terça-feira, 23 de março de 2010

Crónica de Março - A indomável incerteza do ser


Com os astros alinhados, dentro e fora da Academia, tudo estava pronto para uma noite de cascata comme il faut. Até a Irmande compareceu (para tristeza do Sasquatch, que pretendia fazer aparição surpresa), tornando os Power2U nos únicos ausentes da ronda. Havia, no entanto, uma certa expectativa referente ào quiz dos Indomáveis, não pela sua reconhecida experiência, mas sim pelos factores que poderiam estar ligados ao seu pedido de adiamento.
Será que o seu quiz iria reflectir isso?

No meu entender, o quiz dos Indomáveis ficou um pouco abaixo daquilo que já nos mostraram serem capazes de fazer. Essencialmente porque pecou em aspectos que costumamos ver associados a equipas mais inexperientes na concepção destes quizzes. A formulação das perguntas deu margem, em alguns casos, para contestação das respostas ou do critério aceite, a distribuição temática aqui e ali não foi muito abrangente (notório no nível três), mas essencialmente foi na distribuição da dificuldade que este quiz falhou.

Se é legítimo fazer um nível 1 bastante acessível, é necessário tentar verificar transversalmente se a dificuldade está bem distribuída pelas equipas. Senão temos “mártires” a quem calha sempre a fava, enquanto outros se deliciam com bolos de directas. É talvez a parte mais complicada ao executar um quiz, porque há temas que nos são mais familiares e outros menos, tornando a estruturação da dificuldade mais complicada. Mas, por exemplo, ter uma equipa no nível 2 que tem quatro perguntas a dar a volta à sala, é demonstrativo do que isto pode causar.
Já se viram quizzes bem piores, também é verdade, mas aos Indomáveis a plateia (sempre exigente, por vezes demais) exigia uma montanha russa de emoções, mas ficou-se mais por uma montanha russa de oscilações.

Vamos por partes.

Ordem na sala, por favor.



Foi uma parte escrita relativamente tranquila, com simplicidade temática suficiente para torná-la exequível no tempo previsto. Não foi muito rica, já que o somatório de perguntas a valerem dois pontos tornou-a mais reduzida, mas manteve-se interessante. Creio que apenas nas três perguntas musicais se poderia ter diversificado mais. Instrumentais, alguns deles covers de outras músicas, em salas com muito granel e dada impossibilidade de os repetir, acabam por não resultar em pleno.
Mas, o que se pretende da parte escrita é um aquecimento equilibrado e foi isso que as classificações ditaram. Os Fónix meteram ordem na sala e depois de trabalho específico para emendar o desaire na escrita em Fevereiro, saíram na frente. Atrás deles um denso pelotão e nem as lanternas vermelhas Cavaleiros (ainda a aquecer ferraduras), Folie e Defenestrados tinham muito atraso para recuperar.

Nível 1 – Perdidos & Achados



Tal como na série “Lost”, onde nem tudo é o que parece, o primeiro nível, que à primeira vista foi acessível, tinha um enredo mais complicado por detrás. A dificuldade oscilava, os temas e as actualidades nem sempre eram coerentes e algumas equipas viam as directas passarem-lhes ao lado. E, quando o primeiro nível tende para o muito acessível, menos de quatro directas acertadas já torna o apuramento complicado. A condução do jogo também foi visada nalguns aspectos, o que levou à pergunta da noite, fora de qualquer cascata “Mas tu vens-me bater?” Não ia, era só um Zbroing com os flaps exaltados.

O facto é que, no meio desta montanha russa, de repente os Fónix viam o seu desempenho na parte escrita ir para as malvas, os Mamedes viam-se longe da fase final pela primeira vez esta época e os Folie à Cinq e os Defenestrados viam que afinal a parte escrita era apenas um prenúncio de uma noite sem grande brilho. Já os Frikadellos, apesar de uma pergunta sobre Lego a apelar ao coração do seu elemento dimarquês também se ficavam por aqui, acompanhados por BMV e NNAPED que, a somar ao desequilíbrio desta fase, ficaram com a amargura de ter faltado apenas um ponto para outros vôos.

Do outro lado do espectro, Zbroing começavam a voar a grande altura, juntando às suas directas uma resma de cascatas. Cavaleiros e Feios, Porcos e Maus seguiam-se na tabela, ao passo que Espertalhos, Valentejanus, Golfinhos e a reaparecida Irmandade (estes dois últimos em estreia) tentavam preparar-se para a segunda fase. A fechar o pelotão, Lais, Unidade 101 e uns Ursinho a tentar trepar na classificação para prevenir males maiores.

Nível 2 – Mais uma volta, mais uma viagem.



No 2º nível, repetiu-se um pouco a história do primeiro. Não houve polémicas de maior, as coisas até pareceram compostas, mas os problemas de desequilíbrio permaneceram. Por exemplo, em onze perguntas que deram a volta à sala, sete dividiram-se por duas equipas (Golfinhos e Irmandade) e tivemos equipas a acertar cinco directas e outras cerca de zero. Como é óbvio, nem tudo isto pode ser assacado à organização, porque há temas que escapam a certas equipas e outras vezes nem tudo corre como queremos. Contudo, essa disparidade parecia minar um pouco o jogo dos Indomáveis, contribuindo para alguma desmotivação.

Pelo caminho, nesta fase, ficavam os Golfinhos, cilindrados maioritariamente pela sua posição na sala, assim como Lais e Ursinhos (a falharem também a primeira final desta época), que não conseguiram recuperar o atraso que traziam do primeiro nível. A fechar o grupo, os Feios, Porcos e Maus, sem uma única directa neste segundo nível a não conseguirem capitalizar a boa prestação da fase anterior.
A par de três equipas que, no meio da noite incerta, conseguiam ir levando água ao seu moinho e chegar à fase final, os Zbroing continuavam em velocidade de cruzeiro, levando já cinco pontos de avanço sobre os Cavaleiros e dez sobre os Espertalhos, que fechavam o pódio nesta altura.

Nível 3 – Keep Walking



Chegados a esta fase, perto das duas da manhã, pode dizer-se que se assistiu a um típico nível três a puxar para o cinco. Das 36 questões colocadas, vinte (!!) deram a volta à sala, ou seja, mais de 50%. Só por aí se pode ver que é difícil manter qualquer tipo de competitividade ou ver emoção a rodos, caso a diferença pontual entre equipas seja superior a três pontos. É certo que ainda assim existiram algumas perguntas interessante, mas não faltaram também diversas perguntas sobre whisky, citações genéricas e geografia, que não cativaram o público. Valentejanus e Irmandade, apesar do seu bom percurso, foram quase só espectadores nesta fase e só houve alguma emoção quando a Unidade 101 efectuou uma recuperação que os colocou taco a taco com Espertalhos, acabando estes por ter uma ponta final consistente para fechar o pódio. Os Cavaleiros mantiveram um bom ritmo neste início de época, com um segundo lugar que lhes permite uma liderança destacada.

No entanto, a noite era de uma equipa que se revelou apta para altos vôos, até em perguntas sobre a arte dos cuidados capilares faciais. Parabéns aos Zbroing, que regressaram às vitórias após longo jejum. Foram vencedores incontestáveis, num quiz que podia (devia?) ter tido outro brilho, para fazer jus aos pergaminhos dos Indomáveis.

15 comentários:

  1. Elcio/Taly das Arabias23/3/10 19:00

    Montanha Russa de perguntas! Tens muita razão nisso!

    Quando se pergunta qual é a maior árvore do mundo em volume e se responde o nome dado (General Sherman) claro que a pergunta estava certa mas...

    A música do grupo o baile que o Marco parece que tirou a letra num site que não é ou ñ era o mais correcto! "Essas miúdas das escolas secundárias
    Já fumam ganzas na paragem do eléctrico, como essas barbas com + buço que pentelho, dobram-se em duas quando estão ao pé de ti..."

    Palavras no final do Marco "Já me disseram que o jogo foi um espectáculo e bem nivelado" Fico então sem saber que confusão era aquela na sala....

    Faltou uma correcção das perguntas via internet ou coisa parecida, até tivemos perguntas com as respostas erradas eram dadas como correctas e mais tarde corrigidas dando um espectáculo para quem gosta de quiz um bocado pobre! Dia 21 de Março dia mundial do ambiente e da poesia!
    Níveis 1 duas perguntas deram a volta a sala! À nossa equipa FPM no 2ª nível só nos calhava a fava um rol de perguntas que davam a volta a sala, ñ me chateia perder mas sim ser roubado...

    ResponderEliminar
  2. Elcio/taly das Arabias23/3/10 19:03

    Montanha Russa de perguntas! Tens muita razão nisso!

    Quando se pergunta qual é a maior árvore do mundo em volume e se responde o nome dado (General Sherman) claro que a pergunta estava certa mas...

    A música do grupo o baile que o Marco parece que tirou a letra da música num site que não é ou ñ era o mais correcto! "Essas miúdas das escolas secundárias
    Já fumam ganzas na paragem do eléctrico, como essas barbas com + buço que pentelho, dobram-se em duas quando estão ao pé de ti..."

    Palavras no final do Marco "Já me disseram que o jogo foi um espectáculo e bem nivelado" Fico então sem saber que confusão era aquela na sala....

    Faltou uma correcção das perguntas via internet ou coisa parecida, até tivemos perguntas com as respostas erradas eram dadas como correctas e mais tarde corrigidas dando um espectáculo para quem gosta de quiz um bocado pobre! Dia 21 de Março dia mundial do ambiente e da poesia!
    Níveis 1 duas perguntas deram a volta a sala! À nossa equipa FPM no 2º nível só nos calhava a fava um rol de perguntas que davam a volta a sala, ñ me chateia perder mas sim ser roubado...

    ResponderEliminar
  3. De facto, 7 das 11 perguntas a dar a volta a sala no 2º nível, calharam na mesa da Irmandade e dos Golfinhos. As restantes quatro foram distribuídas por quatro equipas (Taly, andas um bocado despistado!) A Irmandade teve mais sorte pois acertou nas suas restantes três directas. Já os Golfinhos só conseguiram apanhar duas cascatas! Fomos roubados! Bandidos! :-)

    Mais a sério, independentemente da montanha russa que foi o grau de dificuldade de uma mesa para a outra, sempre difícil de antecipar, houve um empenho da parte da organização em fazer um quiz melhor que o do ano passado. Bom sinal da parte dos Indomáveis (e já agora também dos FPmaus em Fevereiro) ao ponderar no que não correu bem o ano passado, encaixando bem algumas críticas que se fizeram na altura. Não foram quizes brilhantes mas também estiveram longe de serem maus.

    Belíssima crónica, Sérgio.

    Abraços a todos!

    ResponderEliminar
  4. Elcio/Taly das Arabias23/3/10 19:39

    Miguel posso dizer que no nivél 3 perguntaram quem era a recordista nacional de triplo salto! Quem nunca ouviu falar na P. Mamona

    Nos tivemos uma pergunta directa no nivél um que deu a volta a sala!

    Perguntas de escolha multipla de 3 escolhas (numeros muito baixos) claro que era um tiro no escuro apenas para 3 equipas! Eramos muito mais que isso!

    Nem o nosso nível porno (soft) ficou assim

    ResponderEliminar
  5. qual é o problema com a recordista do triplo salto? foi notícia de jornal quatro dias antes do quiz, com página inteira na Bola, por exemplo...
    normal, atendendo ao facto que fizeram o jogo (quase) todo em uma semana e com recurso a jornais.

    para mim, o lado mais mau dos jogos dos Indomáveis é as carradas, carradas mesmo, de actualidade da treta. Eles odeiam fazer jogos, fazem-nos em extremo sacrifício e sempre à última da hora.

    ainda assim, melhor que no ano passado.

    FB

    ResponderEliminar
  6. Elcio/Taly das Arabias23/3/10 22:18

    Filipão...

    Nao tem mal nenhum, apenas no meu ver nao é uma pergunta de terceiro nível epá! 1º Nivel perguntas que dao a volta completa a Sala e depois temos assim de mao beijada perguntas na final...

    Muitas das perguntas forma msm da semana do Quiz, tive pena q essas nao nos cachou...

    ResponderEliminar
  7. Zé do INE23/3/10 22:41

    Vinte perguntas a dar a volta no nível 3 não me parece assim tanta pergunta de mão beijada...

    E vá, desboquem-se lá, quem é o devoto de Johnnie Walker entre organizadores?

    ResponderEliminar
  8. Apesar de algumas perguntas interessantes não gostei da ideia do jogo. Fez-me lembrar o "Quiz do Expresso".

    ResponderEliminar
  9. O jogo não estava assim tão mau. Gostei especialmente do " vens-me bater?". Genial a intimidação resultou em vitória! Risos.
    Quero aqui lamentar e isso sim, a falta na mesa da organização dos únicos elementos interessantes da equipa Indomáveis SAD. As mulheres!

    Johnnie ex-Bigodes ex-Walker!

    ResponderEliminar
  10. Foi um teatro de MERDA, não esperava tanta trapalhado do Sr Marco Vaza.

    Não gostam de fazer quiz de jeito para os outros não deviam jogar também!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo (mas não o acima)26/3/10 10:59

    Ainda há quizes no Magic Pool Bar?
    Às quartas? Início às 22:30?
    Quem os faz? Júlio alternando com Pascoalinho?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo mas não o de cima:
    os quizes no magic são ao domingo e à 5a.
    eu deixei de lá ir jogar, mas pelo que sei é o julio, a tita e por vezes o pasqualino.
    abç

    ResponderEliminar
  13. Toni Dila5/4/10 14:33

    Camolas,

    Sempre gamaste os estroides aos Zuboin? Bem esmifrado, isso ainda vale uns euricos na feira.

    Toni Dila

    ResponderEliminar
  14. Anda tudo a estudar Arquitectura e heróis da Marvel, NBA e e os meus queridos escritores de Scifi? Ou talvez bandas Indie, séries da Fox, Psicologia ou as obras do Boris "Tita" Vian?

    Meus amigos tirem o cavalinho da chuva...

    Para o super quiz do Nuno Vitoriano não há cá perguntinhas dos BMV. Toca a estudar política portuguesa, história mundial, decorar o atlas (a pormenor) e relembrar todas as viagens que já fizeram!!!

    Quem não tem unhas não toca guitarra e de sexta a onze bem precisam de as afiar...

    ResponderEliminar
  15. Porta Voz Não Oficial da Massa Anónima9/4/10 11:18

    Nice preview...

    Agradecidos

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.