terça-feira, 20 de julho de 2010

ESCLARECIMENTO (IN)FORMAL


.

Aqui vai um esclarecimento em relação a uma confusão, que eu próprio iniciei, sobre as organizações.
O mapa das organizações aqui do lado direito está certo, como sempre esteve.
A ordem pela qual elas são estipuladas depende da classificação do campeonato do ano transacto. Processa-se do seguinte modo:


Janeiro - 11ºlugar ou posição 11
Fevereiro - 10º lugar ou posição 10
Março - 9º lugar ou posição 9
Abril - 8º lugar ou posição 8
Maio - 7º lugar ou posição 7
---------------------------------------------------------------------------
Junho - 1º lugar ou posição 1
Julho - 2º lugar ou posição 2
Agosto - FÉRIAS! Não há jornada.
Setembro - 3º lugar ou posição 3
Outubro - 4º lugar ou posição 4
Novembro - 5º lugar ou posição 5
Dezembro - 6º lugar ou posição 6


Se uma ou mais equipas que ficaram nos 11 primeiros lugares não se inscreverem para o ano seguinte, as equipas que ficaram imediatamente abaixo na classificação da(s) equipa(s) extinta(s), desde que se tenham inscrito, sobem um ou mais lugares para ocuparem essas posições. Ou seja, por hipótese, se o 4º e o 8º lugar do ano passado não se inscrevessem, o 5º lugar passaria para a posição 4, o 6ºlugar para a posição 5, e assim sucessivamente. As equipas que tivessem ficado em 12º e 13ºs lugares, desde que inscritas para o ano seguinte, passariam a ocupar as posições 10 e 11, respectivamente.

Como sucedeu este ano, os Ambite que se classificaram em 11º lugar no ano passado, não se inscreveram para o ano seguinte. A sua posição (11) foi ocupada pela Liga dos Últimos (12º) que desta forma organizaram em Janeiro.

Escusado será dizer que tudo isto é um pouco flexível. Poderá haver sempre uma equipa que, desde que comunique antecipadamente, possa não poder organizar num determinado mês e troque com outra que esteja disponível. Isto, para não falar de desistências de inscrição já em Janeiro e que afecte a jornada desse primeiro mês, o que nesse caso teria que haver uma reunião extraordinária para resolver a situação.

Concluindo, e isto é que interessa de momento: Os Ursinhos organizam em Setembro e os Mamedes em Outubro. A menos que ambos entrem num acordo e troquem entre si.

Agradeço desde já a um elemento da comissão que confirme este post, ou esclareça algum ponto (ou todos), que não esteja de acordo com o estipulado.

Espero que que tenha conseguido acabar com a confusão que a minha distracção, vulgo senilidade, causou.

13 comentários:

  1. senilidade! está bem! ursinhos em setembro!

    Joao

    ResponderEliminar
  2. Olegário21/7/10 08:42

    figuras de urso em setembro; sprint mamedianos em outubro; momentos apocalípticos em novembro; e mornas e coladeras em dezembro.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar, os meus parabéns aos Espertalhos, que organizaram, uma vez mais, um quiz de elevada qualidade para gáudio dos presentes.

    Em segundo, uma coisa que me andava a irritar, visto que estive em Paris no ano passado e lembrava-me perfeitamente da réplica da estátua da Liberdade no meio do Sena: aparentemente existem 3 réplicas só em Paris (http://en.wikipedia.org/wiki/Replicas_of_the_Statue_of_Liberty#Pont_de_Grenelle) mais uma da chama. Aparentemente estávamos todos correctos, embora a bem dizer eu não tenha dado uma resposta certa, visto não me lembrar do nome da ilha.

    Acabou por não ter influência no resultado, mas como digo estava a aborrecer-me.

    Gonçalo Zbroing

    ResponderEliminar
  4. Sergei Kostov21/7/10 10:34

    Antes de mais, obrigado Gonçalo pelas tuas amáveis palavras que só nos custaram 3 minis e 1 bifana.

    Em relação à Estátua da Liberdade, existem de facto várias réplicas em Paris. Mas, a pergunta era: "Em que local parisiense está o modelo original da Estátua da Liberdade, de Frederic Bartholdi?" e a dos Jardins do Luxemburgo, pelo que verifiquei na altura, foi a primeira, usada até em estudos preparatórios para o gigantone.

    Independentemente disto poder não estar correcto, a pergunta ficou de facto algo ambígua pelo facto de existirem outras estátuas.

    Em relação ao trânsito de Vénus, que também levantou alguma celeuma. A definição mais comum que nós encontrámos referia sempre "Um trânsito de vénus, em astronomia, refere-se à passagem rara de Vênus entre a Terra e o Sol".

    A questão das órbitas elípticas e ser ou não o ponto mais próximo que Vénus está da Terra nunca são mencionados especificamente nesta definição, apenas que o Trânsito é/foi usado para calcular a distância da Terra ao Sol.

    http://www.nasa.gov/vision/universe/watchtheskies/venus_transit.html

    A pergunta foi anulada por minha culpa, já que os BMV responderam que era a altura em que o Sol estava entre a Terra e Vénus", que aceitei incorrectamente e depois foi feita uma pergunta de substituição a valer 1 ponto para a equipa seguinte.

    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  5. Elcio/Taly das Arabias21/7/10 11:28

    Sergio e os resultados?? a Tabela apenas já era bom?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Sérgio, muito bem, como não fazia ideia da existência de mais de uma réplica não dei a devida importância ao conteúdo da pergunta. Eis aqui mais uma prova de que uma questão aparentemente ambígua pode deixar de o ser dependendo da maneira como é formulada.

    Gonçalo Zbroing

    ResponderEliminar
  7. atão pá, as classificações...
    sem as ditas não há crónica...
    fb

    ResponderEliminar
  8. Sergei Kostov22/7/10 09:51

    Quem ficou com elas foi um meliante que se encontra de férias esta semana, mas vou ver se se orienta a coisa de outra forma.

    ResponderEliminar
  9. Elcio/Taly das Arabias22/7/10 15:05

    O Alexandre Gonçalves dos Mamedes disse que tinha uma lista mas parece que fugiu também...

    O pessoal quer é ver os resultado a crónica pode ficar para mais tarde!

    ResponderEliminar
  10. Alex Mamede22/7/10 15:40

    Não fugi nada, estou é ocupado!

    ResponderEliminar
  11. Bom, quem quer que tenha as classificações, mandem para o mail, ou para aqui, ou para qualquer lado que esteja disponível. Nem que sejam só as posições, para se poder actualizar a tabela

    ResponderEliminar
  12. Aléx, se tudo depende de ti envia as classificações alternativas, aquelas em que ganhamos com 35 pontos de vantagem
    Pedro Mamedes

    ResponderEliminar
  13. Elcio/Taly das Arabias23/7/10 13:55

    Pedro isso já foi ha mil anos pelo menos hahaha

    Queremos a classificaçõe, depois disso vou ter com polvo Paul para ver em quem eu aposto para o Quiz de Setembro :P

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.