domingo, 19 de setembro de 2010

Novo espaço de Quiz - Kai Junqueira

Para os mais distraídos, para aqueles que não lêem mails e para os que não fazem parte da "família da Ajuda" aqui vai a informação de um novo espaço, pela tecla de João Silva:

Como alguns sabem e outros vão ficar a saber, o El Borratxon encerrou. Numa primeira fase e por um tempo indeterminado o jogo passará a decorrer no bar Kai Junqueira, situado na Rua da Junqueira, bem perto do antigo local, ficando mesmo em frente do ISCSP e do antigo Rainha Dona Amélia (morada exacta ver ao lado). O dia do jogo continua a ser a 3ª feira com início às 22,00 horas. Como informação adicional posso dizer-vos que o espaço é muito agradável, com preços acessíveis, serve refeições embora com uma ementa diferente do Borratxon, baseando a sua carta em bitoques, cool burgers, tostas variadas e pizzas. Tem esplanada no Verão. Tem uma grande vantagem, o estacionamento que é ilimitado e de borla dado não ser uma zona residencial. Tem zona de fumadores. O telefone é 213632732, caso precisem de marcar mesa.
(Johnny, se esta imagem não corresponder ao espaço, diz-me)

sábado, 18 de setembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE SETEMBRO


vitória consecutiva dos Zbroing 747! :igualam o registo dos Espertalhos do Carinho.
vitória anual para eles: igualam registo dos F. Mamedes em 2008.
Folie à Cinq registam a final (e num brilhante 4º lugar) elevando para 16 o número de finalistas este ano, facto que constitui record anual.
Os Espertalhos são actualmente a equipa que tem mais finais consecutivas: 6
E também a equipa que está há mais jornadas a ultrapassar o nível um : 13
Os Golfinhos não chegam à final há 23 jornadas.
Os Defenestrados são a equipa que há mais tempo não passa do 1º nível: 10
Relativamente ao ranking, os Folie à Cinq estreiam-se no Top-10.
BMV c/ Laranja alcançam o Top-6 pela primeira vez ("metade" deles tinha-lo feito em 2006 e 2007).
Os Cavaleiros deixam o Top-6 pela primeira vez desde Maio 2008.
E é tudo para já!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Antevisão estilo entrevista no túnel de acesso

Apesar de isto de fazer entrevistas em túneis normalmente dar porrada da grossa ou constipações, por causa da humidade, apanhámos um Mamede disponível para fazer um prognóstico contra natura, ou seja, antes do jogo.

Este Mamede, que preferiu manter o anonimato, desde que o tratem por Paulo J. não fugiu aos temas quentes, nem aqueles mais fresquinhos. No entanto, resolveu usar uma táctica de pontapé para a frente e um bigode à Queiroz dos velhos tempos, só para disfarçar.




Campeonato muito disputado, jogos nem sempre consensuais e os Mamedes uma vez mais na disputa da liderança. Como é que têm visto esta primeira metade de campeonato?

Paulo J. Este campeonato teve jogos tão bons como a generalidade do Mundial de futebol em 1970, mas com um bocadinho menos de violência. No final hão-de dizer "esse Brasil jogava p'ra xuxu", eu digo "grande merda! Não gostei".


Sem entrar em muitos pormenores, como vai ser o vosso jogo? Estratégico, tendo em conta o que ainda está em jogo, ou sem
preocupações nesse sentido, com muito macramé e ciências da natureza à mistura?


Paulo J. A nossa estratégia ao organizar um quiz é sempre fazê-lo ao mesmo nível com que jogava a selecção de futebol holandesa no Mundial de 1974. Quando jogamos é que tentamos ser a RFA desse mesmo campeonato.


Como é que foi a organização deste jogo. Há um colectivo mamediano a contribuir ou existem cabecilhas a puxar os cordelinhos para fazerem o quiz com que sempre sonharam, estilo Carlos Lopes e deixando outros Mamedes para trás na hora da decisão?

Paulo J. Estamos a fazer o quiz como se fossemos o colectivo do SL Benfica em 2008/09, orientado pelo Quique Flores. Este ano falta-nos muito para sermos a Laranja Mecânica.

Inovações, invenções, interjeições, invectivações e outro tipo de intervenções inovadoras, são algo a esperar do vosso quiz?

Paulo J. Eu sou a favor da introdução das novas tecnologias, vamos tentar inovar com o vídeo. Mas se esperam inovações como o WM podem esperar por outros quizes, não somos nenhuns Herbert Chapman.


Finalmente, terem o Jorge como possível candidato à Comissão Organizadora, não numa lista, mas em duas, veio alterar alguma coisa? Temem que fique sedento de poder ou acham que se vai manter pelos refrescos habituais? Acreditam que é mais um augúrio de que o fim do mundo se aproxima a largos passos?

Paulo J. Se o Jorge for para a CO não vem alterar nada para nós, será tão bom como para o FC Porto o Fernando Gomes ser o presidente da Liga de Clubes... bem, talvez não seja bem a mesma coisa...
Estou certo que ele não será um Michel Platini para o quiz de cascata.
O fim do mundo já está anunciado pelo menos desde que a Coreia do Sul chegou às meias-finais do Mundial de futebol, depois para confirmar que não falta muito a Grécia ganhou o Euro 2004.






Obrigado Paulo J. e esperemos que o quiz de hoje seja tão emocionante como os últimos minutos da final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern de Munique, que deixou um rapagão chamado Kuffour a chorar e a dar murros no chão.

Aceitam-se candidaturas para o papel de Kuffour. E de Mario Basler, mas só com bigode.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ELEIÇÕES

Eis a composição das listas a concurso (por enquanto), para os mais distraidos ou para quem não recebe o mail do João Silva. Transcrevo parte desse mail:

" (...) antes de começar o jogo (sexta, dia 17), irá ser eleita uma nova Comissão Organizadora (até que enfim) que irá assegurar a logística necessária durante o ano de 2011.
As duas propostas que foram apresentadas até ao momento foram as seguintes:

Lista A ( porque foi a 1ª a entrar), proposta pelo José Pedro:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Miguel Fialho( Golfinhos),
Carlos Santos ( NNAPED).

Lista B, proposta pelo Jorge Napoleão:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Tita Teixeira( BMV),
Gregório ( Lais da Carangueja),
Jorge Napoleão ( Unidade 101).

Não aparecendo mais nenhuma, serão estas as votadas ou, caso os proponentes se entendam (lol), poderá surgir uma fusão, dado que têm dois elementos em comum."

E até sexta!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REENTRADA DE 2010

Vamos agora entrar na recta final do campeonato, no dia 17 de Setembro.

As quatro últimas jornadas vão ser organizadas pelos quatro primeiros do campeonato. Muita coisa pode ainda acontecer. E, se é certo que Zbroings e Mamedes afiguram-se em melhor posição para o título (com Cavaleiros à espreita), não é menos verdade que quem já organizou pode beneficiar bastante desse facto para somar pontos extra, aonde os da frente não podem.

Mas algumas outras coisas também mexem.

A começar pelas eleições à nova comissão, aparentemente já em Setembro. E digo aparentemente, pois fui apanhado de surpresa por essa perspectiva que estava convencido (se calhar não o único) que seria em Janeiro.

As candidaturas e o debate sobre elas estão abertas!
Ainda iremos falar mais sobre elas, mas trancrevo (quase) na íntegra uma proposta do Zé Pedro (alias "El" Comandante) dos Fónix:

Por ter sido anunciado, na jornada de Julho, que será designada uma nova comissão para o Quiz de Cascata, gostaria de apresentar uma sugestão para a composição da comissão, a ser divulgada no blog.
Proposta:
- João Silva (Johnny ex-Bigodes) - Por todos os motivos, e mais os seguintes:
1 - Ser quem é.
2 - Ter sido responsável pela adopção desta forma de quiz em espaços públicos.
3 - Ser um campeão na organização das jornadas, incluindo aquisição e distribuição de virtualhas e demais minhoquices.
4 - E porque sim!

- Jorge Páramos
1 - Saber umas becas de teorias escabrosas.
2 - Já usar calças compridas.
3 - Costumar "cagar" sentenças porreiras.
4 - Já é tempo de um elemento daquela equipa que ganha à brava trabalhar um pouco.

- Miguel Fialho
1 - É um gajo porreiro.
2 - Tem posições equilibradas (se calhar bebe menos que os outros).
3 - Trabalhar em prol da comunidade com o único blog vivo.
4 - Cantar a Desfolhada melhor que a Simone.

Quanto às funções de Presidente, sugiro que entre os três joguem à moedinha, até aos cinco.

Os três que falem de sua justiça quanto a aceitar esta proposta de comissão.
No entanto, saliente-se a introdução de um quarto elemento, proposto sobretudo pelo João Silva (e de imediato apoiado por mim), na pessoa do Carlos Santos (alias "Santola") pelas razões que se segue:
1 - Gostar à brava disto.
2 - Ter disponibilidade e pode dar um apoio logístico muito importante ao João que os outros não conseguem.
3 - Ser um querido!
4 - Já ser tempo de equipas menos cotadas mas fiéis ao campeonato, terem representação na comissão.

Se esta proposta for para a frente, será mais uma a juntar às candidaturas. Outras que quiserem, mandem mail para o quizadas, que eu ou o Sérgio nos encarregaremos de publicar.

Entretanto, com um atraso de mais de meio ano, aqui vão as tabelas do ano passado com as respectivas legendas.






























Resumindo, as 11 jornadas de 2009 conheceram 6 vencedores diferentes:

Espertalhos - 4 v.

Ursinhos e Cavaleiros - 2v. cada

Fónix, Mamedes e Indomáveis - 1v. cada

Para os fãs das estatísticas, regressou o ranking. Desta vez em moldes muito diferentes e mais dinâmico. De mês para mês, contam apenas as 5 últimas jornadas em que cada equipa participou, organizações excluídas e uma única falta de comparência perdoada (desde que seja até duas com a outra a ser considerada como presença, contabilizando zero pontos). Mas sobre este assunto, explicarei melhor uma outra altura.

Por (pen)último, já se realizaram 49 jornadas. A jornada de Setembro será a número 50. Registo que não quis deixar passar em claro, pois implica que já jogamos há 49 meses o campeonato de quiz de cascata, iniciado em Janeiro de 2006. Com uma ou duas jornadas nos primeiros anos de "carácter particular", que serviram para convívio sem preocupação de pontos ou equipas.

A tabela de baixo trata do palmarés das equipas que chegaram à final (até Julho 2010).

Legenda:

a) É contabilizado uma final como organizador em 2007.

b) São incluídas as classificações dos Fósseis (mas não dos Lagartixas)

c) OS BMV c/ Laranja não herda (por enquanto) os resultados das anteriores equipas.

d) São incluídas as classificações dos Mineteiros do Apocalipse.

As equipas a cinzento não estão inscritas no campeonato de 2010.

Agora sim, por último. A crónica de Julho ficou adiada mas não esquecida. Na impossibilidade do Sérgio escrever (por razões óbvias) e do Quizadas também (por razões ligeiramente menos óbvias), ficou encarregue ao Filipe Bravo escrevê-la, previamente convidado para o efeito por mim e concordado pelo Sérgio. Infelizmente, o FB mais uma vez baixou ao hospital e pede muita desculpa (como se necessário fosse) pelo atraso da dita. Desejo do fundo do coração, uma magnífica recuperação para ti, Filipe, e que possas vir à jornada de Setembro. Porque fazes falta e porque... sim!

E é tudo!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ELEGIA


Já devia ter escrito isto há mais tempo, mas mais vale tarde que nunca.
Desde o início da nossa jogatana em 2006, sempre foi uma figura querida. De trato fácil, correspondia com sorriso, educação e carinho a quem com ela quisesse trocar dois dedos de conversa. E mesmo quando mais equipas começaram a aparecer, e outras a crescer ou renovar-se nunca deixou de passar despercebida. Tenho pena de não ter chegado a privar mais com ela, mas sempre fiquei com a ideia de uma mulher que pessoalmente me causava calor e ternura. Sei que quem privou com ela, principalmente os mais antigos e numa altura em que ainda estava no salão a servir-nos (se não estou em erro), havia quem com ela brincava e adorava conversar. E ela também tinha um carinho e uma preocupação por nós.
Agora isso deixou de ser possível.
Há pessoas que passam pela nossa vida e a memória filtra. Outras causam uma impressão indelével, mesmo que não voltemos mais a vê-las. Com a D. Paula foi esta última que aconteceu.
E por tudo isso, com muita saudade, um Muito Obrigado e Até Sempre!

sábado, 31 de julho de 2010

BLITZ QUIZ

Realizou-se na quinta-feira dia 29, um formato inovador de quiz de cascata no Magic Pool Bar baptizado como Blitz Quiz
Com uma boa adesão dentro do possível, dado as férias de muita gente, cerca de quarenta pessoas foram conhecer a nova experiência quizistica de Júlio Alves.
Para quem não teve lá, eis uma descrição:
O formato compunha-se de seis jogos:


1- Jogo da ordem
Como o nome indica, era necessário ordenar. Embora este jogo fosse aquecimento, dado que não distribuia pontos para ninguém, servia no entanto para distribuir a ordem das cascatas para cada um dos jogos seguintes.
Nesta jornada em específico, o Júlio deu os nomes de 5 papas todos nascidos no séc. XV, e a nossa função era aproximarmo-nos das datas de nascimento de cada um dos senhores. No caso do primeiro papa dado, quem se aproximasse mais da data tinha o direito de jogar em primeiro lugar no jogo 2. Quem estivesse mais afastado, seria o último a apanhar cascata.
E assim sucessivamente, para os papas seguintes.
2 - 10 Temas
Consistia em escolher um de 10 temas e responder à pergunta proposta. A primeira equipa a escolher, tinha todos os temas à disposição. A segunda já teria todos, menos o que tinha sido escolhido previamente pela primeira equipa. E assim sucessivamente. Cada pergunta não respondida, seguia em cascata.

3 - Batalha Naval
Cada equipa (pela ordem estabelecida previamente) repondia a uma pergunta. Se a acertasse, dava dois tiros em jeito de batalha naval. As possibilidades não eram afundar embarcações, mas ter a sorte de suceder três situações: um ponto bónus, uma pergunta extra (a valer dois pontos) ou água.
4 - Do monte S. Gens ao Annapurna
Novamente um jogo de temas à escolha dentro das possibilidades não escolhidas previamente, logo quem foi ordenado à frente para este jogo, tem mais hipóteses de escolha. A diferença para o jogo 2 consiste em ter três perguntas de dificuldade crescente. A primeira vale 1 ponto, a segunda dois pontos e a terceira três pontos. A mecânica é sobretudo esta, mas há pormenores que me escaparam em relação às penalizações por resposta errada.
5 - Jogo da Bomba
O meu favorito. Dá-se dez nomes e só um está a mais, dentro de um c0njunto definido. Cada equipa vai escolhendo/eliminando um dos dez nomes até alguém escolher o nome errado e ficar com a "bomba". Nesta primeira experiência, estavam dez nomes de músicos. 9 eram britânicos, um era americano. Quem não soubesse e escolhesse o americano, perdia 5 pontos!
6 - Missão Impossível
10 perguntas de uma só resposta. Nesta experiência de quinta-feira, o Júlio dava 10 carreiras de autocarros da Carris, com um dos terminais e pedia-se o outro terminal. Cada resposta errada, acarretava a perda de pontos. Em branco, não havia penalização.
Na minha opinião, a ideia do jogo é extremamente divertida, mas falta limar muitas arestas. O que é normal, dado que é um salto de gigante para um formato novo. Talvez o problema desta primeira experiência, foi não ter conseguido sentir-me em competição. A indefinição quanto às perguntas que seguiam ou não em cascata, a falta de ritmo normal para uma primeira experiência, mas sobretudo nem perceber porque se devia ordenar as mesas logo de início.
No entanto, o elemento sorte faz todo o sentido neste jogo e é determinante para um serão bem passado. Um pouco à semelhança do famoso jogo do ganso em que quem vai à frente, pode passar para último a todo o momento. Responde-se a perguntas, mas não vale a pena correr tanto porque mais à frente ainda se tropeça num obstáculo e vem-se de escantilhão por aí abaixo.
Ideia muito bem esgalhada, com todo o potencial para ser divertidissimo. O Júlio inclusive conseguiu imagens e gráficos feitos em computador do próprio jogo em si, como se estivéssemos num programa de televisão, e abrilhantou e de que maneira o jogo.
Mais definição nas regras, mais sorte sem ser apenas sorte, mais ritmo de jogo, e ainda a criação de outros possíveis jogos que o Júlio possa congeminar, e estamos perante um formato formidável que promete aquecer esta temporada.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CASCATAS PARA TODOS


Para acabar o mês em beleza, esta semana traz-nos três torneios de fim de estação antes das férias de Verão do campeonato.

Na quarta-feira, dia 28 temos a cascata mensal na Guilherme Coussoul feita pelo António Pascoalinho.

Na quinta-feira, dia 29 vamos ter a estreia de um formato novo apresentado pelo Júlio no Magic Pool Bar.

No Sábado, dia 31 (e excepcionalmente este mês) a 7ª jornada de quiz de cascata no Domínio Público organizada pelo João Silva e Carlos Santos.

Se necessita de um quiz antes de ir de férias, escolha um, dois ou os três.
Para moradas, tem ao seu lado direito onde diz "Espaços de Quiz" (ou algo assim parecido)

Se for uma única pessoa que queira jogar, pode aparecer em qualquer dos espaços de quiz, pois haverá sempre uma equipa conhecida onde se possa enfiar. Já para uma equipa completa, convém telefonar para saber se ainda há vagas.

Fazendo uma apresentação um pouco mais detalhada:

Quarta-feira na Guilherme Coussoul, o quiz vai ser um modelo de cascata tradicional com parte escrita e três níveis de dificuldade. Portanto, jogue à séria mas não se preocupe com pontos de campeonato. Não o é, nem pretende ser. O modelo é competitivo mas descontraído, com organização do Pascoalinho.

Na quinta-feira, no Magic Pool Bar, o papa Júlio vai apresentar um formato novo de fazer quiz cascata. Sendo uma estreia, cabe aos "concorrentes" ou "guinea-pigs" jogar, divertir-se e depois dar uma opinião deste formato (no caso de ser solicitada, óbvio). Sabemos apenas que vai depender mais da sorte, tem batalha naval e... o resto é mesmo aparecer por lá.

Sábado, no Dominio Público Bar, realizar-se-á a 7ª Jornada de um campeonato que excepcionalmente terá duas jornadas este mês. Este é o único que convém marcar com alguma antecedência, pois o espaço é limitado e, como se vê pelo número apenso, já decorre desde o início do ano. O que não quer dizer que não haja desistências de última hora. Para divertir sem pensar em campeonatos, apareça. Se tem maiores ambições, espere pelo próximo ano.


Paralelamente, o formato de quiz tradicional, sempre tão querido, de 50 perguntas escritas à frente de uns copos e conversa, devem-se manter até ao final deste mês. Digo devem, porque só falando com os próprios organizadores é que podem obter mais respostas. Mas admitindo que sim, têm na terça-feira no El Borratxon. Na quinta, no Dominio Público. E sei que existe à quarta, na Estefânia mas não disponho de mais informações, excepto que é organizado pelo Júlio.

Aliás, este último formato tem obtido uma fidelidade bastante saudável por parte dos "nativos" ao espaço inserido. Uma saída a meio da semana para descomprimir da própria, uns copos, conversas e um jogo engraçado, faz com que à pergunta que começou a ser colocada há cerca de dois anos, em que se haveria mercado para tantos espaços de quiz durante a semana, a resposta acabe por ser dada pelos clientes que não andam nisto há muitos anos. Vão uma primeira vez, gostam, voltam outra vez e mais outra. São sobretudo pessoas da zona, ou então apreciadores do espaço em si. Sem excesso de equipas "profissionais", (onde por vezes até estão poucas pessoas da Ajuda e até se juntam numa equipa ou duas no máximo) as restantes 12, 15, e às vezes 20 equipas são de "amadores" que gostam de ser testados ou pura e simplesmente para aprender mais umas coisas e até vão obtendo resultados que os satisfazem. E naturalmente, aparecem com maior regularidade.
Desengane-se quem ache que, por causa disso, o quiz é fácil. Não é, de maneira nenhuma. É apresentado, em qualquer dos espaços, num formato sólido, competitivo e divertido. Afinal, quem não sabe nada também não regressa, seja o quiz acessível ou não. Não tenho acompanhado nos últimos tempos este formato mais tradicional, mas chegam-me ecos de que estão bem e recomendam-se. Parabéns aos organizadores, gerentes e clientes. Estamos cada vez mais "British"!

E com esta, me vou...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE JULHO


Esta já é a classificação oficial. Tem uma ou outra diferença em relação aos pontos e à classificação que foi cedida pelo Alex dos Mamedes (ao qual agradeço, desde já) mas a diferença fundamental é entre os Ursinhos e os Indomáveis que trocam de posições.

Em termos de estatística, os Zbroing juntam-se aos Mamedes e Espertalhos na história dos tri e somam já quatro vitórias este ano contra duas dos Mamedes e uma dos Cavaleiros.
Os Lais da Carangueja conquistam duas finais num só ano, pela primeira vez.
Ao invés, Cavaleiros somam dois desaires no 1º nível consecutivamente, facto absolutamente inédito nesta equipa. A última vez que tinham ficado no 1º nível tinha sido em Março de 2008. Desde então 5 vezes no 2º nível e 18 finais: 3 vitórias e mais 9 idas ao podium.
Os Frikadaellos já levam 5 primeiros níveis consecutivos, record negativo nesta equipa.
Os Espertalhos (sem jogar) são a equipa que há mais tempo não falha uma final. Levam 5 consecutivas.
Pelo contrário, os Defenestrados já levam 9 vezes sem passar do 1º nível.
Os Golfinhos são a equipa que há mais tempo não chega a uma final: 22.
Os Folie à Cinq e os Power to You são por enquanto as únicas equipas que nunca se estrearam em finais. Mas também só começaram a jogar este ano.
E é tudo.

Por um punhado de bifanas


Por um punhado de bifanas, acedi a escrever a crónica do jogo, para o Sérgio não se enterrar em auto-adulação confrangedora.

Vejam lá se dão os retoques finais na classificação, ou então há sequela - por mais algumas bifanas (e respetivas mines).

FB