sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mini-crónica de Fevereiro, organização Frikadaellos.


A parte escrita:

A parte escrita pode considerar-se elaborada de uma forma perfeitamente normal, embora não fosse nada fácil. Destacaram-se pela positiva os Mamedes com 6 pontos, pela negativa os 1,2,3 que não conseguiram nenhum ponto nesta fase do jogo.

O Nível 1:

O nível um foi no mínimo complicado. A opção por uma cascata underground, vulgo metropolitano de Lisboa, revelou-se um pau de 2 bicos. Um bico bom, passe a expressão, na introdução de figuras-chave da cultura portuguesa que se encontram espalhadas nas estações, um bico mau com a identificação das estações. Tornou-se uma segunda cascata Cabo Verde. Ser o metro, autocarro ou eléctrico torna-se irrelevante, mas implica o conhecimento desse meio de transporte e suas configurações, quem anda a pé ou de carro está entalado. E não se diverte. E essa cascata marcou decisivamente pela negativa o nível um. Aliás se perguntarmos a quem jogou como foi o nível um de certeza que a resposta será metro, nem eu próprio me lembro bem das restantes cascata, tantas foram as carruagens na minha cabeça.
Nesta parte do jogo os Ex-Cavaleiros fizeram 15  pontos, aproveitando a boa situação"geográfica" que a organização de Janeiro lhes proporcionou, seguidos pelos Persistência da Memória  com 14, terminando os Ex-Cavaleiros no comando com 18 pontos.
Nesta fase foram eliminados os 1,2,3 a minha amante está em Madrid, os Ursinho Bóbó, os NNAPED, e os Duracell que perderam no desempate para os Universos e Frigoríficos.
Quanto a perguntas a dar a volta a sala deixo essa dissertação para o Vitoriano e o Sérgio, mestres dos números e das letras.

O Nível 2:

Surpresa das surpresas, o nível 2 tinha mais do underground, uma delícia para o Miguel dos Mamedes, um martírio para o resto da malta. mal sabíamos nós que não ficava por aqui.
A jogabilidade alternou entre um 2 muito fácil e um 2 dificílimo. Algum burburinho, chicken eyes, uns ataques de surdez do Luís, nada de novo afinal. A do Eduardo Pacheco foi genial.
Saíram nesta fase os renovados Folie à 5 que apenas conseguiram 1 ponto, os Universos (2), os Lais e os campeões Espertalhos que saíram num jogo onde nunca se entenderam.
Na frente os Mamedes com 29 seguidos pelos FPM com 26. Uma distância aparentemente segura.


O Nível 3:

Pois...mais metro. Já não havia mais pachorra. De resto foi difícil como é apanágio deste nível, apenas com 5 respostas acertadas das 36 directas.
Os FPM fazem 5 pontos nesta parte contra 2 dos Mamedes, igualando-os e vencendo no desempate. Depois de um Janeiro decepcionante redimem-se em Fevereiro com uma merecida, na minha opinião, vitória. Segundo lugar para os Mamedes, um bom resultado para o objectivo de reconquistar o título, terceiro lugar para os Persistência da Memória, que voltam a fazer um bom resultado.
Quarto lugar para os BMV, quinto os Ex-Cavaleiros, sexto os Ordem do Fónix.


Balanço:

De positivo há que destacar as folhas de pontuação que muito jeito deram, a apresentação de uma forma forma global segura e com poucos lapsos, uma parte escrita difícil mas dentro do padrão habitual. A cascata das frases cinematográficas também teve piada, bem como o terem usado a única coisa que deveriam ter feito underground, divulgar as grandes figuras da nossa cultura e seus pensamentos.
Também destaco a bonomia com que "levaram" com os nossos habituais protestos e, neste caso, algum enfado.
De negativo realço o número de perguntas que deram a volta à sala e .....o .....hum......METRO!
Que caraças já não bastava o Zé Pedro e Cabo Verde! E se alguém se lembra de nos pôr a identificar conchas sem serem as da Quinta????
Uma recomendação de uma pessoa que faz  quiz´s semanalmente, sigam 2 coisas muito simples. Não inventem e façam o jogo para quem joga e na perspectiva dessas pessoas, por mim falo que depois do Miguel a cantar, do Zé a fazer de guia turístico e os Frika a mostrar-me o metro onde só andei 2 vezes, quero só uma bandeira, uma pergunta de ténis, uma imagem de cinema, o Batman e o Robin, Charles Dickens, os Maroon 5, uma série de TV , um ossito e um símbolo químico e para rematar uma dobrada ou umas tripas. Chega-me bem para um quiz cascata.
Um abraço solidário para os Frikadaellos, que o vosso e o nosso jogo sirvam para  em Março os competentes Lais da Carangueja ( jogam muitos quiz´s de um quizmaster espertinho), façam o melhor jogo do ano



1 comentário:

  1. 30 perguntas sobre o Metro não é cultura geral! No entanto, nem todas eram perguntas sobre o metro, muitas eram mesmo de cultura geral.

    Gostei menos das condecorações.

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.