quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Superavit em Cascata - Edição Fevereiro



Mas que quiz Freak-o-deles.
por Gabriel Alves



Quem como eu já viu muito jogo da bola e, ocasionalmente, algum futebol não pode deixar de ficar surpreendido com os paralelismos entre a arte do esférico, o quiz e do quanto tudo isto está longe de ser uma ciência exacta. Por isso, na antecipação do quiz Frikadaéllico, tinha em mente uma mistura entre rigor nórdico e irreverência, a procura de um espaço para brilhar e o poder de surpreender, uma espécie de quiz a la Brian Laudrup ou talvez até uma Victoria Silvstedt.

O resultado final, infelizmente, não foi por aí como avanço nos meus cinco pontos:

1º Um quiz uns bons sete palmos debaixo de terra – Nunca a táctica da cascata temática em pressing ao longo do jogo foi usada de forma tão arrojada. Não só a turma dos Frikadaellos optou por um tema que não era transversal à sala (o universo do Metro), como o levou do primeiro ao terceiro nível, quando por norma a experiência recomenda que as invenções fiquem pela primeira fase. Além do mais, a táctica revelou-se inconsistente e pouco ponderada, porque se a uns calhavam estações a outros calhavam citações, pelo meio de personalidades mortas ou forcas do Metro que, uma vez mais, resultaram numa clara dispersão e pouco entretenimento. Cultura Underground é um bonito trocadilho sim senhor, mas a viabilidade do mesmo teve o ritmo e alegria de uma qualquer casa funerária.

2º A vantagem da finta curta, face à condecoração lenta – Sejam 16, 14, 10 ou 6 equipas em jogo, perguntas com mais de três linhas nunca são augúrio de clareza e simplicidade, mesmo com projecção. Se a isso se juntar o entusiasmo que geram comendas e confrarias, temos um autocarro estacionado à frente da motivação. Uma vez mais, algo que teria passado por baixo do radar se não tivesse sido utilizado à condição de tema mas, em vez disso, duas ou três perguntas pelo meio. É o chamado falso rápido, um tema que se enche num instante, mas que demora muito tempo a ser digerido pela audiência.

3º Que nunca se espere ouvir um silêncio ensurdecedor no Quiz – O público da cascata é mexido, buliçoso, gosta de agitação, bifanas e da jinga do copo a bom preço. Como tal, da parte da organização espera-se endurance, capacidade de flanqueamento auditivo e comunicação com todos os sectores. É essa a razão porque nem todos os membros de uma dada equipa se adequam às funções de skipper do microfone, a bem de um jogo fluído, menos granel e mais horas de sono. A título de recomendação, que se ponham os organizadores a precisar de rodagem num terceiro nível, em que o número de equipas é mais reduzido. No palco de Fevereiro, um certo empastelamento na condução do jogo contribuiu para a sensação de um quiz pesado, apesar de nunca ter faltado leveza na boa disposição.

4º Uma tentativa de não tentar jogar aberto – Um quiz “difícil” não tem que ver apenas com a escolha de temas ou com a condução do jogo. Tem a ver com a forma como o mesmo é estruturado do ponto de vista do organizador em relação a quem joga. A meu ver, os Frikadaellos não nivelaram o quiz pela audiência mas sim pelas suas próprias expectativas, algo que se pode dever a alguma inexperiência ou ao desejo inconsciente que muitos organizadores têm de “Finalmente vou poder ver num quiz coisas que eu gosto e raramente vejo”. A dificuldade média foi elevada o que, a juntar aos temas, complicou o sistema. Face ao segundo nível, o terceiro acabou por parecer acessível, coisa que por norma não se verifica na lógica de pirâmide que o jogo tem.

5º A simplicidade do quiz como arte plástica – Passa por não complicar, por não achar que um quiz não é sério se for acessível. É uma experiência organizativa diferente de, por exemplo, um quiz de bar onde a vertente lúdica é ainda mais forte, mas a cascata não tem que ser um poço. No entanto, há diferenças entre um quiz exigente e um quiz impraticável e tudo começa na simplificação. A parte escrita era engraçada, mas a forma de a pontuar era complexa e exigente. Os temas não foram uma boa aposta, mas mais perdoáveis se tivessem ficado pelo primeiro nível. As perguntas podem sempre ser simplificadas na sua estrutura e a organização organizar-se para proporcionar um espectáculo bonito, moderno, arejado.


Quiz é quiz e vice versa e, como tal, a imprevisibilidade faz parte do jogo. Esperemos que em Março essa imprevisibilidade seja mais pelo lado positivo e que na próxima vez que os Frikadaellos subam aos relvados organizativos levem memória da última exibição e mostrem mais de Brian Laudrup e menos de Martin Pringle. Até breve, sempre em superavit.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.