domingo, 17 de maio de 2009

CLASSIFICAÇÃO DE MAIO

.

.

10 comentários:

  1. A organização:
    O quiz terminou pelas 02:45.
    Decorreu sem grandes polémicas e teve uma condução correcta.
    Pena serem só duas pessoas o que gerou sempre dúvidas no anotar das pontuações. No final de todos os níveis as pontuações lidas inicialmente foram alteradas após consulta às restantes equipas.

    As perguntas:
    Fazer perguntas cuja resposta é um número (datas, alturas, rankings) muitas vezes é desinteressante pois quem acerta não é por saber mas sim por ir riscando hipóteses já dadas anteriormente - e houve muitas deste género.
    os aaaah no final de cada resposta tornaram-se habituais.

    Quem tivesse lido a dica da semana ou o destak tinha grandes chances de acertar a muitas das actualidades perguntadas pelos indomáveis: o cristo rei, os telescópios, cabeças de lista às europeias, festivais de música, i, frederico gil, cannes, taxa de desemprego, F1, onde está o sócrates e a cereja no topo do bolo: qual o nome da cola do Lidl!!
    Fazer perguntas sobre actualidades banais que daqui a uns tempos ninguém se recorda é um critério muuuito discutível, além de demonstrar que as perguntas foram alinhadas nesta última semana.

    o insólito:
    numa das últimas rondas do 3º nível deu-se um caso inédito (?) em quiz cascata que merece ser relatado. Uma pergunta directa aos FPM foi 'qual a data de fundação do LE monde'? eles tinham o Le monde em cima da mesa! e disseram que não era justo responder e atiraram literalmente o jornal para o chão e pediram que lhes fosse feita outra pergunta. Convém dizer que o Le Monde tem na 1ª página, abaixo do cabeçalho e bem visível a indicação de há quantos anos se publica. A solução da mesa foi considerar que os FPM não sabiam e a pergunta entrou em cascata com os FPM incrédulos a pedirem outra pergunta. A honestidade não compensou pois os 2 pontos ter-lhes-iam dado a vitória no quiz.

    HCl

    ResponderEliminar
  2. Elcio das Arabias17/5/09 17:30

    Fiquei a saber que a honestida de no quiz da cascata não compensa...
    Nao era a questao dos euros q estavam em jogo apenas a degnidade e a justiça, se fosse outra equipa eram logo os palavrões a falta de educação que muitas vezes se vê na cascata.
    No regulamento do Quiz da Cascata deveria haver pelo menos uma mençao sobre esta palavra.

    Tenho dito


    P.s. A dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça.

    ResponderEliminar
  3. Confesso-me algo confusa com este "caso", não percebi bem o que se passou. É que tudo depende de se eles sabiam a resposta ou não.

    Exemplo: eu tenho em cima da mesa o DVD do filme X, e a pergunta que é feita à minha equipa é o nome do realizador. Ora, eu não sei a resposta, embora me baste olhar para o DVD para saber. Por honestidade, tiro o DVD da mesa. Se nestas condições a minha equipa (e eu) não soubermos a resposta não me parece justo que a honestidade deva ser recompensada com nova pergunta. A honestidade deve valer por si só (e outros lugares-comuns semelhantes).

    Se eles olharam para o jornal e viram a resposta, deviam tê-lo dito: "o ano é 19XX, mas como somos honestos admitimos que acabámos de ver no jornal". Era atitude louvável até porque muitas equipas já acertaram perguntas no quiz por terem na mesa algo relacionado com a pergunta.

    Por outro lado, se sabiam a resposta sem ser preciso ver no jornal, deviam tê-la dito imediatamente! Certamente os pontos iriam para eles, primeiro porque era impossível provar que não o sabiam, e segundo pelas razões que disse no parágrafo acima. Lembro-me de uma jornada em que a pergunta era a localização da nascente de uma marca de água, e a equipa que acertou leu do rótulo da garrafa que por acaso tinha na mesa. Ninguém lhes tirou os pontos nem lhes chamou aldrabões; acontece.

    Ou seja: se o FPM sabiam a resposta, não lidaram muito bem com a questão, deviam ter respondido imediatamente e depois decidir se queriam ser "honestos e éticos" ou não. Se não sabiam a resposta, então a (bonita) atitude não deve necessariamente implicar a recompensa de uma pergunta nova: estavam a ser avaliados pelo conhecimento da resposta, e não pelas qualidades morais (embora sejam aparentemente altas!).

    ResponderEliminar
  4. Correcção: a pergunta dos telescópios eu sabia há vários meses (interesse pessoal), não precisei do Correio da Manhã - jornal que leio diariamente por razões cafeinísticas.

    ResponderEliminar
  5. Elcio das Arabias17/5/09 18:40

    Para quem nao sabe ou nunca teve o jornal Le Monde na mão, na capa esta a data de quando foi creado nao é questao de ñ saber porque até foi explicado e pedido uma questao nova, quem nao ouvio que tivesse ouvido/estado, volto a dizer que os Mamedes ganharam bem, melhor para eles.

    Foi a nossa melhor classificação talvez para a proxima ficaremos em 1º lugar sendo honestos ou ñ, assim se aprende!

    ResponderEliminar
  6. Deveriam ter respondido, Os Fonix tinham o Frederico na equipa, que por acaso estava no debate em que intervieram todos os candidatos ao parlamento europeu e não deixaram de responder Laurinda Alves. Não era falta de dignidade ou honestidade.
    Vota Frederico!
    Ou não!

    Johnny Ex-Bigodes

    ResponderEliminar
  7. paulo jorge17/5/09 20:20

    Nem pensei que isto fosse dar caso! Os FPM tinham o Le Monde mas nunca disseram que sabiam a resposta. Realmente, foram honestos, talvez poucas equipas o fossem, mas se sabiam a resposta (sem ter que ir ler ao jornal) deviam tê-la dado.

    ResponderEliminar
  8. O melhor é não haver nada na mesa senão canetas e papel e proibir perguntas sobre coisas rotuladas em cervejas, moscatel, scones e afins.

    ResponderEliminar
  9. Por favor, agradece-se que não fiquem esquizofrénicos com um quiz por mês.
    Aproveitem o jogo por aquilo que ele representa.
    Fica a critério de cada um abatotar ou não. Eu tenho de levar a minha caneta da sorte e ....não levo cábulas .

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/6/09 01:13

    o candidato dos fónix não foi eleito! perdeu-se uma oportunidade para defender o direito ao quiz no PE!

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.