sábado, 31 de julho de 2010

BLITZ QUIZ

Realizou-se na quinta-feira dia 29, um formato inovador de quiz de cascata no Magic Pool Bar baptizado como Blitz Quiz
Com uma boa adesão dentro do possível, dado as férias de muita gente, cerca de quarenta pessoas foram conhecer a nova experiência quizistica de Júlio Alves.
Para quem não teve lá, eis uma descrição:
O formato compunha-se de seis jogos:


1- Jogo da ordem
Como o nome indica, era necessário ordenar. Embora este jogo fosse aquecimento, dado que não distribuia pontos para ninguém, servia no entanto para distribuir a ordem das cascatas para cada um dos jogos seguintes.
Nesta jornada em específico, o Júlio deu os nomes de 5 papas todos nascidos no séc. XV, e a nossa função era aproximarmo-nos das datas de nascimento de cada um dos senhores. No caso do primeiro papa dado, quem se aproximasse mais da data tinha o direito de jogar em primeiro lugar no jogo 2. Quem estivesse mais afastado, seria o último a apanhar cascata.
E assim sucessivamente, para os papas seguintes.
2 - 10 Temas
Consistia em escolher um de 10 temas e responder à pergunta proposta. A primeira equipa a escolher, tinha todos os temas à disposição. A segunda já teria todos, menos o que tinha sido escolhido previamente pela primeira equipa. E assim sucessivamente. Cada pergunta não respondida, seguia em cascata.

3 - Batalha Naval
Cada equipa (pela ordem estabelecida previamente) repondia a uma pergunta. Se a acertasse, dava dois tiros em jeito de batalha naval. As possibilidades não eram afundar embarcações, mas ter a sorte de suceder três situações: um ponto bónus, uma pergunta extra (a valer dois pontos) ou água.
4 - Do monte S. Gens ao Annapurna
Novamente um jogo de temas à escolha dentro das possibilidades não escolhidas previamente, logo quem foi ordenado à frente para este jogo, tem mais hipóteses de escolha. A diferença para o jogo 2 consiste em ter três perguntas de dificuldade crescente. A primeira vale 1 ponto, a segunda dois pontos e a terceira três pontos. A mecânica é sobretudo esta, mas há pormenores que me escaparam em relação às penalizações por resposta errada.
5 - Jogo da Bomba
O meu favorito. Dá-se dez nomes e só um está a mais, dentro de um c0njunto definido. Cada equipa vai escolhendo/eliminando um dos dez nomes até alguém escolher o nome errado e ficar com a "bomba". Nesta primeira experiência, estavam dez nomes de músicos. 9 eram britânicos, um era americano. Quem não soubesse e escolhesse o americano, perdia 5 pontos!
6 - Missão Impossível
10 perguntas de uma só resposta. Nesta experiência de quinta-feira, o Júlio dava 10 carreiras de autocarros da Carris, com um dos terminais e pedia-se o outro terminal. Cada resposta errada, acarretava a perda de pontos. Em branco, não havia penalização.
Na minha opinião, a ideia do jogo é extremamente divertida, mas falta limar muitas arestas. O que é normal, dado que é um salto de gigante para um formato novo. Talvez o problema desta primeira experiência, foi não ter conseguido sentir-me em competição. A indefinição quanto às perguntas que seguiam ou não em cascata, a falta de ritmo normal para uma primeira experiência, mas sobretudo nem perceber porque se devia ordenar as mesas logo de início.
No entanto, o elemento sorte faz todo o sentido neste jogo e é determinante para um serão bem passado. Um pouco à semelhança do famoso jogo do ganso em que quem vai à frente, pode passar para último a todo o momento. Responde-se a perguntas, mas não vale a pena correr tanto porque mais à frente ainda se tropeça num obstáculo e vem-se de escantilhão por aí abaixo.
Ideia muito bem esgalhada, com todo o potencial para ser divertidissimo. O Júlio inclusive conseguiu imagens e gráficos feitos em computador do próprio jogo em si, como se estivéssemos num programa de televisão, e abrilhantou e de que maneira o jogo.
Mais definição nas regras, mais sorte sem ser apenas sorte, mais ritmo de jogo, e ainda a criação de outros possíveis jogos que o Júlio possa congeminar, e estamos perante um formato formidável que promete aquecer esta temporada.

5 comentários:

  1. Antes de uma apreciação, só uma adenda à acta no que toca ao funcionamento do jogo "Do monte S. Gens ao Annapurna", visto que o valoroso escriba reconhecidamente se perdeu nos meandros metafísicos do mesmo:

    - A equipa que inicia o jogo (escolhida no "Jogo da Ordem") tem dez temas à disposição, escolhe um que deixa de poder ser optado pelas seguintes

    - A equipa recebe a uma pergunta de nível um sobre o tema escolhido

    - Pode responder ou passar; se passar a pergunta segue em cascata, senão pode errar e termina aí a sua jogada, seguindo para nova escolha dos temas restantes pela equipa seguinte

    - Se acertar passa para uma pergunta mais difícil sobre o mesmo tema. Novamente, pode passar ou responder; se passa segue para cascata, se responde e acerta recebe uma última pergunta de nível 3 sobre o tema. Se erra, termina a sua jogada e perde os pontos do nível anterior.

    - Os pontos por nível são, logicamente, 1 ponto para o fácil, 2 para o médio e 3 para o difícil.

    - Obviamente, todas as equipas respondem à primeira pergunta (fácil), visto que não podem perder pontos e assim previnem cascatas para a competição.

    Exemplo 1: equipa responde bem a pergunta 1, ganha um ponto. Passa pergunta 2, fica com esse ponto e segue em cascata para quem a apanhar.

    Exemplo 2: equipa responde bem a pergunta 1, ganha um ponto. Responde mal pergunta 2, perde o ponto ganho na anterior e não recebe nenhum.

    Exemplo 3: equipa responde bem a pergunta 1 e 2, ganha 1 + 2 = 3 pontos. Se passa pergunta 3, fica com esses 3 pontos e segue em cascata para quem a apanhar. Se responde mal à terceira pergunta perde os pontos da segunda, isto é, fica apenas com 1 ponto da primeira pergunta. Se acerta ganha um total de 6 pontos.

    Acho que não me enganei na dinâmica do jogo, quem puder completar/corrigir que se manifeste!

    ResponderEliminar
  2. Isto não tem nada a ver com o post, mas caso haja alguma preguicite para ler outros posts, aqui vai:

    O Johnny Ex-Bigodes diz que há vagas para o jogo de cascata hoje no Domínio Público. Portanto quem quiser lá aparecer, apareça sem medo.

    ResponderEliminar
  3. Sobre o jogo em si:

    - Concordo com o Quizadas: usando a linguagem da bola, a falta de entrosamento revelada nesta pré-época levou a quebra de automatismos e um jogo partido e com muitas interrupções, o que é natural.

    - Sobre o jogo em si, supondo que todos saberão eventualmente as regras e a coisa flui naturalmente: talvez seja demasiado blitz. Mesmo com interrupções, o jogo acabou em duas horas, acho. Sem interrupções será coisa para hora e meia, no máximo. Como o decorrer do jogo demonstrou a quem lá esteve, não haverá muitas cascatas, por isso temo que muitos abandonem a sala com a sensação que jogaram pouco.

    A minha sugestão é a óbvia: aumentar a extensão do jogo. Isto pode ser conseguido de vários modos, sem que a complexidade do dito suba: ter duas ou três rondas do jogo dos 10 Temas, uma batalha naval com mais rondas e uma quadrícula maior ou limpa ao fim de cada ronda, mais rondas do jogo da Bomba e "Do monte S. Gens ao Annapurna".

    Além de proporcionar mais diversão (e consumo para a casa), assim conseguia amenizar-se o factor sorte (que acho bem vindo, para tornar a coisa mais picada) com a competição que alguns podem sentir ausente num jogo tão rápido.

    Eu percebo que a lógica do jogo é, como o nome indica, a rapidez. E compreendo que já há muitos outros quizes nos formatos do costume, onde uma pessoa pode descarregar as suas psicoses onano-culturais à vontade. Mas a mim soube-me a pouco, especialmente tendo em conta que o formato e apresentação são excelentes.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/8/10 00:59

    Corrijam-me se estiver enganado mas, eu pensava a única forma de fazer um jogo durar mais não é levantando polémicas parvas e fazendo os possíveis por ter um conjunto de perguntas mal formuladas e mal distribuídas pelos níveis de dificuldade?
    Essas outras vias que sugeres são muito pouco quizísticas.

    ResponderEliminar
  5. A crónica está atrasada mas não esquecida. A vida prega-nos partidas e o nosso Filipe FB teve que voltar ao hospital novamente. Espero e esperamos todos que recupere rapidamente e que o vejamos na jornada de Setembro. Um grande abraço Filipe de melhoras e olha que nos estás a dever uma crónica :-)

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.