sábado, 17 de setembro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE SETEMBRO

Mamedes sagram-se campeões a três jornadas do fim. É a primeira vez que um campeão é encontrado antes de Novembro.

Também aumentam para 7, o recorde de vitórias num só ano por uma equipa.

É a segunda vez que uma equipa chega aos 50 pontos numa jornada. O recorde pertence aos Cavaleiros com 53, em Junho de 2007.

É, no entanto, a maior diferença pontual numa única jornada, entre o 1º e o 2º: 15 pontos.

N.n.a.p.e.d. alcança o seu melhor resultado de sempre numa jornada: 2º lugar. O melhor era o 3º em Junho de 2006.

Em relação ao campeonato, a Ordem do Fónix salta para o 2º lugar, aproveitando o deslize dos Espertalhos. Mas a batalha pelo podium vai conhecer uma maior definição nas próximas duas jornadas, quando os Fónix e os BMV c/ Laranja (respectivamente 2º e 3º no campeonato) organizarem já a seguir.

Em relação aos lugares de "acesso à Liga Europa", os Lais da Carangueja (em 6º lugar) cimentaram um pouco mais essa pretensão em relação aos perseguidores, sendo que F. P. Maus organizam a última jornada e começa a ser mais difícil entrar nos 6 primeiros. A corrida conheceu também um inesperado candidato, pois os N.n.a.p.e.d. sobem ao 9º lugar e estão com a moral elevada.

Para os lugares de organização, tudo está ainda em aberto.

19 comentários:

  1. Este quiz foi, acima de tudo, chato, muito chato. Não houve uma única pergunta no 3º nível que tivesse algum interesse ou utilidade, tanto que pela primeira vez preferi ir embora a ficar até ao fim.

    No 1º e 2º níveis, houve grandes desequilíbrios, com perguntas (demasiado) de caras ali no meio (tão de caras que eu nem sei se chegavam para nível 1, quanto mais para nível 2).

    No entanto, aprendi 2 ou 3 coisas que entretanto esqueci.

    Parabéns aos Mamedes!

    ResponderEliminar
  2. Só concordo com duas coisas que o Anónimo anterior disse: um nível 1 demasiado fácil e um 3º algo desinteressante. De resto, acho que as perguntas estavam, no geral, equilibradas e dentro do nível, e isso é visível pelas pontuações parcelares de cada nível e pela proporção de perguntas a dar a volta à sala, que foi sendo cada vez maior.

    Achei que o quiz foi bonzinho no geral. E não o achei nada chato, foi conduzido a bom ritmo e acabou a horas decentes.

    E agradou-me sobremaneira termos sido capazes de dizer, numa pergunta de substituição do 1º nível, as três capitais do mundo que começam com uma letra com que mais nenhuma capital começa (isto soa tão mal...), ainda para mais depois de termos acertado as duas localidades ligadas pelo primeiro eléctrico em Portugal. Quase que merecíamos 4 pontos, hein? :P

    DC (Lais).

    ResponderEliminar
  3. Caro DC, essa pergunta das capitais já fora feita pelo ex-bigodes num dos seus quizes... (domínio p?, borratxon?). Não é grande a habilidade.

    Jogo interessante, com as caraterísticas dos que costuma fazer o João Silva. Um estilo lúdico, de que gosto bastante. De 0 a 5, nota 4.

    fb

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo:

    É difícil ser consensual em matéria de quiz cascata. O estilo do jogo apresentado é o que eu defendo, conservador e com pouca inovação.Para inovações e cenas de ação prefiro o circo chen e fazer parapente. A nivelação também não é fácil,mas eu disse na entrevista que a tinha feito à sorte, e partindo desse pressuposto não correu assim tão mal. Quanto ao 3º nível as perguntas interessantes e de utilidade só saíram na 6ª cascata, se tivesse sido mais resistente, até porque o jogo não acabou tarde, podia ter assistido e eu escusava de refutar essa afirmação.

    Caro DC:

    A pergunta foi mal formulada, mas embora tardiamente, o erro foi corrigido, tal como o provocado pela minha surdez na pergunta dos vinténs. Ou por ser crédulo.

    Caro fb:

    Boa memória, foi no Borratxon.
    Cá para nós que ninguém nos lê, se todos fossem quatro não era nada mau.

    Johnny Ex-Bigodes

    ResponderEliminar
  5. Quando havia quizes no Borratxon eu ainda ignorava a existência deste tipo de eventos em Lisboa, caro fb. Nem todos andam nisto há vários anos ;)

    João, eu gostei do quiz! Apenas lancei uma pequenina farpa (muito diferente daquelas lançadas por Ramalho Ortigão e Eça de Queirós ;) ), sem ressentimentos! Abraço, e cumprimentos a todos.

    DC

    ResponderEliminar
  6. Sergei Kostov20/9/11 18:24

    Estando eu à vontade com o João, não me custa nada dar os meus 5 cêntimos de opinião, pelo menos até à parte em que estive presente.

    Nada contra o estilo de apresentação, embora um bigode postiço fosse um elogio nostálgico. Em termos de temática clássica também nada a apontar, porque sei que é possível fazer uma coisa engraçada dentro de temas convencionais. (embora seja fácil adaptar uma questão a um tema que precisemos de encher).

    E, embora a nota geral seja positiva, a minha grande questão tem precisamente que ver com a já mencionada distribuição da dificuldade. Não entre níveis, porque aí a experiência do João e afins ajudou a que fossem apenas algumas as excepções de perguntas fora de nível.

    Quando falo de nivelar falo das perguntas atribuídas a cada equipa dentro de um mesmo nível. Se cada uma das 15 equipas, em teoria, tiver um nível 1/2 com 3 bombocas mais puxaditas e 3 mais acessíveis, a coisa é nivelada. Se uns têm 5 pinceis e uma borla e outros têm a proporção inversa, então a nivelação já era.

    E isto nem tem que chegar a perguntas a darem a volta, porque um quiz bem feito no geral permite que existam sempre 2 ou 3 equipas nos primeiros níveis que saibam (ou consigam deduzir) a resposta correcta. Tem a ver mesmo com a pergunta em si.

    No quiz dos Ex-Cavaleiros, em certos casos, pareceu-me que a mesa que calhou a uma ou outra equipa condicionou o desempenho no jogo. E essa ideia saiu reforçada com o facto de ver que no nível 3, estiveram 5 equipas que estavam sentadas até à mesa 6, salvo erro e só os Lais (lançados também por uma porrada de cascatas no nível 1) marcaram presença da 10 para a frente.

    Ou seja, o quiz estava mais estruturado no início dos níveis na distribuição das equipas (ou mais acessível) e mais enfarinhado para o fundo da sala. Certamente que o número de directas acertadas também reforça isso.


    Se isto lixou o jogo todo? Obviamente que não, lixa só um bocadinho a malta que neste caso ficou lá ao fundo.

    Fora isso, parabéns ao João e à restante troupe, por um serão bem conduzido.

    ResponderEliminar
  7. http://www.flickr.com/photos/nicolasconnault/2974686197/in/photostream/lightbox/

    ResponderEliminar
  8. Caro Sérgio:

    Como estou à vontade contigo posso dizer-te que no final do 1º nível estavam nos lugares de acesso ao 3º
    nível as equipas nº1,2,6, 9,13 e 15 ou seja 3 de cada metade.
    Houve depois e isso sim uma troca entre a equipa 9 e a equipa 4, muito por culpa da primeira ter ficado desfalcada de 2 elementos,e entre a 3 e a 15 (tua) porque realmente e analisando friamente a tua equipa tinha 1 pergunta a mais naquelas que eu considerei mais difíceis. E aí entra o fator sorte porque se em vez de vos ter calhado o desporto do Alberto saísse o Jardim da Rosa dos Portland a coisa tinha ficado equilibrada.Lamento que tenha sido assim.

    Johnny Ex- Bigodes

    ResponderEliminar
  9. Ainda tenho uma vaga para o quiz de cascata no sábado na ilusão paralela. 10e por equipa, prémios porreiros para os três primeiros, a começar às 22 com equipas de 5. Quem quiser ir mande-me um mail para filipe.girao@gmail.com ou apite. Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Sergei Kostov22/9/11 12:48

    Johnny Boy, sei perfeitamente que isto não é uma ciência. Indiquei apenas aquilo que a minha visão do jogo me transmitiu.

    Resultado do jogo à parte, chateia-me o facto de sermos "maus" a escolher mesas. E embora no segundo nivel as coisas não tenham só que ver com a posição inicial, já é o segundo quiz consecutivo em que nos tramamos com ajuda do posicionamento.

    Siga para bingo, que em Outubro é que é.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. quando o telefone toca o remédio é atender24/9/11 09:39

    trrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  12. Então e para quando a Crónica do mês de Setembro!...

    ResponderEliminar
  13. Sim, queremos a crónica!

    ResponderEliminar
  14. E digo mais.... queremos a crónica!!!

    ResponderEliminar
  15. eu quero é que vocês se vão todos ....r mais a crónica!
    irra!

    Miguel

    ResponderEliminar
  16. Os cortes orçamentais ontem divulgados incluem a cessação de remuneração ao cronista oficial deste blog.

    ResponderEliminar
  17. Jacques Seguela16/10/11 18:22

    O cronista teve os dedos engessados nas últimas semanas. Parece que o estágio como pianista num bordel não correu bem...

    ResponderEliminar
  18. Caiu-lhe a tampa do piano em cima dos dedos?

    ResponderEliminar
  19. Já que~este mês parece não haver antevisão, aqui vai um aviso á navegação: para que não se proteste sobre a hora tardia do fim do jogo, vamos começar, como habitualmente, às 22:30.

    E, como já foi anunciado noutro local, não é a Guiné Bissau que vai estar em causa, mas a Guiné Equatorial, com perguntas sobre geografia, nomes de ministros, produção agro-pecuária e outras questões relevantes.

    CMD

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.