sexta-feira, 13 de março de 2009

PERFIL - FRIKADÆLLØS

.


A lei Bosman chegou à Cascata!


Com os meus meios artesanais, nem sempre tenho oportunidade de escrever correctamente esta equipa. Mas a melhor estreia de sempre num campeonato (4º lugar), justifica querermos saber quem são. E sobretudo de onde vêm. Graças às minha tradutoras em simultâneo que me fizeram o especial favor de tirarem um dia de folga no edifício da ONU, lá consegui compôr esta entrevista para vocês. Um pequeno senão. Não encontrei uma bandeira da Dinamarca na fotografia e tive que me contentar com a vizinha Suécia. Espero que me perdoem!

Pela voz do Luís...: Frikadælløs

Apresentação

A ideia duma nova equipa surgiu do aumento colossal de suplentes nos Zbroing. Éramos dois, falei ao Miguel da hipótese de uma nova equipa, convidámos criaturas congéneres e facilmente criámos este inspirador melting potty. Nas duas primeiras participações, jogaram os mesmos elementos – eu, o Sezões, o Rosa, o Miguel e o Erik - que é dinamarquês e domina seis linguas, entre as quais não está o português. A solução para isto tem sido uma tradução simultânea por quem está ao lado dele, o que nos retira algum tempo de resposta. Hm, isso justifica inteiramente a nossa prestação miserável na segunda sessão – pelo que seria óptimo se a organização do Quiz nos providenciasse uma dinamarquesa tradutora de Março em diante, doutra forma nunca poderemos estar ao nosso melhor nível e a verdade deste campeonato ficará para sempre manchada, sim, manchada! O Erik também sabe sueco e gosta de ouvir as questões em stereo surround. Acabei de me lembrar – afinal em Março, o Erik estará de férias, pelo que será substituído pelo Edoardo, nado e criado perto de Florença, fã da Juventus, equipa de futebol que não levou 7-1. Ainda temos na equipa o Amadu (o nome não indica, mas é macedónio. Mesmo. :)), o Domingos e o Silva, residente em Angola mas que promete uma aparição este ano, talvez em Maio, mas não a 13. Surgiu ainda um interessado de ultima hora e estamos em conversações com outra equipa para a concretização dum empréstimo para esta temporada. É um jogador de elevado gabarito em palcos internacionais (Londres, Barcelona) e acreditamos que, com um ano de rodagem, terá a maturação necessária para jogar na nossa equipa principal. Por agora, chamemos-lhe “Ismael”. E é isto. Toda a gente por aqui está entusiasmada com a participação no campeonato. É o encanto da primeira vez.





A origem do nome da nossa equipa? Tínhamos de baptizar a equipa e a necessidade de ser original normalmente resulta nos piores epítetos do Mundo. Entre “Eggs from Space” e o “Ásdecávir”, ficou o multinacional “Chelsea FC”, que mantivemos até à noite do Quiz. Só mesmo à entrada deste, o Erik se lembra de Frikadælløs – porque, para além da equipa ter uma espantosa semelhança fisica com um prato de almôndegas nórdicas, a piada dum nome com duas letras fora do alfabeto português é um fenómeno que tem mesmo muita piada após 6 Sagres médias. Experimentem.

Eu jogo há 2 anos, mais ou menos. O resto há menos. Pelo menos em meios públicos e de forma assumida, sem pudor. Soubemos do campeonato de cascata através dos Zbroing. Gostava neste momento de agradecer aos Zbroing porque todos eles são pessoas muito especiais e merecem o nosso carinho e compreensão. Obrigado, Zbroing, pelos maravilhosos tempos que passámos juntos e pelas lições de karma que partilhámos! Um bem haja aos Zbroing e um abraço muito especial aos Zbroing.

Expectativas

Passar a eliminatoria inicial foi o objectivo da primeira sessão e foi alcançado. Na segunda, era passar o nível 1 e falhámos. Beremos como decorre Março - Com sorte, ficamos no nivel 2 e assim já percorremos as fases todas em 3 sessões. O que não seria mau. A curto prazo, acho que o nosso quarto lugar de estreia é já um marco porreiro. Estarmos em 6º à 2ª jornada é óptimo. Agora vamos devagarinho. A expectativa é, sempre que possível, chegar à final, mas está muito dificil, com a qualidade actual das equipas e a diversidade de quizzes. A nossa equipa é um projecto que agora se inicia mas que tomará o seu tempo. A longo prazo, o nosso objectivo é criar spin-off’s anuais da equipa, suficientes para ocupar lentamente a lista de participantes no campeonato do Quiz Cascata e tomar o poder na secretaria. Enganamos o João Silva com um rodízio de whisky, o Pascoalinho com um dicionário ilustrado de vernáculo do sec XIX e testemunharemos o início de uma nova era mais justa, mais regrada, onde cada equipa terá as tradutoras e tradutores que desejar. Menos os Golfinhos, que parecem preferir Favaios! Até lá, não temos grandes frustrações com os quizzes já realizados, embora ainda hoje desafie gente que me chateia a formular a lei de Ohm.

Gritos de guerra, frases recorrentes, private jokes?

Não, mas a melhor bebida do mundo é Fernet-Branca.





.

7 comentários:

  1. Benvindos ao quiz cascata, FRIKADÆLLØS.

    ResponderEliminar
  2. Pois bem vindos a confusão!
    Daqui a uns tempos mesmo não sendo de peluche ...levam ca pantufada!
    Boa prestação !
    Bom campeonato!

    ResponderEliminar
  3. Só tenho pena que tenhas ido buscar a imagem ao catálogo do IKEA!

    ResponderEliminar
  4. Benvindos? Equipas NOVAS? Deviam ser obrigados a jogar a primeira época toda de pijama! E a pagar as cervejas das ilustres Equipas Fundadoras! Num país a sério seria assim!

    ResponderEliminar
  5. BEM-VINDOS!

    Cerveja não digo, mas umas Stoli negras para regar as almôndegas suegas - com molho e doce - até marchava.

    Até amanhã!
    CMD

    ResponderEliminar
  6. És um bacagano!

    ResponderEliminar
  7. Paguem!!!!
    Eles já foram praxados?
    As equipas novas deviam de passar pela praxe...as mulheres era strip os homens tinham de pagar !!!!
    Mas é apenas uma sugestão...como é evidente vou continuar anónimo, tenho vergonha.....................................

    ResponderEliminar

Mostra o SunTzu que vive em ti e comenta com garra.