domingo, 18 de outubro de 2009

CRÓNICA DE OUTUBRO

.
E que tal só contar a partir de Junho?



Se o campeonato só começasse nesse agradável mês que anuncia o Verão, os Espertalhos do Carinho estariam à frente destacadíssimos. Mas apesar da grande valia deles, não eram à partida os favoritos para roubar o ouro da "caverna" dos Ursinhos. No entanto, adaptaram-se bem ao longo da jornada e conseguiram-no! Já levam três consecutivas e estão à beira de cometer um feito histórico na próxima jornada. O tetra! Alguém mais duvida de que são favoritos ao título para o ano? E já agora, se suplantaram, com 5 pontos de vantagem, uma etapa que, à partida não lhes era de feição para ganhar, o que farão até ao resto do campeonato?


Os Frikadælløs alcançam o 2º lugar, podium esperado desde o início do ano. E chegaram a estar à frente. Após três jornadas que não lhes correu nada bem, criam uma estranha tradição muito própria. Assim que passam o 1º nível, estão "garantidamente" na final. Parabéns!


Mas ainda uma palavra para a classificação da final. Não é que seja surpresa ver BMV c/ Laranja e Indomáveis Sad nos lugares que tão bem conquistaram. O que é INÉDITO é não ver nem Cavaleiros, nem Fernandos Mamedes ou A Ordem do Fónix nos 4 primeiros lugares!


Sinais do tempo.



Na caverna do Urso


Foi um quiz regular. Nem bom, nem mau. Chegou à praia, mas ficou nela.


Comecemos pelos temas. Nada de grandes novidades, dentro das suas impressões digitais. Perguntas de política, futebol, religião, música dentro dos seus próprios gostos mas fora do que é comum em cascatas...
Houve muito poucas perguntas de ciências tradicionais (Matemática, Física, Química, etc.), se é que houve alguma, não me recordo. Também a tauromaquia esteve muito pouco representada.

Na minha opinião, não existe motivo (ou pelo menos não vejo) porque, não apreciando os sub-temas dos Ursinhos, não se possa sabê-las. As perguntas que eles colocam em cima da mesa, são pouco vistas em cascata, fazendo com que não haja favoritos certos para os melhores lugares. É um "campo" difícil para todos os adversários. Mas isso dá colorido às jornadas.

Mas, mesmo tendo em conta que pela primeira vez todos os Ursinhos Bobó contribuíram de uma forma equilibrada para o quiz, ainda não foi desta que acertaram na mão para bem temperar. Aqui e ali, houve mais perguntas do que é normal fora de nível. E uma ou outra falta de verificação nalgumas respostas, mas que de resto foram bem sanadas sem problema. Não foi isto que seria determinante.

Sobretudo achei que, se isoladamente as perguntas tinham capacidade de provocarem natural interesse por parte das equipas, para mim foi o conjunto das quase 200 perguntas que não resultou bem. Houve, aqui e ali perguntas que se podiam resumir numa, para poder dar espaço a outros sub-temas de modo a criar maior variedade. Faltou limar arestas e uma visão global de todo o questionário para que os Ursinhos dessem um salto qualitativo, ao nível dos melhores organizadores dete ano. E talvez tenha sido esse o entrave. Mas por outro lado, é preciso fazer justiça em que nunca caíram na pergunta fácil, nunca abusaram da mera curiosidade ou da actualidade. Mesmo que tenha havido, foi muito bem diluído. Tiveram essa diversidade e experiência de quem joga isto há muito tempo. E como tal, também nunca achei em qualquer altura uma má jornada. Foi esta a impressão geral que me ficou de um quiz que, rematando, foi regular. Faltou sair da praia.

Uma palavra para a parte escrita. Pode ter dado poucos pontos, mas apreciei-a bastante. Foi uma belíssima "entradura".


Mas se o conjunto das perguntas pudesse ter tido melhor tratamento no global, já a apresentação delas foi a todos níveis um espectáculo. Se todos gostamos de jogar, mas já agora que não seja um suplício lá estar, então nesse sentido ninguém deu a noite por perdida. Mesmo para quem se ficou no primeiro nível e foi "obrigado" a ficar até ao fim (cof, cof). Pela primeira vez, temos quase todos os Ursinhos titulares em "palco", só a Rita se ausentando, mas apenas por motivos pessoais. Foram quatro os apresentadores a contribuir para uma noite descontraída. Tirapicos, Jorge, Pimenta e... peço desculpa mas não sei o nome do último apresentador, estavam e foram dignos dos melhores apresentadores do passado na TV. Tive pena que a Rita (há duas) não tivesse feito a coreografia do "Bate forte o tambor" que a plateia pediu!

Famosas frases do passado como "Ooooiçam, ooooiçam" ou "Olha o granel!" criaram uma certa nostalgia dos primeiros anos e até se aventuraram em cantar as canções, coisa que ninguém o faz. Numa noite de "improviso teatral" à maneira duma boa revista portuguesa (que as há), a noite acaba com um coro grego (contrasenso, ou talvez não) invocando o grande herói da mitologia ursina: CARLOS MANUEL!



Dê-me uma merêunda. Um quêah? Um lánche, carag...


Bela frase que merece ser registada por parte do "público" - leia-se Frederico DC dos Fónix!

Estiveram 15 equipas a jogar. A Irmandade do Bordel não pôde comparecer. Quanto aos Valentejanus, ao que apurei, são um grupo de alentejanos que moram em... Évora! Tiveram jornadas em que também não puderam comparecer e depois naturalmente quebraram o ritmo das sextas. E é só isto, não houve falta de interesse.

Mas vamos ao desempenho das equipas.
A começar com os Ambite. Este ano só ficaram duas vezes no 1º nível. Mas ao menos quando o fazem, é com estilo! Foram de carroça...
Defenestrados também vieram mais motivados este mês, mas desta vez não chegou para passar de nível. Os Lais da Carangueja também já se vão ressentindo de ausências e os Nnaped não há meio de quebrar o enguiço, perdendo no desempate mas desta vez por golos fora. Eles que foram um dos três vencedores da parte escrita. Os outros foram Indomáveis e Ordem do Fónix.

Mas a grande surpresa veio dos Zbroing 747! Já não ficavam num 1º nível desde Abril de... 2007. Jornada que não quererão recordar, sobretudo depois dos resultados das equipas que os perseguiam na classificação. Pouca sorte!


Airosamente seguiam os Frikadælløs na frente. Ganhavam o 1º nível em conjunto com os FPMaus e tinham um ponto a mais que estes últimos, a Ordem do Fónix e os Cavaleiros. Mas tudo estava relativamente embrulhado até ao 9º lugar na altura.




Nababos e outros fidalgos.

Os Ursinhos sustentaram a sua explicação na definição de Nababo. Como li tantas vezes esta palavra nas mil e uma noites, também me pareceu que teria de ser muçulmano. Também foi neste nível o lapsus linguae que, a ser homologado, daria a vitória aos Mamedes por capote, a propósito do número da camisola de Larry Bird. "33 pontos para a mesa 12!"

Mas isso foi um pormenor humorístico.

Porque nesta conversa, foram outros fidalgos que se riram e arrasaram a monarquia reinante.
A Liga dos Últimos haveria de recuperar uma posição, mas foi insuficiente para a final. Mesmo assim, tiveram uma prestação regular.
Ao invés, as restantes três equipas que ficaram por aqui, chegaram a entrar no segundo acto dentro dos 6 primeiros. Golfinhos, Fav. & Co. tiveram um 1º nível brilhante (foram terceiros) mas acabaram por sair dos lugares da final onde estavam e deram um trambolhão.
Feios, Porcos e Maus também não se entenderam no 2º nível e acabaram por ser surpreendidos na parte final. Já levam quatro participações sem chegar aos 6 primeiros, o que constitui um record negativo na sua história. Melhores dias virão.

A maior surpresa da jornada chamar-se-ia Ordem do Fónix. Também passearam majestosamente pelo primeiro acto, mas outros nobres e fidalgos assumiram o protagonismo e acabou-lhes com a série vitoriosa. Tropeçaram mas acabaram por não cair muito.

Os Espertalhos assumiriam o comando após terem arrasado neste nível. Quem seguia atrás deles passava a ser os BMV c/ Laranja num também brilhante 2º nível.


Montanha Russa


Foi claramente uma jornada de sobe e desce, plena de recuperações e trambolhões.

Os Fernandos Mamedes e os Cavaleiros do Apocalipse andaram para cima e para baixo até acabar em baixo, na 5ª e 6ª posição respectivamente. Não conseguiram aproveitar melhor o deslize dos Fónix.

Os Indomáveis, SAD treparam na jornada até chegar ao 4º lugar, numa bela refrega para eles. Retomam as finais e apesar de descer um lugar na classificação, reforçam a corrida para a Taça Europa.

Os BMV c/ Laranja alcançam o 2º podium do ano. Numa belíssima jornada que lhes correu lindamente, recolam ao pelotão na corrida para o 6º lugar da geral.

E são os Frikadælløs que passam a ocupar essa posição na geral, após alcançarem o 2º nesta jornada. Chegaram a descer mas no último nível foram mais 7 pontos a selar essa entrada na história dos podiuns.

Quanto aos vencedores, a história deles já é outra...












Desculpem o desfocado das fotografias, pensei que tinham ficado melhores
E até para o próximo mês!
.

22 comentários:

  1. Boa crónica, bom tag! Se acham que os Mamedes fraquejaram, esperem para ver agora que eu e a Sofia vamos regressar às lides quizísticas!

    ResponderEliminar
  2. Elcio/Taly das Arabias20/10/09 18:51

    Epá epá

    Ja estamos em negociações para um novo ponta de lança, só vamos ter avançados nos FPM!

    Tivemos mesmo azar ou sem pernas para correr... na fase final! Melhores dias virão! Um dia, na 6ªpassada ñ foi esse dia... :P

    Bom jogo algumas perguntas fora do nível mas...

    A crónica como sempre uma maravilha ha que dar os parabens ao Sr Quizadas sempre em grande um bem haja!

    ResponderEliminar
  3. só para agradecer ao Miguel continuar a manter o registo do campeonato. :)

    Ainda bem que os Espertalhos estão em grande, é disso que se precisa, novas equipas a dar muita luta. Venham mais (a armada invisível, talvez?), para animar o campeonato de 2010.

    Abraço
    FB

    ResponderEliminar
  4. Equipas novas?
    Só se puderem ser praxadas pelas Muy Nobre e Sempre Correctas Equipas Fundadoras.
    Proponho que as equipas caloiras tenham que jogar de pijama no seu primeiro ano de campeonato.

    ResponderEliminar
  5. Filipe B, nem de propósito! Tive uma conversa animada com o líder da Armada Invisível, que conhece perfeitamente o jogo desde os tempos da Católica. É bem provável que se candidatem.

    J. EX-B.

    ResponderEliminar
  6. Epá, Filipe B não... FB.
    São iniciais registadas!

    Que venha a Armada, então! Para a 'guerra' ficar mais animada.

    FB

    ResponderEliminar
  7. Que "conhece perfeitamente o jogo desde os tempos da Católica"?
    Como assim?
    A Cascata nasceu na Católica?
    Há algum Historador do Quiz que queira contar como tudo isto começou?

    ResponderEliminar
  8. Torquemanda23/10/09 15:59

    Não pá, a Católica era uma gaja que fazia muitos quizzes sobre religião, católica, tal como ela.

    Chama-se cascata, porque era também nesse sítio que ela gostava de tomar banho desnuda. O que era pouco católico e por isso ela não incluia nas suas perguntas sobre religião, católica.

    ResponderEliminar
  9. Homem com insónias25/10/09 04:46

    E se em vez de contar apenas desde Julho, não contassem os meses de Verão, que no fundo são a silisízon?

    ResponderEliminar
  10. E que tal contar só até ao Outono? Já não teríamos de aapanhar com mais fumarada de tabaco.

    Que se lixe! Ao menos que não haja chuva!

    CMD

    ResponderEliminar
  11. Elcio Das Arabias25/10/09 22:04

    Por acaso ja sabem o dia do quiz de Novembro estou a pensar fazer um ride a Lx para tal!

    John ex bigodes diz qq coisa

    Abraços

    Elcio das Arabias

    ResponderEliminar
  12. Taly:

    Experimenta olhar para o calendário, escolher o mês que pretendes e contar 3 sextas. Quando chegares à terceira olhas para a data e voilá, descobres o dia do quiz.
    Abraço

    João

    ResponderEliminar
  13. E já agora, quando é que se diz "Directa para a equipa x" e "Cascata para a equipa x"? É à escolha do freguês ou há regras para usar as expressões? Sempre que uso uma é a outra...

    ResponderEliminar
  14. Isso é alguma indirecta ou é cascata mesmo?

    ResponderEliminar
  15. Elcio das Arabias29/10/09 19:36

    Muito obrigado John agora ja fiquei a perceber como funciona :)

    ResponderEliminar
  16. não é nada como o bigodes diz. é a sexta-feira que fica entre os dias 15 e 21.

    FB

    ResponderEliminar
  17. Não é nada como eles dizem!

    Pode ser um dia qualquer, mas tem calhado coincidir com aqueles dias.

    Depende de haver ou não bifanas.

    Como Agosto é mês sem R, e o tremoço anda arredio, não há jogo.

    Como vês, é simples.

    CMC

    ResponderEliminar
  18. Bom-dia

    Alguém sabe dizer quem organiza e elabora o quiz do bridge?

    E fuma-se lá dentro?

    Como o Fred mora mesmo ao lado, até é possível que dê para fazer uma perninha, se...

    CMD

    ResponderEliminar
  19. Tem zonas específicas para fumadores (varandas e zona de refeições só depois das 22), no restante é proibido fumar. O Quiz é feito pelo Nuno Ramos (amigo do cavaleiro Fred). Já fui a vários quizes dele e são bem giros.

    ResponderEliminar
  20. Desta vez não há entrevis, dicas ou sugestões?

    Segundo o Rogério, preparava-se um quiz com forte pendor para a cultura, geografia, história e hábitos sociais dos povos autócnes da Melanésia. Já de corei seis enciclopédias sobre o tema - uma delas em dialecto das Ilhas Leti - e amanhã chega a Lisboa, especialmente contartado para o efeito, o célebre etnólogo Melanoblasto da Siva, para uma conferência relâmpago.

    V~e lá, Rogério, se não mudas o tema...

    CMD

    ResponderEliminar
  21. Com algum atraso, deixo um pequeno esclarecimento: o "Ursinho" das perguntas do 3º nível chama-se Francisco Pereira Coutinho.
    Quanto à inconstância, dou-lhes alguma razão: houve questões que ficaram em dúvida em que nível deviam estar. E ainda sobre o excesso de perguntas sobre a Roménia, faço mea culpa (eram da minha autoria).
    Esperemos pelo próximo

    João Pedro Pimenta

    ResponderEliminar
  22. Desiludido19/11/09 17:25

    O quiz do clube de bridge dia 13 teve mais enfoque do que a cascata de amanhã...
    Ó Quizadas, andas a falhar...

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.