sábado, 19 de novembro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE NOVEMBRO



A Ordem do Fónix soma a 12ª vitória e acaba com um jejum que durava quase um ano. É a 4ª equipa a vencer este ano.

Os Mamedes somaram a 50ª final. Somam também o 9º pódium e passam a ser os recordistas absolutos.

Folie à Cinq é a 12ª das actuais equipas a competir a conquistar um podium, a 19ª de sempre. Faz aumentar para 10 equipas a fazé-lo este ano, ainda um abaixo de 2009.

Relativamente ao campeonato, a corrida ao 2º lugar ficou baralhada, pois os Fónix beneficiaram bastante nesta jornada, igualando os Espertalhos que viram uma boa vantagem ser anulada, mantendo para já o 2º lugar pelas regras de desempate. No entanto, ambas as equipas dependem de si próprias, com os Zbroing cinco pontos atrás à espreita de deslizes dos dois da frente.

A vitória dos Fónix "arrumou" os BMV c/ Laranja que já não têm possibilidade de chegar ao podium. Embora assegurem um lugar entre os 6 primeiros (e como tal a sua melhor classificação de sempre), dificilmente descerão abaixo do 5º lugar (basta que passem o primeiro nível em Dezembro) e ainda têm a possibilidade de chegar ao 4º lugar, embora a tarefa seja difícil, necessitando que os Zbroing não acabem nos 4 primeiros lugares da jornada final.

O 6º lugar ainda está por definir. Os Lais da Carangueja ainda o mantêm mas viram a vantagem ser reduzida para 5 pontos. Com desvantagem directa, só asseguram a "Liga Europa" com um 3º lugar na última jornada.
N.n.a.p.e.d. estão em alta e são os maiores rivais dos Carangueja, embora Ex-Cavaleiros e Ursinhos possam lá chegar mediante a vitória em Dezembro, desde que Lais não cheguem à final e os Nnaped não acabem no podium. Para os Feios, Porcos e Maus , o sonho "europeu" acabou este mês, pois organizam a jornada final. Estes últimos garantem a organização para o ano, desde que Outsiders não ganhem.

E justamente para os lugares da organização, e a menos que surjam grandes surpresas, 10 lugares já estão praticamente entregues. Para a vaga final, os Folie à Cinq deram um enorme salto e ainda com possibilidades razoáveis para subir aos 10 primeiros lugares. Um desaire dos Folie no 1º nível, faz com que o sucesso das restantes equipas possa ocorrer em apenas uma destas situações: Unidade 101, Duracell ou Golfinhos precisem de acabar nos 2 primeiros, Frikadaellos necessitam de um 3º lugar no mínimo e aos Outsiders basta um 4º lugar. Se os Folie repetirem a final, então só a Outsiders e Frikadaellos é necessário um 2º lugar, pois aos restantes que tenham hipóteses matemáticas, só a vitória interessa.

Assim para o ano, e comparando com este ano, os Lais da Carangueja vão-se estrear na organização e os Nnaped vão regressar após um jejum de 2 anos. Os Folie à Cinq têm boas hipóteses de se estrear. No inverso, aos Frikadaellos, Golfinhos e Unidade 101, só um deles poderá ter uma hipótese de repetir a organização, e desde que os Folie à Cinq "permitam".

24 comentários:

  1. Só para os fazedores:

    Venham mais "vinganças" dessas!

    CMD

    ResponderEliminar
  2. Quando se faz um jogo honestamente é difícil obter alguma vingança.

    Sendo desonesto , viciando os quizes ou dizendo as respostas às equipas que não nos interessam depois de ser eliminados talvez me fizesse atingir o meu objectivo.

    Quanto a ti, já te expliquei anteriormente para onde deves ir.

    ResponderEliminar
  3. Aos que "roubaram" 2 pontos à minha equipa... o meu especial obrigado! SE A PERGUNTA FOI MAL FORMULADA..E MESMO ASSIM SE ACERTA NA RESPOSTA... MAIS MÉRITO SE TEM!Mas não...bora lá fazer outra de substituição.... de outro tema que nada tinha a haver!A partir de agora é estar atento às perguntas mal formuladas... pois isso passou a SER IMPORTANTE!

    C.S.

    ResponderEliminar
  4. Sai uma rodada de xanax!

    ResponderEliminar
  5. Depois de reler o meu comentário impulsivo e "a la Octavio Machado", posso não ter deixado claro que a vitória dos Ordem foi super merecida, com uma equipa este ano ainda mais forte com as excelentes aquisições do Bruno e do Branco.

    Os meus Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Grande olheiro que descobriu o Branco e o Bruno :)

    Jogo ao nível do que esperava dos BMV, de preferência sem o laranja. Sempre se pautaram por jogos francamente interessantes, equilibrados, honestos.

    ResponderEliminar
  7. Carlos,

    Eu ainda posso compreender a indignação de alguns elementos mais recentes da vossa equipa. Agora, espanta-me que ainda não conheças as regras deste jogo. Para relembrar, aconselho-te a consulta do regulamento, artigo 10º, ponto 1.

    http://quizdecascata-regulamento.blogspot.com/

    Parece-me claro.

    ResponderEliminar
  8. Viva Tita! o alvo nem eras tu ... mas se disseste para ler ... sou bem mandado!

    Artigo 10º
    (Perguntas Imperfeitas)

    1. A equipa à qual seja formulada uma pergunta imperfeita directamente, terá direito a um nova pergunta, independentemente do que fizerem as equipas que apanharem a pergunta em cascata.

    MUITO BEM .... MAS ....


    3. Se uma equipa responder correctamente a uma pergunta e esta for desconsiderada pelo organizador, deverão ser-lhe atribuídos os respectivos pontos.

    VES??? Fiz como disseste... li ... mas temos de ir ao ponto 3 tambem, nós respondemos bem a uma pergunta imperfeita... e segundo o regulamento, os pontos teriam de ser dados!

    Nota: quantas vezes as perguntas foram mal feitas ... as equipas emsmo assim acertaram.. e levaram os pontos? N vezes... mas tudo bem...

    um bjs para ti e obrigado pela consideraçao!

    C.S.

    ResponderEliminar
  9. Mas infelizmente, neste caso, o ponto 3 não se aplica porque vocês não responderam correctamente à pergunta. Nós perguntámos as duas equipas e se tivessem dito as quatro equipas, sem dúvida que levariam os dois pontos. Assim, com uma pergunta mal formulada e uma resposta incompleta, não seria justo para os restantes jogadores que vocês tivessem ganho esses pontos, por isso houve um chicken eye.

    E não tens nada que agradecer :)

    ResponderEliminar
  10. Sergei Kostov22/11/11 15:15

    @ Carlos - Dado que foi a minha equipa que pediu o chicken eye nessa situação e em resposta ao que disseste: não tens de quê.

    Até porque não é quem pede o chicken eye que decide o que quer que seja, o mesmo é avaliado e é a organização (ou o chicken master) que determina o resultado.

    Se a pergunta está mal formulada, a mesma nunca iria ter uma resposta certa a não ser, como a Tita referiu, que vocês tivessem respondido inequivocamente com as 4 equipas.

    E creio que seria novidade ter perguntas de substituição obrigatoriamente do mesmo tema...

    É chato perder pontos assim, mas faz parte do jogo, também já perdemos um jogo este ano por algo nesse estilo, mas também já ganhámos devido a uma correcção.

    Em relação à má formulação das perguntas, a sua importância não é de agora, aliás se isso já for tido em conta na elaboração do quiz, vais ver que muitas coisas correm melhor.




    Em relação a este quiz no geral, foi uma jornada tranquila, sem grandes dramas, talvez um bocadinho arrastada em certos pontos, especialmente no segundo nível.

    Tenho sempre algum receio em termos de nível 1, quando a história é "há borlas para todos e outras mais complicadas", porque isso vai depender muito dos temas em que calha A ou B, para além de que a nivelação é mais complexa. Se calhar esta noção tem a ver mais com a minha equipa, já que fizemos mais pontos no nível 2 do que no nível 1, mas também pode ser azelhice nossa.

    No entanto, foi um quiz pensado e isso ajuda sempre a melhorar o serão.

    Parabéns à organização e aos vencedores.

    ResponderEliminar
  11. "Se a pergunta está mal formulada, a mesma nunca iria ter uma resposta certa a não ser, como a Tita referiu, que vocês tivessem respondido inequivocamente com as 4equipas."

    Sérgio Kostov, consegues navegar por águas mais hipócritas que um político manhoso.
    Essa argumentação está NO POLO OPOSTO do que defendeste (e mal) sobre a história da música do 'Último Imperador'.

    Bem prega frei Kostov...

    ResponderEliminar
  12. Sergei Kostov23/11/11 10:24

    Filipe, até posso ter o meu quê de pregador, mas tento também ter atenção à solidez das tábuas sobre as quais estou a pregar, para não cair no erro de vir colar rótulos ao desbarato:

    Sobre essa questão que referes, do "Último Imperador", eis o que escrevi na crónica do respectivo quiz e que podes consultar aqui no blog:

    "Nota final para o Chicken-eye, que foi chamado a intervir algumas vezes. Parece-me positivo, embora falte definir um pouco melhor o que é contestação de resposta e o que é uma contestação do critério do organizador. Por duas vezes, no caso do Gasganete/Gargamel e no caso da banda sonora do "Ultimo Imperador", a coisa foi dúbia, defendendo-se o organizador com o seu critério para validar a resposta que aceitou. Isto parece-me uma zona de ninguém em que quem pede o Chicken Eye se pode sentir defraudado..."

    Acrescento com mais um excerto dos sermões de Kostov, com um comentário no mesmo post, sobre essa matéria:

    "Chicken eyes, Lazy eyes, Bette Davis eyes e outras coisas que tais à parte, acho que esta inovação não foi feita para substituir à bruta o critério do organizador, nem sequer para transformar a CO na polícia do quiz. 

Noutras alturas, bastava ao organizador dizer "o que está no cartão é que conta" ou fazer orelhas moucas a protestos, justos ou não, para seguir em frente.
 Isto, a meu ver, é um melhoramento em fase experimental que só ajuda em erros de facto e não tanto em erros que também dependam da interpretação ou do critério do organizador, como em parte aconteceu nos dois exemplos que dei.

Aí, suponho que será preciso afinar a máquina para saber qual o melhor procedimento nesse tipo de situações. Caso contrário, como foi durante tanto tempo pré tecnologia, em caso de vazio legal valerá a decisão do organizador...

"


    Tendo em conta que, em relação à questão deste quiz, a organização (nas palavras da Tita) diz que só aceitaria as 4 equipas, como resposta certa face à má formulação da pergunta e eu referi isso mesmo no meu comentário, diz-me lá onde está a hipocrisia e onde são os antípodas.

    Em todos os casos digo que, face a um chicken eye de uma pergunta mal formulada, ainda é o critério do organizador que define o que é considerada a resposta certa, apesar disso ser dúbio e poder deixar gente insatisfeita de parte a parte. Portanto ou me estás a confundir com alguém da minha equipa (que pode perfeitamente ter outra posição) ou temos interpretações diferentes do que é "coerência".

    Mas pronto, os bravos do pelotão também têm os seus dias maus...

    ResponderEliminar
  13. Sergio? quantas palavras escreves por dia?? CARAMBA....

    Ouvi a tua opinião e registei! sempre a considerar-te!

    C.S.

    ResponderEliminar
  14. e claro...viva o BENFICA! 8os final... estamos lá!

    C.S.

    ResponderEliminar
  15. Sergei Kostov23/11/11 14:43

    Sou pago à linha Carlos ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Sérgio, é claro que temos interpretação diferente do que é coerência.
    É aí que está o problema, é na coerência.

    ResponderEliminar
  17. Guy Fawkes da Ajuda24/11/11 22:49

    Realmente coerência é o que há mais no Cascata. Todos atiram pedras, mas esquecem-se que têm telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  18. Apenas para informar quem ainda não sabe que, infelizmente, devido às recentes chuvas, a Taberna da Junqueira foi forçada a encerrar e a ir para obras. E não há prognóstico de abertura. Contudo, há algumas hipóteses para um outro local e, mal saiba algo de concreto e seguro, avisarei de imediato. Até lá, as minhas desculpas a quem ainda não sabia e, eventualmente, planeava prestar uma visita à quinta-feira. Obrigado.

    Frederico

    ResponderEliminar
  19. Dado estatístico interessante.

    100% das pessoas que foram jogar e que conversaram comigo afirmaram nunca ter visto a Casa dos Segredos 2 e não fazer ideia quem eram as duas pequenas.

    100% das equipas acertaram os nomes das duas raparigas da Casa dos Segredos 2.

    ResponderEliminar
  20. Mais um mês sem crónica???

    ResponderEliminar
  21. Mais uma jornada sem crónica?

    ResponderEliminar
  22. Olá a todos,

    na próxima terça-feira dia 20 de Dezembro haverá noite de quiz em algum lado em Lisboa?

    ResponderEliminar
  23. Na Junqueira às 22 horas, está no blog.

    João Silva

    ResponderEliminar
  24. fLip

    O dado estatístico tem uma explicação muito simples: como ninguém se "acusa", não há problema em revelar que as gentis distribuidoras de aperitivos revelaram o SEGREDO em todas as mesas.

    Como vimos os do lado a escrever a resposta, não iríamos armar-nos em totós.

    CMD

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.