domingo, 14 de dezembro de 2008

.
As longas noites de João Silva


Calçada da Boa-Hora... onde fica? Vou ver no mapa. Ah! Ao lado do Hospital Egas Moniz. Óptimo... Onde fica o Egas Moniz? Pergunto ao motorista do eléctrico. Ele está-me a dizer qualquer coisa, mas não ouço por causa do barulho. O melhor é dizer que sim. Aonde estou? Mas isto é a Calçada da Ajuda?! Rai's parta o motorista! Minha senhora, o Egas Moniz é longe para ir a pé? Bolas! São quase dez horas e vim parar a Belém! Bom, já cá estou na Calçada. Que estranho candeeiro! Acende quando se passa por baixo dele. É aqui? Mas não abre! Ah! É a porta da esquerda, não a da direita. Autocolante azul, maravilha. É um restaurante? Afinal, também é bar. Tá cheio! A uma terça-feira?! E o João onde está? Não pode dar entrevistas que vai começar. Fica para o intervalo. Onde me sento? Não há lugar, está tudo cheio. O melhor é sentar-me ao balcão. Cabeças erguem-se, viradas para o ecran enquanto as perguntas desfilam. A seguir olham uns para os outros e segredam. Viro-me para uma mesa. Olhares de expectativa, ânsia, dúvida,.. brilham como se fosse depois duma dose. Dizem-me que está ali o casal BMV, uns Espertalhos, uns nnaped, alguns Fónixs. Os Ursinhos estão cá todos, apontam eles! Deduzo que sejam equipas habituais, tipo Vips. Pergunta 9 é um palácio. O que é aquilo? Ah! Uma guilhotina. Ka??? A cobra do Livro da Selva?? Anel-ka, já percebi! Quem canta isto? Michael Bublé e Nelly Furtado. E eu pergunto "Quando, quando quando" a minha entrevista! Finalmente, o intervalo. Vamos para o balcão? Ele não tem tempo agora que tem de distribuir chocolates em troca de "aéreos". Pergunta 36, é uma imagem dum filme. Tarzan? A guerra do fogo? O planeta dos macacos, pois é! O melhor é pedir mais um whisky e fumar um cigarro que já não vou ganhar isto sozinho. As pessoas vibram! Estou à espera que alguém grite Linha. Acho que tenho aqui material para quatro páginas. Os empregados são simpáticos. Deixam-me tirar fotografias? Sim, claro que perservo o anonimato das pessoas. A última música. John Miles, grande malha! João, é desta? Não. Agora tem que corrigir. Porque é que lhe chamam Bigodes?! Mais um whisky. Não devia beber em serviço. Os resultados são anunciados. Parece que o vencedor foi achado no critério de desempate. A tal mesa diz-me que todas as semanas são diferentes os vencedores, mas que há equipas que só vão lá para se divertirem e passar um bom tempo. Concordo com eles. Só me restou a diversão já que o último lugar não deixou margem para dúvidas! Johnny, é agora? Responde-me que já se faz tarde e pede-me desculpa que amanhã é dia de trabalho. Eu disse que entendo perfeitamente, embora por dentro só me apeteceu responder outra coisa. Posso enviar-te por mail? Diz que sim. Não me resta mais nada senão pagar a despesa e ir-me embora. Para a semana, venho cá com mais amigos. E desta vez é para ganhar!!


Como é a responsabilidade de organizar semanalmente um quiz num bar?

É grande. As pessoas comparecem e pretendem divertir-se, logo contam com um mínimo de qualidade do jogo, quer na dificuldade das perguntas e correspondente certeza das respostas, quer no aspecto lúdico do jogo. Para responder a isso é preciso não fazer o jogo em cima do joelho, ter portanto a tal responsabilidade de não defraudar as pessoas.

É a primeira experiência?

Não. Pontualmente fazia jogos aos Domingos no antigo Quiz. Após a saída do Júlio também fiquei a fazer durante algumas 3ª feiras.

Como são as reacções dos clientes que lá vão jantar e não sabem nada deste evento no restaurante? Costumam aderir? Vão-se embora? Algumas falam contigo?

Divergem. Há quem fique e jogue, há quem vá. Há também quem fique, não jogue e acompanhe, bem como quem fique, não jogue e perturbe.

As pessoas costumam chegar a partir de que horas?

Pois…não sei. Eu venho do treino da minha equipa, só chego perto das 21,15h. Normalmente já lá está gente para jogar.

Com as novas tecnologias, abre-se todo um mundo de possibilidades. Escolheste este sítio por causa disso?

Não. Aliás eu não escolhi nada. O dono do restaurante, Hugo Loureiro, era um antigo frequentador do Quiz de Santos e é amigo dum bom amigo meu. Numa conversa ocasional esse meu amigo falou do Quiz Cascata, o que despertou o interesse do Hugo para se retomar a tertúlia quizistica num dos dias de pouca afluência do restaurante. Contactou-me, convidou-me, sugeriu 2ª ou 3ª, eu optei por 3ª e já está. Estão contentes com o jogo. Uma das coisas boas do jogo é a heterogeneidade etária e social. E a nossa é saudável, dando bom ambiente à casa e divulgando o seu produto.

Tu e o Júlio são comparáveis? Há quem diga que ele obriga-nos a pensar e tu és do tipo "Ou sabes ou não sabes". É legítima esta afirmação?

Somos comparáveis, mas mais importante que isso é sermos amigos. Não concordo nada com isso, eu normalmente sou menos directo e ponho as perguntas o menos directas possível. Não todas, mas muitas. O Júlio tinha umas perguntas de curiosidades esquisitas e é incomparavelmente melhor que eu a fazer as perguntas das músicas. Eu gostava de jogar os dele. Só espero que vocês gostem de jogar os meus.
Restaurante Lizarran. Terças-feiras às 22h00
Calçada da Boa-Hora nº 14 - 16 Telefone: 21 361 14 35.
.

5 comentários:

  1. E o "Bigodes"? Ficou por explicar.
    O croniqueiro só não disse que a amlta se diverte à brava, principalmente quando erra as mais óbvias e que já se sabiam desde o tempo do Moisés...
    Lixado é o cheiro a tabaco que obriga a despir toda a roupa antes de entrar em casa; faz lembrar o QuizBar...
    Até hoje, o mais conseguido em que tenho participado.
    Um bom 2009!
    Comandante / A Ordem do Fónix

    ResponderEliminar
  2. A pergunta que se impõe não é porquê "Bigodes", mas sim porquê bigode?!! De qualquer forma, quando eu e o Helder aparecemos em cena, já o João não tinha. E nunca me passaria pela cabeça questionar as preferências pilosas das pessoas. Afinal, eu usei uma barba enorme durante 12 anos!

    ResponderEliminar
  3. EU NAO GOSTO DOS QUIZES DO JOÃO..POR ISSO DE QUANDO EM VEZ TENHO DE O TIRAR DO PALCO!!!

    QUE ME PERDOE O ZE PEDRO QUE TEM DE LEVAR COM FUTEBOL.... MESMO ASSIM GANHA!!!

    Miguel, és o maior!!

    Santola

    ResponderEliminar
  4. Bom, eu acho que o João devia-nos pagar as bebidas ... já que lhe fazemos cª as Terças, parece-me justo...:P
    Ao fim ao cabo que seria do quizador mor sem a sua trupe de equipas quizantes!

    Assinado frequentador do quiz ex bigodaça

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto é da assistente do bigodes.

    E divirto-me á brava .
    Um abraço

    Anónimo é porque não digo quem sou ...

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.