sábado, 13 de novembro de 2010

Reportagem do "i"

Já atrasado, mas cá vai então a publicação do artigo no jornal "i" a 28 de Outubro de 2010 pela jornalista Maria Espírito Santo. Para quem não leu, leia agora. Para quem leu... releia.


As sessões de quiz em Lisboa estão para durar. Esta máfia adora ser interrogada

Noite, fumo, cerveja, perguntas. Não é uma reunião suspeita: o Quiz de Cascata, na Ajuda, tem mais de 90 participantes e é um dos muitos da cidade. Fomos a uma sessão.


"Eu sei, eu sei esta! E tu, tu também sabes", insiste Jorge Napoleão enquanto os outros membros do grupo olham para ele, pensativos. A tensão instala-se: uns encostam a mão à boca, outros franzem o sobrolho e há ainda quem dê safanões na mesa em tom de indignação.

Hoje é dia 16 de Outubro, a terceira sexta-feira do mês. Não há que enganar: é noite de Quiz na Tapada da Ajuda, em Lisboa, e vai durar até de madrugada.

Lembra-se daquelas longas noites passadas em família a jogar Trivial Pursuit ou Pictionary? É mais ou menos este ambiente que os bares com Quiz pretendem recrear. Os chamados "pub quiz" nasceram no Reino Unido e parece que ainda fazem sucesso por estas bandas. Umas perguntas de cultura geral, na companhia de amigos, com cervejas, petiscos e outras tantas gargalhadas pelo meio, parecem ser a receita ideal para uma noite bem passada.

Mas quizes há vários e este, que se realiza uma vez por mês na Ajuda, é de Cascata. A Academia Recreativa da Ajuda é o local que cede uma das suas salas para a realização do jogo. De paredes verdes e bandeira de Portugal pendurada, a Academia tem a porta aberta, disponível à entrada de qualquer um. Mas quem se passeia pela Academia são na sua maioria caras conhecidas que estranham a presença de convidados.

"Já faço o Quiz de Cascata há dois anos e Quizes no geral, há cerca de três anos e meio" explica Jorge Napoleão, advogado, de 42 anos. "Eu vim uma vez porque uma amiga precisava de uma pessoa para o grupo e a partir de aí, passei a vir sempre" conta Joana, farmacêutica." "Eu, eu estou cá pela primeira vez", acrescenta outro membro do grupo. Estes são os "Unidade 101". O nome é inspirado na obra "1984", do escritor britânico George Orwell. Mas as conversas ficam para depois. Iniciou-se a sessão. Dois papéis são entregues em cada mesa, as cabeças urgem para o centro e começam a saltar os palpites.

A primeira fase do Quiz de Cascata é escrita. A cada grupo é entregue uma ou duas folhas com ilustrações e várias perguntas. Seguem-se as perguntas orais, que são dirigidas em específico para cada grupo e têm três níveis de dificuldade. Em cada nível existem seis cascatas, três ascendentes e três descendentes. Tradução: se um grupo não souber a resposta à sua pergunta, ela passa para o grupo anterior ou para o que está a seguir (isto dependendo se a cascata é ascendente ou descendente). à medida que se vai subindo de nível, as equipas vão sendo eliminadas. Vários temas são abordados: desde política, a geografia, cinema, música ou até fofoquices de revista cor-de-rosa.

A sala onde se realiza o Quiz, de paredes brancas e chão de tijolo, já foi um dia utilizada para outros talentos. Lá ao fundo pode-se avistar um palco com vários cenários caídos e um banco de jardim ao centro. É no canto do palco que estão as pequenas recompensas da noite: avistam-se garrafas de vinho e caixas de biscoitos. Hoje, a sala está cheia, barulhenta e atarefada: 16 mesas ocupam o espaço. Cada mesa pertence a uma equipa que não pode ter mais de seis elementos. Se tiver, pode participar no jogo, mas não pode ganhar: faz parte das regras.

João Silva, professor de Educação Física e membro da Junta de Freguesia da Ajuda foi o organizador deste Quiz. "Costumamos começar às 22 horas. Hoje está a haver um pequeno atraso, deve ser pelo trânsito", explica. João Silva também organiza Quiz noutros locais, como no Domínio Público, um bar perto da Praça de Touros, no Campo Pequeno.

Eles estão espalhados por Lisboa, nos sítios que menos espera. Nos bares com Quiz pode encontrar um amigo ou até um familiar. Desde advogados, a médicos, estudantes, farmacêuticos, hospedeiras, engenheiros, bancários ou jornalistas, todo o tipo de gente se junta para testar o seus conhecimentos. "São pessoas que acima de tudo gostam de conviver", confirma Rui Maçarico, gerente do Domínio Público. Aqui não só é realizado o Quiz em Cascata como também o dito normal. As equipas têm de responder por escrito a 50 perguntas de cultura geral que são projectadas nos plasmas espalhados pelo bar. Para participar, basta contactar o Domínio Público e reservar uma mesa ou então aventurar-se sozinho e esperar que um grupo aceite a sua participação.

Em Cascata ou normal o quiz é sempre para conviver. Organizadores e participantes concordam que é boa maneira de passar a noite. Rir com os amigos, advinhar, errar, acertar e festejar. Rui Maçarico conclui com um sorriso: "O melhor quiz é aquele em que tens a resposta mesmo na ponta da língua."

Por isso, a próxima vez que o seu marido, filho ou filha chegar a casa bem disposto e a cheirar a tabaco, não pense o pior. "Passei a noite num quiz!" não é uma desculpa esfarrapada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.