domingo, 24 de outubro de 2010

Crónica de Outubro

OS EXTEMPORÂNEOS



Bravo! Bis! É apenas uma pequena parte do que apetece dizer, após aquela que foi a noite mais divertida de sempre, ou pelo menos desde que eu jogo. Depois de uma parte escrita que foi, é certo, bastante acessível mas que proporcionou descontracção inicial, os Gatos Bóbó... (perdão), os Ursinhos Bóbó partiram para uma noite ao nível do que os melhores humoristas “contemporâneos” nos proporcionam.
O argumento

No passado menos recente, costumávamos ir para um quiz dos Ursinhos com um “credo na boca”. Eu que o diga, pois estreei-me na Ajuda com eles e comecei a pensar se esta gente, que se juntava numa Academia a uma sexta-feira, não seria toda louca.
Hoje, a realidade é bastante diferente. O ano passado foi claramente o ponto de viragem, pois toda a equipa (ou pelo menos boa parte dela) passa a contribuir para a organização.

Digamos que o jogo em si terá sido regular, que é exactamente o que se pede. Teve um bom leque de perguntas, variado q.b. O 1º nível foi claramente acessível, o que foi impossível para recuperar de uma má parte escrita. Os dois níveis seguintes também tiveram uma boa jogabilidade, dentro do que se pede do grau de dificuldade. Também teve alguns problemas. Desde já a ausência de perguntas de ciências naturais ou tecnológicas, independentemente das áreas que se escolham. Talvez se houvesse 5 ou 6 perguntas que fossem escolhidas e bem colocadas, de modo à organização se poder defender de alguma eventual complicação que se colocasse por parte dos “cientistas” presentes, e já não teria existido nenhum tipo de crítica em relação a esse assunto. E faria as delícias de muita gente. Depois também houve um ou outro assunto específico em que se aproveitou para fazer duas ou três perguntas. Pessoalmente, torço sempre o nariz a isso, mas como já fiz o mesmo,… De qualquer forma, quando é mais que dois assuntos, deve-se sempre evitar.
Outra situação foi um pouco mais de perguntas fora do nível, do que seria de esperar. Não para um nível acima, mas para um nível abaixo.
Por outro lado, eles têm os seus temas preferidos e demonstram-no. Há que estar preparados para isso. E, se não estou em erro, abdicaram totalmente da tauromaquia, facto que me surpreendeu.
Enfim, em termos de qualidade e diversidade de perguntas, se calhar a do ano passado esteve um pouco mais bem preparada no cômputo geral. Mas o jogo deste ano não foi nada fraco.
Há um estilo de quiz que os Ursinhos começaram a apurar e são únicos e inimitáveis. É uma fórmula acessível, completamente despretensiosa, mas de muito difícil execução, como outros organizadores o provam. Esta fórmula faz as equipas dependerem muito da parte escrita e das directas, dado que as hipóteses de apanharem cascatas se reduzem. E qualquer azar, por mínimo que seja, torna-se fatal (como foi para algumas equipas). Mas de qualquer forma, eles conseguem gerir bem esta fórmula. Apuraram-na desde o ano passado e é abraçada, sem nenhum tipo de constrangimento.
Claro que isto faz com que equipas com mais aspirações, se arrisquem a sair à primeira, pois o patamar que é estabelecido equilibra toda a gente. Mas há onze jornadas. E dada a subida de qualidade de muitas equipas, nos últimos anos, os desaires dos “tubarões” têm-se multiplicado e os recordes negativos também. Se calhar, faz falta uma ou duas noites despretensiosas por ano.

E já que falamos de noites bem passadas, as organizações mais “perfeitas” têm vindo, na minha opinião, da parte dos Espertalhos e dos Zbroing (desempatem vocês, se acharem necessidade), com Mamedes e também Fónix a terem conseguido algumas organizações brilhantes ou perto disso. Nestas equipas que nomeei, é a experiência aliada à diversidade dos elementos, a um bom grau de dificuldade, capacidade de análise em perceber o que funciona e o que não funciona, etc. Isto também proporciona uma boa noite, como muitos de vocês comentaram no passado. Quem não gosta de uma boa jogatana competitiva?
No entanto, em termos de organização das perguntas, os Ursinhos já pertencem ao clube dos finalistas.

O elenco


Agora em termos de apresentação, são claramente desde o ano passado, simplesmente… os Reis!
Penso que qualquer equipa que não tenha chegado à final, sobretudo as que saíram no 1º nível, podem-se queixar de tudo e mais alguma coisa, mas nunca por nunca de não se ter divertido. (Ok, pronto. Acredito que tenha havido uma ou outra excepção…) O 1º nível foi de um grande cuidado. Cascatas temáticas como Sun Tzu, ou Cabo Verde, ou a já célebre cascata musical, ou mesmo Desporto (que de Desporto não teve nada!), e ainda um mix que, segundo o Jorge, “é mais ou menos um conjunto de perguntas que sobraram e que não sabíamos muito bem onde pôr” fizeram vibrar a assistência no 1º nível, pois como é óbvio só neste nível é que estas brincadeiras podiam ser feitas. Perguntas divertidas, bem feitas. Irónicas, sarcásticas? Sim. Mas porque é que não pode haver espaço para isso? Encare-se isso de uma forma desportiva. Ninguém no mundo faz tudo certo, sempre. E por vezes é preciso algum humor extemporâneo, como fazem todos os grandes comediantes, para que as coisas sejam perspectivadas. E quanto mais não seja, pelo menos assim os assuntos ficam encerrados.

Mais palavras para quê? A assistência batia palmas no final de cada ronda, o que foi inédito! Um elemento dos Frikadælløs brindava-nos com a tal… dança… das formigas… de qualquer coisa. Se o quiz fosse chato ou apenas normal alguém faria isso? Tudo isto fez com que praticamente ninguém (à parte a sempre horrível situação de se ficar pelo 1º nível) se chateasse ir à Ajuda.
Foi um espectáculo! Bravo! Bis!

O público


16 equipas jogaram pelo direito de ficarem até ao fim. Os Defenestrados faltaram desta vez e os também já regulares Irmandade do Bordel (que se passa com eles?).
Quanto aos que foram, os Nnaped e os Valentejanus espalharam-se ao comprido na parte escrita, retirando as hipóteses de chegarem mais longe. Embora diga-se que os últimos quase que conseguiam, deixando a Academia de uma forma inglória. Também os Folie à Cinq e os Indomáveis, SAD estavam abaixo da média de pontos, especialmente os últimos que tiveram uma clara falta de sorte nas perguntas que tiveram como directas. O regresso do Filipe Bravo (que bela surpresa!) à Academia não foi nada feliz e a Ordem do Fónix deu-se também muito mal com a noite, no que ao jogo diz respeito. Por último, os Power to You/Duracell (é assim a nova designação desta equipa) foram para as grandes penalidades com os Cavaleiros. E estes últimos foram mais fortes.

No 2º nível, também foram as directas a mandar no jogo, com as poucas cascatas a assegurarem uma melhor colocação. Os Cavaleiros do Apocalipse ainda haviam de saltar para a 7ª posição mas já não havia tempo. O equilíbrio de pontos neste nível foi determinante para que os finalistas já estivessem praticamente encontrados no 1º nível e só a Unidade 101 é que se afundou sem remédio, beneficiando assim os Frikadælløs que trepavam uma posição para a final. Aos Lais da Carangueja e aos BMV c/ Laranja não foi dado segunda chance, pelas outras equipas, para poderem continuar a jogar.

Na final, foi aos Fernandos Mamedes que calhou a fava das mesas. Estavam na corrida à vitória, mas acabaram a arfar desta vez. E podia ter sido pior, se não fosse uma resposta que foi “anulada” aos Golfinhos. (Mas isso não é motivo de polémica para estar numa crónica, portanto vai para os comentários.) Foram os grandes perdedores da noite com o 4º lugar, pois a reconquista do título ficou bastante mais longe.

Os Frikadælløs estão longe da performance do ano passado, mas mesmo assim com o 6º lugar ainda tiveram motivos para sorrir esta noite. Regressaram às finais e naturalmente ainda correm para manter o estatuto de continuar a organizar.

Estatuto que os Golfinhos, Favaios e Cª também gostavam de conquistar pela primeira vez, nem que seja já em Janeiro. 5º lugar acabou por saber a pouco, pelo que foram fazendo. Mas, se calhar contas feitas, para uma equipa com sede de matar o borrego das finais, não trocavam esta posição por outra mais abaixo.

Os Feios, Porcos e Maus fizeram uma bela jornada! Treparam na final até ao 3º e consolidaram uma boa posição no campeonato. Quem sabe onde poderão chegar nas jornadas que faltam?

Os Espertalhos do Carinho agarravam o 1º lugar, mercê de um 3º nível com 11 pontos! Para quem já tinha feito um raríssimo 10 na escrita, foi o corolário de uma noite perfeita para eles, que estão de regresso às vitórias. Parabéns!

Mas os maiores vencedores da noite acabaram por ser os Zbroing 747!. O 2º lugar e 58 pontos nas últimas 5 jornadas fizeram-lhes ganhar um avanço quase determinante para conquistarem um inédito título que poucos preveriam no início. É certo que só têm apenas uma jornada para pontuar, pois organizam em Dezembro e ainda há jogo. Mas a regularidade deles este ano foi impressionante! Parabéns!


E até Novembro para novas “cavalgadas”.

sábado, 16 de outubro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE OUTUBRO


Relativamente à 5ª Organização dos Ursinhos:
Os Espertalhos conquistam a 2ª vitória consecutiva (depois de duas dos Cavaleiros e uma dos Fónix).
Os Zbroing alcançam a final, o que já não acontecia desde a estreia em 2007, e pela primeira vez no podium.
Os Feios, Porcos e Maus também se estreiam no podium dos Ursinhos, depois de um 5º em 2008.
Os Mamedes passaram a ser a única equipa que não falhou as 5 finais, mas nunca foram além dum 3º lugar em 2007.
Os Golfinhos estrearam-se numa final dos Ursinhos. Um "terço" deles passou o 2º nível, pela primeira vez.
Os Frikadælløs fazem o pleno de finais, tal como os Mamedes, mas em apenas duas participações, embora em 2009 chegassem ao 2º lugar.
Os Cavaleiros falham a final pela primeira vez.
Os Indomáveis desta vez não passaram do 1º nível, mas ainda são a terceira equipa com mais finais: 3.
Relativamente ao campeonato e às jornadas:
Os Zbroing serão campeões em Novembro, se terminarem nos 4 primeiros lugares. Em 5º ou 6º, se Mamedes não ganharem. No 2º nível, caso Mamedes não acabem nos dois primeiros lugares. No 1º nível, caso Mamedes não acabem no podium. Em caso de empate pontual no final do campeonato, os Zbroing seriam de certeza campeões, pois os Mamedes já não podem igualar as 5 vitórias que os primeiros possuem.
Os Espertalhos já não têm hipótese de chegar ao título (em circunstâncias normais).
Os BMV c/ Laranja ainda mantêm a esperança de chegar à "Liga Europa", apesar de terem desperdiçado a oportunidade de se colarem ao duo que está em 5º e 6º lugar.
Os Feios Porcos e Maus, mercê do resultado deste mês, também passaram a ter legítimas aspirações de chegar aos 6 primeiros lugares, embora seja mais dificil para eles. Não é crível que alguma destas equipas perca o direito de organizar para o ano.
Já do 9º lugar para baixo está tudo muito embrulhado, sabendo que uma ou duas finais pode fazer recuperar qualquer equipa. No entanto, a Unidade 101 tem mais margem para gerir as duas jornadas que faltam, mesmo que não vá a mais nenhuma final.
Records:
Os Golfinhos fizeram elevar para 17 o número de equipas a chegar à final este ano e esse facto constitui record absoluto num campeonato.
Os Espertalhos não venciam desde Novembro de 2009.
Os Zbroing fazem 58 pontos em 60 possíveis nas útimas 5 jornadas, igualando o feito dos Espertalhos alcançado nas últimas 5 jornadas de 2009.
Os Feios Porcos e Maus conquistam o seu segundo podium, depois do 2º lugar em Maio de 2009.
Os Mamedes alcançam a 5ª final consecutiva, algo que já não acontecia desde Outubro de 2008, embora nesse mês tivesse sido a 17ª final consecutiva (ainda hoje um record).
Os Golfinhos alcançam a sua 3ª final, depois de Julho de 2008, terminando um longo jejum.
Os Frikadælløs também terminam um jejum de 6 jornadas sem conhecerem a final, sendo as últimas 5 no primeiro nível.
Os Cavaleiros acabaram o ciclo inédito de três 1ºs níveis consecutivos, mas não quebraram o enguiço que dura desde Junho já que ainda não foi desta que regressaram à final.
Os Fónix elevaram para três o record negativo de 1ºs níveis num só ano.
Os Espertalhos continuam a ser a equipa que há mais tempo não falha uma final: 7
E também a equipa que há mais tempo não cai num 1º nível: 14
No inverso, os Defenestrados (mesmo faltando) passaram a ser a equipa que há mais tempo não chega a uma final: 10
Também são a equipa que há mais tempo não passa o primeiro nível: 10
Ainda uma palavra para os Espertalhos: Ter a pontuação máxima na parte escrita não é inédito, dado que os Mamedes fizeram isso na 1ª jornada de 2006. Mas mesmo tendo em conta que a maior parte dos registos de 2006 não existem, nunca mais ninguém alcançou um 10 desde esse ano. Parabéns!
Ranking:
Quase tudo na mesma. Os Feios Porcos e Maus consolidam-se e os Golfinhos sobem aos 10 primeiros pela terceira vez desde Setembro de 2008, por troca com os Indomáveis.
E é tudo!

sábado, 25 de setembro de 2010

Crónica da Jornada de Setembro

Tirar a ferrugem de Agosto



Depois do interregno de Verão, assistimos ao regresso às lides no campeonato de cascata. Com os Mamedes a organizar, por troca com os Ursinho, havia muita coisa em jogo, “dentro e fora das quatro linhas”. A começar, o tema “Comissão Organizadora” – Ainda não foi desta que se chegou a um consenso, com duas listas com membros repetidos a concurso e arestas por limar, nomeadamente no que diz respeito a uma possível lista única que, para já, não foi viabilizada pela maioria das equipas presentes, possivelmente devido a uma cláusula napoleónica..

Mas, voltemos ao jogo. Jogaram 15 equipas, com uma falha pouco habitual por parte dos Ursinho e dois já habituais desaparecidos em combate – Irmandade e Valentejanus. Uma palavra também para o Filipe Bravo, que infelizmente desfalcou a Ordem do Fónix e a quem desejamos umas rápidas melhoras.

Às voltas à pista com os Mamedes



É certo e sabido que, por norma, os quizzes dos Mamedes são bem estruturados, com algumas perguntas divertidas pelo meio, para quebrar a tensão de tanta hora de cascata. Embora, no geral, se possa dizer que este quiz mamediano não fugiu à regra, aqui e ali deu uma ligeira sensação que desta vez a máquina não estava tão engrenada.

No entanto, na parte escrita isso não se notou. Simples, sem grandes complicações, serviu os seus propósitos e teve até o pormenor tecnológico no video do Tour, embora essa resposta só fosse acessível a verdadeiros conhecedores. De resto, tudo nos conformes e um bom aquecimento para as voltas seguintes. Espertalhos e Feios, Porcos e Maus saíam na frente, com Defenestrados e Freakadellos ainda a tentarem acertar o passo.


Um certo toque de slalom gigante




O primeiro nível foi algo atípico, dentro de uma normalidade aparente. Não existiram muitas perguntas a dar a volta à sala (duas, salvo erro), mas o número de directas acertadas foi inferior ao que temos assistido, com apenas duas equipas a conseguirem chegar às 5 (Power 2 You e Unidade 101). Aliás, talvez a questão maior tenha sido a oscilação de dificuldade em função dos temas, com certas equipas a serem bafejadas com alguma sorte no que lhes caía no colo e outros a ficarem com a fava. Apesar do ligeiro efeito montanha russa, o equilíbrio era patente na parte superior do quadro de classificações, apesar das equipas que foram ficando para trás.
A maior nota de surpresa vinha da parte dos Cavaleiros que, depois de um início a galope, têm marcado passo nas últimas jornadas, vendo a liderança cada vez mais longe. Se é certo que nem sempre têm tido sorte com as perguntas, parece também haver alguma instabilidade interna. Vítimas neste nível foram também os Defenestrados, os Lais (a não conseguirem dar seguimento à boa jornada de Julho), NNAPED e Freakadellos, bem longe dos patamares da época passada.

Na frente, os Espertalhos davam seguimento à parte escrita, tendo agora a companhia dos Zbroing, que nos últimos meses se têm revelado uns verdadeiros bombardeiros. Na perseguição, um trio composto pelos BMV c/ Laranja e pelas agradáveis surpresas Folie e Power 2 You.


Armstrong, dá-me aí uma forcinha.



Chegados ao segundo nível, a placa da inclinação (leia-se dificuldade) subiu consideravelmente. Não que tenha sido impraticável, com o número de perguntas a dar a volta à sala a ficar nas 14, mas estas foram mais do que as perguntas directas respondidas na sala (12). A equipa que mais pontuou neste nível, os Indomáveis, não chegou aos 10 pontos (9) e os colectivos ainda em jogo iam sobrevivendo à conta das cascatas, que iam aliviando aqueles que as conseguiam.

Se é certo que o equilíbrio se manteve, a ligeira instabilidade, não tão habitual nos Mamedes, ia-se sentindo aqui e ali. Fosse numa ou outra hesitação na condução, quando perante uma resposta parecida com a pretendida, servindo de indício às equipas seguintes ou até na forma como algumas perguntas mais abertas permitiam uma resposta mais interpretativa, o que acaba às vezes por gerar alguma controvérsia.

No entanto, face à média geral, este quiz mantinha-se claramente positivo e, no final do segundo nível, os Espertalhos iam mantendo a liderança, com BMV e Feios, Porcos e Maus na perseguição e Zbroing a sobreviverem a 4 perguntas directas a darem a volta à sala. Pelo caminho ficavam agora Unidade 101 e Golfinhos, tal como Indomáveis (apesar da boa prestação neste nível) e Power 2 You, que perderam o gás todo no início da subida.


Tiro ao Boneco no Speakeasy com Photo Finish




À partida para o terceiro nível, a situação era das mais equilibradas desta época, já que apenas três pontos separavam o primeiro do sexto, pelo que estava tudo em aberto. E, nestes casos, costumam ser os pormenores a decidir a coisa, sejam eles da parte das equipas ou da organização. Num nível que foi jogável, houve emoção até à última cascata, mas nem tanto em relação ao primeiro lugar, que os Zbroing arrebataram com mais pontos (10) do que a melhor equipa conseguiu no 2º nível, levando-os a uma 4ª vitória consecutiva e a uma liderança ainda mais confortável. Espertalhos e BMV fecharam o pódio, ao passo que uns Feios, Porcos e Maus e uma Ordem do Fónix muito penalizados neste último nível, talvez não tenham apreciado tanto a ponta final como os Folie na sua estreia.


Agora a parte agridoce de uma conclusão mais técnica ou uma mais emocional. Se virmos o jogo de um ponto de vista mais informal, foi um bom serão e um quiz de pontuação equilibrada garante sempre interesse até ao fim. Em suma, foi um quiz porreiro dos Mamedes, mas não foi de longe o seu melhor quiz.
Indo mais ao pormenor, num análise técnico-táctica à Luís Freitas Lobo, existiram algumas falhas estruturais que nem têm tanto que ver com a distribuição temática. Essa, com alguns temas mais em foco, foi perfeitamente aceitável. A meu ver, a falha maior consistiu na distribuição das perguntas pelas equipas, em função da dificuldade, algo que é possível com uma grelha que tem em conta os lugares, independentemente das equipas que lá se sentam (falo mais vezes em grelhas e pareço o George Foreman ou o Mr T nas Televendas).

Méritos e capacidades das equipas à parte, a dificuldade, genericamente, é um factor a ter em conta. Se a equipa A tiver 2 perguntas mais complicadas e a B outras 2, existem 4 perguntas complicadas, mas o equilíbrio permanece. Se a equipa A tem 4 perguntas mais difíceis e a B tem 1, só existe mais uma pergunta complicada, mas o equilíbrio já era.
Usando este quiz como exemplo (apesar de ser algo mais abrangente), os Zbroing tiveram 4 perguntas a dar a volta à sala no nível 2 e só um bom nível 1 os safou da eliminação. No nível 3, acertaram 3 directas (de um total de 5 acertadas por todas as equipas no nível), ao passo que os Fónix viam TODAS as suas perguntas a dar a volta à sala e os FP e Maus a verem 5 em 6 acontecer-lhe o mesmo.




Só reforço este factor mais especificamente porque os Mamedes são uma equipa experiente e sei bem que isto nada tem a ver com o seu empenho, não podendo também ser atribuído apenas à sorte e ao azar, já que quando uma pergunta dá à volta à sala, é porque não há quem esteja em jogo que a saiba responder naquele momento.

E isto tudo, estraga a noite? Claro que não, mas influencia o resultado final, já que é algo que pode ser prevenido, tornando um jogo ainda melhor.

domingo, 19 de setembro de 2010

Novo espaço de Quiz - Kai Junqueira

Para os mais distraídos, para aqueles que não lêem mails e para os que não fazem parte da "família da Ajuda" aqui vai a informação de um novo espaço, pela tecla de João Silva:

Como alguns sabem e outros vão ficar a saber, o El Borratxon encerrou. Numa primeira fase e por um tempo indeterminado o jogo passará a decorrer no bar Kai Junqueira, situado na Rua da Junqueira, bem perto do antigo local, ficando mesmo em frente do ISCSP e do antigo Rainha Dona Amélia (morada exacta ver ao lado). O dia do jogo continua a ser a 3ª feira com início às 22,00 horas. Como informação adicional posso dizer-vos que o espaço é muito agradável, com preços acessíveis, serve refeições embora com uma ementa diferente do Borratxon, baseando a sua carta em bitoques, cool burgers, tostas variadas e pizzas. Tem esplanada no Verão. Tem uma grande vantagem, o estacionamento que é ilimitado e de borla dado não ser uma zona residencial. Tem zona de fumadores. O telefone é 213632732, caso precisem de marcar mesa.
(Johnny, se esta imagem não corresponder ao espaço, diz-me)

sábado, 18 de setembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE SETEMBRO


vitória consecutiva dos Zbroing 747! :igualam o registo dos Espertalhos do Carinho.
vitória anual para eles: igualam registo dos F. Mamedes em 2008.
Folie à Cinq registam a final (e num brilhante 4º lugar) elevando para 16 o número de finalistas este ano, facto que constitui record anual.
Os Espertalhos são actualmente a equipa que tem mais finais consecutivas: 6
E também a equipa que está há mais jornadas a ultrapassar o nível um : 13
Os Golfinhos não chegam à final há 23 jornadas.
Os Defenestrados são a equipa que há mais tempo não passa do 1º nível: 10
Relativamente ao ranking, os Folie à Cinq estreiam-se no Top-10.
BMV c/ Laranja alcançam o Top-6 pela primeira vez ("metade" deles tinha-lo feito em 2006 e 2007).
Os Cavaleiros deixam o Top-6 pela primeira vez desde Maio 2008.
E é tudo para já!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Antevisão estilo entrevista no túnel de acesso

Apesar de isto de fazer entrevistas em túneis normalmente dar porrada da grossa ou constipações, por causa da humidade, apanhámos um Mamede disponível para fazer um prognóstico contra natura, ou seja, antes do jogo.

Este Mamede, que preferiu manter o anonimato, desde que o tratem por Paulo J. não fugiu aos temas quentes, nem aqueles mais fresquinhos. No entanto, resolveu usar uma táctica de pontapé para a frente e um bigode à Queiroz dos velhos tempos, só para disfarçar.




Campeonato muito disputado, jogos nem sempre consensuais e os Mamedes uma vez mais na disputa da liderança. Como é que têm visto esta primeira metade de campeonato?

Paulo J. Este campeonato teve jogos tão bons como a generalidade do Mundial de futebol em 1970, mas com um bocadinho menos de violência. No final hão-de dizer "esse Brasil jogava p'ra xuxu", eu digo "grande merda! Não gostei".


Sem entrar em muitos pormenores, como vai ser o vosso jogo? Estratégico, tendo em conta o que ainda está em jogo, ou sem
preocupações nesse sentido, com muito macramé e ciências da natureza à mistura?


Paulo J. A nossa estratégia ao organizar um quiz é sempre fazê-lo ao mesmo nível com que jogava a selecção de futebol holandesa no Mundial de 1974. Quando jogamos é que tentamos ser a RFA desse mesmo campeonato.


Como é que foi a organização deste jogo. Há um colectivo mamediano a contribuir ou existem cabecilhas a puxar os cordelinhos para fazerem o quiz com que sempre sonharam, estilo Carlos Lopes e deixando outros Mamedes para trás na hora da decisão?

Paulo J. Estamos a fazer o quiz como se fossemos o colectivo do SL Benfica em 2008/09, orientado pelo Quique Flores. Este ano falta-nos muito para sermos a Laranja Mecânica.

Inovações, invenções, interjeições, invectivações e outro tipo de intervenções inovadoras, são algo a esperar do vosso quiz?

Paulo J. Eu sou a favor da introdução das novas tecnologias, vamos tentar inovar com o vídeo. Mas se esperam inovações como o WM podem esperar por outros quizes, não somos nenhuns Herbert Chapman.


Finalmente, terem o Jorge como possível candidato à Comissão Organizadora, não numa lista, mas em duas, veio alterar alguma coisa? Temem que fique sedento de poder ou acham que se vai manter pelos refrescos habituais? Acreditam que é mais um augúrio de que o fim do mundo se aproxima a largos passos?

Paulo J. Se o Jorge for para a CO não vem alterar nada para nós, será tão bom como para o FC Porto o Fernando Gomes ser o presidente da Liga de Clubes... bem, talvez não seja bem a mesma coisa...
Estou certo que ele não será um Michel Platini para o quiz de cascata.
O fim do mundo já está anunciado pelo menos desde que a Coreia do Sul chegou às meias-finais do Mundial de futebol, depois para confirmar que não falta muito a Grécia ganhou o Euro 2004.






Obrigado Paulo J. e esperemos que o quiz de hoje seja tão emocionante como os últimos minutos da final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern de Munique, que deixou um rapagão chamado Kuffour a chorar e a dar murros no chão.

Aceitam-se candidaturas para o papel de Kuffour. E de Mario Basler, mas só com bigode.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ELEIÇÕES

Eis a composição das listas a concurso (por enquanto), para os mais distraidos ou para quem não recebe o mail do João Silva. Transcrevo parte desse mail:

" (...) antes de começar o jogo (sexta, dia 17), irá ser eleita uma nova Comissão Organizadora (até que enfim) que irá assegurar a logística necessária durante o ano de 2011.
As duas propostas que foram apresentadas até ao momento foram as seguintes:

Lista A ( porque foi a 1ª a entrar), proposta pelo José Pedro:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Miguel Fialho( Golfinhos),
Carlos Santos ( NNAPED).

Lista B, proposta pelo Jorge Napoleão:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Tita Teixeira( BMV),
Gregório ( Lais da Carangueja),
Jorge Napoleão ( Unidade 101).

Não aparecendo mais nenhuma, serão estas as votadas ou, caso os proponentes se entendam (lol), poderá surgir uma fusão, dado que têm dois elementos em comum."

E até sexta!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REENTRADA DE 2010

Vamos agora entrar na recta final do campeonato, no dia 17 de Setembro.

As quatro últimas jornadas vão ser organizadas pelos quatro primeiros do campeonato. Muita coisa pode ainda acontecer. E, se é certo que Zbroings e Mamedes afiguram-se em melhor posição para o título (com Cavaleiros à espreita), não é menos verdade que quem já organizou pode beneficiar bastante desse facto para somar pontos extra, aonde os da frente não podem.

Mas algumas outras coisas também mexem.

A começar pelas eleições à nova comissão, aparentemente já em Setembro. E digo aparentemente, pois fui apanhado de surpresa por essa perspectiva que estava convencido (se calhar não o único) que seria em Janeiro.

As candidaturas e o debate sobre elas estão abertas!
Ainda iremos falar mais sobre elas, mas trancrevo (quase) na íntegra uma proposta do Zé Pedro (alias "El" Comandante) dos Fónix:

Por ter sido anunciado, na jornada de Julho, que será designada uma nova comissão para o Quiz de Cascata, gostaria de apresentar uma sugestão para a composição da comissão, a ser divulgada no blog.
Proposta:
- João Silva (Johnny ex-Bigodes) - Por todos os motivos, e mais os seguintes:
1 - Ser quem é.
2 - Ter sido responsável pela adopção desta forma de quiz em espaços públicos.
3 - Ser um campeão na organização das jornadas, incluindo aquisição e distribuição de virtualhas e demais minhoquices.
4 - E porque sim!

- Jorge Páramos
1 - Saber umas becas de teorias escabrosas.
2 - Já usar calças compridas.
3 - Costumar "cagar" sentenças porreiras.
4 - Já é tempo de um elemento daquela equipa que ganha à brava trabalhar um pouco.

- Miguel Fialho
1 - É um gajo porreiro.
2 - Tem posições equilibradas (se calhar bebe menos que os outros).
3 - Trabalhar em prol da comunidade com o único blog vivo.
4 - Cantar a Desfolhada melhor que a Simone.

Quanto às funções de Presidente, sugiro que entre os três joguem à moedinha, até aos cinco.

Os três que falem de sua justiça quanto a aceitar esta proposta de comissão.
No entanto, saliente-se a introdução de um quarto elemento, proposto sobretudo pelo João Silva (e de imediato apoiado por mim), na pessoa do Carlos Santos (alias "Santola") pelas razões que se segue:
1 - Gostar à brava disto.
2 - Ter disponibilidade e pode dar um apoio logístico muito importante ao João que os outros não conseguem.
3 - Ser um querido!
4 - Já ser tempo de equipas menos cotadas mas fiéis ao campeonato, terem representação na comissão.

Se esta proposta for para a frente, será mais uma a juntar às candidaturas. Outras que quiserem, mandem mail para o quizadas, que eu ou o Sérgio nos encarregaremos de publicar.

Entretanto, com um atraso de mais de meio ano, aqui vão as tabelas do ano passado com as respectivas legendas.






























Resumindo, as 11 jornadas de 2009 conheceram 6 vencedores diferentes:

Espertalhos - 4 v.

Ursinhos e Cavaleiros - 2v. cada

Fónix, Mamedes e Indomáveis - 1v. cada

Para os fãs das estatísticas, regressou o ranking. Desta vez em moldes muito diferentes e mais dinâmico. De mês para mês, contam apenas as 5 últimas jornadas em que cada equipa participou, organizações excluídas e uma única falta de comparência perdoada (desde que seja até duas com a outra a ser considerada como presença, contabilizando zero pontos). Mas sobre este assunto, explicarei melhor uma outra altura.

Por (pen)último, já se realizaram 49 jornadas. A jornada de Setembro será a número 50. Registo que não quis deixar passar em claro, pois implica que já jogamos há 49 meses o campeonato de quiz de cascata, iniciado em Janeiro de 2006. Com uma ou duas jornadas nos primeiros anos de "carácter particular", que serviram para convívio sem preocupação de pontos ou equipas.

A tabela de baixo trata do palmarés das equipas que chegaram à final (até Julho 2010).

Legenda:

a) É contabilizado uma final como organizador em 2007.

b) São incluídas as classificações dos Fósseis (mas não dos Lagartixas)

c) OS BMV c/ Laranja não herda (por enquanto) os resultados das anteriores equipas.

d) São incluídas as classificações dos Mineteiros do Apocalipse.

As equipas a cinzento não estão inscritas no campeonato de 2010.

Agora sim, por último. A crónica de Julho ficou adiada mas não esquecida. Na impossibilidade do Sérgio escrever (por razões óbvias) e do Quizadas também (por razões ligeiramente menos óbvias), ficou encarregue ao Filipe Bravo escrevê-la, previamente convidado para o efeito por mim e concordado pelo Sérgio. Infelizmente, o FB mais uma vez baixou ao hospital e pede muita desculpa (como se necessário fosse) pelo atraso da dita. Desejo do fundo do coração, uma magnífica recuperação para ti, Filipe, e que possas vir à jornada de Setembro. Porque fazes falta e porque... sim!

E é tudo!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ELEGIA


Já devia ter escrito isto há mais tempo, mas mais vale tarde que nunca.
Desde o início da nossa jogatana em 2006, sempre foi uma figura querida. De trato fácil, correspondia com sorriso, educação e carinho a quem com ela quisesse trocar dois dedos de conversa. E mesmo quando mais equipas começaram a aparecer, e outras a crescer ou renovar-se nunca deixou de passar despercebida. Tenho pena de não ter chegado a privar mais com ela, mas sempre fiquei com a ideia de uma mulher que pessoalmente me causava calor e ternura. Sei que quem privou com ela, principalmente os mais antigos e numa altura em que ainda estava no salão a servir-nos (se não estou em erro), havia quem com ela brincava e adorava conversar. E ela também tinha um carinho e uma preocupação por nós.
Agora isso deixou de ser possível.
Há pessoas que passam pela nossa vida e a memória filtra. Outras causam uma impressão indelével, mesmo que não voltemos mais a vê-las. Com a D. Paula foi esta última que aconteceu.
E por tudo isso, com muita saudade, um Muito Obrigado e Até Sempre!

sábado, 31 de julho de 2010

BLITZ QUIZ

Realizou-se na quinta-feira dia 29, um formato inovador de quiz de cascata no Magic Pool Bar baptizado como Blitz Quiz
Com uma boa adesão dentro do possível, dado as férias de muita gente, cerca de quarenta pessoas foram conhecer a nova experiência quizistica de Júlio Alves.
Para quem não teve lá, eis uma descrição:
O formato compunha-se de seis jogos:


1- Jogo da ordem
Como o nome indica, era necessário ordenar. Embora este jogo fosse aquecimento, dado que não distribuia pontos para ninguém, servia no entanto para distribuir a ordem das cascatas para cada um dos jogos seguintes.
Nesta jornada em específico, o Júlio deu os nomes de 5 papas todos nascidos no séc. XV, e a nossa função era aproximarmo-nos das datas de nascimento de cada um dos senhores. No caso do primeiro papa dado, quem se aproximasse mais da data tinha o direito de jogar em primeiro lugar no jogo 2. Quem estivesse mais afastado, seria o último a apanhar cascata.
E assim sucessivamente, para os papas seguintes.
2 - 10 Temas
Consistia em escolher um de 10 temas e responder à pergunta proposta. A primeira equipa a escolher, tinha todos os temas à disposição. A segunda já teria todos, menos o que tinha sido escolhido previamente pela primeira equipa. E assim sucessivamente. Cada pergunta não respondida, seguia em cascata.

3 - Batalha Naval
Cada equipa (pela ordem estabelecida previamente) repondia a uma pergunta. Se a acertasse, dava dois tiros em jeito de batalha naval. As possibilidades não eram afundar embarcações, mas ter a sorte de suceder três situações: um ponto bónus, uma pergunta extra (a valer dois pontos) ou água.
4 - Do monte S. Gens ao Annapurna
Novamente um jogo de temas à escolha dentro das possibilidades não escolhidas previamente, logo quem foi ordenado à frente para este jogo, tem mais hipóteses de escolha. A diferença para o jogo 2 consiste em ter três perguntas de dificuldade crescente. A primeira vale 1 ponto, a segunda dois pontos e a terceira três pontos. A mecânica é sobretudo esta, mas há pormenores que me escaparam em relação às penalizações por resposta errada.
5 - Jogo da Bomba
O meu favorito. Dá-se dez nomes e só um está a mais, dentro de um c0njunto definido. Cada equipa vai escolhendo/eliminando um dos dez nomes até alguém escolher o nome errado e ficar com a "bomba". Nesta primeira experiência, estavam dez nomes de músicos. 9 eram britânicos, um era americano. Quem não soubesse e escolhesse o americano, perdia 5 pontos!
6 - Missão Impossível
10 perguntas de uma só resposta. Nesta experiência de quinta-feira, o Júlio dava 10 carreiras de autocarros da Carris, com um dos terminais e pedia-se o outro terminal. Cada resposta errada, acarretava a perda de pontos. Em branco, não havia penalização.
Na minha opinião, a ideia do jogo é extremamente divertida, mas falta limar muitas arestas. O que é normal, dado que é um salto de gigante para um formato novo. Talvez o problema desta primeira experiência, foi não ter conseguido sentir-me em competição. A indefinição quanto às perguntas que seguiam ou não em cascata, a falta de ritmo normal para uma primeira experiência, mas sobretudo nem perceber porque se devia ordenar as mesas logo de início.
No entanto, o elemento sorte faz todo o sentido neste jogo e é determinante para um serão bem passado. Um pouco à semelhança do famoso jogo do ganso em que quem vai à frente, pode passar para último a todo o momento. Responde-se a perguntas, mas não vale a pena correr tanto porque mais à frente ainda se tropeça num obstáculo e vem-se de escantilhão por aí abaixo.
Ideia muito bem esgalhada, com todo o potencial para ser divertidissimo. O Júlio inclusive conseguiu imagens e gráficos feitos em computador do próprio jogo em si, como se estivéssemos num programa de televisão, e abrilhantou e de que maneira o jogo.
Mais definição nas regras, mais sorte sem ser apenas sorte, mais ritmo de jogo, e ainda a criação de outros possíveis jogos que o Júlio possa congeminar, e estamos perante um formato formidável que promete aquecer esta temporada.