sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

.

Depois de uma agitada semana, vamos dar início a um fim-de-semana que, esperemos todos, seja mais tranquilo.

Esperamos todos também que isto acabe bem para todas as partes. E tudo indica caminhar nesse sentido.

Pessoalmente, e falo por mim apenas, sempre defendi antes do campeonato começar que deviam jogar as 17 equipas e uma a organizar. Já que se aceita 18 equipas (bem ou mal, isso já não tem importância), não se deve sonegar o direito a uma participar, seja ela qual for.

Pessoalmente, e falo por mim apenas, a mini-cascata de apuramento definida no início do campeonato parecia ser a menos má das soluções apresentadas. Mas também me parece que se as consequências das hipóteses apresentadas a concurso não foram bem pensadas, acho que somos todos culpados.

Relativamente a Fevereiro, a minha equipa (e agora sim, falo pela equipa) achou na altura (e note-se bem "na altura") que a melhor decisão era abster-se. Já que as outras duas equipas envolvidas ao barulho não podiam votar, não me pareceu mais legítimo votar numa decisão que afectava as três, só porque lá estávamos e as outras não. Embora, eu (e note-se "eu") não concordava com nenhuma das hipóteses lançadas à votação. E isto é obviamente uma opinião.

Neste momento já não interessa nada, se mais tarde mudaríamos de ideias quanto ao direito de exercer o voto e até pudessemos baralhar a votação.

O que importa dizer, na minha opinião, é que ainda bem que foi aos Ursinhos que tudo isto sucedeu e não, por hipótese aos Valentejanus. Assim, e que todos nós votemos em conformidade, caso obviamente concordem, deixar todas as equipas jogarem todas as jornadas e não penalizar mais ninguém por causa de faltas que podem ser ou não justificadas (penso que isso já não está em causa), ou com azares de jogo que a levem ao 16º lugar de um quiz. Pois, como já disse uma vez, se jogassem 12 num mês, era o 12º lugar a ser convidado a ficar de fora?

Não falei mais cedo porque passei uns dias no hospital. Quando cheguei ao blogue, já não sabia por onde pegar.

Aproveito para felicitar o renascimento do blogue Quiz de Cascata.
Tirapicos, fazes falta. Faço votos para que não tenha sido só isto a espicaçar-te, mas que continues por aí fora. Esta é a minha opinião.

Perdoem-me o excesso de zelo em esclarecer o que é a minha opinião. Mas, por vezes sinto que as minhas palavras são entendidas como dogmas ou opiniões críticas de uma revista tipo Visão ou Expresso ou afins. Não são, nunca foram. São meras opiniões e perspectivas que estão abertas a discussão. E discussão franca. Discordem delas à vontade. Eu sou apenas um. Não procurem significados ocultos ou entendam-nas como maldades ou insultos. Não são e nunca serão. E quando apercebo-me que são entendidas assim, sou o primeiro a retractar-me. E nunca publico nada em nome da equipa, apenas em meu nome.

Este blog está aberto a todos e assim continuará. Também há espaço para quem quiser escrever outras crónicas. Basta chegarem-se à frente.

Um abraço e bons quizes
.

70 comentários:

  1. Espero que esteja tudo bem contigo.
    As melhoras.

    ResponderEliminar
  2. A proposta do FB foi a melhor que li até agora.

    Não há dúvida que o número de equipas é excessivo; até era bonito jogarem 100 equipas mas era impraticável e se era impraticável é porque há um limite, a mim parece-me que 17 equipas já passa o limite. Se bem que, considero que devem jogar 14 equipas e não 12.

    No entanto, também parece inevitável jogar com todos até ao final deste ano. Para que todos sejamos amigos outra vez!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/3/09 00:07

    Para meu gáudio e vosso desespero, vou conseguir fazer um post maior do que o dos outros dois Depois de me terem dito após “N” perguntas onde estava o regulamento, consegui finalmente ler o dito cujo.
    Realmente o regulamento não está a ser cumprido, destaco três razões muitas mais haverão, mas o que ressalta logo à vista, é o seguinte:
    1- O regulamento está muito imperfeito, e necessita de melhorias, mas o que é que na vida não necessita de melhorias?
    2- Quem se está a queixar, também não cumpriu o regulamento, e também está a ver o regulamento somente pela sua óptica, e não de uma forma abrangente.
    3- Fiz uns comentários ao regulamento que se encontram entre parêntesis rectos […]
    Realço algumas omissões, contradições e imprecisões no regulamento:
    • Se existe um regulamento este deve ser preciso o mais possível, e não ser vago na sua enunciação, para isso é que os regulamentos existem, e na sua enunciação vaga temos o
    1. artº 1º no seu número 1 coma palavra “variável”, e também no seu número 3, “duração mínima” a noção do tempo e quantidade são vagas…o que pode ser discriminatório conforme a equipa que estiver a gerir e conforme as simpatias, e está em contradição da (boa e aconselhável) especificidade, usada no Artº 2º nº
    • Existem omissões, por exemplo como é feita a distribuição das equipas no inicio do jogo? É por sorteio? E pela classificação anterior? É pela ordem que chegam á sala? Esta não é uma questão de somenos importância, pois se uma equipa forte fica entre duas fracas, teoricamente fica beneficiada.
    • Vou colocar só os artigos em que fiz observaões
    Preâmbulo
    O presente regulamento rege o funcionamento do Jogo e do Campeonato Anual de Quiz de Cascata, A prática desta modalidade deve primar sempre pelo desportivismo,” fair-play”, honestidade e um comportamento de verdadeiros cavalheiros de todos os seus intervenientes. Este regulamento serve o bem do jogo e não o contrário.
    Capítulo I – Do Jogo
    Artigo 1º
    (Jogo)
    1. O jogo Quiz de Cascata disputa-se entre um número variável de equipas de cinco jogadores que terão de responder a questões de cultura geral ou raciocínio em várias séries denominadas cascatas. [daqui afere-se que o número de equipas pode ser ilimitado]
    (…)
    3. A duração dos intervalos entre cada nível deve ser mínima e nunca ser prolongados por atrasos de equipas.[os intervalos dependem do bom senso, tanto pode ser 1 minuto com 15 com 30 minutos ou mais]
    Artigo 2º
    (Parte Escrita)
    1. A parte escrita compõe-se de questões escritas [aqui o português não é brilhante, mas enfim](…)
    5. A não ser por atraso do organizador ou problemas logísticos graves, a prova escrita deve ser entregue às 22h30, preenchida em 15 minutos e corrigida noutros 15, para que às 23h se inicie a 1ª cascata. Quem chegar depois das 22h45, terá 0 pontos na parte escrita.[por aqui afere-se que qualquer equipa poderá chegar até á última pergunta do nível 1, o que não nos parece muito corial]
    Artigo 3º
    (Nível I)
    1. O Nível I compõe-se por seis séries cascatas de perguntas de nível fácil.[o nível fácil é um conceito vago e variável, o que contribuí para as discrepâncias que temos assistidos, é uma regra que depende de bom senso]
    2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série.[a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
    3. O Nível I elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas dez equipas em jogo.[mais uma vez por este artigo, poderão participar no nível 1 tantas equipas quantas se quiser, a especificidade de 10 é só para o nível 2]
    Artigo 4º
    (Nível II)
    (…)2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série. .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
    3. O Nível II elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas seis equipas em jogo.[se só passam 10 equipas porque não dizer que 4 são eliminadas,a enunciação do artigo dá azo a especulações]
    Artigo 5º
    (Nível III)
    1. O Nível III compõe-se por seis séries de cascatas de perguntas de nível difícil.
    2. Cada equipa terá que responder a seis perguntas directas por série. .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
    3. O Nível III é único que atribui pontos para o campeonato.[se este nível é o único que atribuí pontos para o campeonato, pelo artigo afere-se que as outras equipas que não chegam ao nível 3 tem 0 pontos]
    Artigo 6º
    (Cascatas)
    [neste artigo não se diz o conceito ou significado de cascata, temos de supor o que isso é, o que para regulamento não é bom, este artigo refere a forma e não o conteúdo]
    Artigo 7º
    (Perguntas e Respostas)
    1. Existem dois tipos de perguntas e respostas: directas ou em cascata.[cascata que em termos de conteúdo não sabemos bem o que é ]
    2. O nível de dificuldade das perguntas depende exclusivamente do critério do organizador de cada jogo.[este é o artigo quanto a nós mais dúbio, polémico, sem sentido, e que contraria tudo o que se tem por regulamento, é um “guarda-chuva” para todo o tipo de especulações, a parte de coerência entre níveis é totalmente ignorada, a cada cabeça sua sentença, não existe um fio condutor]
    3. Sem prejuízo do número anterior se um pergunta der a volta à sala no Nível I, sem ninguém acertar, deverá ser feita uma nova pergunta à equipa à qual foi feita a pergunta directa.
    .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta à sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez, ou seja esta questão não é esplicita]

    Artigo 8º
    (Perguntas e Respostas Directas)
    (…)4. Cada equipa dispõe de trinta segundos para responder a uma pergunta directa.
    .[mais uma vez a forma como as perguntas dão a volta á sala por este artigo, não é clara, por aqui teoricamente poder-se-á fazer 6 perguntas directas a uma mesma equipa de uma só vez]
    Artigo 9º
    (Perguntas e Respostas em Cascata)
    [neste artigo não se diz o conceito ou significado explicito de cascata, temos de aferir isso pelo nº3, o que para regulamento não é bom, este artigo refere a forma e muito vagamente o conteúdo]
    Artigo 10º
    (Perguntas Imperfeitas)
    (…)3. Se uma equipa responder correctamente a uma pergunta e esta for desconsiderada pelo organizador, deverão ser-lhe atribuídos os respectivos pontos.[ou este artigo está confuso, ou então não faz sentido no início os organizadores dizerem que o que conta é o que está no cartão. Qual o conceito de Desconsiderada pelo organizador?]
    5. A cascata prossegue apenas e exclusivamente para as equipas que não puderam responder, valendo a resposta correcta um ponto.[por esta regra, os organizadores, “maquiavelicamente” e não cumprido o preambulo do regulamento, poderão prejudicar as equipas de topo de se adiantarem na classificação ou as equipas de retaguarda de se aproximarem da classificação, de modo a que estes não ganhem dois pontos em perguntas directas mas somente um ponto]
    Artigo 11º
    (Critério do Organizador)
    1. Cada organizador tem que explicitar bem e publicamente que critérios vai utilizar na sua avaliação das respostas em cascata;[por este artigo, a cascata não é uniforme, e tem regras diferentes todos os jogos, o que não nos parece curial, as regras deveriam ser iguais para todos, é para isso que existem ]
    2. Para aferir a exactidão das respostas o Organizador pode nomeadamente, mas não exclusivamente, escolher os seguintes critérios no início de cada jogo e informar as equipas:
    a) Verificação no intervalo de cada Nível via Internet, enciclopédia, opinião de especialistas ou outras fontes admissíveis corrigindo as pontuações que for necessário corrigir; ou
    b) Ponderação exclusiva da resposta que constar do cartão previamente elaborado pelo Organizador.[este artigo é uma porta aberta para que nunca se siga a alínea a), não existe uma regra uniforme. Acresce que quem improvavelmente siga pela alínea a), e se verificar que determinada pergunta esteja errada, não está previsto a correcção dos pontos na classificação, já que existe um número 5 que o impede, não existe portanto uma maneira de apelar para uma resposta que alguém “expert” na área saiba estar errada]
    3. Todos os organizadores deverão, no final da sua prova, entregar uma cópia escrita do jogo à Comissão.[sugerir-se-ia, que as perguntas e as respectivas respostas, fossem publicadas no blogue]
    Capítulo II – Do Campeonato
    Artigo 13º
    (Calendário)
    1. Cada edição do Campeonato compõe-se de dez jornadas e decorrerá de Janeiro a Dezembro de cada ano, com interrupção nos meses de Julho e Agosto.
    2. Se a Comissão Organizadora verificar que estão reunidas condições poderão jogar-se jornadas nos meses de interrupção.[este é um artigo merece explicitação, primeiro não deveria ser a comissão organizadora a decidir mas a “Assembleia geral” figura não prevista, mas colmatada pelo código civil. E se houver uma única equipa que não puder, o que se fará? ]
    3. Cada jornada decorrerá, preferencialmente, na terceira sexta-feira de cada mês.[e se não for possível? Quem decide o contrário? E se se quiser que o campeonato decorra de 15 em 15 dias, quem decide, o artigo tem de ser mais explicito]
    Artigo 14º
    (Pontuação)
    1. A pontuação em cada jornada será a seguinte:
    a) Primeiro classificado: Dez pontos; b) Segundo classificado: Oito pontos; c) Terceiro classificado: Seis pontos; d) Quarto classificado: Quatro pontos; e) Quinto classificado: Três pontos; f) Sexto classificado: Dois pontos; g) Sétimo e seguintes: Um ponto.[estas pontuações ainda estão em vigor? Se sim, não se diferencia quem passa para o Nível II, dos que ficaram no Nível I, o que não nos parece justo]
    15º
    (Organização de Jogos)
    1. Os Organizadores podem ser jogadores das equipas.[aqui abre-se a porta para que os organizadores não sejam jogadores das equipas]
    2. Cada uma das dez equipas melhor classificadas no ano anterior será convidada a assegurar uma prova ao longo do ano seguinte.[este factor é do nosso ponto de vista injusto, se é um campeonato, a todos dever-se-ia dar a oportunidade, de organizar jogos, e não só os 10 primeiros. Isso implicaria haver tantas jornadas quantas equipas existem no campeonato, no limite, poderão ao longo do temo ser sempre as mesmas equipas a organizar. Isto abre uma outra vertente, se só se quer que existam 10 jornadas, e se quanto a nós deverá existir igualdade de oportunidades, porque não se formar várias divisões de quizz. Sendo que os dois ou 3 primeiros classificados do grupo anterior passariam para a divisão seguinte, descendo os 2 ou 3 últimos classificados?]
    (...)
    4. Nenhum Organizador pode organizar um jogo nas três últimas jornadas, caso a sua equipa esteja classificada nos seis primeiros lugares da classificação geral.[Pelo artº 14º a equipa que organiza não pontua, o que quer dizer que fica “prejudicada”, em relação ás outras, mas o regulamento manda que as 10 equipas melhor classificada do ano anterior, organizem os jogos. Ora existem se não estou em erro 18 equipas, o que quer dizer que teoricamente, existem 8 equipas que são beneficiadas, pois em princípio jogarão sempre e nunca organizarão nenhum jogo. Não existe aqui equidade. Isto numa primeira leitura, numa segunda leitura, impedir que as equipas que estejam nos 6 primeiros lugares de organizar, e se por exemplo as 3 primeiras classificadas ainda não organizaram o jogo. Como por esta alínea estão impedidas, isso implica que das 10 equipas que foram convidadas para organizar, 7 delas ficam prejudicadas, teoricamente é como estas 3 equipas terem começado o campeonato com mais pontos que os outros e com a vantagem de nunca ficarem de fora nenhum jogo. Parece-nos que este artigo vai profundamente contra as regras do fair-play e do cavalheirismo.]
    5. Quando uma equipa organiza um jogo, os membros dessa mesma equipa podem jogar, mas não pontuam para o campeonato, nesse jogo.[este artigo também não faz sentido, pois se a equipa que “julga” também é “reú” e “advogado” (já não falando de a hipótese de se colocarem em local estratégico, para numa cascata impedir a equipa subsequente de pontuar), a equipa estando em jogo, vai aumentar o número de equipas, para além de usufruir da suspeita da vantagem, acresce que poderá impedir equipas de passar ao nível II e III.]
    Capítulo III - Das Equipas
    Artigo 17º
    (Número de Equipas)
    1. O número de equipas presentes em cada jogo depende do número de equipas inscritas junto da Comissão Organizadora.
    2. Em caso algum o número de equipas pode ser superior a quinze.[este artigo é uma contradição per si, além de colidir com muitos dos artigos anteriores, onde o regulamento tudo aponta para o o contrário, imaginemos que o número de equipas seja de 100 as inscritas mas só podem participar 15? O que se faz ás outras 85? Qual o critério de escolha? Existem equipas permanentes ou é como a formula 1 que existe uma pré eliminatória com todas as equipas? E quanto ao quizz a existir essa pré-eliminatória é com todas as equipas ou é só com algumas?
    Este artigo tem de ser preciso e reformulado, mais uma vez, haver uma primeira divisão, uma segunda e uma terceira divisão, seria uma solução, ou então haver uma só divisão, com vários “grupos” , e no final as melhores classificadas disputariam a final.]
    Artigo 18º
    (Faltas de Comparência)
    [este artigo não especifica uma série de situações, como por exemplo, quem falta justificadamente tem 0 pontos, mas só aferimos isso por raciocínio lógico, existe uma omissão, neste e nos outros artigos como já se disse. E se como já aconteceu uma equipa vem, sexta sim sexta não, não é punida? Se a equipa falta como é a sua substituição, é pela equipa que está de fora? não é substituída. E se a falta for por razão justificada mas só for comunicada à última da hora, fica com -2 pontos? Terá 0 pontos? Afere-se pelo artigo que uma equipa será desclassificada quando atingir os 6 pontos negativos ( 3 faltas seguidas), e se forem alternadas quantos pontos para a desclassificação?]
    Artigo 19º
    (Inscrições)
    1. Na prova de Janeiro, todas as equipas devem inscrever o número de jogadores que entenderem. [a quem se entrega a ficha de inscrição? Existe ficha de inscrição? Temos de entregar até quando,ao inicio ou ao fim do jogo? Qual o número mínimo de jogadores? ]
    2. Em cada prova jogam no máximo 5 elementos, sendo que todas as equipas devem ter sempre maioria de elementos inscritos. [por aqui afere-se que cada equipa tem de ter no minímo de jogadores que são 3, e podem ao longo do ano rodar “N” pessoas consoante o jogo que perspectivarem que vá acontecer]
    3. Nas outras provas, a Comissão controlará à entrada quais os elementos de cada equipa presentes para essa noite e, depois desse controlo e antes de cada jogo, cada equipa deverá pagar 5 euros por cada elemento presente (inscritos e convidados).[nas outras provas? Quais outras provas? Daqui também se afere, se uma equipa quiser poderá na prova escrita ter uns jogadores, na prova nível I outros jogadores, e assim por diante nos outros níveis desde que seja cumprida a regra de que estejam presentes 3 elementos da equipa]
    4. As equipas que se inscrevam depois de Janeiro podem inscrever-se em qualquer fase do campeonato, inscrevendo nessa altura os seus jogadores.[este artigo terá de ser mais especifico. Isto abre a porta a que cada jornada se inscrevam as equipas que entenderem, e depois? O que se faz a essas equipas? Ficam á espera? Também jogam? Compreendo este artigo na prespectiva de não haver as 15 ou 18 ou 20 as que forem estabelecidas como mínimas por série, mas terá de ser aprofundado e rectificado]
    5. Um jogador inscrito por uma equipa não poderá jogar por outra, a não ser que se “transfira”, o que poderá acontecer unicamente na 1ª quinzena de Junho.[já vimos acontecer isto em várias equipas e ninguém (e bem) foi penalizado.Este artigo vai contra o espírito de far-play, porque razão uma equipa que está com um dois ou três jogadores a mais não pode dispensar um jogador a uma outra equipa que não tenha o número suficiente de jogadores? O fair-play que está escrito no preambulo deste regulamento é para ser levado a sério ou é só uma mera palavra? Um empréstimo temporário não é uma transferência. Mas caso não se queira ter Fair-Play e se tenha a opinião que o jogador não pode mesmo participar como empréstimo temporário, alguém é penalizado? E quem é penalizado, equipa que o recebeu ou a equipa que o emprestou ou ambas? E se são penalizadas com quantos pontos?]
    6. A não utilização da maioria jogadores originalmente inscritos acarreta a perda de pontos no jogo em causa. [mais um artigo omisso. Quantos pontos perde a equipa?]
    Artigo 21º
    (Privilégio de Antiguidade)
    1. As equipas que disputaram um campeonato terão sempre prioridade de inscrição no campeonato seguinte. [este artigo é dúbio e impreciso. A falta de precisão de outros artigos, obriga a inclusão desta espécie de previlégios. O regulamento que foi feito não nos parece ter sido feito com olhos postos no futuro, sugerimos que a bem do jogo e do seu alargamento, poder-se-ia substituir por as equipas que disputaram o campeonato anterior serão os cabeças de série do campeonato seguinte e posicionados alternadamente nas séries conforme as suas classificações (caso seja preciso fazer mais que uma série).]
    2. Sem prejuízo do disposto no número anterior a última equipa classificada no campeonato cederá o seu lugar caso haja outra equipa interessada em participar.[se se adoptar a disputa por séries este artigo não faz sentido o mesmo para as alíneas seguintes]
    Capítulo IV – Dos Jogadores
    Artigo 22º
    (Direitos dos Jogadores)
    i) Ser nomeados para prémios individuais quando se justifique.[não existe no regulamento atribuição a prémios individuais e curiosamente quanto a colectivos existe uma omissão]
    Artigo 23º
    (Deveres dos Jogadores)
    j) Auxiliar a Comissão Organizadora em tarefas específicas quer esta lhes solicite ou não;[quais tarefas especificas? Elaboração de regras? Decisão sobre se vai haver quizz nos meses de Junho e Julho? Convêm especificar o que se quer dizer por especifico]
    Capítulo V –
    Da Comissão Organizadora
    Artigo 24º
    (Definição)
    1. A Comissão Organizadora é o órgão máximo do Campeonato Anual de Quiz de Cascata [o órgão máximo das organizações por lei é sempre a assembleia geral, ou seja decisão de todos reunidos, a democracia deve fazer sempre parte destas organizações, é perigoso quanto a nós este tipo de poder definitivo]
    2. O mandato da Comissão Organizadora é de três anos.[para este tipo de jogo é um mandato demasiado longo pensamos nós]
    3. A Comissão Organizadora é eleita pelas equipas, no Jantar de Encerramento de cada época, cabendo a cada equipa um voto. [afere-se daqui que existe um jantar e que este é obrigatório. Convenhamos que uma eleição no meio de um jantar, por todas as razões e mais algumas não é nada aconselhável, a eleição deveria ser feita, no começo de um jogo, num mês determinado, pois é quando todos podem estar presentes, e que as equipas estão juntas]
    4. A Comissão Organizadora pode ter três, cinco ou sete membros.[A reformulação desta alínea era desejável, a comissão organizadora tem de ter número impar de elementos, mínimo 3 máximo 7]
    5. As deliberações na Comissão Organizadora são tomadas por maioria simples, tendo o presidente voto de qualidade.[este artigo como se consegue entender está um pouco deficitário, pois sabemos que existe uma comissão organizadora e só diz que existe um presidente, não tem os poderes do mesmo, nem como este é eleito, nem até onde pode deliberar a comissão organizadora]
    Artigo 25º
    (Funções)
    (…)
    e) Providenciar os aperitivos, se os houver; [esta alínea tem a sua piada, em muitos dos pontos essenciais relacionados com o jogo não existe especificação, mas para os comes e bebes… epá isso é que não pode faltar. Porque o s comes e bebes não podem faltar, eu retirava a expressão da alínea que diz “se os houver”]
    f) Receber e guardar os fundos das inscrições;[aqui está um artigo que terá de ser revisto para que não seja polémico e que não hajam dúvidas. Por exemplo, o que se faz com os fundos’ quem os controla e como os gasta? as contas como são geridas? Quem fica com os fundos a cargo? O que eles pagam? existem balancetes?...etc..]
    (…)
    i) Propôr às equipas o Leal Conselheiro.[esta alínea entra em contradição com o que está nos direitos e deveres dos jogadores, nos direitos dos jogadores está omisso eleger o leal conselheiro. O que acontece se o Leal Conselheiro for rejeitado? Só a comissão o pode propor? Não será um pouco redutor para uma figura que tem a função de ser o juiz -árbitro?]
    Artigo 26º
    (Leal Conselheiro)
    (…)
    5. O Leal Conselheiro não pode decidir em casos que afectem directa ou indirectamente a sua equipa.[quando isto acontece quem é que decide? Este artigo do Leal Conselheiro está concebido à maneira monárquica da coisa (que eu não concordo), mas tirando esse pequeno “fait divers”, a assembleia geral é que deve ser soberana, ou seja a última a que se pode reorrer.]
    (…)
    CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES FINAIS
    Artigo 27º
    (Entrada em vigor)
    Este regulamento entrará em vigor imediatamente após a sua aprovação pelas equipas e um exemplar será disponibilizado a cada equipa. [as regras tem mesmo de ser entregues a cada equipa]
    Pronto já tem aqui material para reflectir ou não …

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/3/09 00:16

    ah faltou o essencial... As tuas melhoras...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/3/09 12:39

    "3. O Nível II elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas seis equipas em jogo.[se só passam 10 equipas porque não dizer que 4 são eliminadas,a enunciação do artigo dá azo a especulações]"

    Correcção à correcção:
    Porque se participassem apenas 9 equipas numa jornada então apenas 5 se qualificariam para a final.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/3/09 13:55

    "3. O Nível II elimina tantas equipas quantas as necessárias para que fiquem apenas seis equipas em jogo.[se só passam 10 equipas porque não dizer que 4 são eliminadas,a enunciação do artigo dá azo a especulações]"

    Correcção à correcção:
    Porque se participassem apenas 9 equipas numa jornada então apenas 5 se qualificariam para a final.

    Pergunta á correcção da correcção... Ás regras que estão escritas não sao regras de algoritmo para aplicar consoante etapas que são executadas dependendo do resultado
    de uma condição. Essa sintaxe que corriges, não é o que está nas regras, as regras dizem que a fase 3 passam 6 equipas ponto.Essa suposição das 5 equipas não está nas regras.As regras be, ou mal feitas, e pelo que se le do post anterior ao teu parecem-nos incompletas e cheias de omissões.. Não me parece quessa tua interpretação da regra possa ser feita,

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/3/09 14:00

    Regulamento do regulamento

    Ponto 1 e único - O antigo regulamento está desactualizado, no mínimo em 10 pontos. O anónimo anterior que me causou lesões graves no dedo do scroll, foi exaustivo mas há coisas que nem sequer há dúvidas.

    A pontuação está diferente, o mandato de três anos da CO já lá vai, o Leal que dá conselhos mantém-se sem nova eleição (apesar de eu achar que a figura é consensual), o número de jornadas também, o critério de organização e sua ordem idem (esse já mudou duas vezes) e muito, muito mais.

    Se querem fazer um regulamento mais a sério, para uma coisa que não devia ser assim tão séria, há trabalhinho pela frente e não sei se há pachorra.

    Uma solução era um documento Wiki (ver link) em que vários podem contribuir e alguns editar/validar. Mas a meio do campeonato parece-me molho à antiga. E também não quero que o Zé Pedro tenha uma reacção alérgica a algo que começa pela palavra wiki.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/3/09 18:16

    Bem, como organizador de Março, nao me importo de fazer o quiz para 17 ou 18, e prometo que irá ser rapido!!!

    como ja foi dito aqui... vamos ser todos amigos!!!

    vamos trazer os ursos de volta, e nao eliminar ninguem!

    estou disposto a isso....

    seria raro...mas seria interessante...8 equipas fora na primeira volta!!! :)

    e seria um bom inicio de Primavera para todos!!!

    Bora la sorrir....

    Miguel...ES O MAIOR!! (a seguir ao Benfica)

    Carlos (NNAPED)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/3/09 19:03

    Não consigo entender...as votações só servem para alguns não servem para todos? As regras só servem para alguns (apelidados pequenos) enquanto para outros (apelidados grandes) é conforme a comissão unilateralmente decidir? ao contrário da decisão da maioria?para umas coisas as regras servem e para outras não?
    Quer dizer as pessoas votam democraticamente os Ursinhos refilam, e qual ditadores volta tudo atrás, que se lixe a decisão da maioria. E agora as decisões são tomadas unilateralmente... ok...
    Porque é que não dizem logo que isto é uma ditadura e quem manda são voces?
    A decisão tomada por maioria em sala, deverá ser retirada por maioria em sala.
    E não na secretaria.
    Não é que não se concorde com todas as equipas a jogar...mas tem de ser tomada por maioria.
    Magister Dixit

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/3/09 22:21

    discordo muito, mas muito pronunciadamente, que o Leal Conselheiro seja uma "figura consensual".

    ele é só o tipo mais porreiro, impecável e moralmente bem formado dos que jogam quiz na forma de cascata.

    FB

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/3/09 22:32

    filipe eu também sou bem formado e muito mais magro que o vaza.para o parvalhão do anonimo que n sabe ler, ng tomou decisões unilateralmente, a possibilidade de jogarem todas foi apenas alvitrada e será posta à consideração de todas as equipas. Voltando ao Vaza, está bem dentro do prazo para Leal Conselheiro.
    Quanto à Comissão Organizadora,está completamente fora de prazo. Têm todos mais de 40 anos e mais que fazer. Os jovens que se cheguem à frente. Principalmente os homens, tem a vantagem de se aprender a fazer compras em grandes superfícies.

    Johnny ex Bigodes

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/3/09 23:21

    Para um jogo que tem de ser de "cavalheiros" a chinela foge para o pé do "Bigodes"... "parvalhão" é sempre bom chamar aos outros cavalheiros... ou às outras cavalheiras...
    Não vai mais vinho estragado para aquela mesa

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/3/09 00:20

    Chinelo, soca ou tairoca como dizem as minhas amigas varinas da praça da Boa-hora. Não gosto de anónimos nem anónimas muito menos dos(das) que mentem. E eu não sou cavalheiro, sou cavaleiro.

    Johnny Ex-Bigodes

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/3/09 04:36

    O que tu queres sei eu,

    ResponderEliminar
  15. Na sobrancelha de um cão, dois exércitos de pulgas disputam incessantemente entre si o domínio do mundo...

    (breve conto chinês, livremente adaptado e abreviado)

    ResponderEliminar
  16. Realmente era muito dificil encontrar o Regulamento... Talvez procurar na coluna da esquerda do blogue Quiz de Cascata e clicar item "Regulamentos"...

    ResponderEliminar
  17. João

    Não te dês ao trabalho de responder a anónimos que não pescam ada disto nem sabem o trabalho que dá ser comissão organizadora.

    De castigo deviam mesmo ir ao supermercado comprar o moscatel e os scones e os vinhos e recolher inscrições a ver se lhes passava logo a vontade de se chegarem à frente...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/3/09 15:11

    Não te des ao trabalho de responder aos anónimos, nem a ninguém. As equipas mais velhas é que mandam e não se fala mais nisso.
    Os novos só tem é de se sujeitar.
    Pena é que não haja sempre scones para todosm essa é a tua única falha.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/3/09 15:13

    Gaija que é gaija vai às compras para o pessoal e não se queixa...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/3/09 16:43

    Campeonato 2009:
    - 1ª jornada: 17 equipas para jogar; mini-cascata, conforme o regulamento. No fim, o João Silva auscultou a opinião de todos no sentido da manutenção da mini-cascata ou no da eliminação directa do último classificado. Com grande maioria dos votos, decidiu-se que a eliminação seria directa para o último classificado e, a partir desse momento, o regulamento deixou de fazer sentido relativamente à questão da mini-cascata de apuramento.
    Os ursinhos estavam presentes e participaram na votação, ou seja, sabiam que, no futuro, o último classificado seria automaticamente excluído.
    - 2ª jornada: Os ambité jogam e ficam em 15º lugar; os ursinhos faltam e ficam em 16º lugar. Por isso, ambité - 1 pto; ursinhos - 0 ptos
    Apesar da equipa pior classificada ser claramente a dos ursinhos, o João achou melhor tomar uma decisão conjunta com todos os participantes - a escolha deveria ser entre as duas equipas mas, mesmo assim, a hipótese da mini-cascata foi acrescentada (estranho, tendo em conta a votação da jornada anterior).
    A maioria dos votos determinou que os ursinhos não jogariam a cascata seguinte e, depois disto, os ursinhos vão jogar?!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/3/09 17:14

    Quer dizer que se agora todos decidirmos votar que os Mamedes já ganharam campeonatos demais e têm que parti com menos 20 pontos essa votação é legal! Brilhante.

    Portanto as votações revogam os regulamentos! Logo não há mais regras. Logo se um grupo de 3 equipa decidir ficar com a chave da academia e jogarem só duas equipas também se pode fazer.

    Logo ponham-se num certo sítio... Que pachorra.

    Um campeonato é campeonato para a época toda. Não vale a pena competir se as regras vão mudando ao sabor das votações.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/3/09 17:16

    Isto não há mais parvoíces! Os ursinhos e os defenestradores e os ambité ganhram na época passada o direito de jogar este campeonato. Os outros que esperem. Que subam de divisão. Qua façam as cascatas de acesso. Mas no fim da época.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/3/09 17:52

    Eu voto que sejam feitos apuramentos para as cascatas através de comentários em blogs da especialidade. Isto tem sido mais animado do que os jogos...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/3/09 17:57

    Vim ver o blog para saber como vai o campeonato e deparo-me com isto...

    Estou longe do quiz de cascata ha imenso tempo mas mesmo assim algumas das mensagens mais agressivas que aqui foram colocadas deixaram-me angustiado. Consulto este blog (e o outro) para apender coisas novas mas desta vez nao aprendi nada.

    Quando tive que emigrar percebi que iria sentir falta do Quiz da Ajuda, embora tivesse uma pequena inclinacao para achar que no meio de tanta gente brilhante existiam alguns poucos escroques. Depois de ler os comentarios mais extremados comeco a achar que estava enganado, afinal nao sao poucos... Hoje sinto-me muito bem por estar longe.

    A mensagem (proverbio chines) que o Mario Redondo deixou neste blog e a frase mais lucida que aqui li.

    Termino com uma mesagem para o Miguel acerca de algo verdadeiramente importante. Miguel, espero que estejas bem de saude e que a tua estadia no hospital nao tenha estado relacionada com nada de muito problematico.

    Cumprimentos,

    Vitor MacGueijo

    ResponderEliminar
  25. Anónimo2/3/09 19:14

    Mamedes com -20 de início?
    Naaaaaaa.
    Muito obvio.
    E se mudássemos a ordem pela qual os jogos são feitos de maneira a tramá-los, tipo, sei lá, os 2º a 5º classificados fazem os últimos três jogos?
    Assim era mais discreto.

    MacGueijo, é com esse FlowerPower que nos representas nas highlands?

    ResponderEliminar
  26. Amigos!

    Agradeço muito as palavras de melhoras.

    Estou bem, embora não a 100%. Não me levem a mal, se prefiro não dizer por escrito o que se passou comigo. Mas asseguro-vos que não é nada que mereça grande cuidado.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/3/09 20:15

    No meio de tanta agitação, não tinha percebido que tinhas estado doente, Quizadas! Espero que realmente não seja nada de grave, e o desejo meu e mamédico (que eu sou o capitão de equipa, raios!) de melhoras retroactivas.

    Um abraço,

    Jorge

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/3/09 20:16

    Ou, melhor, um desejo retroactivo de melhoras

    ResponderEliminar
  29. Anónimo2/3/09 21:22

    Meu caro "Mouth on the Run",

    Aqui nas "Highlands" (para ser mais preciso a regiao chama-se Grampian) tenho vindo a amolecer... As mulheres aqui sao de modo geral feias, com um indice de massa corporal elevado e nada sensuais. Como podes imaginar, isso deixa um gajo deprimido, com niveis baixos de testosterona e mais emotivo. E uma chatice, todas as noites tenho que mergulhar o pirilau num belo copo de puro malte (Lagavulin de preferencia...) para entesar o espirito!

    Vitor MacGueijo

    ResponderEliminar
  30. Anónimo2/3/09 23:24

    E que tal colocares no Blog quem sao os organizadores este ano?
    As tuas melhoras

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3/3/09 04:16

    Meu caro antes demais as melhoras que ainda não tive a oportunidade de te desejar. Espero que te restabeeças rapidamente.
    Transrevo no teu blogue a resposta que deixei no blogue Quiz Cascata, respondendo ao post de 2/3/2009
    Como sempre é grande...

    Exmº Sr. Quizzer
    Antes de mais os meus respeitosos cumprimentos, saiba V.Exª “Quem nunca errou nada fez.”, e eu que não tive oportunidade de participar na elaboração do regulamento, aproveitei a oportunidade para ser construtivamente critico rever o mesmo.
    O regulamento não são as “sagradas tábuas da lei”, essas sim por serem sagradas não se podem mexer, ao contrário dos regulamentos do Quizz, que presumo que não foram revelados por nenhum Deus, podem e devem-se alterar, e até existem regras para as alterar.
    Todos os regulamentos possuem falhas e não podem não prever acontecimentos futuros, lá está não foram revelados por nenhum Deus…
    É que isto de ter regras baseadas nos “amigochi” dá no seguinte: quando se zangam as comadres dá buraco, por isso “serviço é serviço, conhaque é conhaque”.
    Um jogo quer queiramos quer não, mesmo entre amigos, gera sempre competição, tem por isso de haver regras claras, exequíveis e com definições explicitas na mudança das mesmas, não se pode mudar as ditas cujas unilateralmente ou “comissionalmente” consoante dá mais jeito à equipa A ou a fulano B.
    Antes demais não deve V.Exª confundir a minha análise do Regulamento que deveria ter explicitado no início do post que é muito mais que uma análise gramatical ou seja o que se designa por “a letra da lei” mas também tendo em conta o seu elemento lógico, e é por aqui que encontro algumas incoerências e incongruências. Visto que qualquer Interpretação Literal não resolve as palavras equívocas nem palavras indeterminadas nem os princípios obscuros nem as consequências contraditórias, tem de se recorrer à interpretação lógica e nela ter em conta o principio sistemático e teleológico.
    Diz V.Exª que houve críticas menos conseguidas, mas faço notar, mais uma vez, que a critica é construtiva e tem o meu contributo para fazer parte da solução.
    Afirma V.Exª que as análises não foram conseguidas e que existem más interpretações das regras, pois concordo com V.Exª.
    As constatações das omissões ou de regras menos claras que se encontram no regulamento, é que dão origem a isso.
    Quando se faz regras, temos de nos por quem esta de fora e lê as regras pela primeira vez, e estas tem de ser claras para que não haja dúvidas.
    Quanto às citações fora do contexto que V.Exª diz haver, não consigo vislumbrar onde estão, mas talvez V.Exª num próximo post poder-me-á explicitar.
    O facto é que quem lê o regulamento, fica como V.Exª constata cheio de dúvidas.
    Admitiram-se equipas novas, e não lhes foi dito que existam as regras no blogue de V.Exª ou sequer que havia um blogue, convenhamos que não dar as regras a quem participa pela primeira vez não nos parece lá muito desportivo; mas também entendo o ponto de vista de V.Exª, pois existem regras (como por exemplo a atribuição de pontos ou a distribuição das equipas) que não estão escritas e estão a ser praticadas e outras que estão desactualizadas, por isso ler ou não as regras é quase irrelevante.
    Quanto à proposta de V.Exª de “criar não um, mas dois regulamentos., é uma hipótese, que não é descabida, mas realço que num regulamento existe a divisão em Títulos, Capítulos e artigos, mas é uma hipótese a considerar.
    Quanto ao que V.Exª refere que “O objectivo era simplificar”, num jogo com tantas pessoas a participar não pareceu a V.Exª uma atitude um pouco arrojada, cujas consequências estão à vista?
    Quanto ao que V.Exª escreveu, sinceramente não consegui compreender o seu ponto 9) e a sua alínea O), , para mim não colhe a falta de conhecimento do Quiz, lá por ter estado afastado uns tempos da Academia não quer dizer que não tenha acompanhado os campeonatos.
    Eu não devo ter sido claro: “Nenhum Organizador pode organizar um jogo nas três últimas jornadas, caso a sua equipa esteja classificada nos seis primeiros lugares(…)”, se entre os 6 primeiros classificados 3 nunca tiverem organizado o QUIZ nesse campeonato, e esses 3 fizerem parte dos que tem de organizar, é evidente que nunca tendo organizado NUNCA VÃO TER 0 (ZERO) PONTOS,ou sejam pontuam sempre, o que lhes dá uma vantagem decisiva, penso que era a isto que se referia V.Exª.
    Quanto aos aspectos que V.Exª considera positivos, dou como adquiridos.
    Na parte que V.Exª discorda e em todo o seu direito, comecemos a análise pela:
    Alínea A), não concordo com o ponto de vista de V.Exª, mas respeito a leitura de V.Exª que diz que chegou a esse número quase cientificamente, porém não vejo qual o problema e cito V.Exª “não ter imensas equipas a sair no Nível Fácil”.
    As alíneas B), D) e J) de V.Exª, concordo com V.Exª que não é fácil aferir, mas existe um conceito em direito que é o do “Bonus pater famílias” conjugando as duas ideias, o pater familias é o modelo da pessoa capaz e responsável. Em que se faz referência enquanto entidade abstracta, numa apreciação assumidamente de normalidade, mas também moral e normativa, fazendo a analogia para o nosso quiz serão as perguntas que com bom senso estarão no mesmo nível de igualdade.Não se poderá perguntar quem capitaneou a frota Portuguesa para o Brasil, que é de conhecimento geral, escolar e obrigatório e em seguida perguntar uma pergunta de literatura especifica/teatral quem é que fazia o papel de “godot”, sendo quanto a mim claramente uma pergunta de segundo ou terceiro nível.
    Perguntas de arquitectura para um arquitecto deverão ser quase todas de primeiro nível, para mim que nunca atinei com geometria descritiva ou com arquitectura, serão sempre de nível 4.
    Este tipo de distinção poder-se-á fazer, pode. Se é polémico? É, com toda a certeza, mas para o nível I e repare V.Exª que única e exclusivamente ao nível I me refiro, tem de haver uma bitola, e saiba V.Exª esclarecer a minha curiosidade, pois não faço a mínima ideia da Rua com a Cara em Évora, que eu esclarecerei a V.Exª, quantos piso tem o Nº88 da minha Rua.
    Concordo inteiramente com Alínea C, nesta parte V.Exª saiba que não estive bem, foi só por uma questão de redundância (parte escrita versus perguntas escritas) que fiz a referência, não encontro melhor palavra ou frase equivalente, as minhas desculpas.
    Parece que segundo as palavras de V.Exª as Alíneas E) e H) não serão assim tão disparatadas. Ter regras que se aferem depois de jogar QC, não é uma regra que esteja explícita. As regras são para todos, conhecedores ou não, as regras servem de guia para quem joga a primeira vez e não tenha dúvidas e para relembrar quem já sabe para que também não restem dúvidas, respondendo à interrogação de V.Exª: Sim é necessário inserir uma correcção, nesta e noutras alíneas e artigos.
    É verdade e concordo com V.Exª em relação à alínea F), existe a regra da alínea do 17.2… mas já se alteraram tantas regras que na verdade já não sabemos com que linhas nos cosemos. Literalmente a regra deveria ter uma redacção melhor, para não haver outras interpretações.
    Quanto à alínea G) se V.Exª e quem fez as regras, tivessem feito pela positiva, evitando duplas negativas, teriam sido mais explicitos. É que regras que contêm coisas implícitas dão origem a confusões, só quiz chamar a atenção para isso. O artigo ficaria mais curto e explicito se dissesse “ Passam ao Nível III as 6 equipas melhor classificadas na disputa do Nível II.”.
    V.Exª na alínea I) e passo a citar “Definir o que é uma cascata no Quiz de Cascata é como definir o que é uma bola de futebol no jogo futebol. Mas se quiserem propor uma definição de cascata tudo bem.”.
    Para melhor elucidar V.Exª, vou-me permitir transcrever o seguinte: “Leis do Jogo 2008/2009-Julho de 2008-Autorizadas pelo International Football Association Board-Tradução autorizada pela FIFA-Publicado pela Fédération International de Football Association-FIFA- Strasse 20, 8044 Zurich, Suisse.Tradução e revisão técnica: Prof. Jorge Pombo, Vítor Pereira e Antonino Silva
    LEI 2 – A BOLA
    Características e dimensões
    A bola:
    • é esférica
    • é feita de couro ou de outro material equivalente
    • tem uma circunferência de 70 cm no máximo e de 68 cm no mínimo
    • pesa no máximo 450 g e no mínimo 410 g no começo do jogo
    • tem uma pressão a 0,6 e 1,1 atmosferas (600 - 1100g/cm2) ao nível do mar”
    Não acrescento mais em relação a esta alínea.
    Quanto à alínea K), diria a V.Exª se todas as equipas fizerem as perguntas em documento Word ou algo parecido, bastará fornece-las a V.Exª ou a quem tem blogues e o trabalho de as publicar seria só de “copy e past”… não me parece assim tão descabido… isto é mais que um jogo, também é didáctico, porque não partilhar?
    Na Alínea L) e R) afirma V.Exª no seu post “Assembleia-geral????? A democracia em competições desportivas não me cheira bem. Nada bem. Há sempre a hipótese do primeiro classificado não votar exactamente da mesma forma que os restantes derrotados...”…
    Quanto a isto permita-me V.Exª que lhe transmita o seguinte, o bom (ou mau) da Democracia é que é imprevisível, não sabemos como votam os primeiros ou os últimos, os mais fortes ou os mais fracos, ou mais ricos ou os mais pobres, os pedantes ou os humildes. Os Komitets ou melhor as comissões eleitas, mais fiáveis essas serão? Serão? Não sei. Como Republicano e Democrata que me esforço ser, evito sempre estar debaixo do jugo de alguém que se julga por qualquer razão superior. Por isso defendo a democracia na sua forma republicana, isso quer dizer que o que interessa a todos, por todos é decidido, bem ou mal, todos decidem.
    Mas como parece que a Democracia a V.Exª causa alguns transtornos (quanto a democracia das competições desportivas), permita V.Exª transcrever o seguinte:
    “Regulamento da Arbitragem da FPF: APROVADO NA Assembleia-geral EXTRAORDINÁRIA DE 04.MAIO.2002 e COM ALTERAÇÕES APROVADAS NAS Assembleias-gerais EXTRAORDINÁRIAS DE 03.ABRIL.2004 E 21.MAIO.2005”
    Para não ir a outras federações desportivas, todas tem assembleia-geral, e é em assembleia-geral que depois delegam ou não competências, mas o órgão máximo de todas as associações é a assembleia-geral, tal como consagrado também no C. Civil,
    Por isso não entendo, a sua oposição. É verdade que temos uma comissão organizadora, que está em gestão como nós sabemos, pois uma nova já deveria ter sido eleita., não é menos verdade que temos um Leal Conselheiro que também já deveria ter o seu mandato renovado ou ter sido proposto um novo.
    Além disso esse tipo de decisões é proposta a todos, como diz o artigo, e propor a todos o que é isso senão uma assembleia-geral?
    A assembleia-geral em qualquer lado é sempre soberana e existem regras para as assembleias-gerais decidirem.
    Quanto à sua alusão ao Jacobinismo, deixe-me pela primeira vez recorrer á wikipédia “Na actualidade, a expressão jacobino designa os defensores do centralismo político e económico do Estado como forma de imposição de direitos gerais democráticos e económicos alargados por lei, sendo portanto o jacobinismo a antítese do liberalismo, que respeita os movimentos livres, políticos e económicos, da própria sociedade actuando em liberdade, reservando-se ao Estado o menor papel interventivo possível, de mero assistente e regulador dos intercâmbios políticos e económicos da sociedade” se para V.Exª isso é mau, para mim que todos os males fossem esse.
    Quanto à alínea M) de V.Exª, permita-me V.Exª o seguinte, “Não confunda a beira da Estrada, com a Estrada da Beira”, citando V.Exª “Os ataques e criticas à competência organizativa da Comissão Organizadora são inadmissíveis”, diga-se em abono da verdade, que eu só quis realçar o que poderia acontecer devido à forma como o artigo está escrito e o que nele está contido.
    Não ataco nem quero atacar ninguém, se V.Exª se sente ameaçado com as minhas palavras, garanto-lhe que essa não é nem nunca foi a minha intenção, simplesmente chamo a atenção para um facto que permite uma permeabilidade demasiado lata para a actuação da Comissão, não desta especificamente, mas de todas as que venham a ser eleitas sob a égide deste artigo.
    Quanto á sua alínea N) e passo a citar V.Exª “Mas é claro que os organizadores de jogos podem não pertencer às equipas!! Até seria desejável que assim pudesse ser sempre.”, Eu sei que é claro isso, eu disse 1. [aqui abre-se a porta para que os organizadores não sejam jogadores das equipas], só fiz uma constatação de facto, como V.Exª concorda comigo não vejo onde se encaixa na sua parte em que não concorda e seja uma dúvida disparatada?
    Na alínea P) V.Exª interpretou de forma difusa as palavras que eu escrevi, não coloquei, nem nunca colocaria em causa o privilégio de inscrição das equipas antigas. O que eu afirmei, é que no futuro (e quanto a mim era bom que isso acontecesse) se houverem muitas mais equipas, que se fizessem séries e não divisões, (pois nas séries todos estão no mesmo pé de igualdade, e nenhum de nós é ninguém para aferir a inteligência ou capacidade de memorização de outrem) e as equipas mais antigas (em principio mais experientes, logo com mais vantagens) estariam à cabeça dessas séries.
    Sublinho, não coloco nem nunca colocaria em causa tal privilégio, é um privilégio, mas é um privilégio merecido.
    Por último, mas não menos importante na alínea Q) apreciei que V.Exª quase no fim da sua extensa prelecção (como a minha o foi e é) se rendesse à Democracia e invoque a C.R.P. para dar um exemplo, espero que V.Exª não se agarre só á norma fundamental quando isso aprouver a V.Exª.
    Quanto ao conteúdo específico, eu só fiz constatações de facto que havia omissões.
    Mas folgo em saber que V.Exª concorda comigo quão necessário é mudar o regulamento.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo3/3/09 08:18

    Não há filtros de spam pra gajos como este???

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3/3/09 08:31

    Oh não... ele disse a palavra "w"! Peguem todos nos cigarros, pode ser que aind o consigamos espantar!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo3/3/09 12:37

    Desde já proponho para uma votação num próximo quiz a edição dos comments deste cavalheiro ou pelo Círculo de Leitores ou em edições do Planeta de Agostini.

    Se optarmos por este último, recomendo a oferta, no primeiro fascículo, de um regulamento de bolso.

    Além do mais, quero apenas referir que estamos a esquecer uma importante ferramenta. Para quando a gravação em vídeo do quiz para depois se fazer uma análise tipo "Dia Seguinte" ou o outro caramelo engomado da SIC. Pensem nisso...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3/3/09 13:36

    E o regulamento nada diz sobre jogadores estrangeiros?é omisso?

    Os frikadaellos jogam com um jogador estrangeiro, um dinamarquês, que até já provocou momentos bem hilariantes durante os jogos.

    Isto é permitido?Faça-se jurisprudência também, não vamos ter no campeonato de 2013 uma equipa constituída por um neozelandês, um ucraniano, um colombiano, um saudita e um sudanês.

    O campeonato é luso!!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo3/3/09 13:38

    Onde é jogado o vosso campeonato? No Júlio de Matos? É que são todos malucos não escapa um.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo3/3/09 13:56

    Nós apoiamos tudo o que está escrito.
    Mamedes dos Fernandes

    ResponderEliminar
  38. Anónimo3/3/09 13:56

    Nós não apoiamos nada do que está escrito.
    Fónix na Ordem

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/3/09 13:57

    Nós talvez venhamos a apoiar tudo o que está escrito
    Ambité, Ambité vive la varieté

    ResponderEliminar
  40. Anónimo3/3/09 13:57

    Nós só apoiamos o que escrevemos
    Bóbó nos Ursinhos

    ResponderEliminar
  41. Anónimo3/3/09 13:58

    Nós queremos é copos.
    Um 747 zbroing com coca-cola

    ResponderEliminar
  42. Anónimo3/3/09 13:58

    Nós só apoiamos parte do que está escrito.
    NEGA À PARTIDA TODAS AS EQUIPAS QUE DESCONHECES

    ResponderEliminar
  43. Anónimo3/3/09 13:58

    Nós estamos sempre com os copos, não sabemos o que apoiamos.
    Caval hips eirós hips

    ResponderEliminar
  44. Anónimo3/3/09 13:59

    Nós sabemos o que apoiamos e temos pena de não estar com os copos.
    Horríveis, Recos, e Mauzinhos

    ResponderEliminar
  45. Anónimo3/3/09 14:00

    Nós queremos é gaijas
    Valgarvios

    ResponderEliminar
  46. Anónimo3/3/09 14:00

    Nós não sabemos o que apoiar
    Frik família Adams

    ResponderEliminar
  47. Anónimo3/3/09 14:02

    Nós não queremos saber
    Santolaleja

    ResponderEliminar
  48. Anónimo3/3/09 14:03

    Nós já fomos domados
    Domáveis sad

    ResponderEliminar
  49. Anónimo3/3/09 14:03

    Nós também não queremos saber
    BMV sem Laranja

    ResponderEliminar
  50. Anónimo3/3/09 14:04

    Nós queremos ficar em antepenúltimo
    Liga do Fim

    ResponderEliminar
  51. Anónimo3/3/09 14:04

    Nós não queremos…
    Tubarões

    ResponderEliminar
  52. Anónimo3/3/09 14:04

    Deixem-nos jogar
    Enforcados

    ResponderEliminar
  53. Anónimo3/3/09 15:51

    a loucura instalou-se neste blog.

    Friedrich wilhelm Murnau

    ResponderEliminar
  54. Anónimo3/3/09 16:20

    Eu disse-lhes...
    Façam maratonas a ler Lovecraft, façam...
    Depois dá nisto!

    ResponderEliminar
  55. Vocês enlouqueceram! Lol

    ResponderEliminar
  56. Anónimo3/3/09 19:32

    Da maneira que isto anda eu devo ser o tipo mentalmente mais saudável que anda práqui...

    ResponderEliminar
  57. Anónimo3/3/09 21:03

    Doooh

    Homer Simpson

    ResponderEliminar
  58. Anónimo3/3/09 22:02

    as mil-e-uma variações de anónimos SÃO o quizadas, para dar a entender que o seu blogue é o mais participado e interessando. só pode.

    FB

    ResponderEliminar
  59. Anónimo3/3/09 22:05

    Depois do último congresso..apetece-me um joguinho de quiz.
    Alguêm me explica onde fica a Academia da Ajuda?

    Ouvi dizer que há meninos e bifanas.

    Assinado José Sócrates

    PS - (PS MESMO) Eu gosto tanto de ursinhos :)

    ResponderEliminar
  60. Anónimo4/3/09 01:23

    Pois é Pedro, teve piada só q esqueceste-te da tua irmandade e dos Espertalhos do Carinho, ou n podes fazer trocadilhos com esses nomes de equipas?Fica-te pelos trocadilhos nos nomes d equipa nos quizzes d júlio!

    ResponderEliminar
  61. Anónimo4/3/09 15:30

    Não quero ficar excluído desse grupo ilustre.

    Membro dos Espantalhos do Colarinho.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo4/3/09 23:15

    Bem...o que dizer destes 62 comentarios???

    acho que vou fazer pergunta de quiz disto....

    preparem-se.... "quantos comentarios foram feitos...."

    e o anonimo que fala por todas as equipas que se identifique...nao custa nada!! ´

    Miguel... es o maior...a seguir a Jesus Cristo!!

    Nota: Faltam 82 dias para o titulo do benfica!

    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  63. Anónimo7/3/09 00:01

    Sou o Rei dos anónimos!

    Votem em mim

    ResponderEliminar
  64. Anónimo7/3/09 01:15

    Este blogue tem de tudo, comentários a metro, comentários em quantidade, nao tem é comnetários em qualidade... é como alguns jogos de Quizz, quantidade de perguntas existe agora qualidade... deixa muito a desejar.

    Afrodite

    ResponderEliminar
  65. Anónimo7/3/09 02:30

    voto na Afrodite para organizar todos os proximos quizes....

    vamos todos ficar a saber jogar bons quizes

    Carlos santos

    ResponderEliminar
  66. Como prometido falta então comentar do falado critério do cartão.
    Não foi, de maneira alguma, uma decisão tomada por falta de confiança ou insegurança em relação ao Quiz.
    Desde que jogo nos Quizes de cascata, sempre defendi que deveria ser este o critério a utilizar, critério que usei em todos os que organizei. Não acho que seja inflexível, ou que cause nervosismo às equipas, acho isso sim que torna o Quiz mais justo para todos.
    Tanto se escreveu sobre os regulamentos, que dizem que são previstos dois critérios:
    Verificação no intervalo da resposta na internet ou o famoso "critério do que está escrito no cartão".
    O que aconteceu é que em vários Quizes se passou a usar o critério do "que berra mais alto". Gerava-se a confusão, várias equipas berravam que tinham a certeza de uma determinada resposta, e os que berrassem mais alto, eram os donos da razão.
    Lembro-me por exemplo da minha triste figura com as Honras do bridge. Tanto eu como todos os presentes que jogam bridge, jurariam a pés juntos que só existem quatro honras no bridge, pois são as que são contabilizadas para os pontos de Honra. Imagine-se então, que o Zé Pedro teria aceite as nossas reclamações (berrei que nem um porco na matança), e alterado a resposta. Os BMV teriam passado injustamente à final, pois são efectivamente 5 as honras segundo a definição das mesmas nas regras do Bridge apesar de os 10 não contarem para as contas. Se fosse outro que não o Zé Pedro tenho a CERTEZA que tinha aceite o protesto feito pelos jogadores de bridge, e tinha alterado a resposta que tinha no cartão.
    Não quer dizer que a resposta tenha de ser letra por letra a do cartão (devo uma desculpa ao ZP, ele sabe a que me refiro, eu provavelmente teria utilizado outro critério), quer dizer apenas que o critério é uniforme, dá alguma margem de manobra às respostas (em algumas perguntas nós tinhamos 2 e 3 respostas possíveis, como o Miguel pode confirmar pelo Quiz escrito que lhe oferecemos) e evita situações ainda mais desagradáveis. Utilizar a internet parece-me ainda mais correcto, mas leva tempo e implica meios. Para os que não podem/querem usar o PC, continuo a dizer que o critério do "cartão" é o mais correcto, e previsto pelas regras.

    ResponderEliminar
  67. O tipo dos grandes testamentos voltou a atacar...
    Será que isto vai pegar fogo outra vez?

    Capitão América

    ResponderEliminar
  68. Sai mais um copo para a mesa do fundo

    Alcoólico Anónimo

    ResponderEliminar
  69. A Wikipedia, essa fonte de conhecimento! Leiam enquanto dura...

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.