sábado, 4 de abril de 2009

PERFIL - FEIOS, PORCOS E MAUS

.



Tudo o que você queria saber sobre os FPM*
* ... e mais algumas que dispensávamos!




São feios? Pois,...talvez...não sei
São porcos? Da última vez que fiquei ao pé deles, não me cheirou nada.
São maus? Ah! Isso sim! Já roubaram pontos a muito boa gente!
Mas são sobretudo bem dispostos como a entrevista abaixo o demonstra. Falsamente alheados, como se ir à Ajuda nem fosse nada com eles, demonstram a sua simpatia a quem deles se aproxima.

E sim! Os receios são infundados. Eles sabem que têm que organizar um quiz para dia 17!

Várias vezes finalistas, esta equipa que entrou no início de 2008, tem um registo impressionante de mais de 50% de finais nas suas participações, algo que só mais cinco equipas se podem gabar. São os "Feios, Porcos e Maus", título em homenagem singela ao filme do mesmo nome... ou não?

Vamos conhecê-los pela tecla do João Mestre:


Quem são os FPM?
João, Paulo, outro Paulo, Ricardo, Baptista e Fernando. Trabalhamos juntos há uns tempos. Primeiro no alterne, depois na estiva, depois a apanhar morangos na Dinamarca. Agora (sempre juntos) trabalhamos numa editora. Estamos a tentar convencer o patrão a fazer uns suplementos especiais sobre Quizes no sudeste asiático, mas ele não vai na cantiga. Diz que não há mercado para isso. Ah, já me esquecia! E contamos (quando a maré o traz) com a ajuda de um suplente de luxo, o Élcio, um tipo que sabe à brava das coisas mais estranhas que se possa imaginar.


Algum culto especial pelo filme?
Não, de todo. Somos mesmo muito feios (há um mais feio que os outros), muito porcos (há um, não o mais feio, que é mais javardolas que os outros) e muito maus a responder a perguntas de ciências. E de aviação também…


Há quanto tempo jogam quizes?
Se contarmos com os serões em família, a ver o “Casa Cheia” (o original, com o Fernando Pereira), já vem de longe… Se não contarmos com isso, começou em Janeiro de 2008 (vem de não-tão-longe, portanto).


Como souberam do campeonato de cascata?
Já não me lembro bem se foi uma voz que, em sonhos, me disse «passa pelo largo, ao fundo da R. de Dom Vasco, entra na Academia Recreativa da Ajuda, à terceira 6ª feira de cada mês, e regozija-te com magnânimes jorros de conhecimento»; ou se foi o Zé Guilherme (da Ordem do Fónix) que falou nisso.


Qual a vossa opinião sobre o campeonato?

Ora… é frustrante sempre que nos calha uma pergunta sobre biologia, química, física, informática, matemática e outras coisas científicas, de um modo geral… Somos umas nódoas na matéria (é no que dá equipas só com gente de Humanidades) – se bem que acertámos na pergunta sobre a moscovite, há coisa de 4-5 meses. Sugerimos apenas que se evite perguntas que podem ter várias respostas correctas, uma vez que a regra do “o que está no cartão é que conta” é lixada. Ou também está implícita no regulamento (que ainda não lemos) uma componente de adivinhação?


E da vossa prestação, que balanço fazem?
Brilhante. Perfeita. Magnânime. De vez em quando falhamos de propósito para dar oportunidade aos outros. Na versão verdadeira desta resposta… Para quem não sabe um boi de ciências, até nos temos safado bem… se exceptuarmos as jornadas em que nos esquecemos de ir ao quiz…


O que vos falta para ganhar (ou pelo menos um podium)?
Antes de mais, que os nossos concorrentes percam. Também ajudava se houvesse uma edição inteirinha dedicada a bandas de Seattle dos anos 90, pratos regionais da Beira Alta, capitais da União Europeia ou modelos suecas. E falta-nos saber bastante mais de catequese, mitologia suméria, rituais de acasalamento de sardinhas nos rios do Bangladesh, fórmulas químicas utilizadas antes da tabela periódica e literatura balcânica dos séculos III a.c e XVI d.c.. Mas essencialmente o que nos falta para chegar ao pódio - e, quem sabe, ganhar - é beber menos Minis durante o quiz. Mas disso não abdicamos.


Têm gritos de guerra, frases recorrentes, private jokes?
Todas as sextas em que há quiz reunimo-nos às 20h, jantamos corvina cozida e recapitulamos momentos épicos como quando sabíamos respostas que mais ninguém sabia (aconteceu uma ou duas vezes, mas isso deixa-nos muito felizes). Além disso, viramos os boxers do avesso de cada vez que vamos jogar. E já dois jogadores foram sem boxers porque não sabiam qual era o lado correcto. Temos sempre um grito de guerra, mas é em surdina, por isso não sabemos se pode ser considerado grito. Costumamos dizer todos ao mesmo tempo: "Há aqui malta que não tem vida social e sabe as coisas mais impressionantes e inúteis do mundo, não é?" Por vezes também gritamos “Prà Ajuda, sem ajuda”. E a frase recorrente é “Venham mais seis” (minis, obviamente). E inventámos uma mímica que nos permite comunicar em silêncio, sem dar dicas a eventuais espiões de outras equipas.


Como vai a organização do vosso quiz?
A organização vai de vento em popa. Vamos ter muitas perguntas sobre ciências, muitas perguntas sobre o Antigo Testamento, muitas perguntas sobre condutores de energia... e muitas perguntas sobre condutoras de veículos pesados com pouca roupa. Andámos a recolher bastante informação, escolhemos um tema especial e os do costume. Não vamos fazer perguntas sobre helicópteros da FA portuguesa, anjos, arcanjos, discípulos e dogmas da igreja católica. Também não vamos fazer nenhuma pergunta sobre a crise do sub-prime. Só se nos apetecer.



.

25 comentários:

  1. Não vale estar a omitir os zingarelhos da ! podem ser os de asa fixa.Deveria haver perguntas obrigatórias sobre eles todos os meses.

    Ou o novo testamento - o que o tio do Zulmiro fez e o deserdou afavor da sopeira boazona.

    Também deveria haver perguntas sobre condutoras de veículos ligeiros; sugiro a que foi apanhada com 2,34 na segunda circular, às 4 da matina, e sem um pneu.

    Só assim se fará justiça e não ganharão os do costume...

    CMD

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/4/09 15:55

    quem são os do costume?

    ResponderEliminar
  3. Gosto das perguntas sobre condutoras de veículos pesados. É um tema com um sem-fim de possibilidades!! Como por exemplo "Qual era a cor do vestido que Kate Winslet levou aos oscars?".

    Acho que os FPM podiam aproveitar e ir hoje ao Quiz Emmy para se inspirarem. E as demais equipas também deviam. Apareçam, que o espaço é muito giro mas se a coisa não arrancar...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Se forem hoje, a Sofia leva mini-saia. Se não forem, levo eu ao próximo QdC (ver link no nome).

    ResponderEliminar
  6. Que fique bem claro que nunca eliminei mensagens de ninguém! Portanto, a mensagem de cima é uma brincadeira e já não é a primeira vez que sucede.
    Não levo (muito) a mal, mas tinha que esclarecer isto.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Ok! Agora que li a mensagem com outros olhos, até parece que fiquei chateado.

    Mas não foi o caso. Apenas quis esclarecer.

    Um abraço a todos!

    P.S.: E não esqueçam hoje o Emmy!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8/4/09 19:19

    Emmy? mas n era de 15 em 15? eu nã vou sou fano do borrachadas que ontem tava a abarrotar

    ResponderEliminar
  9. Afinal é quinzenal, apareçam!

    ResponderEliminar
  10. Paulo Jorge8/4/09 21:37

    Jorge, não quererás dizer semanal?

    Quizadas, "mensagem removida pelo autor" quer dizer que foi removida pelo autor da mensagem e não pelo autor do blogue. Alguém se enganou e apagou.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/4/09 23:42

    Good luck FPM
    Good luck QdQ players
    zg

    ResponderEliminar
  12. Googlilherme9/4/09 10:55

    É impressão minha ou, com devida excepção ao pessoal da cascata que também encontro nos quiz bares que frequento, está a ver um claro aumento da ajuda "ligar a um amigo browser" nos ditos cujos.

    Acho porreiro que a malta nova vá aderindo, mas se calhar não perceberam bem o gozo da coisa. Se calhar é uma consequência da evolução/expansão, mas seria foleiro se isto passasse a ser mais entretenimento de dedo rápido do que de cultura geral.

    Em relação aos FPM, parece-me uma equipa porreira, espero que o quiz seja à sua semelhança. É bom é que não esqueçam quem é q lhes orientou uns scones na última jornada.

    Um pormenor - Visto 1 de Maio calhar a uma sexta, proponho uma votação para que o jogo seja a 22 de Maio e não a 15. Sempre dá mais uma semana aos organizadores, não afecta ninguém e, como todos sabem, uma votação é sempre sinónimo de festa rija.

    ResponderEliminar
  13. Acho que acabaram as votações para esta época. Os quizes são às terceiras sexta-feiras de cada mês independentemente de feriados etc...

    Já chega de confusões, e, feitas as contas, seria injusto para aqueles que já faltaram ao quiz de Fevereiro devido ao fim-de-semana prolongado.

    ResponderEliminar
  14. Como correu a segunda sessão da ema?

    Reproter x

    ResponderEliminar
  15. Elcio Das Arabias17/4/09 14:56

    João nem tocaste no meu nome...
    Eu que até envio perguntas msm estando em outro continente (nao estou a falar de supermercado) para o nosso.. quiz

    Um grande abraço


    P.s. Eles hojem levam com perguntas maradas, ai levam levam

    ResponderEliminar
  16. E o Élcio não mentiu no seu aviso...

    ResponderEliminar
  17. «Vamos ter muitas perguntas sobre ciências, muitas perguntas sobre o Antigo Testamento, muitas perguntas sobre condutores de energia...»

    ????????

    desculpem??

    ????????

    ResponderEliminar
  18. joãomestre18/4/09 17:01

    Estás desculpado!
    É uma tal de «ironia»...?!

    ResponderEliminar
  19. Elcio Das Arabias18/4/09 19:01

    Pois é venho aqui ver os resultados o senhor Quizadas anda a dormir na forma ai ai...

    Resultados please

    J. Mestre manda-me lá as perguntas por email gostava de dar uma vista de olhos ao estragos que fizemos... hahahaha

    ResponderEliminar
  20. Espertalho18/4/09 19:07

    Demasiada geografia. Capitais e concelhos portugueses. Dá ideia que foi para tapar os buracos. FPM, foi o que aconteceu ou estou a ser injusto?

    ResponderEliminar
  21. Artigo 379.º
    Concussão
    1 — O funcionário que, no exercício das suas funções ou de poderes de facto delas decorrentes, por si
    ou por interposta pessoa com o seu consentimento ou ratificação, receber, para si, para o Estado ou para
    terceiro, mediante indução em erro ou aproveitamento de erro da vítima, vantagem patrimonial que lhe
    não seja devida, ou seja superior à devida, nomeadamente contribuição, taxa, emolumento, multa ou
    coima, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias, se pena mais grave
    lhe não couber por força de outra disposição legal.
    2 — Se o facto for praticado por meio de violência ou ameaça com mal importante, o agente é punido
    com pena de prisão de 1 a 8 anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

    ResponderEliminar
  22. Mau de mais para ser verdade.

    Um dos perguntadores escudou-se no facto de ser músico para nos afogar em "rock".

    De acordo com esse critério, o meu próximo quiz terá 50 perguntas de Direito e outras tantas de aviação. As restantes serão sobre música, do barroco ao romantismo.

    E não há pachorra para aguentar até às 4, por incapacidade de gestão.

    Que nunca nos esqueçamos: estamos ali para competir, mas agradavelmente, com animação, alguma polémica e para sairmos de lá com mais alguns conhecimentos - úteis ou não.

    CMD

    ResponderEliminar
  23. Olá,

    Eu gostaria de ir este ano trabalhar para a Dinamarca a apanhar morangos. Como arranjou trabalho nisso?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  24. Temos um contacto na equipa que o pode ajudar. Ofereça-me uma cerveja no próximo Quiz.

    Obrigado

    Luis Martins
    Frikaedellos

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.