segunda-feira, 28 de janeiro de 2013



Classificação Geral (1 jornada disputada)

1º Fernando Mamedes -12
2º Persistência da Memória-10
3º Ordem do Fónix - 8
4º BMV-LM - 6
5º Espertalhos do Carinho - 5
6º Ursinho Bóbó- 4
7º NNAPED- 2
8º Frikadaellos -2
9º Lais da Carangueja -2
10º Indomáveis SAD -2
11º 1,2,3 Hala Madrid-1
12º Golfinhos - 1
13º Duracell Extra- 1
14º Feios Porcos e Maus- 1
15º Folie à 5 - 1
16º Universos e Frigoríficos -1
17º Ex-Cavaleiros - 1

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Jornada de Janeiro - Superavit em Cascata com Gabriel Alves


Uns Ex-Cavaleiros com pernas para andar, mas nem sempre para correr.

Saudações a todos os entusiastas do quiz, uma modalidade sobre a qual só mais recentemente lancei o meu olhar, mas com a qual partilho um entusiasmo semelhante ao que se vive na sala de jogo sempre que o nome de Carlos Manuel aparece na área. Carlos Manuel, ícone do futebol imprevisível, de pé canhão mágico e bigode que tanta falta faz ao futebol nacional, agora já nas malhas do hipsterismo capilar.

Mas adiante, que não pretendo perder o meu fôlego tal como a selecção de Cabo Verde perdeu (dizem-me ser um colectivo de ilhas com bastante dinâmica na sala) nos últimos minutos do seu confronto no CAN face a Marrocos, cedendo o empate face às cores magrebinas.

No Superavit em Cascata pretendo avançar com 5 pontos chave para o rescaldo de cada jornada, mostrando que a força da técnica nem sempre iguala a técnica da força e vice-versa. Mais do que factos e quezílias, interessa-me aquilo que faz do quiz uma força da natureza em tons de arte plástica.



Em Janeiro foi assim:

1º Ex-Cavaleiros e Johnny ex-Bigodes, a vantagem de chutar um quiz com o pé que tinham mais à mão
Podemos entrar na discussão técnico-táctica, mas a verdade é que este campeonato só arranca graças à flexibilidade da equipa liderada pelo mítico João Silva, ainda que desfalcado do seu bigode. Sacar um quiz do bolso em tempo curto só é possível a alguém com a experiência organizativa que o João traz para o seu colectivo e, como é óbvio notou-se que não houve o tempo necessário para nivelações mais certeiras o que, face ao panorama, se torna secundário. Ao mesmo tempo, serve este início meio conturbado por parte de quem era suposto ter organizado como um aviso para futuros organizadores – Não é boa ideia deixar tudo para a última hora, seja qual for o cenário.

2º O Quiz e a mística da imprevisibilidade previsível
Parece que houve uma tentativa de fazer chegar ao quiz um espartilho táctico esta época, para o transformar em algo mais regrado e racional. Não foi bem sucedida e isso espelhou que as equipas em jogo, no meio do caos sun-tzuístico em que se pode tornar qualquer jogo, não estão dispostas a mudar sem um claro valor acrescentado presente. No entanto, também me pareceu claro que a janela Dezembro-Janeiro não é a mais adequada para discutir mudanças e que talvez seja mais sensato fazê-lo ao longo da época.

3º Um segundo nível de rigor germânico, pouco dado a fantasias.
Se o primeiro nível, pautado pela sua acessibilidade, rareando a oportunidade de cascatas, me pareceu adequado num sistema de quiz mais voltado para a descontracção inicial e o terceiro nível raiou a média tradicional de dificuldade (cerca de 50% de perguntas a dar a volta à sala), o segundo nível foi um verdadeiro panzer a triturar directas. Embora só seis perguntas tivessem efectivamente dado a volta à sala, das 60 perguntas directas apenas 8 foram respondidas acertadamente, um score deveras baixo, especialmente tendo em conta o clima suave do primeiro nível. Nota para os dois primeiros da jornada, que dessas 8 directas amealharam 5 para si. Talvez aqui o conjunto ex-cavaleriano pudesse ter afrouxado um pouco a pressão alta, a bem da jogabilidade.

4º Factor Napoleão
Se a memória não falha aos que comigo falaram, foi um dos nomes mais referidos (assim como o número de telefone) na época transacta, em que esteve muito tempo afastado, a fazer scouting no aguerrido campeonato chinês. Valeu a persistência e o regresso de Jorge Napoleão trouxe também ao quiz algum sal que faz falta, mas é bom ver que também traz riscos para o colesterol. Boa estreia do seu colectivo, a prometer dar água pela barba à concorrência em próximas jornadas.

5º O sumo da pergunta ou a pergunta sobre sumo
Não é a mesma coisa e neste quiz, a espaços, e porventura devido à falta de tempo para burilar o esquema final, viu-se que a forma como as perguntas são feitas dá azo a maior ou menor contestação e aos sempre curiosos chicken eyes. A forma como uma pergunta é bem estruturada defende o organizador da ofensiva por vezes carregada de talento etílico de parte da plateia e previne males maiores, tornando ao mesmo tempo o jogo/tema mais interessante. A meu ver, é uma espécie de 3-4-3-3, que usa três defesas extra para colocar a equipa/quiz a proporcionar mais espectáculo.

Em Janeiro foi assim o Superavit em cascata, em Fevereiro poderá ser assado. E como aqui há sempre espaço para mais um superavit e mais uma bifana, estejam à vontade.

Gabriel Alves.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

“Superavit em Cascata” a estreia de Gabriel Alves na análise de Quiz




Num esforço que custou à comissão organizadora para aí duas caixas de aperitivos e um Murganheira Reserva, é com grande prazer que anunciamos que em 2013 contaremos com o apoio do mítico Gabriel Alves na análise das jornadas de Quiz de Cascata.

Segundo o próprio “O quiz é um jogo bonito, moderno, arejado e é bom ver que álcool, cultura e, por vezes, irracionalidade convivem em plena harmonia” e quanto ao seu papel de analista “Não há quizzes maus, nem bons, antes pelo contrário e o meu papel é trazer um valor que não é propriamente acrescentado, nem totalmente descabido”.
Já sobre o formato da sua crónica, mestre Gabriel apenas avançou, “Será uma crónica flexível, a partir de pontos fixos, com qualidade substantiva de forma a não ser adjectivada”.

A promessa fica feita e a primeira crónica sairá já amanhã, quinta feira, dia 24 de Janeiro, com o rescaldo da 1ª Jornada.

sábado, 19 de janeiro de 2013

O nível 3 pretendia ser mais jogável do que o habitual mesclado com perguntas de 2 e 3. 19 das 36 perguntas foram acertadas, não sei se se pode considerar um objectivo conseguido.
No final vitória dos Mamedes, um excelente 2º lugar dos Persistência da Memória, último lugar do pódio para os Ordem do Fónix.
Em jeito de balanço o jogo podia ter sido realmente melhor mas penso que foi aceitável de uma forma geral. Foi pena o 2º nível ter sido tão demorado, o que servirá de barómetro às próximas equipa para o nível das perguntas.
Quem quiser comentar as prestações das equipas tem aqui espaço para o fazer.Eu fico contente por terem participado e por mais uma vez termos a sala cheia de gente que gosta deste jogo.
Os Ex-Cavaleiros voltam em Fevereiro à condição de jogadores, chatos como os outros, esperando ter pelo menos um ano e meio de descanso na feitura de jogos na Academia.

Johnny Ex-Bigodes
O nível dois foi realmente um nível dois difícil. Isso arrastou o jogo em termos temporais, dado muitas perguntas terem percorrido muitas equipas até serem acertadas, ou tendo mesmo dado a volta à sala. Duas equipas "encheram" neste nível chamando assim a disputa da vitória no 3º nível.
Registaram-se algumas situações de chicken eye, uma delas provocou uma altercação minha com o Napoleão, mas desta vez ele tinha razão, por isso pedi-lhe desculpa publicamente e volto a fazê-lo por aqui. No entanto, e também o disse lá, não contem comigo para fazer de polícia das equipas, porque naquele espaço sou mais um jogador igual aos outros. No Estado d'Alma sou responsável pelo jogo, aqui somos todos.
Antes que "batam" no Rodrigo, a apresentação foi segura mas lenta, mas a primeira vez é sempre complicada e vocês sabem tão bem como eu que "enfrentar" uma sala como a nossa, não será nunca fácil para ninguém. Mesmo eu que já tenho experiencia tenho por vezes dificuldades.
Podia no entanto ser mais rápida mas eu continuo a achar que foi por causa da dificuldade das perguntas que o jogo se atrasou.
Ficaram pelo caminho os Indomáveis SAD, os Lais da Carangueja , os Frikadaellos e os NNAPED.
Primeira jornada cumprida do campeonato de 2013. Teve os seus momentos bons mas também momentos maus.
A noite começou com a entrega das merecidas medalhas do campeonato de 2012, gentilmente oferecidas pela direcção da Academia da Ajuda, cerimónia que decorreu de uma forma bem disposta e com os vencedores orgulhosamente a exibirem os respectivos prémios. Atrasou o início do jogo em cerca de 15 minutos, facto já habitual nos nossos serões.
Quanto ao jogo, participaram 16 equipas, registando-se o registo dos Indomáveis SAD, liderados por Marco Vaza, que curiosamente iniciaram o nível um dado terem tirado a bola um, e a estreia dos Persistência da Memória, equipa liderada por Jorge Napoleão e resultante de uma fusão entre elementos de várias equipas.
A parte escrita correu de forma normal, realçando-se positivamente a prestação dos Persistência da Memória com uns brilhantes 10 pontos, pela negativa a simpática equipa das Universos e Frigoríficos que com um ponto apenas hipotecaram a passagem ao 2º nível.
O primeiro nível, e é só a minha opinião, decorreu de forma ligeira e divertida, com o feiticeiro castanho+Jorge Correia dos Ursinho a proporcionarem uns momentos de riso à sala. 
Este nível estava por mim planeado para cada equipa ter 4 perguntas directas para cada equipa claramente de nível 1, 2 de nível 1,5, ou seja passíveis de serem falhadas. De uma forma geral foi isso que aconteceu. A excepção e aí provavelmente a nivelação não correu bem, foi a equipa número 13 Folie à 5 que acertou apenas duas directas. Outras 2 equipas acertaram apenas 3 directas, os Lais da Carangueja e os Duracell, mas aqui na minha opinião foram penalizados por um ataque de "nabiçudisse" (gira esta palavra), uns por falharam o logo da Rolex, outros a bandeira da Guiné-Bissau.
Uma pergunta deu a volta à sala, cuja resposta era S.Vicente de Saragoça, sinceramente eu pensei que alguém no meio de tanta vetusta assistência soubesse tal coisa. Mas afinal não. Era uma pergunta de 1,5 que afinal era de 2,5.
Contas feitas, ficaram pelo caminho os Universos, os 1,2,3 Hala Madrid, os Duracell, os Golfinhos, os Folie à 5 e os desfalcados FPM.
O nível 2 vai já a seguir. Bacalhau à Brás no prato.

Mamedes aguentam a Memória e vencem em noite chuvosa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

E aí está de volta o campeonato de Quiz de Cascata da Academia Recreativa da Ajuda, uma inenarrável competição que vai para o seu 8ºano de existência. Esta Sexta-feira abrem-se as hostilidades na Ajuda com organização dos Ex-Cavs a cargo do quase cinquentenário João Silva, e aguarda-se com expetativa a estreia da nova equipa de Jorge Napoleão , os Persistência da Memória (cuja formação desconhecemos até ao momento, sendo que se fala nos bastidores de contratações pagas com o ouro nazi) e o aguardado regresso dos Indomáveis SAD, uma equipa histórica deste campeonato. O mercado de transferências foi dominado pelo ingresso de José Pedro Borges nos BMV e de Júlio Alves na Ordem da Fónix, aguardando-se para amanhã as movimentações de última hora. Fora deste campeonato ficam os Outsiders, orfãos do seu líder e os dinossáuricos Zbroing 747, que deixarão saudades por serem os únicos a par do comandante que sabem sobre Cabo Verde. Espera-se para esta época tanto ou mais equilíbrio que pautou a edição do ano passado e ainda uns quanto pogroms e perseguições heréticas a quem sair dos eixos.Os Espertalhos têm agora a missão de defender o título, mas os Feios Porcos e Maus, Mamedes, Ordem da Fónix, BMV e Ex-Cavs serão sempre "a pain in the ass", e as novas equipas e tantas outras estarão cá para roubar pontos a toda a gente. Faites vos jeux.Rien ne va plus !

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

.Jogo de sexta-feira a minutos de estar finalizado. Estudem muito, principalmente desporto, cinema, geografia, geologia, biologia, história, filosofia, música, zoologia, anatomia, pintura, fotografia e culinária.
Boa sorte!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Já temos organização para Janeiro. Os Ex-Cavaleiros concordaram em trocar com os renovados Folie à 5 a organização do jogo. Assim em Janeiro organizam os Ex-Cavaleiros e os Folie em Setembro. Esperemos que nos jogos subsequentes este problema não se repita.
Quanto ao jantar, os Universos já confirmaram 5 presenças no mesmo, estando a comissão a aguardar as confirmações para poder negociar o espaço e o preço.

Johnny Ex-Bigodes

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Organizações 2013 (salvo trocas e baldas):



18 de Janeiro- Ex-Cavaleiros
15 de Fevereiro- Frikadaellos
15 de  Março – Lais da Carangueja
19 de Abril – Espertalhos do Carinho
17 de Maio- Fernandos Mamedes
21 de Junho – Feios Porcos e Maus
19 de Julho – Ordem da Fónix
20 de Setembro- Folie à 5
18 de Outubro- BMV
15 de Novembro- NNAPED
20 de Dezembro- Ursinho Bóbó
Classificação Final do Ano 7:


1º Espertalhos do Carinho- 87 pontos
2º  Fernandos Mamedes- 86 pontos
3º Feios, Porcos e Maus- 52 pontos
4º Ordem da Fónix- 52 pontos
5º Ex -Cavaleiros- 50 pontos
6º Zbroing 747- 48 pontos
7º BMV 40 pontos
8º NNAPED - 38 pontos
9º Ursinho Bóbó- 37 pontos
10º Lais da Carangueja - 31 pontos
11º Frikadaellos - 26 pontos
12º Folie à 5 - 25 pontos
13º Outsiders - 24 pontos
14º Duracell - 20 pontos
15º Universos e Frigoríficos- 14 pontos
16º Golfinhos- 13 pontos
17º 1,2,3 a minha amante está em  Madrid- 9 pontos


Vitória brilhante dos Espertalhos do Carinho no campeonato mais disputado de sempre, quer no que diz respeito aos 3 primeiros lugares, quer na classificação que dá direito à organização de um jogo. 
Juntam-se assim aos Fernandos Mamedes (4 vezes), Ordem da Fónix e Zbroing 747, na lista de vencedores do campeonato.  De realçar também o 3º lugar dos Feios, Porcos e Maus, que nunca tinham terminado acima do 8º lugar. 
Uma palavra já de saudade para o abandono dos Zbroing, equipa divertida e que vai deixar saudades, principalmente à Academia e à Sagres.
Abandono também dos Outsiders, equipa que pretendia a mudança de alguns momentos do jogo como forma de o inovar, facto que foi rejeitado em votação pelas restantes equipas. 
Vão entrar duas equipas, Os Indomáveis SAD, um regresso provavelmente provocado por estarem cansados de irem à sexta-feira ver o Sporting levar nas trombas, e a outra liderada pelo mítico Jorge Napoleão, regresso já muito saudado pelos Ursinho Bóbó. O nome ainda está no segredo do Imperador.
 Qualquer coisa, opinem.

Johnny Ex-Bigodes.


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

1 de Janeiro de 2013. Como prometido vou ressuscitar o blog. Será necessário no entanto que as organizações me façam chegar o mais depressa possível as informações que julgarem importantes sobre os quiz's  que organizam, bem como as tabelas dos resultados finais.

Johnny Ex-Bigodes