sábado, 18 de julho de 2009

CRÓNICA DE JULHO

.


A "Wise-Cracking" Show





Tinha havido muitas previsões sobre quem poderia vir a ser a próxima equipa a estrear-se com uma vitória. À entrada para o mês de Julho, só os próprios vencedores (e uns poucos mais atentos) tinham esperança nessa estreia. Foi mais uma jornada de resultado imprevisível, cujo vencedor foi de alto gabarito. Sempre no pelotão da frente desde o tiro inicial, arrasou a concorrência com um sprint final demolidor e conquistou o Alto da Senhora da Graça à frente dos veteranos e atónitos trepadores. Foi tanto mais meritória quanto a quantidade de respostas que deram. Com pouquíssimas directas (seis no total?), já dizia o outro... é só fazer as contas! O "espertálhico" trio foi quinteto este mês. Soltou finalmente o "espartilho", ganhou claramente um elemento de peso e ainda juntou um suplente que os Mamedes gentilmente cederam, tornando ainda mais competitivo este Campeonato de Quiz de Cascata. Candidatos crónicos às finais já eram "poucos", não eram? Tomem lá mais um! Muitos parabéns aos Espertalhos do Carinho!



O avô materno toda a gente sabe!



Com surpresa minha, em relação à entrevista da Ordem do Fonix, o Comandante afinal esteve presente e fez todas as despesas da apresentação. Sólido, eficaz e bem humorado, o nosso avô materno foi um verdadeiro "compère" de revista. (Avô só por causa dos cabelos, note-se, pois pela idade, nem meu pai podia ser).

No cômputo geral, foi uma organização igualmente sólida. Mas teve momentos tremidos. Vamos começar por aí, indo de baixo para cima. Houve poucas contestações a perguntas, mas a mais complicada foi a dos "deuses" nórdicos e manchou um pouco o quiz, vindo a prejudicar os Frikadælløs, impedindo-os de chegar ao 2º nível. O que é que se aceitava como resposta? Mitologia Nórdica ou Deuses da Mitologia Nórdica? Com um dinamarquês na sala, é natural que os protestos fossem bem fundamentados e se sentissem injustiçados, mas a mesa também deu as suas justificações e fez prevalecer o seu critério. Há que aceitar.

De resto, o prometido não foi de "vidro". Erudição. É a imagem de marca dos quizes dos Fonix. Ex-Fósseis e Ex-Lagartixas incluidos. Dos três que assisti deles em toda a história do campeonato, embora tivesse gostado do ano passado, para mim este foi o melhor.

A parte escrita deu pontos a rodos, mas também deu espalhanços brutais. Mas teve desporto, música, literatura e história. E para a "história" ficam essas três representantes de tribos índias do ténis: Espirro Irritante, Orgasmo Intenso e Águia Esfomeada!

Quanto à cascata propriamente dita, teve altos e baixos. Uma das premissas dos Fonix, que eles sempre assumiram de resto, é fazer uma triagem logo desde o início. Esta vez não escapou à regra, mas foi sem dúvida a mais bem conseguida. Sobretudo porque houve um esforço de fazer um quiz para nós jogadores, situação que geralmente falhava em quizes anteriores. O primeiro nível foi difícil, mas não foi muito. E a prova está que nenhuma pergunta deu a volta à sala. E apesar do factor sorte ter pesado um pouco nas directas, como sempre pesa, as estranhas "borlas" que pontuaram o primeiro nível foi na realidade uma por mesa, como comecei a suspeitar a meio. É claro que a definição de "borla" não é igual para todos. Mas isso não é fácil de controlar para quem está a organizar, dado que o que é líquido para um, se calhar é lamacento para o vizinho. Mesmo assim, os dois primeiros níveis acabaram por ser semelhantes, tirando as referidas borlas. Difíceis mas não em demasia. O terceiro nível já foi bem mais complicado, mas se calhar não tanto quanto a média de pontos sugeriu.

Temas e sub-temas para muitos gostos. A incidência maior foi na Literatura e afins, mas sem exagero. Quanto às Actualidades, realmente não houve (pelo menos evidentes). É claro que quem chega a casa antes das 20h00 ou tem uma vida que lhe permita estar descansado a ler o jornal em frente de um bom café, em jeito de tertúlia, ficou desiludido. Mas com a enorme overdose que já tivemos este ano, se calhar foi preferível deixar descansar este tema. Estranhei também a ausência do cinema. Harry Potter à parte, o que já é uma private-joke dos Fonix, não houve mais nada sobre este assunto, que me lembre. Provavelmente foi de férias antes de regressar em força, já que são os Zbroing a seguir.

Há equipas que quando organizam já se sabe que na final vão estar os suspeitos do costume. São os dominadores da erudição. Palavra mal amada, mas que faz a diferença para um quiz interessante, "albeit" difícil. É verdade que é desgastante para quem joga e se vê de fora, quando um primeiro nível fecha aos 10 pontos e já se vê cinco equipas "instaladas" na final antes do início do 2º nível (como foi o caso). Mas mesmo assim, a jornada nunca esteve críptica, e produziu "insuspeitos" do costume. Dependeu um pouco da sorte, dependeu um pouco das posições em que as equipas estavam na classificação, dado que houve poucas directas e as cascatas rolavam sem irem muito longe. Mas nunca dependeu, nem "pendeu" para dois ou três lados, máximo. A prova foi que cinco equipas disputaram a vitória de igual para igual.

Foi uma etapa de montanha bem estruturada desde o início, e essas dão muito mais gozo de correr que uma etapa de camisola "verde"!

Para mim, os Mamedes ainda mantêm a melhor organização deste ano, mas os Fonix não ficaram nada longe.



Fahrenheit <68

A parte escrita foi das mais desequilibradas de sempre entre primeiros e últimos. Os Zbroing viriam a ganhar o prémio da escrita com 8 pontos. Mas abaixo de quatro pontos, só uma equipa viria a conseguir recuperar. As restantes perceberam rapidamente que a parte escrita ditaria o resto do quiz.

N.n.a.p.e.d e Golfinhos foram os mais azarados, pois mais uma vez foram traídos pela escrita, caso contrário teria sido este o mês em que acabava a malapata. Dos Frikadælløs já se falou, mas também no cômputo geral passaram ao lado do quiz. Tal como os BMV c/ Laranja que após um interessante resultado na escrita, viriam a afundar-se no primeiro nível. A Irmandade do Bordel também não se dá bem com os meses começados por J e a fechar o cortejo os Defenestrados que ainda tiveram direito a palmas numa das respostas.

Os Zbroing ainda se mantinham lideres no final do 1º nível, ganhando-o novamente, mas desta vez em conjunto com Mamedes e Espertalhos. Mas havia outras equipas na peugada.




O que é isto?* (entoar à Zé Pedro)

E uma delas foi os Ambite. Ganhavam o 2º nível e saltavam para a liderança com os mesmos pontos de Espertalhos e Zbroings. Os Mamedes seguiam a um ponto. Mas ainda haveria mais uma equipa na peugada... Já lá vamos.

Quem não "peugou" dizendo adeus nesta ronda, foram os Cavaleiros do Apocalipse. Tudo lhes correu mal, desde a escrita até à falta de sorte. Precisavam de mais dois pontos para chegarem à final, e assim perderam uma hipótese de acabar o mês de Julho como lideres do campeonato. Mas outras mais virão.

Os Indomáveis SAD apesar da consistência da escrita e do primeiro nível, nunca estiveram em rota de vitória. Entraram em 7º para o 2º nível e com o amargo 7º saíram.

Ao invés, as outras duas equipas que se viram aflitas para passarem ao 2º nível, puderam mesmo assim somar dois pontos suados.

Os Lais da Carangueja espalharam-se no 1º nível mas valeram-se do que são fortes (a escrita) para agarrar o 10º lugar. Menos mal.

Os Feios Porcos e Maus, após um desastradíssimo começo, conseguiram minimizar os estragos quando começaram a galgar posições, já o 1º nível tinha passado de metade. Estofo! Mesmo assim, não chegou para a final.



Essa ficaria mesmo definida logo no 1º nível. A última vaga calhou e com mérito à Liga dos Últimos. Não foi tão intensa como no mês passado, mas quando cinco equipas cavaram um fosso tão grande entre os restantes, o último brinde teria que calhar a alguém. Apesar de um 2º nível desastroso, agarraram muito bem as oportunidades disponíveis nas anteriores rondas e confirmaram uma progressão na qualidade de jogo. Mais uma boa equipa que vem crescendo e abrilhanta este campeonato com competitividade e imprevisibilidade. Com o bónus de gostarem muito disto! E já agora um à parte: Julho de 2008, jornada disputada no actual Magic, apareceu uma equipa convidada a que chamámos "Amigos do Mystic". Um ano depois, um elemento dessa mesma equipa apareceu a jogar este mês com a Liga. Saúde-se o regresso!



A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS




Provavelmente a pergunta que mais gozo me deu responder até hoje, sendo eu um fã confesso da obra literária de Tolkien (não confundir com as pepineiras "hollywoodescas"). Adiante.

Mas foi, sobretudo mais um quiz de "batalha" intensa entre cinco quintetos à procura da vitória. E qualquer um deles teria merecido pelo muito que fizeram ao longo de toda a jornada.

Começamos pelos Fernandos Mamedes. A tradição já não é o que era e a provar está o trambolhão que acabaram por dar na parte final do quiz. 5º lugar na jornada, descem para 4º na geral a 11 (reais) pontos dos lideres. Têm a seu favor já terem organizado este ano, mas os tri-campeões estão-se a ver aflitos para revalidar o título.

Na 4ª posição ficaram os Zbroing 747. Depois de liderarem boa parte da jornada e estarem quase sempre dentro do podium, acabaram por estoirar na parte final. Mas já somam quatro finais este ano e vão ganhando consistência para a ponta final do campeonato. O podium final ainda está difícil, mas os 6 primeiros não lhes escapa (quase) de certeza.

De regresso às finais desde Janeiro, e ao podium desde Novembro, estão os Ambite. Acabaram com uma série (não negra mas) muito cinzenta e apesar de não subirem na classificação, voltam a colocar-se na corrida para a taça Uefa. Finalmente com o 5 completo, conquistaram um brilhante 3º lugar que acabou por saber a pouco no que à jornada disse respeito. Mas ganham um novo ânimo para as jornadas que se avizinham.

De mansinho e a ver a corrida por fora, a Catherine N'Dereba, perdão, os Ursinhos Bobó venceram o 3º nível e saltaram para o 2º lugar, sendo o único dos representantes de pesos-pesados a fazer jus ao epíteto. E também de mansinho, alcançam o 3º da geral. Apesar de ainda não terem organizado, o podium final passou a estar ao alcance e começam também a espreitar a estrada do título. Bravo! Mais um para as contas.


But 'twas really a wise-cracking night!




.
.
.
E boas Férias!
.

47 comentários:

  1. Parabéns aos Espertalhos. Mais ainda tendo um elemento que saiu do cascata a correr para a igreja, onde se casou. Um duplo amor premiado duas vezes. Obviamente, e como se notou, o facto de jogarem jogos feitos por mim na Junqueira ou pela Ana em Entrecampos,tem ajudado a equipa a crescer, não sendo esse crescimento relacionado com a sua natural qualidade nem com o facto de finalmente jogarem com 5.Quanto á crónica, fiquei espantado com a celeridade e a clareza. Boa como de costume. Quanto aos Cavaleiros, notou-se claramente a falta do seu melhor jogador, o génio, a alma, em suma quem faz a diferença. Tudo isto aliado ao facto do Pascoalinho e o Fred não jogarem os meus jogos.


    Umas boas férias a todos os jogadores.


    João Ex- Bigodes

    ResponderEliminar
  2. Para quem não viu, com a proximidade a que eu estava da mesa 1, foi gratificante ver uma equipa jogar com o prazer de se divertir, que nós também prezamos.

    E foi pelo divertimento que ali estive, embora me levantasse às 8 para enfrentar cinco horas e meia de códigos e manuais, com casos bicudos.

    Agradeço a compreensão pelos deslizes cometidos.

    Quanto ao avô, se calhar sou mais que julgam. O mais velho tem cinco anos, e a terceira vem a caminho.

    Não há quem apague Agosto? Venha Setembro!

    CMD

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos três primeiros.
    Boa crónica a superar nível do jogo.

    Quanto à ausência do João foi quase tão evidente como a falta de um "patrão" que agarre, e leve para a frente, o jogo do Sporting

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelos temas e pelas perguntas, acho que estava interessante e no geral divertido. Quanto à competitividade, e tal como escreveu o Miguel, infelizmente a mesa em que se ficou decidia muito neste Quiz. Senti-me como se tivesse sido atropelado.

    6 directas, com uma muito fácil (mil reis= escudo) e as restantes... nível ufff. Treinador da Azarenka (?! ainda agora tenho de googlar o senhor), Terra Nostra passou por 15 equipas e a 16ª foi-nos roubar a merecida repetição, ponto mais alto da península Ibérica (foi para o Mamede geográfico, Alexandre, quantos mais sabiam?), Albúm daqueles 5 músicos (famosos sem dúvida), mas nem sequer foi aceite que tinham feito um album juntos, mais uma vez preciso do google para me lembrar da resposta, e finalmente, a mais justa, os colunistas do blog qq coisa infâme, que também passou por algumas equipas até ser acertada, mas parece-me razoável.

    4 Pontos na 1ª parte e eliminação.

    ResponderEliminar
  5. Saudações

    Quizadas:
    1. Não estava, de facto, previsto que o Comandante estivesse no jogo. Apareceu para o jantar da equipa, como combinado, e resolveu ir até à Academia. Mas estava com tanto speed e bem-disposto que se ofereceu para apresentar o nível 1, e depois o 2 e depois o 3. Foi uma inegável mais-valia, o nosso "compére"!
    2. A pergunta da mitologia nórdica tinha a resposta bem formulada nas folhas de jogo (figuras da mitologia nórdica'), mas acabámos por aceitar uma resposta apenas "aproximada", que identificava bem a mitolgia... e englobava o ragnarok como Deus.
    No momento, pareceu-me que era uma resposta razoavelmente próxima do que queria, e como tal foi validada.
    Admito, vendo a coisa agora, que o melhor teria sido repetir a pergunta. O que poderia (ou não) colocar os Frikadellos no segundo nível.
    Como disse, naquele momento pareceu-me uma decisão justa (e expliquei porquê aos interessados), agora concordo que deveria ter sido mais rigoroso... a partir do momento em que houve contestação.
    3. Perguntas de cinema? Foram 15 no total... cerca de metade do total para o tema "espectáculos", que dividiam com a música.
    Os leões da MGM, o Alemanha Ano Zero, o relógio Mickey do Anjos e Demónios, a banda sonora do Último Imperador, o filme do Manuel de Oliveira/mecânica quantica, o avô do James T. Kirk... (explicação dada no início do filme mais recente), etc.

    FB

    ResponderEliminar
  6. Saudações
    fliP:

    A Azarenka é treinada por um português, caso não tenhas percebido. E ganhou no início do ano um torneio do Grand Slam...
    O Mulhacem... se calhar o Vitoriano sabia e bastava isso para vos colocar no nível 2, não era?
    O Coluna Infame e os Travelling Wilburys também ressaltaram poucas mesas até serem respondidas...
    O Serra Nostra era realmente a única mais f****a que vos calhou, enquanto a do escudo era "given".

    Se quiseres, posso enviar-te uma cópia do jogo, para comparar as séries que sairam a cada equipa, em directas.
    Por exemplo, vê o que saiu em nível 1 aos Espertalhos:
    Amendoas (que falharam), album dos Golpes (que falharam), comissários portugueses (que falharam), editora da Egoista (acertaram), bolbo raquidiano (falharam), Rubens Barrichelho (acertaram).
    Duas directas só, em seis possíveis. E uma lista que não era pior... onde a borla era o Barrichello e a mais lixada a do Egoista.

    A diferença esteve nas perguntas em cascata... eles apanharam sete! Até podiam não ter marcado em directas, que passavam.

    O jogo estava coerente, para todos, era complicado logo de início... e nenhuma pergunta deu a volta à sala! Foi equilibrado (no difícil) e teve resultado imprevisível até meio do nível 3.

    FB

    ResponderEliminar
  7. Bem! Grandessíssima distracção da minha parte! E o relógio do Mickey mais a banda sonora do Último Imperador, até fomos nós que acertámos! Mas como também são híbridas, provavelmente canalizei para a literatura e música. O que é natural, dado que nada é estanque. Das outras referidas, não passaram por nós e como tal, estando eu concentrado no jogo, é difícil ser Brechtiano por mais de cinco minutos de cada vez. Que me recorde, o Eduardo Serra chegou a passar por nós. Como eu, pessoalmente não ligo peva aos filmes do Harry Potter, procurava personagens obscuras dos livros que fossem vagamente portuguesas. O Eduardo foi mais uma daquelas que deu gozo à equipa que descortinou a charada, dado que ainda passou por algumas mesinhas.

    Johnny (e Taly e todos), a celeridade prende-se com o facto de ter assentado as ideias muito rapidamente e por agora ter internet em casa, coisa que não tinha antes. Claro que também ajuda uma boa prestação para me motivar a escrever e não deixar para o dia seguinte. Quanto à clareza... obrigado, mas não sei se mereço esse elogio.

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  8. e ainda:

    Os Espertalhos e os Ambite fizeram um jogão e foram buscar pontos "impensáveis" em cascata.
    Com aquelas linhas, e a jogarem cinco (que faz muita diferença), são equipas para estarem com grande regularidade no top-6.
    Os Mamedes estiveram ao seu melhor... até ao nível 3. Mas voltaram a dar indicações que são a equipa mais consistente e continuam a ser o nosso adversário mais temido.
    De facto, estes três e mais o Ursinho e os Zbroing fugiram logo nas primeiras contagens de montanha - para usar a imagem de Tour do quizadas - e não deu hipótese de ninguém recuperar terreno.
    Bem tentaram os Cavaleiros... mas o atraso já vinha desde a escrita.

    Pela parte da organização, cumprimos o objectivo de fazer um jogo menos fácil que o habitual (disso não abdico), mas sem perguntas a darem a volta à sala, coerente e equilibrado e jogável até ao nível 3.

    FB

    ResponderEliminar
  9. Ciências20/7/09 10:07

    Caríssimos,

    Revi a pontuação e mesmo com a tal pergunta da Mitologia não passávamos de nível.

    Assim, a modos que, fomos uns tótos que nem a mãe do Conan acertaram... pffff

    Ciências
    Frikaedellos

    ResponderEliminar
  10. Só um comentário rápido a algo que li por aqui. A Azarenka ganhou um Grand Slam?? Nos sonhos dela, talvez. Ganhou um masters pela primeira vez (em Março ou Abril, não me lembro), e só tem ainda 3 títulos na carreira. É uma miúda de 19 anos, bastante promissora, e cujos gritos estariam perfeitamente adequados à "auditivamente dolorosa" pergunta da parte escrita.

    O nome do treinador, na minha opinião, estava longe de ser nível 1 (e nem o digo por comparação com as borlas - plutão, dijon, etc - mas sim com o resto do nível). E digo isto tendo sido a minha equipa a acertar. Aliás, quando ouvi a pergunta e sabendo que o Pedro Keul não estava, tive alguma certeza que iria chegar até nós. E eu só o sabia porque sou bastante louca por ténis e passo a vida a ver na TV. Sendo um treinador português, os comentadores tendem a repeti-lo até à exaustão... Mas pronto, nada de grand slams para a Vika! Por enquanto, pelo menos.

    Quanto a perguntas difíceis em directa, às vezes é mesmo assim... sem dúvida que o Flip e companheiros ficaram num lugar que acabou por ser decisivo, não só pelas directas como pela quantidade de cascatas que ali chegaram. Já a minha mesa, teve umas quantas directas abaixo da média de dificuldade do nível 1... sorte e azar para uns e outros! Mas os Espertalhos fizeram um jogo admirável nos três níveis, e apanharam cascatas dificílimas. Parabéns!! Mas o Gonçalo é nosso, estão avisados! Não, a sério, é mesmo nosso.

    Sofia

    ResponderEliminar
  11. O Gonçalo é a Angola do Quiz!

    ResponderEliminar
  12. alex mamede21/7/09 12:30

    A Angola do Quiz! Será que ele sabe?

    ResponderEliminar
  13. Deixem jogar o Gonçalo!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns aos Espertalhos, levaram o jogo com muito "carinho"...

    Gostei do jogo, cumpriram o que prometeram..., embora para a terceira parte deveriam ter dito que era obrigatório as equipas levarem bola de cristal... ;-).
    o não terem aceite a resposta do Pacto Leonino quando esta está e continua a estar manifestamente correcta, insistindo os organizadores na definição do código das Sociedades- que é uma consequência da definição base do Código Civil o que ao não ter aceite retirou à minha equipa 2 pontos impedindo-nos de chegar à vintena, acrescentando no máximo 2 ou 3 reparos... mas o que são 2 ou 3 falhas em duzentas e tal perguntas...
    No Início terem-nos feito cantar os parabéns também foi diferente, se nos tivessem dito tínhamos levado prendas.
    Por último a distribuição dos prémios aos primeiros... foi uma boa ideia a ter em conta
    J.I.
    Liga dos últimos

    ResponderEliminar
  15. distraído21/7/09 16:49

    Cantar parabéns? quem é que fez anos?

    ResponderEliminar
  16. Sofia:
    a Azarenka, que de facto não ganhou um Grand Slam, mas "apenas" um Masters de Miami, tem mais do que três torneios ganhos no palmarés... e é mais que "uma miúdo bastante promissora", é a 8ª do ranking WTA.

    Capitão da LU:
    Por amor de deus, para com essa história do Pacto Leonino...
    Não tens razão nenhuma.
    Ninguém te disse que a resposta era tirada do Código das Sociedades, mas sim que o conceito pressupõe a existência de uma sociedade... o que é totalmente diferente!
    Sabes, tal como os teus colegas advogados (ou deviam saber), que o Código Civil regula, no livro das Obrigações, vários aspectos do regime das sociedades em geral!

    Resposta que estava no "cartão":
    - a exclusão de um sócio dos lucros da sociedade.
    Artigo 992º do CC: "É nula a cláusula que exclui um sócio da comunhão nos lucros ou que o isenta de participar nas perdas da sociedade, salvo o disposto no n.º 2 do artigo 992.º".

    Nada que se pareça com o que o colega disse, durante o jogo. Falaram de sociedades? Não. Falaram de exclusão dos lucros de um sócio? Não.
    Claro que a pergunta era menos fácil - que raio, era de nível 3!

    O "amigo do mystic" esteve especialmente mal, insistindo naquela "embrulhada" de resposta, e ironizando que "o autor da pergunta tirou o curso (de Direito) na universidade do Barreiro". Rasteirito, já que temos na equipa três elementos com formação jurídica.
    Mas não vale a pena falar mais sobre isso. Terei sempre prazer em jogar, nos quizes de bar, com o Capitão da Liga, que gosta mesmo disto e está a conseguir reunir uma equipa razoavelmente competitiva.

    FB

    ResponderEliminar
  17. FB,

    Eu limitei-me a corrigir a informação errada de que ela teria ganho um GS. Quanto a um masters poder ser remotamente equiparado a um GS... bem, não é exactamente a visão que predomina entre jogadores e fans e etc. Desde a natureza da competição em si, a carga física, a projecção, o prestígio, os pontos para o ranking, são diferenças enormes. Não tem mesmo nada a ver. Interessantemente, é um tema muito quente neste momento na WTA. Fala-se muito (entre jogadoras e dirigentes) sobre mudar a forma de atribuição dos pontos para dar mais importância aos GS e tentar reduzir o aparecimento de nº 1 mundiais que não ganharam nenhum GS. Eu pessoalmente discordo e acho que é correcto premiar-se a regularidade, mas sei também que ganhar um GS é algo muito especial. O número de GS ganhos acaba quase por ser um "ranking" à parte.

    Já agora, a Azarenka ganhou 3 (e são 3 certinhos) torneios WTA. Tinha dito de cabeça, mas dei-me ao trabalho de ir confirmar à página oficial da WTA. Quanto a ser promissora, na minha opinião é "apenas" isso, porque se acompanhas ténis feminino saberás bem que neste momento um 8º lugar no ranking tem bastante pouco significado. Infelizmente para o ténis feminino, mas espera-se que seja apenas uma fase... Quando a Vika começar a ganhar mais torneios e a chegar a finais e semi-finais de GS (e masters) com regularidade, aí a conversa será outra. Por enquanto, para mim fica-se pelo promissora.

    E é melhor parar por aqui, que tendo a ser muito extremamente tagarela quando falo de ténis!! Desculpem pela seca! :-)

    ResponderEliminar
  18. A propósito do anónimo "distraído", mais distraído estive eu, que esqueci-me de referir o aniversário do Filipe B.!
    Quem faz um quiz, fá-lo mesmo por gosto. E decidir passar uma noite de aniversário com 75 badamecos, é de louvar e não são todos que o fazem! Muitos parabéns, Filipe!

    ResponderEliminar
  19. Mais fantástico é passar a despedida de solteiro com os mesmos 75 badamecos. Isso prova como o quiz tem "agarrados".

    ResponderEliminar
  20. Naaah, fanático mesmo era passar a lua de mel com 75 fanáticos!

    ResponderEliminar
  21. Mas quem é que passou a despedida de solteiro com os badamecos...?

    ResponderEliminar
  22. Sr. Prior22/7/09 19:25

    Diz-se q foi um dos Espertalhos, creio eu.

    ResponderEliminar
  23. Sergei Kostov23/7/09 12:14

    Bem, tendo sido obviamente uma jornada de boa memória para a turma espertalha, aproveito para deixar aqui o meu bitaite:

    - Foi sem uma dúvida uma vitória inesperada, até porque o jogo em termos de distribuição dos pontos foi muito aberto e até à penúltima pergunta (caso os Ursinho tivessem acertado o Primo Levi na directa, seriam quase certamente os vencedores). No entanto, começámos a pensar que seria possível um bom resultado a partir do meio do 2º nível, já que ao início as directas não queriam nada connosco. O facto da nossa posição no campeonato ser à partida um bocadinho para o miserável também ajudou depois para apanhar cascatas, já que os tubarões estavam a alguma distância.

    - Jogar com 5 elementos fez toda a diferença. Já em Junho o Zé Mário tinha sido um reforço valioso e agora o Gonçalo tb ajudou à festa. Prova disso foi que no 3º nível praticamente cada ponto que tivemos foi fruto da contribuição de um elemento diferente. Se a nossa equipa fosse um circo, eu diria que de palhaços já estávamos bem servidos, mas o espectáculo ganhou outro nível com artistas de referência.

    - Em relação ao quiz, também esperávamos uma edição erudita, que se confirmou com algum pendor literário, mas na média geral creio que foi divertido e variado. Falhas que tenham existido pareceram-me marginais, embora às vezes a posição nas mesas tenha ligeira influência, dependendo também do alinhamento equipa-tipo de perguntas-grau de dificuldade. Por exemplo em doze directas de nível 2-3, os Zbroing viram 7 dar a volta à sala, mas ainda assim conseguiram o 4º lugar.
    A única coisa que talvez n seja mt a meu gosto é a questão da pergunta-borla no 1º nível. Se é facto que há coisas que são universais, noutros casos o critério pode tornar-se complicado.
    Já perguntas escabrosas da NBA, de nível 3 ou 4, totalmente a favor.

    - A questão sobre o nosso elemento nubente. Crescem já aí mitos de que a noiva estava no carro, à espera que o quiz acabasse, que ele teve de ir jogar, mas na sala do snooker da Academia tinha 2 strippers à espera qd saiu ou que o dinheiro do prémio foi usado para comprar uma aliança à pressa.
    Tudo isso é falso e a verdade é que o Ricardo, tendo gasto todo o seu dinheiro na despedida de solteiro efectuada previamente e também no casamento, não tinha onde dormir e esperou que o quiz fosse daqueles que dura até de madrugada, para seguir directo para a cerimónia.

    @ Sofia - Eu cá não punha as minhas mãozinhas no fogo pelo Gonçalo. Quando foi a altura de dividir o prémio não havia voz mais forte a clamar "Eu sou Espertalho desde pequenino".

    ResponderEliminar
  24. Sergei Kostov23/7/09 13:04

    Embora perceba que ninguém goste de jogar maus quizzes, esse comentário acaba por ter uma visão redutora do quiz, no meu entender.

    Já vi equipas "de topo" fazerem tanto bons como maus quizzes, assim como já vi equipas menos cotadas fazerem exactamente o mesmo.
    Mas, se é certo que uns lutam pelos primeiros lugares, outros lutam pela Taça Uefa, não é legítimo manter o resto das equipas envolvidas (pelo menos até ao 11º lugar) na luta pelo direito a organizar um quiz?

    Como se espera que a qualidade de "feitura" de um quiz progrida, se forem sempre os mesmos a fazê-lo...

    Eu não ia por aí, mas possivelmente o anónimo ou não tem bem a visão geral da coisa ou então é um bocado míope.

    ResponderEliminar
  25. Sergei Kostov23/7/09 13:07

    Ó quizadas, trocaste-me as voltas, este meu último comment foi em relação ao que está no último post da classificação e que tu fizeste citação :)

    ResponderEliminar
  26. Eis um comentário de um anónimo que foi para o post da classificação, mas acho que vale a pena referir neste post para não passar despercebido:

    "As equipas que ficaram no pódio do ano passado demonstraram as melhores organizações.

    Para o próximo ano tem de ser revisto quem organiza. Os seis primeiros a organizarem dois quizzes, ou votação entre os quizzes deste ano.

    Como está, está mal, os primeiros cinco jogos do ano foram para esquecer.

    22/7/09 22:36"

    E agora o meu comentário:
    Apesar de algumas incorrecções nos factos (só dois do podium é que organizaram) e também uma discordância da minha parte quando o anónimo é da opinião que os primeiros cinco foram para esquecer, o que para mim não concordo, dado que gostei do quiz dos Espertalhos e mesmo dos BMV não foi mau; apesar disso acho que esta é uma opinião válida para podermos reflectir sobre este assunto.
    Se todos os quizes forem bons ou pelo menos regulares até ao final, o mais provável é que tenhamos tendência para esquecer a 1ª metade do ano. Como aliás o anónimo seguramente poderá ter caído nesse erro, pois pelo menos o de Janeiro não foi nada para esquecer, na minha opinião.

    E já agora Mamedes: Se não assinarem rapidamente o Gonçalo, sem cláusula de rescisão para dar uma indemnização elevadíssima (digamos mais 20 pontos no final do campeonato), vão ver o que acontece! É que se ele sair a custo zero, não são só os Espertalhos a interessarem-se na época de transferências! :-)

    ResponderEliminar
  27. Desculpem! Sobretudo o Sérgio!
    O comentário tinha sido escrito à pressa e depois retirei-o só para corrigir uma ou outra palavra e ainda acrescentar mais umas coisinhas. Achei preferível eliminá-lo para refazê-lo de novo, em vez de estar a corrigir com mais posts. Afinal, deu na mesma! Lol

    ResponderEliminar
  28. Outro anónimo23/7/09 15:14

    Isso é que é um anónimo cheio de vontade de fazer quizzes...

    ResponderEliminar
  29. Paulo Jorge23/7/09 20:00

    Duvido que haja alguém interessado em fazer mais que 1 quiz. Eu não estou e discordo da sugestão.

    ResponderEliminar
  30. Nunca me tinha ocorrido, mas por só os 6 primeiros a organizar quizes parecia-me mesmo muito bem. Não tinhamos nós que ter o trabalho, e eles ganhavam menos pontos dando mais luta à cena (e claro mais qualidade no jogo).

    Falta ver os quatro que faltam, se forem pela bitola dos mamedes por mim nem hesitava. Já este dos Fósseis não lhe dou mais que um razoável, mas bate claramente os cinco primeiros (que variaram entre o sofrível e o quase aceitável).

    Acho que é uma ideia a considerar seriamente! Porque não uma discussão sobre o assunto entre os capitães?

    ResponderEliminar
  31. Flip,

    o jogo não foi dos Fósseis... foi dos Fónix, o que é diferente.

    Diria ainda que:
    1 - Estão a ser um pouco injustos com os jogos de Janeiro (espertalho) e Fevereiro (bmv), que foram positivos.
    2 - A proposta anónima é estúpida.
    3 - o melhor jogo de 2008 foi espertalho (indiscutível!), o que por si retira qualquer lógica 'equipas de topo-bom jogo', 'outras equipas-mau jogo'.
    4 - Quem puxar pela memória lembra-se de jogos maus, ou pelo menos menos conseguidos, de Mamedes, Cavaleiros, Fósseis, Lagartixas e Ursinho Bobó.
    Salvam-se desse exame "negro" os Zbroing, que ainda não "descarrilaram", em duas vezes.
    5 - A proposta é estúpida (oops, já tinha dito).

    FB

    ResponderEliminar
  32. Estamos em Julho! Transferências em Agosto! Falei com o actual patrão dos Cavaleiros, sobre um possível aumento do meu ordenado que ele recusou, alegando que o pascoalinho é que é bom ( em 1970), o rogério é que é bom (no antigo bar quiz), o fred é que é bom (a fazer contas), o fernando é que é bom (a fazer o rogério perder a cabeça). Lógicamente encontro-me então disponível para negociar com qualquer outra equipa desde que:
    1- me aumentem o vencimento;
    2- a equipa tenha pelo menos uma gaja " helicóptero";
    3- a equipa não tenha nenhum elemento que ponha os rebuçados todos no bolso assim que chegam à mesa;
    4- permitirem que, de vez em quando, troque olhares cúmplices com alguém que não pertença à equipa, quiçá oferecer-lhe uma resposta qual ramo de flores.

    Esperando propostas

    Johnny Ex- Bigodes

    ResponderEliminar
  33. Dou qualquer membro da minha equipa para trocar com o Johnny ex-Bigodes, menos a Tita que a mim está vinculada legalmente. Dou dois caso deixe crescer novamente o Bigode. Ofereço o Vitoriano ao fim dos primeiros três whiskys sem contrapartida alguma. Troco a minha equipa toda pelo Alexandre ou pelo génio dos Bóbó que não me lembro do nome, passando a fazer só serviço de mesa sem incomodar com sugestões parvas, e inclinando a cabeça respeitosamente na sua presença.

    ResponderEliminar
  34. Paulo Jorge26/7/09 02:41

    "passando a fazer só serviço de mesa sem incomodar com sugestões parvas, e inclinando a cabeça respeitosamente na sua presença."

    É o que nós tentamos fazer ao Alex, mas incomodar com sugestões parvas é mais forte que nós. Caso contrário o Alex estaria em 1º do campeonato.

    ResponderEliminar
  35. em directo de Ljubljana na Eslovenia:

    Nao ha maneira de passarem ao 2 nivel sempre que eu vou pras ferias estivais!!!

    aiaiai

    NV

    ResponderEliminar
  36. Pedro, o aquariofilista27/7/09 15:24

    "ou pelo génio dos Bóbó que não me lembro do nome"

    Caro Filipe, tira o cavalinho (e, ja agora, o Vitoriano tambem) da chuva: nos ja a muito tempo que o temos referenciado (a la benfica), pois qualquer um que tenha o "glorioso"(hahahah) e o boavista como clubes de eleiçao tem lugar cativo nas nossas fileiras (o facto de ser alguem que perceba de direito tambem nos fascina, confesso-o).
    Sou da opiniao que o melhor quiz/organizaçao de 2008 esteve a cargo dos Zbroing, ocupando a dos Espertalhos(a quem saudo por ser uma equipa de compinchas e com muitas afinidades e semelhanças com a Irmandade)uma honrosa segunda posiçao.
    Quanto ao quiz de dia 17...bem, foi o que foi, e o que se esperou que fosse.Sem surpresas.

    P.S.: escrevo dum teclado sem acentos! :/

    ResponderEliminar
  37. Com isto, esqueci-me de congratular os Espertalhos do Carinho pela vitoria no ultimo quiz, o que acabou por constituir a surpresa que me havia esquecido de mencionar anteriormente.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo2/8/09 00:56

    Espertalhos.... continuem,
    muita luta é que eu gosto,
    a todos os Quizeres,
    um excelente mes de Agosto!

    Nota: faltam 295 dias para o titulo do Benfica!

    Carlos "Santola" Santos

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/8/09 19:30

    para quem ainda tiver pachorra de vir ler estes comentários:

    O jogo teve um erro, que penalizou os Zbroing em um ponto (e um lugar) e beneficiou os Mamedes.

    A águia do Benfica, Vitória, é uma Bald Eagle, sim, como eles bem disseram. Não uma Golden, como eu tinha e os Mamedes disseram.

    Reina a maior confusão a nível de informação sobre a Vitória. Na wikipedia, dizem que é uma Aguia Imperial Ibérica (errado). No site do clube, estão imagens de uma Golden... (que já foi).

    Mas a nova águia Vitória é mesmo uma Bald Eagle, como se pode comprovar nas imagens do recente jogo do Benfica na Luz, contra o Atletico de Madrid.

    O devido pedido de desculpas aos Zbroing, que com esse ponto teriam sido terceiros, somavam mais dois pontos no campeonato e ficavam com os vinhos da jornada.

    FB

    ResponderEliminar
  40. Anónimo3/8/09 19:37

    Estive a ver melhor a classificação:

    O critério de desempate seria favorável aos ambite, pelo que não haveria alteração da classificação final.
    Do mal o menos.
    O que não invalida o pedido de desculpas, claro.

    FB

    ResponderEliminar
  41. Nós (Mamedes) dissemos que era [sic] uma Águia pesqueira americana, não uma golden eagle; já agora, esta última é (em português) a águia real, verdadeiro símbolo do benfica (há quem diga que é a imperial), mas não a Victória (a Glória era um milhafre, por isso o SLB está a subir na escala).

    Depois seguiu-se uma grande confusão com os nomes e traduções, mas foi esta a nossa resposta, quem estava perto que confirme: águia pesqueira americana. Imagem da dita águia:

    http://images.google.com/images?q=Osprey&ie=utf-8&oe=utf-8

    sendo a Victória uma variante algo parda,suponho (as fontes são confusas, como o FB salientou, embora as asas esbranquiçadas sejam características):

    http://i.olhares.com/data/big/223/2238655.jpg

    O que é certo é que a Victória não é uma Águia-de-cabeça-branca (bald eagle), ponto. Basta comparar com a imagem abaixo

    http://images.google.com/images?q=bald%20eagle&ie=utf-8&oe=utf-8

    Já agora, a bald eagle é muito parecida com a águia pesqueira africana,

    http://images.google.com/images?q=african%20Fish%20eagle&ie=utf-8&oe=utf-8

    talvez venha daí a confusão na resposta que tinham como correcta, etc.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo4/8/09 16:44

    Fosga-se... mania das polémicas. Só pode.

    Águia Pesqueira está tão errado quanto a Golden Eagle (que já foi).

    experimenta ver esta foto, do dia 22 de Julho, o mais próximo que se conseguiu do dia do quiz:

    http://1.bp.blogspot.com/_HDjAwSPm1YA/Sj-0NGKr1NI/AAAAAAAAACc/eW_jW5zs3m4/s1600-h/DSC05389.JPG


    Acredita: É UMA BALD EAGLE
    Estive a meio metro do bicho, na apresentação do Keirrison, e garanto-te, é.
    E é essa que está como voadora "titular", de momento, e que voou no jogo Benfica-Atletico Madrid.
    (Tem um suplente, que é o Glorioso).

    Não foi a primeira Vitória que fez o "voo da águia", na Luz. Explica o treinador Juan Barnabé que a outra (que era Águia Real...) foi apreendida, adoeceu e depois recuperou, no centro de rec. de aves do Algarve. Agora, trabalha no Aeroporto de Faro, a limpar o céu de outras aves.
    Já agora: a Vitória é do Canadá e o Glorioso do Alasca.

    (Custa muito aos Mamedes perceberem que por vezes são involuntariamente beneficiados?)

    FB

    ResponderEliminar
  43. Contra-fosga-se!

    Inicialmente, o meu comentário tinha como propósito apenas um esclarecimento: nós (Mamedes) não respondemos "golden eagle" (águia-real), mas sim águia pesqueira americana.

    Tendo começado a escrever, e animado pelo meu benfiquismo, decidi procurar na suposta autoestrada da informação dados que me permitissem defender a nossa resposta. O resultado está à vista no meu comentário acima, certo ou errado.

    Onde é que indico uma suposta recusa em admitir favorecimentos eventuais (e estatisticamente inevitáveis, como os desfavorecimentos)? Limitei-me a salientar qual foi a nossa resposta, e a afirmar que, entre a confusão reconhecida por todos, a resposta correcta não seria "bald eagle" (águia de cabeça branca).

    Dito isto... estava enganado! É a dita águia de cabeça branca, que é representada nos peluches do Benfica, gajo mascarado e tudo. Embora no sítio do Benfica apareça uma águia de cabeça-não-branca,

    http://www.slbenfica.pt/Adeptos/GaleriaFotos/Simbolos/AguiaVitoria/aguiavitoria.asp

    confirmo que no jogo contra os sacanas do Atlético de Madrid voou uma de cabeça-branca. Como a realidade não tem atrasos na actualização de conteúdos, enganei-me. Anti-fosga-se!

    Temos, portanto, as várias "águias Vitórias" no Google Images, a versão desactualizada no sítio oficial do Benfica, a bicharada antecessora/substituta e a informação relativamente privilegiada de quem a viu recentemente a voar (na TV ou ao vivo).

    Este caos ornitológico resultou numa pergunta mal conduzida/pesquisada, num quiz de resto normal, e que não trouxe mal nenhum ao mundo. E não me parece que o meu comentário justifique esta referência à nossa suposta incapacidade de reconhecer favorecimentos - é uma manobra para lateralizar o jogo e bascular posições e jogadores bloco e coiso?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  44. Anónimo5/8/09 01:16

    É isso... bloco e coiso. :)
    Enganei-me com a merda da águia, vocês também, e os Zbroingues é que estavam bem...
    Siga a marinha, como diria o outro. Venham as férias e depois o jogo dos tipos que percebem de aves de rapina.
    Abraços
    FB

    ResponderEliminar
  45. Anónimo5/8/09 11:18

    Se já mte merda, caguem na águia e vivó BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  46. Observador de Nachos27/8/09 18:37

    Regresso de férias nos Montes Cantábricos, onde pude observar alguns espécimes castelhanos menos vistos por Portugal.

    Verifico no entanto, que embora muito se debata em relação à espécie da águia, pouco se referiu sobre o espécime na qual ela poisa por norma.

    Parece-me um galego pesqueiro, com tendência a ficar careca, mas ainda sou um amador e não quero aventar certezas sem antes poder vê-lo em acção mais vezes.

    ResponderEliminar
  47. Isto precisa de animação, e para não deixar arrefecer as hostes, consta que os próximos fazedores de arrevesadíssimas perguntas vão basear-se nas culturas pré-históricas dos povos aotócnes das ex-colónias fenícias.
    Segundo fontes bem informadas - estas não são como as outras -, também teremos direito a gastronomia típica dos bairros suburbanos de Islamabad.

    Nada de mais para quem passou as férias a devorar enciclopédias - não mintas que eu bem te vi no concerto do Buraka no Sudoeste com a Wikipedia aberta no iphone.
    CMD

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.