Finalmente a vitória!
Tardou, mas não faltou.
Num dos quizes mais imprevisíveis quanto ao desfecho, os Fernandos Mamedes estiveram sempre na linha da frente e, como uns verdadeiros campeões, agarraram uma vitória que, diga-se a verdade, podia ter pingado para qualquer lado. Uma corrida sempre a controlar, a estrelinha brilhou alto. Diminuíram a desvantagem para os lideres e ainda saltaram para o 2º da geral. Em boa hora (ou na Ajuda), dado que vão ser os próximos a organizarem.
Estão de volta. Parabéns!
Outras equipas também mereceram grande destaque, mas neste segmento vou falar apenas dos Feios, Porcos e Maus. Mais do que a prestação valorosa, é o primeiro podium! E logo o segundo lugar. Temos candidato no futuro. Numa jornada que parecia talhada para eles, não enjeitaram a hipótese da vitória e perseguiram-na com muito boa disposição. Faltou-lhes o endurance da parte final. E fica célebre a frase proferida, ao jeito da Hermínia Silva: "Oh Baptista!" São, de momento os mais fortes candidatos a estrearem-se numa vitória.
Não me vou alongar muito na análise à organização. Em primeiro lugar, porque nem queria falar dela, tendo delegado para outrem. Mas decido fazê-la porque gostava de realçar um aspecto mais importante do que a forma como decorreu a jornada. E essa é a segunda razão. Mas já lá vamos.
A organização dos Indomáveis, SAD foi fraca. Claro que sou mais exigente a quem já o faz pela terceira vez. Mas começo a ter medo do signo do "3". Isto é, quando a estreia é boa, a tendência é para ir piorando até à 3ª organização. Os Indomáveis não fugiram a esta regra, que começa já a ser uma maldição.
Pelo que me apercebi, os Indomáveis têm dois temas essenciais nos seus quizes. A actualidade e o Ténis. Muitos de nós já sabiam, portanto nem vejo porque reclamar com estes temas. Todos têm as suas impressões digitais e quem joga tem que se adaptar a isso.
Mas houve um exagero tão grande pelas actualidades que muitas perguntas caíram na categoria da curiosidade. Coisas que daqui a um mês, ninguém se lembra. E as perguntas de números do género "euromilhões" são sempre frustrantes.
Mas talvez o pior de tudo, foi a confusão que se gerou por causa dos pontos. Pergunto sem malícia: Não podiam ter pedido a mais uma pessoa para ter vindo? As pessoas são como são, mas se há uma natural pré-disposição para fazer confusão com números... uma mais organizada teria dado jeito.
Enfim.
Já que se irá falar muito dos aspectos negativos deste quiz, decido falar de alguns (poucos) positivos. Bem-vinda sejas pelo teu regresso, oh Literatura! Desde a erudita Marguerite Yourcenar até ao comercial Paul Auster, foram poucas mas foram boas. Uma ronda de música, como diz uma amiga minha, faz sempre "imensa toilette". E já andava arredada desde o ano passado. Ciências, nem vê-las. Ainda bem porque meter foice em seara alheia... é preferível assim.
E ainda a rapidez com que a jornada decorreu. Marco V. e Pedro K. foram rápidos e eficazes a lidar com a apresentação. Pode ter começado tarde, mas acabou antes das três da manhã. Óptimo! Isto chama-se experiência. Mais aspectos positivos terá havido. Que se fale também disso.
E agora? O que se passa com este campeonato?
Um conjunto infeliz de circunstâncias, alimentadas a gasolina por muitos comentários.
Será que está a haver desinteresse e desmotivação?
Vou falar por mim. Não tenho e nunca tive falta de interesse por ele. Embora esteja um pouco desmotivado. Mas é sobretudo pelo momento menos bom que a minha equipa atravessa.
Este campeonato é fantástico! Acreditem. É único no género. É bem pensado e estruturalmente bem oleado. Temos um espaço que nos é alugado e que nunca deu problema. Um sistema de pontuação pensado. Blogues que vão dando o mais importante, que são as classificações, datas e organizadores. Temos emoção e suspense. Os grandes craques, os outsiders, os que participam pelo gozo. Luta pelos melhores lugares, e não falo só do podium.
É toda uma estrutura que funciona.
Sim, há picardias. Qual é o campeonato em que as equipas não se picam umas às outras? Quem não quer entrar nas confusões, também pode tirar gozo disto. Basta alhearem-se.
Agora, isto não é um quiz semanal. É um campeonato! Há competitividade e tem que haver. Não é só umas dezenas de pessoas que vêm cá para se divertir, porque para isso estou melhor noutro sítio qualquer. E os próprios quizes semanais, já têm essa função. Lá, o convívio ganha outra dimensão. Aqui não há tempo para isso. O que aconteceria num jogo de qualquer modalidade, se de repente os jogadores a meio do jogo começassem a perguntar pela família? Por favor! Isto não é um convívio de Pichonére (está mal escrito de propósito). Há equipas que levam isto demasiado a sério, dizem alguns? Deixem-lhes. Há uma vida lá fora, realmente. Mas também há uma vida cá dentro. E há quem vibre com a nossa Liga dos Campeões. Porque o seu ser assim foi talhado. Não têm esse direito?
Agora, onde é que isto está a falhar?
As organizações talvez. Têm tido muitos problemas este ano. A falta de tempo tem sido uma justificação. Com tantas faltas de tempo, temos que começar a admitir que é esse o grão da engrenagem e que tem sido o ponto de partida para muita confusão. Como vamos lidar com isto? Reduzir o número de perguntas? Porque isso pode melhorar a performance da organização, subindo de fraco para regular. Organizações conjuntas? Há 18 equipas. Porque não dar trabalho a todas para o ano? Dois níveis em vez de três? Ou níveis bi-partidos.
Tantas hipóteses que pode haver. Mas que todos em conjunto pensemos e criemos a melhor forma de melhorar o campeonato.
Eu adoro este campeonato e muito me custaria vê-lo acabar por inércia.
O que a parte escrita desequilibrou, o 1º nível equilibrou. Os Feios, Porcos e Maus tomaram a dianteira na escrita, mas quem estava atrasado, não se sentiu logo de fora. Foi um jogo de sorte, em que ninguém se viu muito confortável. Com os Valentejanus a faltarem, os dois afundanços vieram das equipas mais defalcadas neste mês. Os Espertalhos do Carinho à espera de melhores dias e sobretudo os Ursinhos Bobó! Que maldição esta para as equipas que fazem jornadas brilhantes num mês? Seguiram os passos de outras equipas que após uma jornada gloriosa, mergulham às profundezas. Realce-se a situação inédita de que nunca os Ursinhos se ficaram pelo 1º nível. O que atesta a grande competitividade das equipas este ano.
As grandes palmas da noite foram para a Simone de Oliveira. Eira de milho, luar de Agosto!...
Na frente, Mamedes e Zbroings, com Mamedes a ganharem a ronda. Mas a baralhação era tanta, que quatro pontos entre o 1º e 10º, dizia que tudo era possível.
AAAAAAAAAAAAAAH!
Voltando atrás, tudo foi de tal forma possível que a grande surpresa desta jornada, pela forma como aconteceu, foram os Zbroing 747. De semi-líderes (perdiam no desempate) após o 1º nível, saíram fora da final, na sua maior queda de sempre (ou pelo menos de há muito tempo). Os bólides a precisarem urgentemente de estabilidade.
Outra surpresa foram os Cavaleiros do Apocalipse. Qualquer coisa não anda a correr bem nestas últimas jornadas. Talvez faltou uma pontinha de sorte. Desta vez, nunca conseguiram minimizar os estragos, e estiveram sempre na fronteira da final sem a alcançar.
A Liga dos Últimos aproveitou bem a embrulhada no 1º nível para somar mais dois pontos merecidos, mas não se entendeu com o 2º nível.
Quanto aos Ambite, após salvarem-se in extremis graças à ronda musical, também andou aos papeis nesta ronda e valem-se do terceiro 2º nível consecutivo para não estarem em piores lençois no campeonato. Mas ainda não atiraram a toalha ao chão, no que à Taça Uefa diz respeito.
Esta ronda viu os Fónix ganhá-la e recuperar posições até ao 2º lugar. Também os FPMaus entravam na corrida, após um 1º nível mais titubeante. Só os Mamedes mantinham este duo em respeito, com mais um ponto. Como que a dizer: "Esta jornada é nossa!"
Estes três galfarros degladiaram-se até ao fim pelos pontos. A sorte sorriu aos Mamedes, mas a jornada acabou por ser bastante emocionante no que ao 1º lugar diz respeito.
Dos Feios, Porcos e Maus, já se falou. Tiveram hipóteses e até o Le Monde podia ter jogado a favor deles.
A Ordem do Fonix alcança o seu 4º podium deste ano. Fazem o pleno de finais e aumentam a distância para o segundo (agora os Mamedes) para 8 pontos. Continuam a respirar saúde e têm saído incólumes da maior competitividade do campeonato. Até onde vão?
Os Frikadælløs ficaram em quarto. Não têm ainda um podium, mas de certeza que também não o trocam pelas quatro finais em 5. Pois é, são eles a segunda equipa com mais finais e sem companhia. Candidatam-se à melhor estreia de sempre numa época.
A Irmandade do Bordel desta vez não viu o pássaro fugir da mão, como na jornada anterior. Um quinto lugar fez aumentar o número de equipas a chegarem à final, para 12. Não são ainda os (ex-)Mineteiros que terminaram em 6º lugar em 2007, mas já se sente mais qualidade na equipa.
Qualidade que já mora há uns tempos nos BMV c/ Laranja. É certo que foram sexto, mas numa jornada em que estiveram na molhada das fronteiras, conseguiram atirar com Cavaleiros e Zbroings para fora da carroça. E como eles dizem: "quando o Júlio vem, a final está garantida!"
Mas a noite foi à Carlos Lopes!
.
O outro apresentador é o Pedro Keul. É o segundo pilar dos Indomáveis (mas não é especialista de Râguebi, é de Ténis...).
ResponderEliminarParabéns pela crónica e pela bem rápida actualização dos pontos, Miguel. É um excelente serviço à 'pequena comunidade', que te agradecemos.
FB
Obrigado pelo nome, Filipe. Realmente foi uma estúpida falha minha. E obrigado também pelas restantes palavras.
ResponderEliminarComo super-hiper-mega fã de ténis que sou, já ouvi um sem-fim de jogos comentados pelo Pedro Keul na televisão. É frequentemente o meu companheiro das madrugadas em directo da Austrália ou de Flushing Meadows (que tanto mal me fizeram a várias épocas de exames em anos variados). Mas não fazia a menor ideia que é um dos Indomáveis! Uma rápida pesquisa no Google permitiu-me associar o nome à cara, e realmente, este campeonato de Quiz de Cascata está povoado de celebridades!
ResponderEliminarTemos pouca experiência nisto, é certo (é só o nosso 2º ano e faltamos com alguma regularidade). Por isso, talvez não saibamos bem o que é um Quiz ideal para quem já é tarimbado nestas lides.
ResponderEliminarPara nós, foi curtido - e não é só por termos feito o nosso melhor resultado de sempre. De um modo geral, gostámos da escolha de temas (embora tenhamos apanhado umas quantas daquelas...) e, tirando as perguntas de "quem dá mais", foi um Quiz equilibrado (e competitivo até ao final, como raras vezes vi).
um abraço feio, porco & mau à organização.
SEM DUVIDA UM QUIZ MUITO BEM ORGANIZADO.... 0 PERGUNTAS DE CIENCIAS, 0 DE MEDICINA, 2 DE DESPORTO, PERDÃO, TENIS, PERDÃO GIL, 2 DE GEOGRAFIA, 20 MUSEUS, 57ACTUALIDADE.... SIM, BASTANTE EQUILIBRADO!!!
ResponderEliminarAZAR DE QUEM NÃO LEU OS JORNAIS DO DIA!!! ENFIM, QUIZES FEITOS DE UM DIA PARA O OUTRO....
PARABÉNS MAMEDES E FMP ...
Carlos "Santola" Santos
Nota: Não há missa sexta feira Santa e Sabado Aleluia!!!
Eu sinceramente sinto-me triste. O pedro keul é o companheiro das madrugadas da sofia???
ResponderEliminarO que é isto???? Jorge!
Haverá alguma outra sofia que queira partilhar madrugadas com um
treinadeiro de futebol? Qual quiz,isto sim é uma afronta!
Johnny Ex Bigodes
Ps Boa cronica. Vale um whisky no Plateau.
Depois de saber que o Bernardo Mota (esse Nuno Rogeiro do Grand Slam!) guarda as bolas -- de ténis -- nas cuecas, o que a Sofia faça com o Pedro não me incomoda ou perturba!
ResponderEliminarBoa crónica, Quizadas!
Santola... quem sao os FMP??
ResponderEliminarAi ai que o menino lá porque tem as meninas mais giras do quiz a jogar ctg nao podes negar a nossa existencia...
Abraço Arabico!
Em quantidade, não em qualidade (sem ofensa à volúpia das visadas, apenas elogio ao meu môr)...
ResponderEliminarObrigado pela demonstração dos teus dotes musicais, Miguel. Ainda hoje a musica não me sai do ouvido. ;)
ResponderEliminarDe resto, foi um quiz simpático, embora as perguntas de actualidade + perguntas de lotaria tenham limitado o sucesso de algumas equipas.
Um (mas só um) bem haja
Ciências
Frikaedellos
Mas nada disto vai acontecer no Quiz gótico da Tita e aqui do Je, no próximo domingo às 22:00 no Magic Bar!!!
ResponderEliminarufff...
ResponderEliminarFilipe, diz-me la onde é mesmo o teu quiz gotico??
ResponderEliminarElcio da Arábias.. tens razão... fica aqui o pedido de desculpa pelo nome mal escrito, não volta a acontecer! se acontecer...tens direito a uma menina da minha mesa!!!
Miguel... ES O MAIOR!!! Mas isso ja tu sabes!! és Midas!! tudo onde tocas ou cantas... Brilhas!!
Faltam 14 dias para o titulo do benfica.... em Andebol!
Carlos "SANTOLA"
teste para deixar de ser anonimo....
ResponderEliminarOK, consegui!!!
ResponderEliminarCarlos... é no Magic Cyber Café, vulgo bar do Ricardo onde o Julio trabalha, bar de snooker numa prependicular à João XXI. A morada está do lado direito na página principal deste blog.
ResponderEliminarAbraço.
Eu posso estar enganado (e engano-me uma data de vezes), mas acho que actualidade também é cultura geral. O facto de haver informação que vai desaparecer da cabeça dentro de cinco dias não a torna (à informação) menos válida que a informação que alguns têm desde que começaram a decorar a tabela periódica. E sim, faz sentido que o quiz reflicta, de alguma forma, as preferências dos organizadores. Desde que isso não seja levado ao exagero absoluto e bizarro. Por isso, ténis a mais só é ténis a mais para quem não sabe e/ou não está atento (como aliás era o nosso caso). Paciência! Parabéns à organização. Gostei bastante do Quiz.
ResponderEliminarRevolução não violente JÁ!!!!
ResponderEliminarApoiado!
ResponderEliminar(Porrada da grossa logo a seguir, sff.)
No que toca à label, Miguel, se não estás contente com os interruptores que umas vezes estão para cima outras para baixo, se queres a tua vida doméstica facilitada, não deixes de conhecer as fantásticas soluções de domótica do Grupo Legrand em www.legrand.pt.
ResponderEliminar(não resisti, lol)
Apareceu-me aqui uma dúvida, que é , qual foi mesmo o livro que os Indomáveis perguntaram, que a resposta foi "Tolkien" ? Foi pergunta directa para nós, Zbroing, os Mamedes acertaram.
ResponderEliminarIsto, polémicas à parte.
Obrigado!
Já sei, era o Gnomo. Nevermind.
ResponderEliminarBem Miguel enquanto o blog continua abandonado é de referir apenas que os BMV com Laranja somaram a sua 5ª vitória (em 8 participações) no campeonato do Magic Pool Bar.Contam agora com 67 pontos e a concorrência já vai longe.hihihi
ResponderEliminarVito em terra de cegos quem tem um olho é REI... hihihihi
ResponderEliminarDeixa-me voltar q vou la jogar é jà para semana
bjs e saudades de jogar quiz claro
O Gnomo pode ser do Tolkien mas o Nevermind é dos Nirvana.
ResponderEliminarPolémicas à parte,
ResponderEliminarO Gnomo em questão é o Hobbit, numa edição da Civilização, quase com 50 anos.
Desde há largos anos que conhecemos o livro (e bem) com o título original de Hobbit, na edição Europa-América.
Foi esse que li, o outro só se encontra em colecções particulares ou em alfarrabistas.
Polémicas à parte,
Foi uma pergunta infeliz (a do quiz, não a do João Velhote), porque um hobbit é um hobbit, não é um gnomo.
No universo Tolkien, alguns elfos são chamados de gnomos - os 'high elves'. Nunca os hobbits.
FB
"porque um hobbit é um hobbit, não é um gnomo.
ResponderEliminarNo universo Tolkien, alguns elfos são chamados de gnomos - os 'high elves'. Nunca os hobbits."
Mas não é isto que torna a pergunta errada! Se o livro foi publicado com esse nome, de forma correcta ou incorrecta, é um facto.
Entretanto, este blog tem andado desatento mas no campeonato de quiz do Titi's Bar na Curraleira a equipa Car Jacks tem estado a dominar o cenário, especialmente depois dos Dealers da Rinchoa se terem apresentado desfalcados devido a uma rusga da bófia.
ResponderEliminarProps aos old schools do quiz.
Inefável Camolas,
ResponderEliminarObrigado pelo júbilo latentes nas tuas palavras de apoio, é sem dúvida inspirador obter este tipo de reconhecimento num espaço tão nobre.
De facto, somos os maiores, mas andam paí uns outsiders do Altinho armados em cócós duros e decidimos hoje partir a boca toda a esses cães, metê-los no porta-bagagens e largá-los num spot em Ayamonte - na próxima edição, estamos sozinhos em primeiro. E na sala.
Ouçam Kuduro, Blind as Hell e Bling,
Dealers Leaders MC
Grande Master Toni Dila,
ResponderEliminarEnquanto porta-luvas dos Car Jacks só fico contente qd aviamos a concorrência de forma desleal. Ora, com os manos dos teus Dealers em desfalque, nem tivemos de fazer batota e vá lá que o dono do Titi's aceita máquinas multibanco como pagamento.
Mas estes bebés da Cascata ainda mandam vir com as perguntas aí do cenário. Curte só, a Nina Bigodes (q ao contrário do Joni ainda usa o dela) pergunta:
"Qual a arma mais usada no assalto a bombas de gasosa/estação de serviço"
A tipa aceita Caçadeira de canos serrado, qd essa cena só é válida na zona Norte, pq no país inteiro o que tem rendido é ir com semi-automáticas.
À conta desse roubo, os Prós Xenetas só ficaram em 3º e sabes bem q 3 pastilhas de ecstasy n dá para nada como prémio.
Sabes se em Pinheiro da Cruz já voltaram a fazer quiz de cela?
Pisse
Camolas Out
Camolas,
ResponderEliminarDei um toque ao Eduvardo de Pinecross e parece que já não há aquele quiz de cela do nosso tempo, com cabedal e velcros - aliás, parece que a modos que inventaram um novo tipo de quiz.
A primeira regra é que não devemos falar dele. A segunda é que não devemos falar dele. Mén, nem sei em que cena os gajos
se meteram, mas parece que o Chonhó saiu de lá com o crâneo todo escavacado só por responder que o primeiro nome da Princesa de Gales era "Residencial".
Razão tinha o Edovardo, que telefonou no dia anterior a dizer que nenhum dos Pinecross Jolis podia ir...
Enfim, cenas.
Estás preparado para este mês? Ouvi dizer que os Serrotes da Ameixoeira estavam entre dois temas: "Alarmes do Mundo" e "Cirurgia Plástica Amadora". Desconfias de algum?
Str8 2u
Toni Dila
Toni Dila,
ResponderEliminarMan, as cenas temáticas são sempre do catano. O mês passado, na Cave do Meireles tivemos de gramar com "Carteiristas famosos" e "Armas de claques" mas sobre cirurgia plástica na Amadora só sei que costumam usar naifas e correntes de bicicleta.
E tu, estás atento a essa cena do "Quiz de dentes em cascata"? Acho q é uma cena nova em q a malta vai tentando responder a perguntas e leva com uma garrafa nos dentes qd falha. Qd acerta, leva só com uma soqueira. Aquilo dá prémios tipo cartão de bebidas e table dances à pala na Casa da Eulália, mas ainda ninguém ganhou pq não há dentes que resistam a porrada de nível 3...
Como dizemos nos Car Jacks,
Rover & Out