sexta-feira, 10 de julho de 2009

PERFIL - ORDEM DO FÓNIX

.


"ORDEM" E ESTABILIDADE




Vice-campeões "em título" e actuais líderes do campeonato. A Ordem do Fónix é a equipa que se segue na lista dos organizadores deste ano e que vai fechar esta 1ª volta do campeonato antes das férias.

Deles fala-se muito, mas pouco se sabe. Aqui vai um exaustivo mas muito saboroso perfil de uma renovada velha equipa do campeonato que, pela voz do Filipe Bravo (FB) e não só, levou à letra (e muito bem) a frase "tópicos de conversa" que tanto gosto. E ainda nos oferece uma grande surpresa no final da entrevista!






Quem são?
O senhor de cabelos brancos é o “Comandante” e é advogado. O rapaz de barbicha e óculos é o Frederico Duarte Carvalho e é jornalista. O único elemento do sexo feminino é a Carlota Almeida e dá aulas de Direito Penal. O Zé Guilherme é aquele que tem um ar mais bem composto e pagina uma revista de livros. FB., eu, é o tipo mais maior. Outro jornalista.
Tirando o Zé Guilherme, que é a mais recente aquisição do colectivo, os outros quatro são amigos há muitos anos – variável, pode chegar aos 30 anos (caso de FB e Comandante) e nunca é inferior a uma dúzia.

Há quanto tempo jogam quiz e como souberam da cascata?
A pedido do próprio, a resposta é dada pelo “Comandante”.
Fala, Zé Pedro:
C - “Um louco a aturar outros loucos, que fazem perguntas loucas. Jogo “quiz”, com esta designação, desde que o Frederico me levou ao Quiz Bar. A Cascata chegou a esta malta desde que levei alguns dos frequentadores do Quiz Bar ao restaurante Terreiro do Paço, para onde tinha sido convidado pelo Miguel Júdice, que organizava jantares de Quiz com este formato”

O nome (especialmente a dúvida Police: De "do", not De "da" )
É um jogo de palavras a partir da Ordem da Fénix, dos Harry Potters. Em vez da Fénix, consagrámos o Fónix, interjeição “tuga” vincadamente masculina e decididamente familiar do “fosga-se!”
Fónix! Tem de ser masculino, não é?
O nome foi dado por mim e surgiu de imediato, num “flash”, quando estava a conspirar ao telefone com o Zé Pedro para a formação de uma equipa… que ia nascer das cinzas dos Lagartixas (rip) e dos Fósseis Paleocêntriicos (rip). Foi de aceitação imediata pelo “Comandante” e pelos outros três que convidámos para entrar para a Ordem.

Desempenho da Ordem
Desportivamente… o balanço é bom, só pode ser. Única equipa que em 2008 fez frente aos Mamedes na conquista do tri. Líderes em 2009 (e favoritos, para alguns analistas : ) (hum).
A Ordem foi formada com três ex-lagartixas e dois ex-fósseis, com base num critério muito simples: do grupo dos elementos bons, escolhemos os que mais queriam jogar. Nos primeiros meses, um dos elementos decidiu deixar de jogar quiz e o seu lugar ficou vago nesse primeiro ano, passando pela cadeira do “quinto elemento” vários jogadores. A partir de Janeiro deste ano, esse lugar é da Carlota, que foi quem mais mostrou esse ponto essencial – vontade de jogar.
Por isso, a equipa é super-estável. Sempre o mesmo “cinco”, só em circunstâncias anómalas o não será. O contrário dos Lagartixas, no segundo ano de vida, em que, apesar de a equipa ter formalmente nove elementos, era o cabo da agonia conseguir juntar quatro que fosse. Chegámos a jogar algumas vezes em trio (e fomos ao pódio…).
Resumindo: apostámos na estabilidade.

"RFA+RDA"?…
Não foi uma fusão, em rigor.
Como já se falou acima, Comandante, FB e Fred já tinham jogado juntos. Noutras paragens (Quiz Bar, Terreiro do Paço,...) e mesmo na Ajuda.Aliás, na fase pré-campeonato, em 2005, FB jogou pelos Fósseis, de resto com assinalável sucesso.
De alguma forma, os Lagartixas são uma “cisão”, estreando-se nesse Outono com um terceiro lugar (e depois outro, e outro…). Essa “cisão” nada teve a ver com o Comandante. É meu amigo, era e vai continuar a ser. Por isso, era normal que, noutro contexto (o desgaste de Fósseis e de Lagartixas e um Pascoalinho armado em cavaleiro), voltássemos a jogar juntos.

Análise do campeonato…
Continua a motivar muita gente na terceira sexta-feira a rumar até à Ajuda. É um hobby que ainda não entrou em crise nem precisa de grandes liftings.
Uma preocupação que se apresentava no início do ano era a do crescimento “incomportável” do número de equipas. Provavelmente, já não será tão da ordem do dia, a atestar pelas ausências de algumas das equipas menos fortes, nas últimas jornadas.
Mas se no final do ano voltarem a aparecer novos candidatos (o que é possível), se calhar terá de voltar à ordem do dia a discussão do alargamento…
Um tema para voltar a falar, de forma séria, lá mais para o Outono.

Desempenho – expectativas
Num ano em que a regularidade parece ser essencial, não estamos mal. Seis finais em seis, quase sempre com pódio, uma vitória. Única equipa que depende de si própria, e não de escorregadelas de terceiros, para ser campeã. Que é o que pretendemos para este ano.

Adversários directos: Mamedes e Cavaleiros
Os Mamedes, mesmo que só somem vitórias até ao Natal, terão menos pontos que em 2008. Os Cavaleiros estão melhores que em 2008, qb.
Demérito deles? Talvez não. Talvez mais mérito dos restantes, que estão a tornar a entrada no top-6 numa missão cada vez mais difícil.
Por enquanto, só a Ordem vai aguentando bem a barca… espero que até ao chegar do Inverno.

Estabilidade
Sim, a estabilidade é o segredo do negócio. Quem a não tem, que a procure, recomendo. Juntem elementos mais regulares de equipas menos estáveis, para formar equipas mais “blindadas”.
Mais vale um campeonato com menos equipas, mas com equipas mais coesas e mais fortes… tipo Mamedes e Fónixes…

Organização
Já fizemos a conferência do jogo, que já tem uma “primeira versão final”. Daqui para a frente, só limar arestas, só "fine tuning".
O Frederico vai estar todo o Verão em Inglaterra (volta lá para Setembro) e não participa. O Comandante não estará no jogo, também, mas mandou dois ou três bitaites. A participação da Carlota também é relativamente moderada. O jogo é maioritariamente meu, com participação assinalável do Zé Guilherme.
Na Ajuda vão estar a Carlota, o ZG e eu.

Na conferência do jogo as inovações que eu queria, como imagens e sons na fase de cascata, foram vetadas, por razões de eficiência técnica. Fica para a próxima. Será então o que eu chamo de um quiz de formato tradicional.

Na parte escrita, optou-se por “não chatear” em demasia. (o Comandante aí esteve inabilitado, descansem…)
Terá quatro grupos, que passo a descrever:
1º identificar o que se pede, relativamente a uma lista escrita.
2º identificar nove imagens, em três grupos temáticos (ou seja, três imagens de um tema, três de outro, mais três de outro ainda)
3º identificar uns “sons”-… explicações adicionais só no próprio dia, por razões estratégicas.
4º identificar os intérpretes de dois ou três temas.
A cotação deve ser, em princípio:
Lista, 2 pontos
Imagens, 5 pontos
“Sons” 1 ponto (é apenas uma brincadeira…)
Músicas 2 pontos

Na fase cascata, há uma ordenação que segue tendencialmente os seis temas do TRIVIAL. Ou seja, apenas uma pergunta de cada tema por nível, para cada equipa. E cada equipa com todas as perguntas de temas diferentes.
Este esquema é tendencial e não totalmente “pefeito”, porque há perguntas que podem cair em mais que um tema, como bem se viu no jogo dos Mamedes. (Primeiro-Ministro que foi filho de treinador de futebol do Benfica, é política, ou futebol?) Há no nosso jogo “guilhotinas” com, por exemplo teórico, futebol, séries de tv e livros. É Desporto, Espectáculos ou Literatura?
Em frente… O jogo está equilibrado, de qualquer forma, isso o garanto.
Ninguém vai receber quatro perguntas de futebol no nível 1, ou três de geografia no nível 2, ou no 3. Duas… só se uma delas for “mista”, e será uma verdadeira excepção. Está a ser feito um esforço para que o jogo seja mais acessível que o último que fiz, e que teve uma dúzia de perguntas a dar a volta à sala no nível 1. Se tiver três ou quatro, já será um grande avanço : ).
O nível 2 e o 3 serão razoavelmente jogáveis, espero.
Em que vale a pena apostar, na preparação? Não nas actualidades. Não há, desiludam-se. Parem de ler e sublinhar o Publico e a revista do Expresso, ou o que seja, porque NÃO VALE A PENA.
Não há – não há mesmo, perguntas de actualidade.
Podem estar-se a cagar para o festival Optimus Live, para a discografia do Michael Jackson (oh FB, a discografia dele já deixou de ser actualidade há imenso tempo!), para os arguidos do caso BPN, para tudo o que tenha sido tema de jornal nos últimos meses largos. Não é preciso saber, também, o ranking da Michelle Larcher de Grito, ou a quantos decibéis berra. Nem quantas medalhas Portugal vai trazer dos Jogos da Lusofonia…Perceberam? JOGO SEM ACTUALIDADES. Alguns dos temas mais recorrentes nos últimos Jogos, como o Cinema e o Futebol, também serão “menos vistos”. Por gosto pessoal.
Mas haverá “Espectáculo” e “Desporto”, claro, em doses equilibradas. (cerca de um sexto do total, para cada).
Por gosto pessoal, o jogo terá mais perguntas de literatura que o habitual, e terá perguntas de temas menos vistos, como Direito, Tauromaquia, etc.
Mais: terá perguntas sobre todo e qualquer tema que quiserem pedir, desde que não excessivamente particularizado. Por exemplo: filmes do Harry Potter (que já tem), Países de língua portuguesa (que já tem), Moda (que já tem…). Mas não HP e a Pedra Filosofal, enclave de Ocussi ou Galiano…Quem quiser pedir (um pedido por equipa, sff) pode fazê-lo nesta caixa. Se fizer sentido, garanto que haverá perguntas disso. (Algumas equipas já o fizeram. Por exemplo, tauromaquia é pedido do Tirapicos).
Espero que gostem do jogo, está a ser feito com algum cuidado, isso garanto.

Abraços
FB



Toca a encher a caixa com pedidos! Não se esqueçam de "dizer a frase"!

Adenda: Pela primeira vez, decido dar uma explicação para o título escolhido por mim para esta entrevista.
Apesar da conotação vincadamente histórica e política que ela "parece encerrar", não deixam de ser duas palavras que, juntas, podem estar inseridas noutros contextos que não esse. Trata-se (também) de descontextualizar uma frase banal, dado que para mim se adequa perfeitamente a esta entrevista. Podia arranjar outra? Podia. Mas para quê? Colar este título específico a uma ideia política, faz tanto sentido quanto o mais famoso livro de Bret Easton Ellis.

E vamos jogar dia 17!

.

17 comentários:

  1. Não acreditem em nada do que diz o FB!

    A parte escrita foi toda elaborada por mim. Queixaram-se dos zingarelhosda FAP, mas ninguén se queixou dos Chaimites e Panhards! Este ano levam com os Avisos de 3.ª Classe da Marinha.

    E vai haver futebol à fartazana. Estudem bem as biografias dos árbitros portugueses, os nomes das suas amantes e as suas declarações de IRS.

    Divirtam-se!

    CMD

    ResponderEliminar
  2. Boas Filipe,
    Acho que vamos ter bom jogo. A ideia de seguir uma lógica trivial pursuit mais do que perguntas de actualidade parece-me muito bem. No fundo é a diferença entre os Monty Phython, com humor intemporal e os Contemporâneos, que sendo muitas vezes excelente, deixarão de fazer sentido daqui a cinco anos, tal é a força com que se agarram a temas da semana.

    Bom, à parte a analogia pateta, gostaria de ter temas a propôr, e em tempos pedi muito que entrasse algum jazz nas questões. Acho que agora já não tenho razão de queixa até porque já me apareceram umas quantas que eu nem sonhava a resposta. Mas dar um toque mais alta cultura à musica não me parece mal. Se não me engano foi o comandante que perguntou o ano passado pelas trẽs claves mais utilizadas e eu achei muito bem.

    Seja o que for, desejos de bom jogo. Tentarei controlar os animais da minha equipa para que a parte da moderação seja o menor dos problemas. :)

    Sérgio (zbroing)

    ResponderEliminar
  3. Kumé q é meus putos,


    Antes de mais, fónix q tipo de ordem é esta? Lá nos quizzes do Salão de Chuto da Apelação tínhamos era a Desordem do Fdx, mas entre mortos e vítimas de doenças raras a equipa desintegrou-se, literalmente...

    Uma cena, cascatas tipo trivial pursuit é para M-E-N-I-N-O(A)-S - Ah, responder a perguntas sentadinhos e com temas tipo queijinhos, big deal...
    Deviam era jogar cascatas como eu, em Policial Pursuit, que com a bófia atrás de ti a mandar-te chumbo quente para o carro já não é tão fácil saber responder "Quem foi o pioneiro do caleche jacking em Portugal".

    Por falar em monos da Bófia, eu oiço Comandante para aqui, Comandante para além. Eu só conheço o Tó Corato, como a malta lhe chamava, q era o mono-mor da esquadra da Bela Vista e ripava nas orelhas da malta com uma cana de vime, enquanto não assinávamos a confissão ou reconhecíamos modelos de facas de mato usadas na guerra colonial. Escusado será dizer que era só confissões...

    Mas, se posso escolher um tema, queria sacar aí ao Bravo do pelotão umas qtas sobre Strippers famosas sem dentes. Fazem-me lembrar as que haviam no Arrabenta a Bolha, lá em Camarate.

    Mandem vir.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de ver mais perguntas de Psicologia (que me lembre apenas uma, para um tema que me não me parece irrelevante quando comparado por exemplo com tauramaquia ou Harry Potter (por muito que me agrade o segundo)), mais perguntas de Marketing, Design, Gestão ou Direito, assuntos que me parecem também ficar de lado, quando comparados com Geografia, História ou Música.

    ResponderEliminar
  5. Saudações

    na parte inicial, sai um tema dos Underworld, e entra uma música de jazz.
    Sai uma pergunta ABBA e entra uma pergunta jazz (nível 2, acho). A juntar a outra que já lá estava, iguala a quota da tauromaquia a pedido.
    BTW, há pergunta Monty Python e pergunta Gato Fedrorento, mas não há nada com os Contemporâneos.

    Strippers... desdentadas... vamos procurar. No Intendentes, digo, Intendente, pode ser que se encontre alguma coisa.
    Verdadeiras, de preferência, sem ser necessário arrebentar com a boca a alguma.
    Noutros tempos havia uma figura mítica da noite lisboeta, noite de rua, que era conhecida como a "rainha do b****e", ou rainha dos bicos, para ouvidos mais púdicos.
    Velha e caquética, de saquinho de plástico na mão, desconfio que a viver na rua. No eixo Anjos-Restauradores, prestava o seu serviço público, ao que me afiançavam com assinalável procura.
    Era um "must" da Lisboa já sem Sol, tal como era o homem que vivia completamente nu, envolvido numa manta, tipo eremita, ou o homem-elefante, ou ainda o senhor que diz adeus a todos os carros que passam pelo Saldanha.
    Mas, voltando à nossa rainha, parece ter saído de circulação. Ou as artroses não lhe permitem calcorrear a pedra de calçada, ou a embolia a fintou.
    Mas se a encontrar, comprometo-me perante vós a contratá-la para abrilhantar a noite de sexta-feira, para gáudio do Camolas.

    Já há perguntas de Psicologia, Design e Direito em número que chegue...

    FB

    ResponderEliminar
  6. completamente nu, envolvido numa manta13/7/09 16:52

    Com essa história da rainha já ganhei a tarde FB.
    Difícil foi conter o riso (não convém em demasia no ambiente de trabalho).

    ResponderEliminar
  7. Fonte bem informada:

    Filmes com Sofia Loren
    Campeões de canoagem
    Reis visigodos
    Sinfonias de Haydn
    Marcas de tabaco
    Vulcões extintos
    Faraós
    Ciclistas vencedores de voltas europeias
    Instrumentos de carpintaria
    Marcas de pastilhas elásticas
    Municípios portugueses com vereadorAs

    ResponderEliminar
  8. outra fonte16/7/09 00:25

    Fonte mal informada:
    Música romena
    Números do totoloto
    Slogans de telemóveis
    Tipos de alfaias agrícolas
    Deputados ciclistas
    Maria Shriver
    Flora portuguesa
    Filmes série B
    Anatomia do ouvido
    História da religião no Ocidente

    ResponderEliminar
  9. Sergei Kostov16/7/09 11:15

    Depois de já ter estudado os temas avançados pelas fontes e ainda lhes ter adicionado "Cónegos famosos da região norte do páis" e a história do Coro de Santo Amaro de Oeiras, se ainda for a tempo gostaria de deixar um pedido de índole espertalha:

    Se houver uma perguntinha da NBA era obviamente um luxo, se for demasiado específico, pronto pode ser basket q já é bom.

    Se não der, bem pode ser química orgânica, q fica sempre bem e, se passar por nós e falharmos, posso sempre deitar as culpas a outra pessoa da equipa.

    Um grande bem hajam

    ResponderEliminar
  10. Ok. NBA e Química, tem.
    FB.

    ResponderEliminar
  11. Ó FB!!!
    Tínhamos combinado não falar do símblo químico do oxigénio nem da cidade onde jogam em casa os Los Angeles Lakers.

    Lá estaremos.

    CMD

    ResponderEliminar
  12. fonte seca16/7/09 22:45

    ... e qual dos temas avançados pelas fontes será mais do agrado da populaça? A Ordem do Fónix TEM que por uma pergunta de cada!!!

    ResponderEliminar
  13. Aviões militares americanos!

    ResponderEliminar
  14. bmx-bom,mau,xiloas17/7/09 09:08

    deputados ciclistas é o nosso preferido

    ResponderEliminar
  15. David Stern17/7/09 09:21

    Se for a cidade original onde jogaram os Lakers, n sendo difícil é mais interessante. Mas isso sou eu, que do alto do Manaslu me falta algum oxigénio no cérebro...

    ResponderEliminar
  16. Está feito!

    Ontem decidimos que não pomos os ciclistas, que serão substituídos pelos campeões de chinquilho de Penalva do Castelo.

    E não se esqueçam que a paródia começa às dez e meia!!!

    Como a parte escrita pode durar cerca de 45 minutos, não podemos atrasar-nos.

    E já viram o porta-aviões no Tejo?

    Parece que vai haver perguntas sobre as matrículas dos aviões a bordo...

    CMD

    ResponderEliminar
  17. Não quero perguntas de matemática, esse tema não parece ser o mais forte do Filipe Bravo. Há mais equipas, antes do jogo desta noite, que dependem apenas de si próprias para ganhar o campeonato.

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.