domingo, 14 de fevereiro de 2010

Feios, Porcos, Maus e Escutas - Antevisão a menos de uma semana



Naquilo que se pode chamar uma linha editorial altamente criativa, este blog agradece ao Sol a disponibilização de uma escuta entre um administrador de uma empresa pública de renome e um elemento da equipa Feios, Porcos e Maus.

Administrador - Ouve lá, Mestre. como é que está definida a equipa dos Feios, Porcos e Maus. Aquilo é mesmo um plantel?

João Mestre (JM) - O plantel está como se quer: definido, coerente, focado na vitória ou em qualquer outro resultado. O balneário está motivado - em particular porque, este ano, temos duas garotas a alinhar connosco.

Administrador (ruídos de fundo algures entre uma máquina de barbear e uma lixeira) - Epá,depois de uma entrada em grande e de um segundo ano com um pouco menos de fulgor, o que é que podemos esperar de vocês para esta época?


JM - Ora... uma época com ainda menos fulgor, que culminará com uma saída em grande (mas tudo fruto do acaso, erro estatístico, desalinhamento dos planetas... ou qualquer outro motivo não imputável à nossa cultura geral, que continuará pouco geral e pouco culta.

Administrador (ouvindo-se a voz de Mário Crespo ao fundo. Parece estar a ser torturado) - E essa história dos Regulamentos, Decretos, Mandamentos, etc. Acham que há necessidade disso ou a lógica mais ou menos de auto-regulação vai funcionando na cascata?

JM - O neo-liberalismo tem os seus frutos. Dá azo a mais lutas encarniçadas por dá cá aquela palha. E isso, admitamos, faz parte do entretenimento nas noites de Quiz. Por outro lado, essa coisa de se ter acrescentado mais um elemento às equipas é simpático - se raramente conseguimos 5 elementos para jogar, não vemos por que razão não havemos de (não) jogar com 6.

Administrador -(música de fundo parece ser "Foram cardos, foram prosas") - E O facto do vosso quiz do ano passado ter sido um bocado fustigado pela critica e terem havido momentos em que o Sá Pinto e o Liedson se sentiriam como peixe na água. Acham que a história se pode repetir este ano ou fizeram treino específico? Ponderam contratar stewards do Benfica em regime freelance?

Ah e depois da jornada de Janeiro, com tudo o que já foi dito sobre a mesma, que notas mentais é que retiraram para o vosso quiz? Há apontamentos inovadores em perspectiva?

JM - Juntemos duas questões numa grandiosa e abrangente resposta. O nosso Quiz do ano passado até foi bom: houve grandes ganhos ao nível da interacção público-organização (raramente se terá visto uma coisa assim); conseguimos estabelecer um novo recorde, e um recorde é sempre motivo de orgulho (nem que seja para o maior número de respostas que deram a volta à sala sem resposta); por outro lado, com o tempo que demorou, acabámos todos por passar mais tempo juntos, o que é sempre agradável.

E a parte melhor de todas: depois do desastre de 2009, as expectativas quanto a nós estão tão em baixo que só com muita arte conseguiremos desiludir quem quer que seja. E nós não temos muita arte...


Administrador (ouvem-se licitações no background. Parece estar a haver um leilão para arrematamento de 10 providências cautelares e 10 Toques Jamba) - A terminar, entre estes quatro, qual seria o melhor mote para a organização deste mês:
“Desculpem lá, mas ainda somos novatos”, “É um quiz que faz jus ao nosso nome”, “Não mexe, não respira, já está” ou “A coisa está feita para homens e mulheres de barba rija”.


JM - Se pudermos jogar uma tripla, utilizaríamos todos menos o "não mexe, não respira, já está". De qualquer forma, vamos tentar retirar uns 15 minutos à nossa marca de 4h52 minutos do ano passado. Mais do que isso, só se o deus de alguém quiser...

Como não fizeram uma pergunta sobre inovação no nosso Quiz (N.R. - fizemos, fizemos, pá, tu é que estavas desatento), nós respondemos: sim, haverá inovação. Hmmm... talvez "experimentalismo" seja a designação mais adequada. Vamos experimentar uma coisas - se correr mal, há sempre essa desculpa «ah, mas nós estávamos a tentar inovar... sabem como é difícil inovar?».

~~
Agora para quem leva isto mesmo muito a sério: estamos a tentar fazer amigos com este Quiz. Já aprendemos uns truques do ano passado. Esperemos que gostem. Até lá, preparem-se: capitais de países do corno de África, bandas de Seattle que só existiram entre 1989 e 1993 e frases de escutas célebres serão tópicos fortes. Ou não.

3 comentários:

  1. Se preciarem, pomos enviar uma lista de romancistas surrealistas do Butão, com os títulos das obras mais relevantes.

    Também temos os nomes de variedades de receitas de xarope de salsaparrilha.

    Dãoboas perguntas, e fornecemos as respostas.

    Vendemos por preço acessível.

    Aguardam-se propostas.

    Produções Realísticas, Lda.

    ResponderEliminar
  2. Enviei 2 mails ao João ex-bigodes, mas vieram-me devolvidos...hoje, infelizmente, não compareceremos ao supra-sumo dos quizzes nacionais (leia-se o da Real Academia,e não o de Leça da Palmeira, como alguns incautos pensam)por motivos laborais( 4 de nós),de saúde(1) e lúdicos (salto de queda livre no aerodromo de Évora, julgo eu). Espero que se divirtam.

    Pedro, Brotherhood of the Bordel

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro.

    Lamento que os mails tenham sido devolvidos. Principalmente pq foram os únicos devolvidos. De qualquer maneira podias ter-me mandado uma mensagem, já que tens o meu número de telemovel. Em última instância, tinhas deixado aqui um comentário, a uma hora diferente de sexta-feira dia do jogo às 20 e 43.

    João

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.