E foi num clima de grande descontração que se jogou a jornada de Maio do campeonato deste ano. Com uma apresentação irrepreensível, os Mamedes conseguiram um jogo bastante eficaz, que apenas teve alguns lapsos, mas que foi muito bem conduzido por todos os membros desta experiente equipa. E mais uma vez se provou que este é o campeonato mais equilibrado de sempre: 5 jornadas, 5 equipas diferentes a ganhar e mais uma estreia na galeria dos vencedores: os NNAPED, esse misto de médicos e engenheiros, bem reforçado pelo Ganchinho, conseguiu uma proeza de registo ao baterem os Espertalhos, que tiveram fulgurante arranque com 20 pontos (!) no 1º nível. Mais uma vez, os estreantes Persistência da Memória voltaram a titubear, com Jorge Napoleão a abandonar a sala muito rapidamente e o 15º lugar alcançado foi mais uma prova que o entrosamento desta equipa ainda não está em pleno. No 1º nível, algumas equipas destacaram-se, e outras ficaram pelo caminho: uma saída precoce dos regressados Indomáveis, tal como os Golfinhos, 123 Madrid, Lais e Duracell. O 2º nível revelou-se mais complicado para todos, excepto para uns NNAPED imparáveis, capitaneados por Carlos Santos, que talvez inspirado pelos ares de Amsterdão colocou doping na equipa, fundamental para esta estreia nas vitórias no QdC da Ajuda. Os suspeitos do costume (BMV, Ordem do Fónix, Ursinhos e Feios Porcos e Maus) conseguiram chegar sem grandes problemas à final, enquanto que os decepcionantes Ex-Cavs e os Frikadaellos morreram mais uma vez na praia. Universus e Folie à 5 completaram o lote do 2º nível enquanto que os Espertalhos perdiam gás e o 1º lugar. O 3º nível revelou alguma disparidade nas perguntas feitas e a luta entre os NNAPED e os campeões em título foi constante. Ganharam naturalmente os que mais pontos fizeram e com justiça. Luta interessante para o 3º lugar do pódium, com os Ursinhos de Jorge a levarem a melhor. Ordem da Fónix, BMV e Feios, Porcos e Maus completaram as outras posições cimeiras. O outro grande destaque da jornada vai para os BMV: passam para a frente do campeonato, são a única equipa só com finais e têm mais pontos de jogo amealhados, mas a diferença do primeiro para o 4º é de apenas cinco pontos. O campeonato promete e na próxima ronda é a vez dos Feios, Porcos e Maus organizarem, num jogo que costuma ser polémico. A ver vamos se a tradição se mantém ....
NNAPED - Primeira vitória de sempre na Ajuda. Merecida!
Olá a todos.
ResponderEliminarEm relação ao jogo, queria apenas falar um pouco sobre o nível 3. Quando se organiza um quiz, há duas vias que se podem seguir:
a) garantir que ninguém leva borlas fazendo um nível verdadeiramente difícil; tem como desvantagem obvia o facto de permitir poucas recuperações e ser frequentemente aborrecido / pouco competitivo.
b) fazer um nível acessível mais perto do nível 2, com muitas perguntas acertáveis, o que tem alguns riscos.
Falando apenas por mim, sou apologista de um nível 3 jogável, para manter o interesse e principalmente para que as equipas se continuem a sentir em jogo. O nosso objectivo costuma ser sempre este, mas devemos ter feito o nosso nível 3 mais acessível de sempre na sexta feira, com 27 perguntas em 36 a serem acertadas. Quando fizemos o jogo identificámos 12 perguntas que nos pareciam as mais difíceis e distribuímos 2 a cada equipa. Mas o risco de fazer um ultimo nível mais perto do 2.5 é a impossibilidade de prever que equipas estão a jogar e o que se vai converter numa borla. Há pessoas tão especialistas em alguns temas que esta é uma questão difícil de gerir. Pessoalmente sempre preferi correr este risco e manter o nível 3 jogável em vez de uma sucessão de "passo", mas nem sempre resulta bem. Acho que os Nnaped fizeram um excelente jogo em que talvez tenham tido sorte numa ou outra directa no nível 3, mas foram muito fortes globalmente (parabéns!).
Desculpas a quem se tenha sentido surripiado num ou noutro ponto e pelas dificuldades técnicas. O jogo ficou fechado na segunda feira mas o resto da semana foi caótica e só muito em cima consegui pôr tudo na apresentação, o que se traduziu em algumas perguntas com a resposta do ano anterior, numa D. Maria em que carreguei 2x no I, cabo esquecido em casa, e algum mau humor inicial.
Espero que se tenham divertido e até Junho para mais uma jogatana!
Sofia
Podias ter posto a do visco no nível 3...
ResponderEliminarBolas nunca pensei e parecia-me uma pergunta tão gira! Não foram vocês (ou foi em Fevereiro) que perguntaram a tradução de mistletoe para português? Achei que visco ia estar bem presente na memória das pessoas, e aí ficava logo meio respondida. Mas começou tudo a complicar com as unidades (que na realidade nada interessavam na pergunta) em vez de pensarem na imagem...
ResponderEliminarBah