terça-feira, 16 de junho de 2009

BALANÇO DO CAMPEONATO

.

5 jornadas decorridas, que balanço se faz deste campeonato?
Começou estranho, continuou estranho, ainda está estranho...
Das organizações já se falou muito. Esperemos que até ao final do ano, o pior que se possa dizer das que ainda faltam seja: "Foi um quiz regular". O que já é um enorme elogio.
Mas falemos antes do que, por enquanto pouco se disse: Os resultados, as classificações, as equipas!
5 jornadas, 5 vitórias para 5 equipas diferentes. O campeonato está bem emotivo, nesta primeira metade de campeonato. Apesar da liderança relativamente confortável da Ordem, a verdade é que não temos uma grande distância entre os três primeiros e a demais concorrência, como sucedia nos dois primeiros anos.
Portanto, quem levará o quarto caneco para casa?


Os 3 da vida airada!

A Ordem do Fónix, Fernandos Mamedes e Cavaleiros do Apocalipse.

Um destes três reúne melhores condições para sorrir quando soar o apito,... perdão, a pergunta final.
Começamos pelos campeões em título.
Este ano, já estabeleceram alguns recordes negativos (com tantos positivos, basta duas jornadas menos boas, que só por si já passam a ser negativos). Que se passou com os Fernandos Mamedes neste início de campeonato? 3 finais em 5, todas elas no podium, mais duas 2ªs fases. Não é um registo fraco, de maneira nenhuma, mas as duas jornadas em que falharam a final, pode levar a crer que estão cansados de ganhar e que precisam de novos desafios.
A mais pura das ilusões! É preciso não esquecer que, este ano ninguém tem finais asseguradas, tal é o salto qualitativo que as equipas do meio da tabela deram. Portanto, os Mamedes não estão desgastados e a prova está nos três podiuns que alcançaram.
Talvez não tenham estado tão concentrados como em outras alturas, mas a vontade de vencer seguramente está lá. Estão apenas a prepararem-se para um novo desafio: começar em Julho (este mês organizam) a cavalgada para o 4º consecutivo. Conseguirão?
Mas o actual líder é que não está pelos ajustes.
A Ordem do Fónix segue com uma vantagem de 8 pontos e terminará a jornada de Junho no 1º lugar, mesmo que em ex-aequo.
O 5 de El Comandante está íncólume. Conseguiu o mais difícil que foi o pleno de finais. Estão a "destoar" da restante concorrência, nestas jornadas tremendamente acidentadas em que todos os favoritos a... qualquer lugar honroso, caíram pelo menos duas vezes. (Com uma outra excepção, mas já lá vamos)
Já disse anteriormente, que para mim um dos segredos do sucesso da Ordem foi manter o mesmo 5 desde o início, com tudo o que isso implica. Como nenhum deles vai para Bruxelas em "trabalhos forçados"... (grande piscadela de olho!) a tendência será para continuar. Sobretudo porque onde a Ordem falhou o ano passado, no que às equipas organizadoras diz respeito, este ano passou que nem uma brisa. E o ciclo de organizações em que tiveram maior sucesso o ano passado, vai começar agora. Será que após as férias, é uma questão psicológica?
A resposta segue dentro de alguns meses.
Como este cronista acha que ela (resposta) tem mais chances de ser negativa, são para mim o candidato nº1 deste ano.
Quem espreita deslizes maiores ou pelo menos iguais dos seus adversários directos, em relação aos que já fizeram eles próprios, são os Cavaleiros do Apocalipse.
Qualquer semelhança com a equipa do ano passado é pura coincidência. Estão mais fortes, mais estáveis e tem hipóteses de acabar em primeiro lugar antes das férias. Já chegaram a ser lideres do campeonato em Março, mas dois resultados menos bons, atiraram-lhes para o 3º lugar a onze pontos.
Com franqueza, não sei muito bem se este ano será o do título. Mas sei que venderão cara a derrota, pois os Cavaleiros estão no bom caminho para recuperar o podium final, perdido o ano passado. São das equipas de topo, as que dispõem de maior rotatividade entre os seus elementos. Isso não lhes retira estabilidade, dado que são claramente o melhor plantel da cascata quando contamos também com os suplentes, sobretudo porque todos são "habitués" desde 2006. Sorrirão eles no final? Não sabemos. Mas este ano, após quase metade de campeonato, regressaram de pleno direito ao lote restrito de candidatos ao título.
11 pontos separam o primeiro do terceiro. E cada uma delas ainda tem que organizar. Os dois primeiros são já de seguida. Os Cavaleiros na penúltima jornada.
Terá alguma influência no resultado final? Talvez sim, talvez não.
Nenhuma delas o faz em Dezembro, mês em que costuma haver mais baixas nos planteis. Por outro lado, Julho poderá ser o mês de férias para alguns elementos. Facto que poderá beneficiar os Fónix. A ver vamos.

O grande pelotão Uefeiro
Do 4º ao 8º, dois pontos separam as equipas. E se incluirmos o 9º, continuam a ser apenas cinco pontos. Estas 6 equipas estão apostadas, no mínimo a acabar nos lugares de "Taça Uefa", agora Taça "Europa". Ou seja, entre os 6 primeiros lugares. Muita competição e emotividade ainda vai haver entre estas equipas. E até pode ser que a possibilidade de um deles acabar no podium não seja de todo inviável. Afinal, este campeonato já não é o que era. Para melhor.
Vamos dissecá-los, começando pelos dois grandes outsiders do ano passado.

Os Zbroing 747! estão a passar uma fase menos boa. Dois 3ºs lugares vão amenizando as restantes três vezes em que ficaram à porta. Isto não chega para defender o podium do ano passado. Aquele que foi o plantel mais recheado do ano passado, senão em qualidade pelo menos em quantidade, levou este ano uma machadada muito forte quando parte deste conjunto formou uma outra equipa. E se o ano passado, dava para gerir as ausências de um ou mais elementos, sem prejuízo de monta; este ano, isso tornou-se mais preocupante. A ver vamos se ainda conseguem este ano suprir, ou pelo menos contornar essas dificuldades. Quando estão os cinco, são temíveis! Quando não estão..., há pelo menos dez equipas que não demonstram piedade com eles.
Já os Ursinhos Bobó, não apresentam problemas de maior no plantel, excepto as ausências. A única equipa de topo que faltou uma jornada por impedimentos pessoais e ainda outra jornada em que estiveram desfalcados, faz com que o balanço das restantes três jornadas até seja positivo. Duas finais, uma delas como vencedor e apenas um 2º nível. Mas a classificação não se compadeceu com eles, estando nuns estranhíssimos 7º lugar. No entanto, parece-me que reúnem condições para ainda ambicionar o podium. Sempre foram uma equipa muito compacta, sem grandes mexidas, mas com um ponto contra que é ter pouco plantel, e como tal mais permissivo a falharem em jornadas mais estranhas (pois nenhuma equipa domina tudo). Resta saber se as ausências de razão pessoal são esporádicas. Se assim forem, há que contar com eles para a ponta final deste campeonato. E se o 3º lugar estiver à vista, em Dezembro estarão lá todos!
Os Indomáveis SAD são outra das equipas candidatas a terminarem nos seis primeiros lugares. Já "despacharam a organização", (nenhuma das anteriores o fez ainda!) e já têm a ambicionada primeira vitória numa jornada, após tantas tentativas falhadas. A questão dos Indomáveis nunca foi a qualidade do plantel. Foi sobretudo as "faltas" do plantel. Por isso, eles são capazes do melhor e do pior. Mas costumam ser mais fortes a partir do meio do campeonato. E como já estão em 6º lugar..., não me admirava nada que melhorem ou pelo menos igualem a sua melhor classificação do campeonato. Precisamente o 6º lugar. O pior foi um 8º em 2007. Este ano, dificilmente registarão uma classificação final abaixo disso. A tendência agora é para subir.

O que estas três equipas não contavam, era com os novos galos de poleiro!


À cabeça, os Feios Porcos e Maus. Sensacionalmente ou talvez não, estão em 4º lugar no campeonato. O ano passado, esta nova equipa provou que não vinha fazer figura de corpo presente. E após um começo regular, colecionaram quatro finais consecutivas que só não teve um possível desfecho uefeiro, devido às duas faltas de comparência já na segunda metade. Mas também é certo que, apesar da qualidade do plantel (e ao contrário dos Ursinhos), costumam ter frequentemente baixas de vulto que faz com que seja a equipa com o desfecho mais imprevisível, não só para cada jornada mas também para a posição final no campeonato. Qual é o valor das apostas para eles? Muito altas... para qualquer lugar. Desde o podium até ao décimo. Se não tiverem faltas de comparência, ou no mínimo muitas faltas de plantel durante o ano, estarão sem grande favor entre os seis primeiros lugares. Com o benefício de já terem despachado a organização! E são uma aposta sólida para o próximo estreante a vencer uma jornada. Quem sabe este ano.

E que dizer dos Frikadælløs? Estreia mais auspiciosa era impossível. 4 finais em 5, actual 5º lugar com os mesmos pontos do 4º, com a benesse de não organizarem este ano. Dão que falar como estreia, ...mas não são estreantes. Boa parte deles já jogava cascata com os Zbroing. Portanto, são uma equipa com experiência. Isso não lhes retira o mérito de serem estreantes. Mas em pouco tempo criaram uma dinâmica de equipa muito forte e que lhes permitiu alcançar bons lugares, a que só lhes falta pelo menos um podium. Com um plantel muito internacional, a Taça Europa para eles não é uma miragem. E é uma boa aposta para acabar dentro dos seis primeiros lugares.
Os BMV com Laranja seguem em nono mas pertinho do quarto. O ano passado a fusão não deu o sabor desejado, mas este ano querem bem mais. E já funcionam como equipa bem oleada. A acabar os campeonatos no meio da tabela, este ano já conseguiram um 2º lugar e mais uma final em quatro possíveis (ou três, já que em Janeiro estavam desfalcados). Muita experiência não lhes falta. Jogam a cascata desde o início, e andam nestas lides desde o "despertar do século"! O plantel é fixo, estão sempre lá a menos que se ... casem (mais uma piscadela de olho). São frequentemente apontados como um candidato falhado a melhores lugares. Sorrateiramente, reúnem todas as condições para que este seja o ano em que finalmente vão provar o contrário e chegar aos seis primeiros lugares. Estão na grande molhada e é para contar com eles em todas as jornadas.

E os restantes?


Só mais três equipas chegaram a uma final. As restantes seis nem isso.

Se é certo que o atraso, apesar de grande, não é ainda significativo; só uma segunda metade em grande estilo de qualquer uma delas é que permitirá alcançar ainda o 6º lugar.

Os Ambite são a única equipa que poderá ainda ser capaz disso. Provaram o ano passado. Mas este ano, as grandes dificuldades em conseguir um plantel de 5 têm sido difíceis de superar. As melhoras só a partir de Julho.

A Irmandade do Bordel já deram um ar da sua graça, e a tendência é para subir de nível. Seguramente conseguirão chegar a mais finais. Será suficiente para chegar à primeira metade da tabela?

Os N.n.a.p.e.d. são também uma equipa de bom valor... mas inconstante. As ausências tem sido o grande problema todos os anos. Este ano, nem um segundo nível para amostra. Mas têm mais do que qualidade para não acabar o campeonato sem pelo menos duas finais no buxo. E costumam ser surpreendentes, quando menos se espera.
Os Espertalhos do Carinho pautam pela mesma bitola dos N.n.a.p.e.d. Não costumam terminar o ano sem pelo menos duas finais. Mas com apenas três elementos titulares, talvez não chegue num campeonato bastante mais competitivo este ano.


Os Lais da Carangueja têm cara lavada e já demonstraram que deixaram de ser bombos da festa. Por enquanto só têm uma final mas poderá haver ainda uma surpresa da parte deles, no que à primeira metade da tabela diz respeito. Qualidade não lhes falta. E na parte escrita, levam um avanço assustador!
Os Golfinhos, Favaios e Co. têm estado muito azarados, para quem o ano passado teve uma sequência de 6 jornadas em 2.3.1 (duas finais, três 2º nível e apenas um 1º nível). Também ainda não chegaram ao 2º nível este ano. Mas esta equipa bem disposta já provou que numa boa conjuntura chegar à final não é tão complicado como foi noutros tempos.
A Liga dos Últimos já leva dois 2º níveis. Para já, a tendência é ganhar experiência. Mesmo com alguns elementos que têm jogado cascata. Para o ano, poderão beneficiar dela mesmo, para alcançar um resultado final mais interessante. A menos, que comece ainda este ano.
Os Valentejanus também estão no mesmo barco da L. dos Ultimos. Com alguns elementos também de outras equipas em 2008, a tendência será sempre para progredir. Faltaram em Maio. Ausência por motivos pessoais? Esperemos que tenha sido só isso.

E a última equipa deste campeonato
No ano de 2029, os Fonix estarão às bengaladas com os Mamedes e os Cavaleiros pelo 6º lugar. Os Zbroings e os Ursinhos pela primeira metade da tabela. Os Indomáveis, os Ambite, os BMV para não descer. Nessa altura, os Defenestradores estarão a festejar o 7º título consecutivo.
Mas por enquanto, em 2009, eles são claramente o plantel mais jovem (bastante mais) e ainda são Defenestrados. Talvez por isso, não se afigura que eles conquistem tão cedo uma final. Mas são bem dispostos, vêm quando os exames universitários os permitem e disfrutam isto por carolice. São a equipa mais fraca da cascata, mas apenas devido à sua idade, ainda tão verde em "vivência". Num futuro estarão mais bem apetrechados para competir connosco, os galfarros. Com o bonus de acumular a experiência para altos voos daqui a uns anos. E nessa altura, cuidado com eles!
As probabilidades estão na mesa.
Quem ganhará o campeonato? E quem fica no podium?
E nos lugares da Uefa?
E na primeira metade da tabela?
E dentro dos lugares "organizáveis"?
Toca a apostar!
.

7 comentários:

  1. Toni Dila16/6/09 12:16

    Camolas,

    Vais lá na sexta? Ouvi dizer que vai andar munta carteira junta. O plano é fechar-me num WC com um portatil ligado à Wikipedia e vender respostas na hora a 5 €.

    E aquele badocha dos caracolinhos vai tanta vez ao urinol que, sei lá, numa das viagens pode levar com um barrete em forma de balde e ficar sem a guita do jogo.

    O Xitão partiu o mini todo. Asseguras o carro da fuga?

    Booya

    Toni Da Dila

    ResponderEliminar
  2. Tenho grandes esperanças no Quiz dos Mamedes. Depois de quase meio ano sem jogar (desde Outubro até Março), entre trabalho, férias, casamento e a organização do Quiz de Fevereiro, foi com algum desespero que fui jogando as últimas jornadas.

    Apesar de até termos atingido um simpático segundo lugar, (sem dúvida graças ao meu regresso, :P) e ainda uma final nos três quizes que joguei, não me tenho divertido. Não me tenho divertido, e mais, pela primeira vez desde que começou este campeonato, já olho com algum aborrecimento o saber de antemão que tenho a próxima sexta-feira ocupada com o Quiz, quando dantes era até com algum nervoso de expectativa com que aguardava a próxima jornada.

    Daí a esperança nos Mamedes. Com um desportivismo que os bandalhos do futebol poderiam tomar como referência, com um saber ganhar apenas comparável ao seu bom perder (que eu não teria, confesso, depois de saber por exemplo como perderam a primeira jogada) e com uma boa disposição e simpatia que poucas equipas do campeonato se podem gabar, confio neles. Para nos irem dar finalmente uma noite de diversão bem passada, para nos proporem um desafio competitivo e justo, para me devolverem o nervoso miudinho ao beber o meu Jameson com gelo antes de começar a responder à parte escrita.

    Engraçado ainda é saber, ao acabar de escrever estas linhas, que é com confiança que as escrevo, e com a certeza de que no fim, ganhe quem ganhar, o sorriso deles apenas vai espelhar o nosso depois de umas horas bem divertidas.

    Força!

    ResponderEliminar
  3. Toni Ma Dila,

    Vou lá na 6a vou, mas dizem q aquilo é perigoso e até têm ursos e outros animais à solta. Ao menos na garagem do Vêsgo os pitbulls estavam sempre presos, a não ser qd a equipa dele encostava no 1º nível.

    N tinha pensado fechar-me no WC, tinha ido mais por fechar alguém no WC e só o deixar sair por dinheiro. É q aquilo manda uma potência lá mais para o fim da noite q até apita.

    Ao Joni Ex-B n gamo nada. Só para lhe fanar o bigode já foi complicado e à pala disso o gajo ainda tem people de Massamá atrás de mim para me fazer um quiz à moda medieval.

    Mas aproveito para mandar aqui uma dica pró pessoal da cascata. Men's tenho um primo que vende quizzes Wikipedia estilo cascata que são um luxo. Vêm com parte escrita, três níveis e ainda trazem extras e duas ou três polémicas para a malta curtir totil.

    Parecem-se mesmo com os quizzes de cascata a sério, trazem capinha e tudo. O preço combina-se, mas é negócio baril. Até já houve duas equipas este ano a chegarem-se à frente.

    Eu levo o bote de fuga, Toni. Isto se ela não quiser ir sair com as amigas para as Docas.

    Rover & Out

    ResponderEliminar
  4. Miguel....... Às bengaladas com os Fonix e Cavaleiros?! Mas quantos anos pensas que temos?! Sinto-me algo ofendida. Como se não me deprimisse suficientemente o aproximar galopante dos 30 (isto depois dos 25 vai mais rápido), ainda tenho de ouvir estas coisas. E o que dizer do Pirolito, ainda mais novo do que eu. Agora a sério: os Def não são os maaaiss jovens de longe. Terão entre 6-8 anos de diferença para quatro pessoas da nossa equipa, e nós nem somos dos mais novos.

    fLip, sinto-me um verdadeiro Federer em Roland Garros depois do Nadal ter sido eliminado. Muita pressão!!!! Vamos tentar não tremer ao servir para fechar o encontro!

    ResponderEliminar
  5. Grande lol, Sofia!

    Pronto, ok. Pode ser chapéus-de-chuva para vocês que não me incomoda, sobretudo quando chover em "cascata"!
    Afinal, hoje no meio de trinta graus, até choveu!!!
    Rai's parta o S. Pedro! Anda mesmo bipolar!

    ResponderEliminar
  6. Cheira-me que os grandes favoritos para hoje são os gajos da equipa do flip, acho que limpam os quisses todos ultimamente. Possibilidades da Liga ir longe também, talvez à Bielorússia.

    Maya

    ResponderEliminar
  7. Se a Maia não torcesse pela equipa do Flip é que eu ficava espantado.
    (Alguém explique ao Defenestrados sff que são mais pokemon e yu-gi-oh)

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.