sexta-feira, 15 de julho de 2011

Antevisão da jornada Ursoniana

I CAN "BEAR" THIS ONE



Depois de percorrer meio mundo (cheguei a ir ao Pólo Norte, que nem estava desagradável nesta época do ano), encontrei finalmente os Ursinhos nas florestas da fronteira dos Estados Unidos e Canadá. Lá estavam nas copas das árvores, onde sabem que está o melhor mel, e prometeram responder a algumas perguntas desde que lhes dessem o subsídio de férias por inteiro, caso contrário não faziam o quiz.


Aos gritos lá para cima, fui disparando algumas coisas tais como:


ENTE (Entrevistador nabo tremendo de excitação) - Depois do grande sucesso da cascata do ano passado, que podemos esperar este ano? Números de strip-tease? Espanholadas com muito salero e "pimenta"? Ou o próprio Carlos Manuel a apresentar?"


URSO (Um rugido surdo e ominoso) - O Carlos Manuel infelizmente ficou retido na Margem Sul, com uma unha encravada, por isso ainda não é desta que o apanhamos. Também evitamos o strip-tease, para não afugentar toda a gente. Mas garantimos um mínimo de disparate, para não defraudar expectativas.


Quanto a temas: Sun Tzu, sempre, como é devido a qualquer mestre, mas também Von Clausevitz, monografias do concelho de Vinhais, Hidrografia da bacia do Távora, pensamento político de José Castelo Branco, influência da obra de Roberto Leal no jazz experimentalista do século XXI, entre outros. Por isso, toca a estudar!


ENTE - "-Têm andado um pouco desaparecidos, que se tem passado? A Ajuda coincide com as noites de fado do Pedro Moutinho em Cascais? Ou sessões do planetário para ver as Ursas Maiores e menores?"


URSO - A diáspora dos Ursinhos não tem ajudado: a emigração para o Luxemburgo, Porto, Braga, etc. impede que o grupo esteja sempre (ou alguma vez) junto, como se comprovará mais uma vez. Mas torçemos para que na rentrée as coisas mudem.


ENTE - O ano passado perderam o podium na última pergunta de 2010? Este ano vingam-se do Truffaut e vão trepar pela árvore acima? Ou a colmeia vai ficar mais abaixo?"


URSO - Eu não queria recordar desfechos traumáticos, mas já que é preciso falar nisso…a ávore parece muito inclinada, mas a atracção do mel é irresistível. Mas isso também vai depender de futuras reuniões dos Ursinhos.


ENTE - "Há alguma questão que queiram que seja colocada pelo entrevistador por ele ser tão nabo a fazer perguntas?"


URSO - Em princípio não… bem, estão aqui a fazer-me sinais que não tenciono reproduzir. Vá lá, não houve a eterna pergunta de “como surgiu o grupo”, “como é que conheceram o quiz”, etc, sempre se evitam repetições. Enfim, fiquemos por aqui.



E recolheram-se mais acima nas copas. Bem abri as goelas para uma última questão, mas fugi a sete pés depois de um cortiço me cair em cima da cabeça. Enfim, asas do ofício...

6 comentários:

  1. Ia com altas expectativas para o quiz dos Ursinhos, dado que gostei imenso da edição do ano passado. No entanto, fiquei desiludido por alguns factores que, até para alguém como eu que nunca organizou um quiz, parecem óbvios:

    - Demasiadas perguntas sobre anos para o chouriço (como o são a maioria das perguntas cuja resposta é um ano). Se o ano da independência dos EUA até pode ser uma pergunta boa e com relevância histórica, o ano do início da construção do forte de S Jorge da Mina, da 1ª edição de um jornal de S.Petersburgo e outras que tais são mesmo para lançar ao calhas, o que não é agradável para nenhuma equipa e não ensina nada (já me esqueci dos referidos anos);

    - Incidência exagerada nalguns temas em todos os níveis. Se no 1ª nível já estamos habituados a cascatas temáticas, já nos outros é estranho ver várias perguntas consecutivas sobre James Bond, geografia e tradições espanholas (que até já tinha saído no 1º nível) e... anos disto e anos daquilo. Por mais que até se goste de um tema (ok, eu não gosto do James Bond, mas isso não interessa para o caso), isto acaba por cansar

    - Grande discrepância entre perguntas num mesmo nível, e algumas claramente fora de nível. Este critério é sempre complicado de gerir e é subjectivo, eu sei. Mas perguntas de capitais de nações conhecidas nunca serão de nível 2, mas sim de 1 (sim, porque muita gente sabe imensas capitais por ali), bem como perguntas sobre vocalistas e bateristas de bandas portuguesas mainstream que todos conhecem... E depois houve algumas perguntas como "qual o estranho clube que venceu o campeonato alemão de 1941?" que quase deram a volta à sala no 1º nível (ponto positivo - no 1º nível nenhuma pergunta deu a volta à sala) - estas perguntas foram poucas e, por azar, saíram quase sempre às mesmas equipas...

    Ainda houve momentos divertidos com as perguntas sobre Jet 7 e as citações de filmes que (quase) toda a gente conhecia (até eu que não sou cinéfilo), devo reconhecer. Mas os tópicos que referi acima já são do conhecimento geral e, ainda assim, são repetidos em vários quizes. Depois do excelente quiz do ano passado, esperava um pelo menos Muito Bom ou Bom + (pelos meus critérios pessoais, outros ter~~ao os seus, obviamente...), mas este foi apenas uma positiva regular ou até mesmo baixa, tendo em conta o padrão da equipa....

    Não me crucifiquem pelas críticas, espero tê-las feito de forma construtiva (e quando um dia me estrear na organização, espero não fazer certas coisas que agora critico, lol).

    D.C. (Lais)

    ResponderEliminar
  2. esqueci-me que távamos na Ajuda16/7/11 12:52

    Não é possível que os ursinhos tenham dito "torcemos" com "ç", como está escrito na crónica... o Jorge é um entertainer nato, mas não dá erros ortográficos quando fala, a não ser depois de beber demais, como ontem depois das 3h.

    ResponderEliminar
  3. 3h da tarde?

    ResponderEliminar
  4. Caros,

    Acho a crítica perfeitamente justa. No fim discutimos um bocado a forma como as coisas correram e chegámos às mesmas conclusões que o DC. Foi falta de tempo, aliada à emigração do Tirapicos, ao desaparecimento do Francisco, ao excesso de trabalho nas duas semanas que precederam o jogo e à impossibilidade de nos juntarmos para verificarmos o equilíbrio do nível das perguntas (que foi evidente e lamentável). Se não fosse o voluntarismo do Miguel, que nunca tinha organizado um QUIZ, dificilmente tinha saído alguma coisa.
    Por outro lado, o jogo acabou a horas cristãs, acho que não foi muito penoso (teve ritmo) e não teve chicken eye. Todas as questões levantadas pelas equipas foram resolvidas com rapidez e em favor da organização.
    Em suma, longe de ter sido espetacular, acho que acabou por ser um quiz razoável. Não tivemos tempo para mais e só com algum sacrifício conseguimos não desistir de o fazer, que foi a questão que nos assaltou quando fomos avisados que seria a nossa vez de organizar.

    Abraços

    Jorge (Ursinho)

    PS. Dei por essa da cedilha, mas também não tenho por hábito corrigir amigos...

    ResponderEliminar
  5. És um senhor! Com muito "prestige"! (Isto é brincalhão, mas não é nada irónico).

    Para que se esclareça, o Jorge não foi o entrevistado.

    ResponderEliminar
  6. Elcio/Taly das Arabias18/7/11 14:53

    Jorge volta estas perdoado!

    Acontece, mesmo assim ainda me fartei de rir o que já não é mau!

    Cinema ñ havia necessidade tantas perguntas e de lançar o barro a parede.

    Uma optima semana ao pessoal do quiz

    P.s. Para a proxima mais TPC que te lixas

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.