domingo, 22 de maio de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MAIO


2ª vitória dos BMV c/ Laranja e 6º pódium nos últimos onze jogos. Parabéns!!

Espertalhos mantêm viva a chama do título, partindo para a organização em Junho um pouco mais aliviados.

Com Golfinhos, Fav. & Co. passam a ser 14 as equipas a chegar à final. Será bonito (e possível) se todas chegarem este ano, pelo menos a uma.

Mamedes, Espertalhos, Ordem do Fónix e... Outsiders mantêm-se como as únicas equipas a passarem sempre o nível 1.

46 comentários:

  1. boommmbbaaaaaaaa..... puuummmmm!!!

    qual destes nao é um jogador tailandes da terceira divisao de voleibol??

    nach pin taw ?? ful was wang ? waNGH KEEK MOONM ? DAN DER WAN ?

    VÃO DAR UMA CURVA....

    ResponderEliminar
  2. É o Dan Der Wan. Os outros são conhecidos. Era frequentador da academia mas emborrachou-se na sexta feira (como de costume) depois de não acertar as cascatas dele e empurrar a equipa para o fundo da tabela.

    ResponderEliminar
  3. Elcio/Taly das Arabias23/5/11 21:44

    Achei muito mal a cascata da Bomba! Nao foi justo prejudicar a equipa numero 1 (nós os FPM)

    O jogo é para ser justo e não ajustado as últimas equipas...

    Gostei do jogo tirando o trampolim de ski da Noruega e as bombas... (se tivessemos sido a última equipa a responder estava + contente)

    ResponderEliminar
  4. Que bem que começou o jogo, com a Sofia a receber pontapés no rabiosque ossudo! Grande momento! Depois, tudo foi piorando.

    ResponderEliminar
  5. Boas noites. Um rescaldo rápido: infelizmente o jogo não foi do agrado de todos, tendo havido alguns elogios (obrigada) e algumas críticas. No entanto, não vou alegar falta de tempo ou má preparação, porque na verdade foi o contrário. De todos os quizes que já fizemos nos últimos anos, este foi o mais preparado, com mais tempo e mais cuidado. Começámos com meses de antecedência, nas últimas 2 semanas atribuímos classificações de nível e subnível, e no último domingo reunimo-nos longamente os seis e estivemos a correr as perguntas uma por uma, a fazer as alterações necessárias, a procurar erros - o que só mostra que às vezes o excesso é contraproducente. Um exemplo perfeito é a pergunta do hino olímpico: originalmente perguntávamos simplesmente "que música é esta cantada no original" e após discussão achámos que talvez fosse demasiado difícil e acrescentámos o hino para facilitar. Inacreditavelmente (ou não, dado que os 6 tínhamos o bias de saber que era o hino olímpico) a nenhum ocorreu que as equipas pensariam imediatamente em hino de um país. Ou seja, muito cuidado deu asneira. Claro que sabemos que, por mais subnivelação e distribuição que se faça, o conceito de dificuldade é sempre subjectivo a cada equipa - e é essa a "natureza" injusta de um quiz de cascata, mas fizemos o máximo para tentar tornar a coisa mais justa.

    Relativamente ao nível 1 ser demasiado difícil, tivemos 46 perguntas em 90 a serem respondidas directamente. Na minha opinião isso faz um nível 1 jogável ainda que não demasiado fácil, deixando a ordenação das equipas mais dependente das cascatas. Aqui é uma questão de preferência pela qual já nos manifestamos muitas vezes nos últimos anos. Pessoalmente prefiro um jogo assim, em que uma directa falhada não equivale quase imediatamente a uma sentença de eliminação, mas é obviamente uma opinião pessoal.

    Em suma, o nosso grande objectivo era uma noite divertida, com perguntas de temas variados e razoável interesse (não é giro, um campo de golfe com mais de 1000 km??). É óbvio que algumas coisas falharam, com grande pena minha, mas espero que pelo menos tenha sido divertido para alguns.

    Abraços e até à próxima.

    Sofia

    PS1: Com quem é que tive a discussão sobre a Turkish Airlines? Foi com o Sérgio dos Espertalhos? Gostava de lhe explicar melhor (por mail) por que não aceitei a resposta deles, agora sem barulho nem a confusão do jogo.

    PS2: Todos os diamantes estão neste momento a transformar-se em grafite. Por isso é que nunca peço diamantes ao Jorge.

    ResponderEliminar
  6. Elcio és um pobre e mal agradecido, porque se não fosse a pergunta sobre o majestoso trampolim de Vikersund na Noruega não terias passado do segundo nível.
    Verfica lá se não é verdade?
    Para a próxima em vez de te ajudar vou pedir ao meu amigo que sabe krav maga para te bater...

    ResponderEliminar
  7. Estava à espera da crónica do jogo para comentar mas sendo assim vamos lá.
    Continuam,na minha perspectiva,a haver ao fim de seis anos alguns equívocos por parte de quem organiza.
    O primeiro é o conceito que uma pergunta de nível um é classificada por ter sido acertada ou não. Se num quiz meu eu fizesse 90 perguntas que fossem todas acertadas pela última equipa a responder,isso significaria,para mim,que nenhuma delas é de nível um.
    Depois tem a ver com a inovação. A maior parte das pessoas que jogam quiz à 3ª, 4ª, 5ª, e por aí fora, todas as semanas e já nem me lembro desde que ano, fazem-no porque gostam do modelo do jogo e não pela mudança. Sempre que não há musicas reclamam. Se não há cinema reclamam, se não há ....do costume,reclamam.
    No cascata acontece o mesmo. As pessoas vão porque é, como dizia alguém dos Espertalhos, " mais do mesmo", desde que bem feito e divertido.
    Será também de relembrar que há mesmo que desactualizado um regulamento. A bomba é uma ideia do Pascoalinho que ele utiliza nos seus cascatas. Eu não gosto e vou explicar quando chegar ao hino. Nunca foi feito, mexe no modelo que está regulamentado e abre portas a que outros levem puzzles, provas de vinhos ou de odores em qualquer das 3 partes de cascata.
    Fim da parte 1

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao jogo, achei muito engraçada a ideia da parte escrita, essa sim livre para ser criativa desde que os 10 pontos sejam respeitados. Foi original e estão de parabéns por isso.
    O nível um foi mau, desequilibrado, com demasiadas perguntas a dar a volta e com o erro de ter 3 subníveis, demasiado perigoso e de critério muito lato para ser rigoroso.
    Mas para mim o pior foi a cascata cantada.Desequilibrada, demorou demasiado tempo, o que atrasou o jogo. E aqui vou falar da pergunta do hino, que infelizmente calhou à minha equipa, gostava mais que me calhasse uma do Tony Carreira. A pergunta do hino é uma pergunta claramente para ser falhada ou ser acertada no fim e ser aplaudida a resposta de pé. E isto porquê, quando se lê a palavra hino na pergunta automaticamente se focaliza a atenção num hino de um país. O engodo foi mordido. Quando começa não se percebe a melodia nem a´letra dado ser o Miguel a cantar, noutras pode não ter sido notado, mas nesta foi claramente. E então surge a questão: " isto deve ser um país rebuscado, não acham" . Engodo número 2 mordido, toda a gente a disparar países estranhos, lá se foi o nível um. Depois a língua original, quem não fala grego não pode cantar grego, e mesmo que saiba quem sabe grego naquela sala?
    Excelente resposta dos Outsiders, excelente pergunta de nível 3.
    Resumindo não se fazem perguntas de nível um para serem falhadas.
    Fim da parte 2

    ResponderEliminar
  9. Sergei Kostov24/5/11 00:26

    Conto ter a crónica terminada algures entre amanhã e 4ª. Peço desculpa pela demora mas esta mania idiota de correr meias maratonas ao domingo e ir trabalhar à segunda retira-me um pouco a lucidez mental mínima necessária para a tarefa.

    Quando publicar a crónica, publico também em comentário uma opinião mais pessoal dado que, sempre que possível, tento que a crónica tenha 5% de imparcialidade.

    PS - Sofia, a epopeia das linhas aéreas turcas foi efectivamente comigo. Também foi com o Ricardo, o Zé Mário e, no intervalos do seu whisky, com o Rogério. Só o César é que não se manifestou tanto, acho que tem milhas para descontar no cartão. Mas, chuta para mail qualquer esclarecimento adicional.

    ResponderEliminar
  10. Sergei Kostov24/5/11 00:30

    E sim, coloquei um comentário a esta hora, só para lixar a exposição ao ex-Bigodes...


    PS - E agora, com este, são dois.

    ResponderEliminar
  11. Assisti ao nível dois e três mas como diz o segundo anónimo estava a fazer de Dan der Wan, ou seja beber que nem um animal depois de falhar as minhas cascatas. Por isso não comento esses níveis. Mas mesmo que não tivesse bebido que nem um animal e ter empurrado a minha equipa para o fim da tabela. toda a gente sabe que eu nunca me refiro aos níveis 2 e 3 pq aí já acho tudo legítimo desde que regulamentado e habitual.A bomba não o é, sendo uma cascata para o ponto e não para os 2 pontos. Só assim consegue ter alguma piada, Não é feita para ser acertada tal como o hino. Tem o mérito de ser igual para todos. Se não houver azar na escolha.
    Finalmente a justiça. Os mamedes são de longe a melhor equipa do campeonato, constituídos por pessoas inteligentes e com quem me dou bem. Mas não fizeram oq ue podiam. E irritou-me sobremaneira a complacência de certos barões que crucificaram o Napoleão e os Golfinhos. Podem dizer-me que são opiniões, verdade, para mim tem outra palavra que o define.
    Parabéns aos BMV pela vitória e aos Golfinhos pelo pódio.
    Em Junho lá estarei mas vou mudar o pseudónimo para Dan Dá a Cara. E o nome.

    João Silva

    ResponderEliminar
  12. És um querido Sérgio!

    Johnny

    ResponderEliminar
  13. João:

    Concordo com alguns pontos, discordo de outros. Algumas coisas que discordo:
    - das 90 perguntas, o n1 teve 46 respostas em directa e 3 perguntas a dar a volta (sim, foram 3); não me parece assim tão desastroso e não está de acordo com a tua comparação de "se num quiz meu eu fizesse 90 perguntas que fossem todas acertadas pela última equipa a responder isso significaria,para mim,que nenhuma delas é de nível um."
    - a nivelação não correu tão mal: das perguntas que considerávamos n1-, apenas uma não foi respondida em directa, o que garantiu 2 directas por equipa a quase todas;
    - não penso que o n1 tenha sido tão desequilibrado como dizes; olhando para a folha detalhada de pontuações vi directas e cascatas bem distribuídas pela maioria das equipas;
    - a cascata musical não tinha de ser equilibrada em dificuldade nem dissemos que o seria; haviam umas mais difíceis do que outras, mas quem teve as “piores” foi depois compensado nas restantes cascatas, e vice-versa;
    - o hino não foi um engodo propositado, como expliquei antes, fizemos pior quando queríamos fazer mais fácil, e por isso o mea culpa acima.

    De resto, como disse, concordo com alguns pontos que focas. Beijinhos e vai treinando essa manchete.

    ResponderEliminar
  14. Elcio/Taly das Arabias24/5/11 15:02

    Ao anónimo

    Como tens vergonha de te assumires não me vou ao trabalho de te responder.

    Aqui ao que parece somos todos adultos e assumimos os nossos comentários (bons ou maus)

    ResponderEliminar
  15. J.Napoleão24/5/11 16:29

    Após tantos anos a ler Astérix, finalmente na 6ª feira compreendi porque é que o Ferreiro Cétautomatix), diz batendo ao Assurancetourix): NÃO CANTARÁS, NÃO CANTARÁS, NÃO CANTARÁS.

    ResponderEliminar
  16. Elcio eu estava à espera que me identificasses por duas razões:
    - primeiro, fui que pedi o chiken eye para que a verdade desportiva fosse reposta (à uns seis meses atrás a pergunta estava bem feita e a resposta seria Planica na Eslovénia);
    - segundo, fiz referência ao meu colega marujo (de frequência rara no quiz da Ajuda) que já trocou contigo algumas ideias sobre o krav maga.

    Relativamente ao meu primeiro comentário informo que estava prevista uma sequela, que é a seguinte:
    ... uma pancadinha nas costas e dar-te todo o apoio moral que necessitasses.

    Espero que agora já não esteja anónimo.

    ResponderEliminar
  17. João, em nome dos Golfinhos, agradeço as tuas palavras.
    Abraço
    Luís Cabaça

    ResponderEliminar
  18. Elcio/Taly das Arabias24/5/11 23:05

    Eu percebi logo quem era, companheiro de armas do Queimadas, mas continuo a não saber o teu nome, acho que nunca soube, tens que te assumir... é tradição por aqui ñ dar cavaco os anónimos!

    Anda por aí muito malucos... e anónimo!

    Eu tinha ouvido qualquer coisa da Noruega mas não tinha a certeza, ainda bem que ganhamos esse ponto e com isso ficamos em 4º Lugar e merecido ;)

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Miguel Fialho:

    Valeu a pena que o jogo atrasasse uma meia horita, para ver a rábula do Miguel Patroa, Miguel Costureira e para ver a cascata das canções alive.
    Não tenhas dúvidas disso (quem o diz... sooou eu!).
    Delirante o Jorge a fazer de Edith Bunker :)
    Esteve tudo bem, foi giro e - acredita - a maioria gostou, mesmo.
    Entendi isso como um ato de partilha, um ato fraterno dos Mamedes para toda a comunidade quizistica.
    Foi bonito, ficou-vos bem!

    E o jogo (propriamente dito) foi acima da média e nada 'fraquinho', mas disso gostaria de falar lá mais para a frente, por uma ou duas coisas.
    Inté, e um grande abraço e parabéns a todos os que te acompanharam nas canções e rábulas.

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigado Filipe! Mesmo que sejas o único a pensar isso, pelo menos fico contente que alguém tenha gostado. Foi mesmo pensado para todos se divertirem e não para alimentar ego nenhum. Bem haja a todos.

    E parabéns a todos os finalistas, sobretudo aos grandes vencedores BMV c/ Laranja.

    ResponderEliminar
  21. Obrigada FB, pela minha parte de cana rachada.

    Relativamente ao n1 e às subdificuldades, já mais do que uma pessoa me disse que foi mau e criou confusão e era perigoso. Não consigo francamente entender o problema, a menos que haja aqui um mal-entendido. As perguntas NÃO foram feitas de modo a encaixar em 3 subníveis de dificuldade. Nós fizemos apenas aquilo que todas as equipas fazem (ou deviam fazer): depois de o nível estar preenchido, fomos correr as perguntas uma a uma e atribuímos um critério de dificuldade, apenas e exclusivamente para tentar criar uma distribuição mais justa, tendo em conta a heterogeneidade que é quase impossível evitar nestas coisas. Não se queixam todos quando alguém não faz isto?!? O nosso erro, pelos vistos, foi tê-lo dito alto, mas o objectivo era apenas evitar que algumas pessoas stressassem com perguntas mais fáceis do que a sua para a mesa do lado. Lição aprendida.

    Se se queixarem que haviam lá perguntas que se calhar estariam melhor em n2, claro que concordo, com essa e com outras críticas pertinentes. Tentámos evitar mas todos sabem que é difícil nivelar algo que é inerentemente subjectivo (por exemplo, houve uma mão-cheia de perguntas que eu pensava estarem melhor em n2, e foram logo respondidas, e vice-versa). Mas por favor não embirrem com uma pretensa “inovação”, que de inovador só teve o facto de ter sido comunicada à plateia.

    Inté!

    ResponderEliminar
  22. Foi um bom quiz. Parabéns Mamedes. E os live-acts, embora tenham papado muito tempo, acabaram por tornar a coisa mais divertida.
    (Um agradecimento especial ao chicken-eye que nos largou no colo um valioso ponto.)

    Até Junho.

    ResponderEliminar
  23. Fónix, Feios porcos e maus, 3º nível e gostaram. Estranho

    ResponderEliminar
  24. O quiz foi genericamente bom, imaginativo, e o erro prontamente corrigido. O preço a pagar pela originalidade foi uma pequena demora, mas nada que se compare com as demoras de quizs anteriores.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  25. Cavaleiros,unidade 101,1º nível e nao gostaram.
    estranho

    ResponderEliminar
  26. Sofia:

    "...nível 1 ser demasiado difícil, tivemos 46 perguntas em 90 a serem respondidas directamente. Na minha opinião isso faz um nível 1 jogável ainda que não demasiado fácil, deixando a ordenação das equipas mais dependente das cascatas."
    De acordo com a tua interpretação, mas a ordenação estar mais dependente das cascatas favorece claramente as equipas mais fortes. Eu prefiro favorecer os mais fracos, sou pouco elitista.
    "...a nivelação não correu tão mal: das perguntas que considerávamos n1-, apenas uma não foi respondida em directa, o que garantiu 2 directas por equipa a quase todas".
    Deviam ser todas de nível um,e as de nível 2 do 2 e as do 3 do 3.Tão simples como isso. Eu não sou contra a inovação, sou contra ter uma exagerada latitude no grau de dificuldade das perguntas.
    Vou repetir-me para uma cambada de surdos que por aí andam. A parte escrita e o nível 1 são os momentos mais importantes do jogo. Estão todos a jogar. E se se lembrarem as grandes críticas aos maus jogos incidiram sempre sobre este nível, com excepção de Cabo Verde.
    Respondendo ao palhaço do último anónimo, a minha equipa não são os Cavaleiros, são os Ex-Cavaleiros, um está um nos Mamedes, um nos Espertalhos e outro até ganhou pelos BMV.
    Os novos elementos dos Ex-Cavaleiros não gostaram do nível 1, os outros não faço ideia, mas não foi por não terem passado, já é hábito isso acontecer.
    Uma nota final contra as desigualdades, o João Mestre foi bem maltratado quando levou a viola e cantou ao vivo....

    João Silva

    ResponderEliminar
  27. Mamedes:
    Devo confessar que a mim não me agradaram as "novidades", mas tal como disse directamente (como acho que deve ser) ao Pascoalinho também não fiquei chocado com elas.
    A mim, e creio que nesse ponto posso falar pela minha equipa, chocam-me mais os quizes desiquilibrados e pouco jogáveis. Não foi o caso, foi duro, podia (e devia) ser um pouco menos, porque como disse o João, o 1º nível é aquele que todos jogam e estamos todos lá para nos divertirmos independentemente das lutas na tabela classificativa.
    Assim sendo foi duro mas foi jogável.

    Sofia:
    Eu fui um dos que reclamou com o Turkish Airlines. Não fiquei agradado com o critério mas aceitei-o (a custo, mas aceitei) até porque o erro foi também nosso porque os precipitámo. O que me custou, e que trouxe à baila novamente a tal companhia aérea turca, foi outro critério. Serem tão rigorosos no 1º nível e aceitarem no 2º nível "aquela danças dos fulanos da Nova Zelândia" ou qualquer coisa perto disto? Aqui sim o rigor da resposta exigia "Haka"(custou-nos o 1º lugar ).
    Ainda assim, os Mamedes são uma exelente equipa, senão a melhor deste ano, e talvez por isso as minhas expectativas fossem mais elevadas.
    Gostei, revejam critérios e bom resto de Cascata.

    Ricardo Espertalho

    PS: Pus-me a jeito para Junho não foi?

    ResponderEliminar
  28. Simplesmente Gaja25/5/11 19:33

    Este rapaz espertalho que acabou de comentar não é de fiar e enerva-se com facilidade. Já uma vez o tentei acalmar, pô-lo na ordem e ele levou a mal, trocando até algumas palavras rudes comigo.

    Ainda hoje tenho pesadelos.

    ResponderEliminar
  29. João,

    Começo a achar que não leste o que escrevi. As perguntas de n1 era todas de NÍVEL 1 (dentro da nossa modesta capacidade de definir essa nivelação). Classificou-se DEPOIS em n1-, n1 e n1+ APENAS E SÓ para facilitar uma distribuição justa. Claro que é uma classificação subjectiva e imperfeita, mas mais vale ter em conta a média de opiniões de 6 pessoas bastante diferentes do que distribuir tudo ao calhas e seja o que deus quiser (acho eu). Mas bem me arrependo de ter usado a palavra subnivelação em público. De resto, não me repito mais, porque já disse isto várias vezes. Podem dizer que era difícil demais, e que haviam perguntas fora de nível (era bom que não acontecesse mas tu sabes bem como é – já estive em cascatas tuas em que houve perguntas de n1 a dar a volta e não era certamente a tua intenção e ficas surpreendido quando acontece), e são tudo críticas justas. Mas não digam que foi de propósito porque inventámos um sistema de dificuldades novo. Fazemos sempre este tipo de nivelação há vários anos (nós e muitas equipas). Excepto o ano passado por falta de tempo e viagens, e bem me lembro das queixas...

    Quanto ao seres pouco elitista, essa é uma discussão velha (não o teu elitismo, mas o contexto da coisa). Jogos excessivamente fracos acrescentam à classificação uma aleatoriedade de que não gosto (opinião pessoal). Já várias vezes vimos equipas fortes a sair no n1 porque tiveram azar em UMA directa, e o jogo não dava espaço de manobra para recuperar. Não tem a ver com elitismos; isto é um campeonato, certo? As pessoas parecem agir como se quisessem ganhar, pelo menos. Nunca eliminas a sorte e faz parte do conceito da cascata, mas é suposto os fortes serem recompensados pela sua força e não estarem completamente à mercê dessa sorte (opinião pessoal). Uma solução de equilíbrio é o melhor, e espero conseguirmos andar mais perto para a próxima. Mas não é tarefa trivial.

    Ricardo,

    Já falei com o Sérgio sobre a TA, e acho que chegámos a acordo. Quanto à haka, a pergunta foi do Paulo que não estava no jogo, mas ontem aproveitei para lhe perguntar e ele explicou-me as raízes da haka e daquela letra (que são anteriores à utilização no rugby). Ele pode explicar melhor (na altura que falei com o Sérgio não sabia).

    ResponderEliminar
  30. Não fui eu quem pôs essa pergunta.

    Para avaliar se a resposta deveria ter sido aceite ou não têm que me dizer mesmo a resposta dada, porque duvido que os Mamedes presentes aceitassem: "aquela danças dos fulanos da Nova Zelândia". Se falaram de "sicranos Maori" talvez seja aceitável.

    ResponderEliminar
  31. Oops my bad. Não sei porquê, mas quando aparece uma pergunta de desporto tendo a pensar que é do Paulo. Estranho.

    Afinal era do Alex, que estava presente. Talvez ele se lembre da resposta exacta para esclarecermos isto. Ou alguém dos BMV. Eu estava a meio de um whisky cola e só tenho uma vaga ideia de que a resposta incluia algo à volta de dança e maori, mas a minha memória do assunto é de pouca confiança. Tenho esperança que isto não tenha influenciado o resultado, mas se tiver mais vale sabê-lo.

    ResponderEliminar
  32. Não, não falaram de maoris.

    A resposta era, mais coisa menos coisa, "dança da seleção de râguebi da Nova Zelândia", o que no meu entender até está perfeitamente certo.

    Mais certo, mesmo, que haka, ou dança maori. É que há várias, mas só AQUELA é a do râguebi da Nova Zelândia.

    Resumindo: o essencial para a resposta é o elemento "râguebi+NZ", não os elemebtos "haka" ou "maori", uma realidade mais ampla.

    Esteve bem o Pascoalinho, ao dar o ponto aos Laranja sem BMV.
    (Já penso que esteve mal a Sofia na questão da Turkish Airlines, mas disso falarei em outra ocasião. Agora falha-me o tempo...)

    ResponderEliminar
  33. Uma adenda:
    A haka dos All Blacks chama-se "Ka Mate".

    Vale a pena ver o terceiro parágrafo do verbete wiki para "Haka" para se perceber porque é que responder haka àquela pergunta era "curto".

    ResponderEliminar
  34. O Quiz Cascata é dividido por um paralelo que separa as equipas a quem tudo é permitido e elogiado e as outras a quem tudo é criticado e alvo de contestação. Haja coerência meus senhores. São rosas, meu senhor, são rosas...
    O Vingador

    ResponderEliminar
  35. Sérgio - Zbroing26/5/11 10:45

    Sim, porque o que mais se viu nesta caixa de comentários foi 'tudo ser permitido e elogiado'.

    Também acho que começa a haver um paralelo, mas entre duas formas de entender o quiz. Quanto a mim, prefiro sempre seis ou sete temas clássicos e difícil desde o início. Achar que um quiz difícil não pode ser interessante é um disparate muito grande. Sei que é frustrante passar um nível sem acertar uma única directa - já nos aconteceu - mas também já passámos secas valentes em quizzes que ganhámos.

    Agora, cuidado com a ideia de facilitar para tornar o quiz mais competitivo. Não imagino plano mais perverso; em última análise, um bocado ofensivo para as equipas mais fracas e desrespeitoso para as mais fortes. Ganhar uma noite de quiz dá muito gozo, aconselho vivamente a experiência, mas dá tanto mais, quanto maior for a dificuldade do jogo. Estamos cá pela diversão e etc., de acordo, mas essencialmente para esmagar com laivos de humilhação as outras equipas e, de preferência com uma diferença pontual de dois dígitos para o segundo (e se estes forem Mamedes, Fónix, Espertalhos ou BMV, ui, luxo).

    Posto isto, claro que o jogo dos Mamedes foi muito bom. O nível um foi difícil - óptimas notícias -, ponto onde já sabemos que a doutrina diverge, adiante, mas foi interessante e jogado com ritmo. Se retirarmos as tais surpresas com que a organização nunca conta, a dificuldade estava bem distribuída. A condução do jogo foi exemplar, como acontece tantas vezes com os chamados 'barões', talvez não seja por acaso. Os erros foram assumidos. Tendo havido duas situações em que arriscaram - a cascata das canções e a da bomba -, não inventaram nos temas escolhidos (o que me faz sempre respirar de alívio). O extra visual da projecção foi o melhor de sempre. E já agora, por último, pareceu-me nunca ter havido granel no final de cada nível com as pontuações (posso estar enganado, não estava com atenção). Se assim foi é mais um ponto muito a favor da organização, porque isto de não fazer erros na contagem, parecendo difícil não é nada fácil. Devia ser - para mim isto é o maior mistério do quiz - mas raro é o jogo em que não há divergências, nem sempre com a mesa a ter razão.

    Sinceramente, comparar este jogo com os de início do ano, é um bocado fora da cena.

    ResponderEliminar
  36. Gonçalo Zbroing26/5/11 10:59

    Like ^^^^

    ResponderEliminar
  37. Analisando todos os comentários dá para perceber que julguei mal o jogo. Mas gostei de ler que vários toques tentados deram "touché". Não me vão ver a comentar mais este mês porque tenho duas filhas para criar, uma cascata para fazer no dia 4 de Junho e custa-me muito manter as 16 equipas que lá jogam entretidas e razoavelmente satisfeitas. Continuo a gostar muito da equipa dos mamedes, especialmente da Sofia, e este espaço permitiu-me trocar várias mensagens com ela, coisa que o Jorge nunca me permitiu. E fiquem descansados que em setembro não haverá a cascata cantada pela minha filha e restantes escuteiros, cantando temas exclusivos da igreja só porque beneficiaria O Carlos Santos.
    Finalmente há barões que nunca chegarão a viscondes.

    Ps: Continuo a não perceber o n n-1 n+1, mas eu nunca fui bom a matemática.

    João

    ResponderEliminar
  38. Só mais uma coisa, como diz o Sérgio, a projecção foi excelente, depois emprestam-me para o da minha equipa.

    João

    ResponderEliminar
  39. Eu gostava de ter visto este quiz, ser realizado por uma equipa menos cotada, de certeza que os comentários não seriam mt abonatórios.
    Já deu para ver que os ditos barões nunca irão por em causa este quiz, a esta situação, chama-se corporativismo.
    O Vingador

    ResponderEliminar
  40. João, também gosto muito de ti, por isso posso fazer-te um desconto para explicações de matemática (já agora, se as tuas filhas para criar alguma vez precisarem também lhes faço um desconto - estou um bocado nas lonas). Por 20€/h explico-te os n1x com exemplos práticos entre dois granizados.

    ResponderEliminar
  41. Ainda pensava explicar porque me parece que o ponto da 'companhia aérea turca' devia ter sido dado aos espertalhos e porque considero que as 'bombas' não funcionaram, mas - ui - deu-me um ataque de baronite agudo. Dooooor.

    ResponderEliminar
  42. Oh João, não é que eu não te deixe falar com a Sofia: eu não a deixo é falar a ela, ponto! Sempre que abre a linda boquinha crava toda a gente que conhece para que lhe recrutem explicadores...

    Dito isto, fica o anúncio:

    Sofia Santos

    - Explicações de disciplinas científicas: 25€/hora
    - Lap dances: 30€/15 min
    - Projectos musicais e teatrais: 10€/dia

    - Descontos para grupos (em todas as categorias)
    - Responder para este apartado

    ResponderEliminar
  43. FB

    Laranja sem BMV?

    LOL

    Se fosse BMV com Laranja como é habitual, teria havido photo-finish?

    NV

    ResponderEliminar
  44. Pois é, ele há barões que gostam de polémicas.
    Por exemplo, o Bigodes, por estes dias mais conhecido por "Barão Vermelho", de tão corado que fica com o bom tinto que vai emborcando.
    Aguenta, fígado.

    ResponderEliminar
  45. Goastei!

    Viu-se que deu trabalho, gozo a fazer e teve inovação.

    Não se deu pelo passar das horas, apesar da lentidão de algumas cascatas.

    E quanto á dificuldade da escrita e do nível 1, sempre defendi esse critério, para que uma directa falhada não determine eliminação.

    CMD

    ResponderEliminar
  46. " E quanto á dificuldade da escrita e do nível 1, sempre defendi esse critério, para que uma directa falhada não determine eliminação." .... E MAL !!!!

    Isto não é para eliminar os mais fracos... senão nem precisava haver nivel 1 ... iam so as 10 melhores para nivel 2!! OU SERÁ QUE QUEREM FAZER DO QUIZ UM CAMPEONATO SO COM BENFICA,PORTO e SPORTING? Se é isso ... então escusam de convidar equipas ... e joga-se o campeonato com 5 ou 6 !

    C.S.

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.