sábado, 8 de novembro de 2008

QUEM TEM MAIS PONTOS PARA DAR?

.


Mais uma estatística inútil.

Na primeira tabela, temos os pontos totais e a média de pontos. Se a totalidade dos pontos em todas as jornadas não diz grande coisa sobre o real valor do que cada equipa faz, tendo em conta não só as organizações, mas também as faltas de comparência; já a média de pontos dá um retrato um pouco mais fiel. Note-se que todas as equipas que organizaram dividem por 8 participações (nenhuma delas faltou até ao momento), enquanto que algumas equipas que nunca faltaram mas também não organizaram dividem por 9 (Ex: Os Ambité e Carangueja) e outras por 7 (Ex: FPM com 2 faltas de comparência). Não se inclui a equipa convidada de Julho no bar Mystic.







Por outro lado, cada organização é sempre aleatória quanto à quantidade de pontos que "dá" para cada jornada. Isso iria substituir a média simples por um outro tipo de cálculos ao qual... eu não tenho pachorra para fazer! Se alguém tiver, esteja à vontade para publicar.
A tabela em baixo tem uma mera performance estatística em relação aos pontos que cada organizador distribui em cada nível. As médias calculadas para cada nível são óbvias de entender: Na PE (prova escrita) e 1º nível, os pontos são divididos pelo número total de participantes, que já reparámos varia de jornada para jornada (Por ex: 16 participantes em Julho contra 12 em Outubro), no 2º nível por 10 e no 3º por 6.





Aqui reparamos que os Ursinhos foram os mais "generosos" na quantidade de pontos que ofereceram às equipas, enquanto os Zbroing foram os mais "sovinas".

Não espanta portanto, a pouca diferença de média (9,57 contra 8,13) entre o mais generoso e o mais sovina no 1º nível , pois há que contar que este nível tem as perguntas de substituição que são geralmente muito fáceis. No entanto, os restantes níveis (PE incluida), as diferenças são bastante maiores.

Sem querer tirar grandes ilações sobre esta tabela, constata-se no entanto que a dificuldade de cada jornada tem uma relação quase inversa com a média de pontos que cada equipa "deu". Vamos supor que cada organizador também competia e "respondia " em cada etapa, a média de pontos respectiva. Comparando com as tabelas de pontos de cada jornada, concluíamos que Mamedes, Zbroing, Indomáveis e BMV c/Laranja no final do 2º nível, não só estariam na final, como terminavam com apenas 4 equipas acima delas. Poderíamos entender esta situação como um quiz feito só para uns poucos responderem e os restantes tartamudearam a cada pergunta: "Os americanos, o quê?!". Em certa medida, só no caso dos Zbroing isso parece aplicar-se, dado que olhando para a classificação dessa jornada, nota-se a maior disparidade de valores dos três primeiros para os restantes. Por outro lado, os Ursinhos e os Espertalhos acabariam a sua "participação" no 2º nível com, pelo menos metade das equipas acima delas. No caso dos Espertalhos, terminariam no "9º em 13"!

Parece-me no entanto redutor, que se possa extrair muito mais conclusões sobre esta tabela. Aqui não está reflectido o empenhamento que cada equipa teve na organização do mesmo, nem sequer o grau de interesse ou diversidade de temas. Com poucas excepções, sou forçado a admitir que houve um maior nivelamento e mais cuidado na preparação das jornadas, se comparar com os (poucos) que assisti no ano passado. Em 2007, e a partir de Junho (excluindo a sardinhada), o único que me encheu as medidas foi o dos Zbroing em Setembro. Os restantes, na melhor das hipóteses foi apenas chato.

Este ano, com a excepção dos Mineteiros (mas que apesar de tudo, justificaram-se previamente) não se pode falar de jornadas sem um mínimo de investimento ou cuidado. Mas isto, é conversa para o fim do campeonato. A seguir, têm a palavra os NNAPED e as Santas Noites.

3 comentários:

  1. Os Ursinhos foram de facto generosos este ano na distribuição de pontos.

    ResponderEliminar
  2. huum...
    As santas com melhor média que os carangueja, mas estes já com uma participação na final.... e mais no 2º nível; que falta às santas?

    ResponderEliminar
  3. falta-lhes o santo

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.