duas ou três a receberem autênticos 2 pontos de bónus nas 3 ou 4 fáceis que saíram. Enfim...

    Feliz Natal, Excelentes entradas em 2010 e para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  4. Bem, tal como disseste Miguel, comprova-se que fazer um quiz de cascata sozinho (ou perto disso) é tarefa muito complicada, nomeadamente no equilíbrio de níveis de dificuldade/distribuições de perguntas.

    Esse desequilíbrio depois espelha-se no facto de mais de 50% das equipas não terem feito 50% de directas no nível 1, e também no facto de haverem mais perguntas a dar a volta à sala no 2º nível do que no 3º.

    A parte escrita, embora estivesse simples do ponto de vista da composição, pareceu-me muito "tradicional" e, com apenas 7 perguntas, contribuiu para o desnível entre equipas.

    Já as cascatas musicais, pareceram-me uma boa ideia, com o único perigo (especialmente a nível 1) de serem talvez mais particulares ao gosto do autor. Tanto é que em 32 perguntas musicais só 3 equipas fizeram directa nessas ( e na nossa de primeiro nível, a do Diablo, a sorte foi que eu perdi muitas horas nesse jogo).
    É uma ideia que me parece repetível, mas possivelmente num modo mais acessível.

    No entanto, concordo com o Zé Pedro no facto de o tempo não ter custado muito a passar, e a isso se deve também o teu contributo como "MC" de serviço, já que nesse aspecto tudo correu pelo melhor.
    Não concordo tanto no facto de um factor de destaque serem as seis primeiras equipas da classificação final a ficarem nos seis primeiros lugar. Tal só reforça que quanto mais difícil é um quiz (e difícil nem sempre é bom), mais a balança pende sempre para o mesmo lado. Isto não tirando o mérito às equipas que, mesmo desfalcadas, lá chegaram.

    Quanto ao vencedor, nada a dizer, os Ursinho dispararam no 2º nível e foi trigo limpo.

    Parabéns a eles e parabéns também a ti Miguel pelo esforço, quer no quiz, quer no blog.

    Ao resto da malta, os devidos cumprimentos natalícios, ano novescos e etc e tal.

    PS - Quanto à continuação do blog, vamos falando ;)

    ResponderEliminar
  5. i ll be back.
    sem metade do pancreas, mas faz se o que se pode.

    bom natal ao mundo cascatal
    fb

    ResponderEliminar
  6. Bom natal FB!
    Cá te esperamos!
    As melhoras!

    Representante da vasta comunidade Anónima

    ResponderEliminar
  7. BOAS ENTRADAS!

    E quem passar perto do Hospital da Luz, ao lado do Colombo, não se esquça de ir ao quarto 319 visitar o Filipe, que ainda lá vai estar mais uns dias.

    Abreijos

    CMD

    ResponderEliminar
  8. Não vale a pena dar mais paulada neste Quiz. O nosso mau resultado fala por nós :)

    De qualquer forma, um forte aplauso ao teu one-man-show, Miguel.
    E obrigado pelo precedente: preparem-se todos para um Quiz FP&M carregadinho de música (que mais ninguém conhece) ehehehe...

    Até 2010.
    João (Feios, Porcos & Maus)

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.