sábado, 25 de setembro de 2010

Crónica da Jornada de Setembro

Tirar a ferrugem de Agosto



Depois do interregno de Verão, assistimos ao regresso às lides no campeonato de cascata. Com os Mamedes a organizar, por troca com os Ursinho, havia muita coisa em jogo, “dentro e fora das quatro linhas”. A começar, o tema “Comissão Organizadora” – Ainda não foi desta que se chegou a um consenso, com duas listas com membros repetidos a concurso e arestas por limar, nomeadamente no que diz respeito a uma possível lista única que, para já, não foi viabilizada pela maioria das equipas presentes, possivelmente devido a uma cláusula napoleónica..

Mas, voltemos ao jogo. Jogaram 15 equipas, com uma falha pouco habitual por parte dos Ursinho e dois já habituais desaparecidos em combate – Irmandade e Valentejanus. Uma palavra também para o Filipe Bravo, que infelizmente desfalcou a Ordem do Fónix e a quem desejamos umas rápidas melhoras.

Às voltas à pista com os Mamedes



É certo e sabido que, por norma, os quizzes dos Mamedes são bem estruturados, com algumas perguntas divertidas pelo meio, para quebrar a tensão de tanta hora de cascata. Embora, no geral, se possa dizer que este quiz mamediano não fugiu à regra, aqui e ali deu uma ligeira sensação que desta vez a máquina não estava tão engrenada.

No entanto, na parte escrita isso não se notou. Simples, sem grandes complicações, serviu os seus propósitos e teve até o pormenor tecnológico no video do Tour, embora essa resposta só fosse acessível a verdadeiros conhecedores. De resto, tudo nos conformes e um bom aquecimento para as voltas seguintes. Espertalhos e Feios, Porcos e Maus saíam na frente, com Defenestrados e Freakadellos ainda a tentarem acertar o passo.


Um certo toque de slalom gigante




O primeiro nível foi algo atípico, dentro de uma normalidade aparente. Não existiram muitas perguntas a dar a volta à sala (duas, salvo erro), mas o número de directas acertadas foi inferior ao que temos assistido, com apenas duas equipas a conseguirem chegar às 5 (Power 2 You e Unidade 101). Aliás, talvez a questão maior tenha sido a oscilação de dificuldade em função dos temas, com certas equipas a serem bafejadas com alguma sorte no que lhes caía no colo e outros a ficarem com a fava. Apesar do ligeiro efeito montanha russa, o equilíbrio era patente na parte superior do quadro de classificações, apesar das equipas que foram ficando para trás.
A maior nota de surpresa vinha da parte dos Cavaleiros que, depois de um início a galope, têm marcado passo nas últimas jornadas, vendo a liderança cada vez mais longe. Se é certo que nem sempre têm tido sorte com as perguntas, parece também haver alguma instabilidade interna. Vítimas neste nível foram também os Defenestrados, os Lais (a não conseguirem dar seguimento à boa jornada de Julho), NNAPED e Freakadellos, bem longe dos patamares da época passada.

Na frente, os Espertalhos davam seguimento à parte escrita, tendo agora a companhia dos Zbroing, que nos últimos meses se têm revelado uns verdadeiros bombardeiros. Na perseguição, um trio composto pelos BMV c/ Laranja e pelas agradáveis surpresas Folie e Power 2 You.


Armstrong, dá-me aí uma forcinha.



Chegados ao segundo nível, a placa da inclinação (leia-se dificuldade) subiu consideravelmente. Não que tenha sido impraticável, com o número de perguntas a dar a volta à sala a ficar nas 14, mas estas foram mais do que as perguntas directas respondidas na sala (12). A equipa que mais pontuou neste nível, os Indomáveis, não chegou aos 10 pontos (9) e os colectivos ainda em jogo iam sobrevivendo à conta das cascatas, que iam aliviando aqueles que as conseguiam.

Se é certo que o equilíbrio se manteve, a ligeira instabilidade, não tão habitual nos Mamedes, ia-se sentindo aqui e ali. Fosse numa ou outra hesitação na condução, quando perante uma resposta parecida com a pretendida, servindo de indício às equipas seguintes ou até na forma como algumas perguntas mais abertas permitiam uma resposta mais interpretativa, o que acaba às vezes por gerar alguma controvérsia.

No entanto, face à média geral, este quiz mantinha-se claramente positivo e, no final do segundo nível, os Espertalhos iam mantendo a liderança, com BMV e Feios, Porcos e Maus na perseguição e Zbroing a sobreviverem a 4 perguntas directas a darem a volta à sala. Pelo caminho ficavam agora Unidade 101 e Golfinhos, tal como Indomáveis (apesar da boa prestação neste nível) e Power 2 You, que perderam o gás todo no início da subida.


Tiro ao Boneco no Speakeasy com Photo Finish




À partida para o terceiro nível, a situação era das mais equilibradas desta época, já que apenas três pontos separavam o primeiro do sexto, pelo que estava tudo em aberto. E, nestes casos, costumam ser os pormenores a decidir a coisa, sejam eles da parte das equipas ou da organização. Num nível que foi jogável, houve emoção até à última cascata, mas nem tanto em relação ao primeiro lugar, que os Zbroing arrebataram com mais pontos (10) do que a melhor equipa conseguiu no 2º nível, levando-os a uma 4ª vitória consecutiva e a uma liderança ainda mais confortável. Espertalhos e BMV fecharam o pódio, ao passo que uns Feios, Porcos e Maus e uma Ordem do Fónix muito penalizados neste último nível, talvez não tenham apreciado tanto a ponta final como os Folie na sua estreia.


Agora a parte agridoce de uma conclusão mais técnica ou uma mais emocional. Se virmos o jogo de um ponto de vista mais informal, foi um bom serão e um quiz de pontuação equilibrada garante sempre interesse até ao fim. Em suma, foi um quiz porreiro dos Mamedes, mas não foi de longe o seu melhor quiz.
Indo mais ao pormenor, num análise técnico-táctica à Luís Freitas Lobo, existiram algumas falhas estruturais que nem têm tanto que ver com a distribuição temática. Essa, com alguns temas mais em foco, foi perfeitamente aceitável. A meu ver, a falha maior consistiu na distribuição das perguntas pelas equipas, em função da dificuldade, algo que é possível com uma grelha que tem em conta os lugares, independentemente das equipas que lá se sentam (falo mais vezes em grelhas e pareço o George Foreman ou o Mr T nas Televendas).

Méritos e capacidades das equipas à parte, a dificuldade, genericamente, é um factor a ter em conta. Se a equipa A tiver 2 perguntas mais complicadas e a B outras 2, existem 4 perguntas complicadas, mas o equilíbrio permanece. Se a equipa A tem 4 perguntas mais difíceis e a B tem 1, só existe mais uma pergunta complicada, mas o equilíbrio já era.
Usando este quiz como exemplo (apesar de ser algo mais abrangente), os Zbroing tiveram 4 perguntas a dar a volta à sala no nível 2 e só um bom nível 1 os safou da eliminação. No nível 3, acertaram 3 directas (de um total de 5 acertadas por todas as equipas no nível), ao passo que os Fónix viam TODAS as suas perguntas a dar a volta à sala e os FP e Maus a verem 5 em 6 acontecer-lhe o mesmo.




Só reforço este factor mais especificamente porque os Mamedes são uma equipa experiente e sei bem que isto nada tem a ver com o seu empenho, não podendo também ser atribuído apenas à sorte e ao azar, já que quando uma pergunta dá à volta à sala, é porque não há quem esteja em jogo que a saiba responder naquele momento.

E isto tudo, estraga a noite? Claro que não, mas influencia o resultado final, já que é algo que pode ser prevenido, tornando um jogo ainda melhor.

18 comentários:

  1. No terceiro nível «os Fónix viam TODAS as suas perguntas a dar a volta à sala». Palavras para quê?
    zg

    ResponderEliminar
  2. Elcio/Taly das Arabias26/9/10 19:56

    No terceiro nível «os FPM viam quase TODAS as suas perguntas a dar a volta à sala». Palavras para quê?

    :P piores jogos viram...

    ResponderEliminar
  3. Sobre as eleições para a comissão.

    Tal como disse ao João, não acho bem o que se passou.

    Aparentemente existem várias pessoas que se opuseram a ter o Napoleão na comissão. Tudo bem.

    Não percebo como esse facto dá azo ao cancelamento das eleições. Se não gostam do rapaz, votem contra ele. Achei mal o linchamento público, e acho que por muito chatito que ele seja (e até é), não fez mal a ninguém nem merecia 90 pessoas a rir na cara dele. Já quando foi o Quiz dele, achei exagerada a contestação, como se tivesse sido o pior jogo de sempre. Odeio discussões de retórica, prefiro estaladas a pronto, e acho que ou se votava contra ou cada pessoa que não o curte lhe dava um estalito à vez. Linchamentos anónimos com o João como inquisidor fazem de nós uns coriscos muito mal amanhados.

    Já se sabe!

    ResponderEliminar
  4. Wellington27/9/10 15:19

    Percebo a posição do Filipe e acho que se ligou o complication mode.

    Polémicas e linchamentos à parte, o meu único ponto é: Apesar de membros repetidos, parece-me que se a eleição acontecesse, iria ganhar a lista da qual o Jorge Napoleão não faz parte.

    Suponho que isso não tenha acontecido porque tenham sido os membros da primeira lista a propor a questão da fusão.

    A resolução era simples, creio que se complicou um bocado.

    A sala aceita uma fusão das listas? Não.

    Então a sala vota as duas listas que existem, livremente, e chega-se a uma conclusão.

    ResponderEliminar
  5. Achei isto parecido com o Astérix na Córsega. Enchiam as urnas de votos e resolviam tudo à estalada...
    Estes romanos estão loucos...
    Já quanto ao Quiz dos Mamedes... vanitas vanitas et omnia vanitas...

    ResponderEliminar
  6. Acho que não é bem assim... Toma lá um "vanitatum" para meter onde achares por bem.

    ResponderEliminar
  7. Que dia é hoje? 28 de Setembro. Já vou com um atraso de 24 horas.
    Quanto ao jogo, perdoem-me a franqueza, mas só admito jogos desequilibrados ao Jorge Napoleão, o tal que eu quis linchar. Que por acaso é o rapaz com quem eu falo quase todos os dias e com quem partilho viagens e jogos para o Quiz do Magic. O que realmente faz de mim um duas caras quase perfeito. Caiu-me a máscara na cascata, qual fantasma da ópera.
    Os Mamedes já ganharam 3 campeonatos do cascata. Têm uma enorme experiência de jogos, quer como organizadores quer como jogadores. E o jogar ajuda a perceber o que não deve acontecer. O jogo teve altos e baixos nos níveis de dificuldade, revelando que teve pouco trabalho na aferição das perguntas por equipa. Achei, e disse-o, um jogo cuja passagem à 2ª fase estava condicionado pelo número da mesa que nos calhava em sorte. E isso não pode acontecer. Portanto para mim considero que os Mamedes podiam ter feito bem melhor, embora não comprometessem.
    Quanto ao linchamento, é verdade que convinha-me bastante que não houvesse votação. Por uma razão simples. A lista que não tinha o Jorge Napoleão ganhava. Eu contei os votos antes. O que significava que a nova Comissão teria menos elementos que o pretendido, deixaria de fora pessoas válidas da outra lista, e enfermaria novamente do facto de ter 2 pessoas da mesma equipa.Resumindo,era bem capaz de sobrar,outra vez,para mim,grande parte do trabalho. A operacionalização da coisa talvez não tenha sido a mais adequada, mas serviu pelo menos para se pôr a cru algumas coisas que nunca se dizem na cara. E não foi retórico Filipe,foi puro e duro. E estavam noventa pessoas na sala que poderiam ter opinado contra, a favor, ou mesmo dar estaladas. Não ouvi nada nem senti nada. O Napoleão também não.
    Finalmente, tenho ideia de propôr ao Jorge dos Mamedes, à Tita dos BMV, ao Carlos Santos dos NNAPED, ao Gregório dos Lais da Carangueja e à Elisa da Unidade 101 para formarmos a nova Comissão, tendo como responsáveis pelo Blog, o Miguel dos Golfinhos e o Sérgio dos Espertalhos. Ficariam assim representadas 8 das equipas do Cascata na Comissão e no blog.


    João

    ResponderEliminar
  8. Que dia é hoje? 28 de Setembro. Já vou com um atraso de 24 horas.
    Quanto ao jogo, perdoem-me a franqueza, mas só admito jogos desequilibrados ao Jorge Napoleão, o tal que eu quis linchar. Que por acaso é o rapaz com quem eu falo quase todos os dias e com quem partilho viagens e jogos para o Quiz do Magic. O que realmente faz de mim um duas caras quase perfeito. Caiu-me a máscara na cascata, qual fantasma da ópera.
    Os Mamedes já ganharam 3 campeonatos do cascata. Têm uma enorme experiência de jogos, quer como organizadores quer como jogadores. E o jogar ajuda a perceber o que não deve acontecer. O jogo teve altos e baixos nos níveis de dificuldade, revelando que teve pouco trabalho na aferição das perguntas por equipa. Achei, e disse-o, um jogo cuja passagem à 2ª fase estava condicionado pelo número da mesa que nos calhava em sorte. E isso não pode acontecer. Portanto para mim considero que os Mamedes podiam ter feito bem melhor, embora não comprometessem.
    Quanto ao linchamento, é verdade que convinha-me bastante que não houvesse votação. Por uma razão simples. A lista que não tinha o Jorge Napoleão ganhava. Eu contei os votos antes. O que significava que a nova Comissão teria menos elementos que o pretendido, deixaria de fora pessoas válidas da outra lista, e enfermaria novamente do facto de ter 2 pessoas da mesma equipa.Resumindo,era bem capaz de sobrar,outra vez,para mim,grande parte do trabalho. A operacionalização da coisa talvez não tenha sido a mais adequada, mas serviu pelo menos para se pôr a cru algumas coisas que nunca se dizem na cara. E não foi retórico Filipe,foi puro e duro. E estavam noventa pessoas na sala que poderiam ter opinado contra, a favor, ou mesmo dar estaladas. Não ouvi nada nem senti nada. O Napoleão também não.
    Finalmente, tenho ideia de propôr ao Jorge dos Mamedes, à Tita dos BMV, ao Carlos Santos dos NNAPED, ao Gregório dos Lais da Carangueja e à Elisa da Unidade 101 para formarmos a nova Comissão, tendo como responsáveis pelo Blog, o Miguel dos Golfinhos e o Sérgio dos Espertalhos. Ficariam assim representadas 8 das equipas do Cascata na Comissão e no blog.


    João

    ResponderEliminar
  9. Essa tal de Tita dos BMV é mesmo gira. Acho que devia ser presidente da comissão, do blog e de tudo o resto.

    ResponderEliminar
  10. Eu não posso confirmar isso, sob risco que o marido me bata, mas gosto muito dela.

    Lord of Midnight

    ResponderEliminar
  11. Jhonny!!!

    Estás a mangar com o povo?

    Ou tu estás, ou não há Comssão!!!


    CMD

    ResponderEliminar
  12. Eu também entro.

    Johnny Bigodes

    ResponderEliminar
  13. Para os outros Ursinhos,
    Seriam só perguntas de Direito,
    Mas como quem manda é o Tirapicos,
    Com NBA e Charutos nos vai correr a eito.

    ResponderEliminar
  14. Julinho, o herói da Taça Latina16/10/10 03:23

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=433528

    http://www.g-sat.net/liga-zon-sagres-1516/morreu-julinho-o-heroi-da-taca-latina-324430.html

    http://oglorioso-slb.blogspot.com/2010/06/1950-taca-latina-60-anos.html

    ResponderEliminar
  15. http://www.slbenfica.pt/Clube/Noticias/noticiasclube_clubejulinhofaleceu_180310_59157.asp

    ResponderEliminar
  16. LFV (continuação)16/10/10 03:28

    ube_clubejulinhofaleceu_180310_59157.asp

    ResponderEliminar
  17. Eu respondi Rogerio... Mas ve la este...

    http://www.footballenfrance.fr/phpBB2/viewtopic.php?p=3517

    Os franceses dizem Arsenio... e que o Julinho marcou na primeira final...

    ResponderEliminar
  18. Paulo Jorge16/10/10 20:20

    Por isso é que é controverso, algumas fontes referem o Arsénio; supostamente o Rogério nem está na jogada - foi na marcação de um canto.

    As fontes mais próximas que conheço - A Bola e o Benfica - referem o Julinho. Quando ele morreu todos os jornais desportivos e os órgãos de informação do Benfica disseram que tinha sido ele a marcar o golo.

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.