domingo, 15 de fevereiro de 2009

PERFIL - BMV C/ LARANJA

.




É UM COCKTAIL !






Vou falar-vos de um casamento.

Um casamento que, tal como muitos outros, iniciou numa bonita lua-de-mel em águas paradisíacas, mas depois afundaram-se nas Marianas. Até mudou de nome para poder ultrapassar as dificuldades e seguir em frente.

Claro que não falo da Tita e do Filipe. Esses têm tudo para dar certo, assim eles queiram.

Refiro-me antes a duas equipas de longa data. Bom, Mau e Viloas e Laranja Mecânica deram origem a BMV c/ Laranja.

Após o final de 2007 e com uma crise à porta, duas equipas viram-se em "Vegas" (leia-se Barraca) e consumiram, perdão consumaram um rapídissimo matrimónio à base da bebida.

Inicialmente Barraqueiros, na altura uma homenagem ao espaço de fusão, foram-se adaptando e aceitando as diferenças uns dos outros, para agora poderem finalmente sentir que este será o seu ano.

Vamos conhecê-los, se é que ainda é necessário para muitos de nós.



Quem são os BMV c/ Laranja?
António (Patolino), Filipe, Júlio, Maria João, Tita e Vitoriano serão os mais titulares. Mas ainda há o Gonçalo, Vasco e Filipe (Maluco).

Há quanto tempo jogam e onde?

Eu comecei a jogar desde os tempos do Irish Bar com o Júlio, Rogério, Fred, já lá vão uns 9 ou 10 anos e a Tita juntou-se a mim há quatro anos no bar Quiz.
Eu jogo desde finais de 2003, primeiro no canal de IRC Newquiz e depois no Bar Quiz na Rua dos Industriais. Joguei ainda nos diversos espaços um pouco por todo o lado (Academia da Ajuda , Dudu Bar no Estoril, Hemingway em Cascais, Barraca em Santos, Cocas em Benfica, e mais recentemente Lizaran da Junqueira e Magic na Av. Roma).

Como foram os vossos planteis no primeiro ano da cascata?
Variava bastante mas a base era a Tita, eu e o Jorge (TLL).
Eu já joguei em várias equipas, nos Mineteiros, PatoLino e Laranja Mecânica. Joguei com várias pessoas do canal Newquiz do IRC e com o Júlio nos Mineteiros.

Porque mudaram no ano a seguir?
Começámos a juntar uma equipa fixa que queria jogar, tendo o Filipe Menex e o Artur sido as aquisições na segunda época. Como todos os três se cansaram do jogo, decidimos juntar-nos aos nossos rivais das quartas-feiras na barraca, com quem podíamos contar sem ter de passar a semana a telefonar-lhes para irem na sexta.
Idem. Já mudei várias vezes por motivos de óbvia competitividade.

Após a fusão, as coisas começaram muito bem para vocês, mas depois foram-se afundando. Qual a razão?
Não vejo que tenham afundado, mas temos muito azar nos jogos, com as directas que saem , com as perguntas de cascata que ficam próximo de as agarrarmos, entre outros factores.Somos a equipa que mais vezes fica à porta das classificações para os níveis seguintes.
O nosso lugar real penso que se situa algures entre o 5º e o 8º, tivemos algum azar em certos quizes, uma bebedeira e uma abelha maia que nos custou uns pontos valiosos, e algumas ausências em quizes que podiam ter sido perfeitos para nós, como eu ter faltado ao último Quiz do ano feito por uma das nossas melhores amigas com quem partilhamos muitos gostos.

Este ano, quais as expectativas? Encontraram finalmente a estabilidade para melhores sucessos? É este o vosso ano?
Pensamos jogar com regularidade suficiente. Temos equipa para irmos regularmente à final e constantemente ao 2º Nível.
Os nossos objectivos mantêm-se. Obter finalmente uma vitória numa das jornadas seria excelente, mas a competição é grande, e sabemos que será muito complicado. No entanto acreditamos no nosso valor, e gostamos muito da companhia dos nossos colegas de equipa, e adversários menos do Fred. (Mas quem é o Fred?)

Qual é, na vossa opinião, a razão por terem (cada um) tanto sucesso nos quizes semanais, mas menos na Ajuda?
Essa é uma pergunta que se repete constantemente. Metade da resposta é óbvia, nem todas as equipas do campeonato de cascata vão semanalmente aos bares. Para além de que nos jogos da semana não há tanta qualidade e diversidade de equipas. A segunda razão é mais complexa. Os quizes dos bares são normalmente mais modernos, com temas mais actuais para ajudar as equipas menos experientes, esse factor beneficia muito a nossa equipa que é muito forte em música, cinema, literatura, política ou desporto moderno, mas tem algumas lacunas quando revemos os mesmos assuntos historicamente. Por outro lado, os quizes semanais são mais uniformes, enquanto que na cascata muitas equipas optam por temas mais modernos nas primeiras fases e encaram o último nível com temas diferentes. Se houvesse equipas que no terceiro nível optassem por dificultar os mesmos temas em vez de se voltarem para temas que consideram mais dificeis, penso que teríamos mais hipóteses. Por último, existe o pesadelo. Uma ou duas equipas que por serem adversas a determinados temas, acharem que não são intelectuais o suficiente, ou talvez por não os dominarem, restringem-se aos temas que conhecem, e é aí que surgem os quizes mais repetitivos com demasiadas perguntas muito restritivas.


Como vêem o campeonato este ano? As equipas, as regras.
As equipas são boas, as regras podiam ter algumas diferenças, deveria ter-se salvaguardado a questão das eliminatórias.
Apesar de ainda não termos tido oportunidade de participar, pensamos que vai ser ainda mais competitivo, com várias equipas a disputar os lugares cimeiros. Achamos no entanto que sem Otzis, a vitória vai sorrir novamente aquela que é indiscutivelmente a melhor equipa do campeonato. As regras estão basicamente as mesmas, achamos que devia ser reforçada a ideia da parte escrita ter 10 perguntas correspondentes a 10 pontos, e não acontecer como no famoso Quiz dos Setes em que não chegámos a ver as folhas todas. No entanto esperamos que sem contar com o famoso erro, muitas equipas sigam o exemplo dos Espertalhos, que fizeram quase unanimemente (com excepção de uma irredutível aldeia de gauleses com muitos IPs) o melhor quiz do ano transacto e façam quizes em que todos se divertem.

Como vêem o passado, presente e futuro deste campeonato?
O que mais nos preocupa é que se perca o espírito original de convívio e diversão. Assustam-nos as ideias de múltiplas divisões bem como a atitude demasiado séria com que algumas equipas encaram o jogo. Todos fazemos umas birras de vez em quando, todos bebemos uma cerveja a mais de vez em quando, agora chegar ao ponto de incomodar os outros, não pode acontecer.
Enquanto houver interesse das pessoas em jogar, penso que o campeonato estará para durar.


Aguardem pelo cocktail que está bem saboroso!


.

9 comentários:

  1. Este blogue é muito melhor que certos jornais desportivos, aliás, todos. Reportagens antes e depois de cada jornada, estatísticas, fotografias, eventos...
    Boa, Quizadas!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. é só para dizer que a tradução para português da "Kalevala" já está disponível e tem prefácio de Jorge Sampaio


    http://www.saidadeemergencia.com

    ResponderEliminar
  4. Só com um A?...
    Isto é perseguição!
    Esse Sampaio nunca-me enganou!

    ResponderEliminar
  5. E um preview do que nos espera na próxima sexta feira?
    BMVs+L, o que podemos esperar?
    fLip? Tita? Vitoriano? Júlio? ALguém responde?

    ResponderEliminar
  6. Podem esperar um Quiz feito com muito carinho por mim, pela minha (agora) mulher Tita e pela Maria João, que vamos apresentar alternadamente os diversos níveis. As perguntas têm sido todas verificadas e os níveis de dificuldade testados ontem num jantar com amigos que foram dizendo de sua justiça. Tudo para tentar minimizar erros. Sem estar a fazer uma contabilidade exaustiva dos temas, posso dizer que está muito diversificado e de cabeça lembro-me de múltiplas perguntas sobre desporto, artes, política, história, ciência e umas 40 sobre a vida privada do Don Juan Salazar, com detalhes picantes e inéditos.

    ResponderEliminar
  7. Eu bem sabia que havia uma razão para ver a pepineira daquela série!
    Afinal, não admito comparações. Fui!

    ResponderEliminar
  8. Lets get this (after)party started!

    ResponderEliminar
  9. Estou bem desiludida. Andei a decorar os nomes das gajas do Salazar, e afinal eram os países. Até fomos induzidos em erro, então ele mandava o embaixador às compras em Paris, e afinal foi a França? Nada faz sentido.

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.