sábado, 25 de julho de 2009

TABELAS DO CAMPEONATO

TABELAS PERIÓDICAS

Aí está a primeira tabela. O historial deste campeonato de uma forma mais pormenorizada.

Divirtam-se!



Nas classificações de cada jornada, as "cruzinhas" representa a organização.
No acumulado de pontos: A verde, o líder. A vermelho, quem organizou. A "desmaiado", quem faltou.



Tabela total de pontos, com a média em destaque (por nº de participações).






Ainda uma última tabela. Peço a todos que possam ajudar a preencher os buracos desta tabela. É a classificação de 2006. Só as jornadas 1, 2, 8 e 9 estão confirmadas. As restantes, em termos de finalistas também estou convencido que não há erro. Mas e os outros lugares? Já me chega se me disserem 2º ou 1º nível. E as faltas? Há alguém que ainda possa ter isto? Ponham-me em contacto com eles! Li um comentário no blog QuizdeCascata de Março 2007 que a Rita gosta de guardar coisas "inúteis" como esta. Será a "Ursinha" Rita? Minha querida, se estiveres a ler isto, chega-te à frente e ajuda-me nesta demanda, caso possas!


Todas e quaisquer informações, por pequenas que sejam, ajudam-me a compôr isto. Ponham nos comentários ou, caso a informação fôr grande (assim espero!), mandem-me por mail ou tragam em Setembro!


sábado, 18 de julho de 2009

CRÓNICA DE JULHO

.


A "Wise-Cracking" Show





Tinha havido muitas previsões sobre quem poderia vir a ser a próxima equipa a estrear-se com uma vitória. À entrada para o mês de Julho, só os próprios vencedores (e uns poucos mais atentos) tinham esperança nessa estreia. Foi mais uma jornada de resultado imprevisível, cujo vencedor foi de alto gabarito. Sempre no pelotão da frente desde o tiro inicial, arrasou a concorrência com um sprint final demolidor e conquistou o Alto da Senhora da Graça à frente dos veteranos e atónitos trepadores. Foi tanto mais meritória quanto a quantidade de respostas que deram. Com pouquíssimas directas (seis no total?), já dizia o outro... é só fazer as contas! O "espertálhico" trio foi quinteto este mês. Soltou finalmente o "espartilho", ganhou claramente um elemento de peso e ainda juntou um suplente que os Mamedes gentilmente cederam, tornando ainda mais competitivo este Campeonato de Quiz de Cascata. Candidatos crónicos às finais já eram "poucos", não eram? Tomem lá mais um! Muitos parabéns aos Espertalhos do Carinho!



O avô materno toda a gente sabe!



Com surpresa minha, em relação à entrevista da Ordem do Fonix, o Comandante afinal esteve presente e fez todas as despesas da apresentação. Sólido, eficaz e bem humorado, o nosso avô materno foi um verdadeiro "compère" de revista. (Avô só por causa dos cabelos, note-se, pois pela idade, nem meu pai podia ser).

No cômputo geral, foi uma organização igualmente sólida. Mas teve momentos tremidos. Vamos começar por aí, indo de baixo para cima. Houve poucas contestações a perguntas, mas a mais complicada foi a dos "deuses" nórdicos e manchou um pouco o quiz, vindo a prejudicar os Frikadælløs, impedindo-os de chegar ao 2º nível. O que é que se aceitava como resposta? Mitologia Nórdica ou Deuses da Mitologia Nórdica? Com um dinamarquês na sala, é natural que os protestos fossem bem fundamentados e se sentissem injustiçados, mas a mesa também deu as suas justificações e fez prevalecer o seu critério. Há que aceitar.

De resto, o prometido não foi de "vidro". Erudição. É a imagem de marca dos quizes dos Fonix. Ex-Fósseis e Ex-Lagartixas incluidos. Dos três que assisti deles em toda a história do campeonato, embora tivesse gostado do ano passado, para mim este foi o melhor.

A parte escrita deu pontos a rodos, mas também deu espalhanços brutais. Mas teve desporto, música, literatura e história. E para a "história" ficam essas três representantes de tribos índias do ténis: Espirro Irritante, Orgasmo Intenso e Águia Esfomeada!

Quanto à cascata propriamente dita, teve altos e baixos. Uma das premissas dos Fonix, que eles sempre assumiram de resto, é fazer uma triagem logo desde o início. Esta vez não escapou à regra, mas foi sem dúvida a mais bem conseguida. Sobretudo porque houve um esforço de fazer um quiz para nós jogadores, situação que geralmente falhava em quizes anteriores. O primeiro nível foi difícil, mas não foi muito. E a prova está que nenhuma pergunta deu a volta à sala. E apesar do factor sorte ter pesado um pouco nas directas, como sempre pesa, as estranhas "borlas" que pontuaram o primeiro nível foi na realidade uma por mesa, como comecei a suspeitar a meio. É claro que a definição de "borla" não é igual para todos. Mas isso não é fácil de controlar para quem está a organizar, dado que o que é líquido para um, se calhar é lamacento para o vizinho. Mesmo assim, os dois primeiros níveis acabaram por ser semelhantes, tirando as referidas borlas. Difíceis mas não em demasia. O terceiro nível já foi bem mais complicado, mas se calhar não tanto quanto a média de pontos sugeriu.

Temas e sub-temas para muitos gostos. A incidência maior foi na Literatura e afins, mas sem exagero. Quanto às Actualidades, realmente não houve (pelo menos evidentes). É claro que quem chega a casa antes das 20h00 ou tem uma vida que lhe permita estar descansado a ler o jornal em frente de um bom café, em jeito de tertúlia, ficou desiludido. Mas com a enorme overdose que já tivemos este ano, se calhar foi preferível deixar descansar este tema. Estranhei também a ausência do cinema. Harry Potter à parte, o que já é uma private-joke dos Fonix, não houve mais nada sobre este assunto, que me lembre. Provavelmente foi de férias antes de regressar em força, já que são os Zbroing a seguir.

Há equipas que quando organizam já se sabe que na final vão estar os suspeitos do costume. São os dominadores da erudição. Palavra mal amada, mas que faz a diferença para um quiz interessante, "albeit" difícil. É verdade que é desgastante para quem joga e se vê de fora, quando um primeiro nível fecha aos 10 pontos e já se vê cinco equipas "instaladas" na final antes do início do 2º nível (como foi o caso). Mas mesmo assim, a jornada nunca esteve críptica, e produziu "insuspeitos" do costume. Dependeu um pouco da sorte, dependeu um pouco das posições em que as equipas estavam na classificação, dado que houve poucas directas e as cascatas rolavam sem irem muito longe. Mas nunca dependeu, nem "pendeu" para dois ou três lados, máximo. A prova foi que cinco equipas disputaram a vitória de igual para igual.

Foi uma etapa de montanha bem estruturada desde o início, e essas dão muito mais gozo de correr que uma etapa de camisola "verde"!

Para mim, os Mamedes ainda mantêm a melhor organização deste ano, mas os Fonix não ficaram nada longe.



Fahrenheit <68

A parte escrita foi das mais desequilibradas de sempre entre primeiros e últimos. Os Zbroing viriam a ganhar o prémio da escrita com 8 pontos. Mas abaixo de quatro pontos, só uma equipa viria a conseguir recuperar. As restantes perceberam rapidamente que a parte escrita ditaria o resto do quiz.

N.n.a.p.e.d e Golfinhos foram os mais azarados, pois mais uma vez foram traídos pela escrita, caso contrário teria sido este o mês em que acabava a malapata. Dos Frikadælløs já se falou, mas também no cômputo geral passaram ao lado do quiz. Tal como os BMV c/ Laranja que após um interessante resultado na escrita, viriam a afundar-se no primeiro nível. A Irmandade do Bordel também não se dá bem com os meses começados por J e a fechar o cortejo os Defenestrados que ainda tiveram direito a palmas numa das respostas.

Os Zbroing ainda se mantinham lideres no final do 1º nível, ganhando-o novamente, mas desta vez em conjunto com Mamedes e Espertalhos. Mas havia outras equipas na peugada.




O que é isto?* (entoar à Zé Pedro)

E uma delas foi os Ambite. Ganhavam o 2º nível e saltavam para a liderança com os mesmos pontos de Espertalhos e Zbroings. Os Mamedes seguiam a um ponto. Mas ainda haveria mais uma equipa na peugada... Já lá vamos.

Quem não "peugou" dizendo adeus nesta ronda, foram os Cavaleiros do Apocalipse. Tudo lhes correu mal, desde a escrita até à falta de sorte. Precisavam de mais dois pontos para chegarem à final, e assim perderam uma hipótese de acabar o mês de Julho como lideres do campeonato. Mas outras mais virão.

Os Indomáveis SAD apesar da consistência da escrita e do primeiro nível, nunca estiveram em rota de vitória. Entraram em 7º para o 2º nível e com o amargo 7º saíram.

Ao invés, as outras duas equipas que se viram aflitas para passarem ao 2º nível, puderam mesmo assim somar dois pontos suados.

Os Lais da Carangueja espalharam-se no 1º nível mas valeram-se do que são fortes (a escrita) para agarrar o 10º lugar. Menos mal.

Os Feios Porcos e Maus, após um desastradíssimo começo, conseguiram minimizar os estragos quando começaram a galgar posições, já o 1º nível tinha passado de metade. Estofo! Mesmo assim, não chegou para a final.



Essa ficaria mesmo definida logo no 1º nível. A última vaga calhou e com mérito à Liga dos Últimos. Não foi tão intensa como no mês passado, mas quando cinco equipas cavaram um fosso tão grande entre os restantes, o último brinde teria que calhar a alguém. Apesar de um 2º nível desastroso, agarraram muito bem as oportunidades disponíveis nas anteriores rondas e confirmaram uma progressão na qualidade de jogo. Mais uma boa equipa que vem crescendo e abrilhanta este campeonato com competitividade e imprevisibilidade. Com o bónus de gostarem muito disto! E já agora um à parte: Julho de 2008, jornada disputada no actual Magic, apareceu uma equipa convidada a que chamámos "Amigos do Mystic". Um ano depois, um elemento dessa mesma equipa apareceu a jogar este mês com a Liga. Saúde-se o regresso!



A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS




Provavelmente a pergunta que mais gozo me deu responder até hoje, sendo eu um fã confesso da obra literária de Tolkien (não confundir com as pepineiras "hollywoodescas"). Adiante.

Mas foi, sobretudo mais um quiz de "batalha" intensa entre cinco quintetos à procura da vitória. E qualquer um deles teria merecido pelo muito que fizeram ao longo de toda a jornada.

Começamos pelos Fernandos Mamedes. A tradição já não é o que era e a provar está o trambolhão que acabaram por dar na parte final do quiz. 5º lugar na jornada, descem para 4º na geral a 11 (reais) pontos dos lideres. Têm a seu favor já terem organizado este ano, mas os tri-campeões estão-se a ver aflitos para revalidar o título.

Na 4ª posição ficaram os Zbroing 747. Depois de liderarem boa parte da jornada e estarem quase sempre dentro do podium, acabaram por estoirar na parte final. Mas já somam quatro finais este ano e vão ganhando consistência para a ponta final do campeonato. O podium final ainda está difícil, mas os 6 primeiros não lhes escapa (quase) de certeza.

De regresso às finais desde Janeiro, e ao podium desde Novembro, estão os Ambite. Acabaram com uma série (não negra mas) muito cinzenta e apesar de não subirem na classificação, voltam a colocar-se na corrida para a taça Uefa. Finalmente com o 5 completo, conquistaram um brilhante 3º lugar que acabou por saber a pouco no que à jornada disse respeito. Mas ganham um novo ânimo para as jornadas que se avizinham.

De mansinho e a ver a corrida por fora, a Catherine N'Dereba, perdão, os Ursinhos Bobó venceram o 3º nível e saltaram para o 2º lugar, sendo o único dos representantes de pesos-pesados a fazer jus ao epíteto. E também de mansinho, alcançam o 3º da geral. Apesar de ainda não terem organizado, o podium final passou a estar ao alcance e começam também a espreitar a estrada do título. Bravo! Mais um para as contas.


But 'twas really a wise-cracking night!




.
.
.
E boas Férias!
.

CLASSIFICAÇÃO DE JULHO

.


.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PERFIL - ORDEM DO FÓNIX

.


"ORDEM" E ESTABILIDADE




Vice-campeões "em título" e actuais líderes do campeonato. A Ordem do Fónix é a equipa que se segue na lista dos organizadores deste ano e que vai fechar esta 1ª volta do campeonato antes das férias.

Deles fala-se muito, mas pouco se sabe. Aqui vai um exaustivo mas muito saboroso perfil de uma renovada velha equipa do campeonato que, pela voz do Filipe Bravo (FB) e não só, levou à letra (e muito bem) a frase "tópicos de conversa" que tanto gosto. E ainda nos oferece uma grande surpresa no final da entrevista!






Quem são?
O senhor de cabelos brancos é o “Comandante” e é advogado. O rapaz de barbicha e óculos é o Frederico Duarte Carvalho e é jornalista. O único elemento do sexo feminino é a Carlota Almeida e dá aulas de Direito Penal. O Zé Guilherme é aquele que tem um ar mais bem composto e pagina uma revista de livros. FB., eu, é o tipo mais maior. Outro jornalista.
Tirando o Zé Guilherme, que é a mais recente aquisição do colectivo, os outros quatro são amigos há muitos anos – variável, pode chegar aos 30 anos (caso de FB e Comandante) e nunca é inferior a uma dúzia.

Há quanto tempo jogam quiz e como souberam da cascata?
A pedido do próprio, a resposta é dada pelo “Comandante”.
Fala, Zé Pedro:
C - “Um louco a aturar outros loucos, que fazem perguntas loucas. Jogo “quiz”, com esta designação, desde que o Frederico me levou ao Quiz Bar. A Cascata chegou a esta malta desde que levei alguns dos frequentadores do Quiz Bar ao restaurante Terreiro do Paço, para onde tinha sido convidado pelo Miguel Júdice, que organizava jantares de Quiz com este formato”

O nome (especialmente a dúvida Police: De "do", not De "da" )
É um jogo de palavras a partir da Ordem da Fénix, dos Harry Potters. Em vez da Fénix, consagrámos o Fónix, interjeição “tuga” vincadamente masculina e decididamente familiar do “fosga-se!”
Fónix! Tem de ser masculino, não é?
O nome foi dado por mim e surgiu de imediato, num “flash”, quando estava a conspirar ao telefone com o Zé Pedro para a formação de uma equipa… que ia nascer das cinzas dos Lagartixas (rip) e dos Fósseis Paleocêntriicos (rip). Foi de aceitação imediata pelo “Comandante” e pelos outros três que convidámos para entrar para a Ordem.

Desempenho da Ordem
Desportivamente… o balanço é bom, só pode ser. Única equipa que em 2008 fez frente aos Mamedes na conquista do tri. Líderes em 2009 (e favoritos, para alguns analistas : ) (hum).
A Ordem foi formada com três ex-lagartixas e dois ex-fósseis, com base num critério muito simples: do grupo dos elementos bons, escolhemos os que mais queriam jogar. Nos primeiros meses, um dos elementos decidiu deixar de jogar quiz e o seu lugar ficou vago nesse primeiro ano, passando pela cadeira do “quinto elemento” vários jogadores. A partir de Janeiro deste ano, esse lugar é da Carlota, que foi quem mais mostrou esse ponto essencial – vontade de jogar.
Por isso, a equipa é super-estável. Sempre o mesmo “cinco”, só em circunstâncias anómalas o não será. O contrário dos Lagartixas, no segundo ano de vida, em que, apesar de a equipa ter formalmente nove elementos, era o cabo da agonia conseguir juntar quatro que fosse. Chegámos a jogar algumas vezes em trio (e fomos ao pódio…).
Resumindo: apostámos na estabilidade.

"RFA+RDA"?…
Não foi uma fusão, em rigor.
Como já se falou acima, Comandante, FB e Fred já tinham jogado juntos. Noutras paragens (Quiz Bar, Terreiro do Paço,...) e mesmo na Ajuda.Aliás, na fase pré-campeonato, em 2005, FB jogou pelos Fósseis, de resto com assinalável sucesso.
De alguma forma, os Lagartixas são uma “cisão”, estreando-se nesse Outono com um terceiro lugar (e depois outro, e outro…). Essa “cisão” nada teve a ver com o Comandante. É meu amigo, era e vai continuar a ser. Por isso, era normal que, noutro contexto (o desgaste de Fósseis e de Lagartixas e um Pascoalinho armado em cavaleiro), voltássemos a jogar juntos.

Análise do campeonato…
Continua a motivar muita gente na terceira sexta-feira a rumar até à Ajuda. É um hobby que ainda não entrou em crise nem precisa de grandes liftings.
Uma preocupação que se apresentava no início do ano era a do crescimento “incomportável” do número de equipas. Provavelmente, já não será tão da ordem do dia, a atestar pelas ausências de algumas das equipas menos fortes, nas últimas jornadas.
Mas se no final do ano voltarem a aparecer novos candidatos (o que é possível), se calhar terá de voltar à ordem do dia a discussão do alargamento…
Um tema para voltar a falar, de forma séria, lá mais para o Outono.

Desempenho – expectativas
Num ano em que a regularidade parece ser essencial, não estamos mal. Seis finais em seis, quase sempre com pódio, uma vitória. Única equipa que depende de si própria, e não de escorregadelas de terceiros, para ser campeã. Que é o que pretendemos para este ano.

Adversários directos: Mamedes e Cavaleiros
Os Mamedes, mesmo que só somem vitórias até ao Natal, terão menos pontos que em 2008. Os Cavaleiros estão melhores que em 2008, qb.
Demérito deles? Talvez não. Talvez mais mérito dos restantes, que estão a tornar a entrada no top-6 numa missão cada vez mais difícil.
Por enquanto, só a Ordem vai aguentando bem a barca… espero que até ao chegar do Inverno.

Estabilidade
Sim, a estabilidade é o segredo do negócio. Quem a não tem, que a procure, recomendo. Juntem elementos mais regulares de equipas menos estáveis, para formar equipas mais “blindadas”.
Mais vale um campeonato com menos equipas, mas com equipas mais coesas e mais fortes… tipo Mamedes e Fónixes…

Organização
Já fizemos a conferência do jogo, que já tem uma “primeira versão final”. Daqui para a frente, só limar arestas, só "fine tuning".
O Frederico vai estar todo o Verão em Inglaterra (volta lá para Setembro) e não participa. O Comandante não estará no jogo, também, mas mandou dois ou três bitaites. A participação da Carlota também é relativamente moderada. O jogo é maioritariamente meu, com participação assinalável do Zé Guilherme.
Na Ajuda vão estar a Carlota, o ZG e eu.

Na conferência do jogo as inovações que eu queria, como imagens e sons na fase de cascata, foram vetadas, por razões de eficiência técnica. Fica para a próxima. Será então o que eu chamo de um quiz de formato tradicional.

Na parte escrita, optou-se por “não chatear” em demasia. (o Comandante aí esteve inabilitado, descansem…)
Terá quatro grupos, que passo a descrever:
1º identificar o que se pede, relativamente a uma lista escrita.
2º identificar nove imagens, em três grupos temáticos (ou seja, três imagens de um tema, três de outro, mais três de outro ainda)
3º identificar uns “sons”-… explicações adicionais só no próprio dia, por razões estratégicas.
4º identificar os intérpretes de dois ou três temas.
A cotação deve ser, em princípio:
Lista, 2 pontos
Imagens, 5 pontos
“Sons” 1 ponto (é apenas uma brincadeira…)
Músicas 2 pontos

Na fase cascata, há uma ordenação que segue tendencialmente os seis temas do TRIVIAL. Ou seja, apenas uma pergunta de cada tema por nível, para cada equipa. E cada equipa com todas as perguntas de temas diferentes.
Este esquema é tendencial e não totalmente “pefeito”, porque há perguntas que podem cair em mais que um tema, como bem se viu no jogo dos Mamedes. (Primeiro-Ministro que foi filho de treinador de futebol do Benfica, é política, ou futebol?) Há no nosso jogo “guilhotinas” com, por exemplo teórico, futebol, séries de tv e livros. É Desporto, Espectáculos ou Literatura?
Em frente… O jogo está equilibrado, de qualquer forma, isso o garanto.
Ninguém vai receber quatro perguntas de futebol no nível 1, ou três de geografia no nível 2, ou no 3. Duas… só se uma delas for “mista”, e será uma verdadeira excepção. Está a ser feito um esforço para que o jogo seja mais acessível que o último que fiz, e que teve uma dúzia de perguntas a dar a volta à sala no nível 1. Se tiver três ou quatro, já será um grande avanço : ).
O nível 2 e o 3 serão razoavelmente jogáveis, espero.
Em que vale a pena apostar, na preparação? Não nas actualidades. Não há, desiludam-se. Parem de ler e sublinhar o Publico e a revista do Expresso, ou o que seja, porque NÃO VALE A PENA.
Não há – não há mesmo, perguntas de actualidade.
Podem estar-se a cagar para o festival Optimus Live, para a discografia do Michael Jackson (oh FB, a discografia dele já deixou de ser actualidade há imenso tempo!), para os arguidos do caso BPN, para tudo o que tenha sido tema de jornal nos últimos meses largos. Não é preciso saber, também, o ranking da Michelle Larcher de Grito, ou a quantos decibéis berra. Nem quantas medalhas Portugal vai trazer dos Jogos da Lusofonia…Perceberam? JOGO SEM ACTUALIDADES. Alguns dos temas mais recorrentes nos últimos Jogos, como o Cinema e o Futebol, também serão “menos vistos”. Por gosto pessoal.
Mas haverá “Espectáculo” e “Desporto”, claro, em doses equilibradas. (cerca de um sexto do total, para cada).
Por gosto pessoal, o jogo terá mais perguntas de literatura que o habitual, e terá perguntas de temas menos vistos, como Direito, Tauromaquia, etc.
Mais: terá perguntas sobre todo e qualquer tema que quiserem pedir, desde que não excessivamente particularizado. Por exemplo: filmes do Harry Potter (que já tem), Países de língua portuguesa (que já tem), Moda (que já tem…). Mas não HP e a Pedra Filosofal, enclave de Ocussi ou Galiano…Quem quiser pedir (um pedido por equipa, sff) pode fazê-lo nesta caixa. Se fizer sentido, garanto que haverá perguntas disso. (Algumas equipas já o fizeram. Por exemplo, tauromaquia é pedido do Tirapicos).
Espero que gostem do jogo, está a ser feito com algum cuidado, isso garanto.

Abraços
FB



Toca a encher a caixa com pedidos! Não se esqueçam de "dizer a frase"!

Adenda: Pela primeira vez, decido dar uma explicação para o título escolhido por mim para esta entrevista.
Apesar da conotação vincadamente histórica e política que ela "parece encerrar", não deixam de ser duas palavras que, juntas, podem estar inseridas noutros contextos que não esse. Trata-se (também) de descontextualizar uma frase banal, dado que para mim se adequa perfeitamente a esta entrevista. Podia arranjar outra? Podia. Mas para quê? Colar este título específico a uma ideia política, faz tanto sentido quanto o mais famoso livro de Bret Easton Ellis.

E vamos jogar dia 17!

.

domingo, 21 de junho de 2009

CRÓNICA DE JUNHO

.

A ARTE DE BEM CAVALGAR




A 2ª vitória dos Cavaleiros foi imperial!

Com um avanço conquistado a partir do meio do 1º nível, os Cavaleiros do Apocalipse não deram mais hipóteses à restante concorrência, dobrando o 2º nível com 7(!) pontos de avanço e só repousaram no início do 3º nível para acabar com 5 pontos à maior. Numa jornada "popular", sobem para 2º lugar do campeonato a 7 pontos do primeiro; alcançam vantagem em caso de empate sobre os candidatos ao título e ainda podem terminar em primeiro lugar antes das férias.
Os majestosos Cavaleiros dominam a “Arte de bem Cavalgar”.

Uma palavra ainda para o campeonato. A jornada elevou para 14, o número de equipas que chegou à final, quando Espertalhos do Carinho e a Liga dos Últimos atingiram pela primeira vez este ano, esse desiderato. Para já, o record de número de finalistas está igualado. E ainda faltam 5 jornadas! O campeonato está imprevisível e bem competitivo!


De Leninegrado a Moscovo

A organização de Junho pela parte dos Fernandos Mamedes foi um tónico para refrescar.
Temas e sub-temas para muitos gostos, com a ciência a dominar mas numa proporção bastante razoável (menos de 10%) sem provocar debacles em qualquer equipa. Parte escrita interessante e divertida. Ponto alto foi as palavras cruzadas, em que homenagearam as actuais seis primeiras equipas do campeonato e ainda com o humor de quem brinca com os outros e consigo próprio ao porem o Manaslu e a Otzi.
De resto, não fizeram um quiz de borla em qualquer nível, mas também nunca foi críptico. A prova está em que no 1º nível, não houve uma pergunta a dar a volta à sala, mas sobretudo houve poucas cascatas a prolongarem-se, sinal que as equipas iam ficando em pé de igualdade aqui e ali.
O 2º nível só teve 12 perguntas em 60 que deram a volta à sala!
E o 3º nível teve uma média muito interessante de pontos ganhos, comparando com o que é habitual.
De um modo geral tiveram perguntas giras, bem feitas, sem grande espaço para dúvidas. Sem erros (ou pelo menos grandes erros), tiveram três cuidados essenciais para que a noite fosse bem disputada, discutida (com a excepção dos Cavaleiros) e agradável:
1º - Apresentaram bem e não se deixaram levar por polémicas, sustentando o trabalho de pesquisa que fizeram para cada pergunta (e isso foi notório!)
2º - Fizeram um quiz com humor “refinado”, o que foi do nosso “agrado”.
3º - Tiveram o cuidado (em geral) de distribuir bem as perguntas, o que fez com que a fraca média de directas, sobretudo no 1º nível, nunca fosse impossível de recuperar, salvo algum azar.
Ou seja, uma jornada muito elegante para nós o “povo”!
Na minha opinião, a melhor deste ano e merece um 16 como primeira análise. E está tudo dito.
Muitos parabéns!


"ComGelados" ficámos
.
A jornada começou com 15 equipas (faltaram os Defenestrados e Valentejanus) a dar avanço ao cocktail alaranjado com 8 pontos na parte escrita. Mas a média ficou-se pelos 5, o que prenunciava um mau começo para algumas equipas. Dois dos últimos continuaram aos papéis. Os N.n.a.p.e.d. e os Golfinhos, Favaios e Co. vão aumentando a série negra e já vão seis 1ºs níveis consecutivos. Já é azar a mais! Faço votos para que não percam totalmente a motivação e consigam dar a volta a estes resultados, pois tem qualidade mais que suficiente para isso. A Irmandade do Bordel também andou desirmanada do quiz e, desfalcados, acabaram a presença a comer gelado. Já as grandes surpresas viriam dos (na altura) 4º e 5º lugares do campeonato. Na grande euforia da jornada passada, “gelaram” muito cedo da discussão aos melhores lugares. Subir na classificação, tem destas coisas. Encalacradas entre tubarões, Os Feios Porcos e Maus e os Frikadælløs só viram uma única cascata (as duas equipas somadas) e não conseguiram sair do poço. Foi azar! Mas este campeonato é tão fértil em surpresas que… já nada é surpresa!

Na frente, seguiam os Cavaleiros com 3 pontos e a vencer o nível sobre … os Espertalhos. A Ordem do Fonix também seguia sem desordens e os Ursinhos recuperavam de uma parte escrita desastrosa para arrancarem um segundo no nível e um quarto no total.

Uma palavra ainda para a substituição dos scones pelo gelado. Grande Johnny, muito bem pensado e um gesto bonito!
.
A Liga dos Primeiros

O segundo nível teve uma grande surpresa: A Liga dos Últimos saltou do último lugar para a final ao responder a 9 perguntas, 8 delas em cascata! Estavam de cérebro quente e pareciam imparáveis, vencendo em conjunto com os Cavaleiros o 2º nível. Também os Zbroing recuperavam bem, agarrando o 3º lugar no total.
Ao invés, os Indomáveis SAD já levavam um atraso considerável, apesar de conseguirem dobrar o 2º nível in extremis, e não mais se entenderam no 2º nível.
Os Lais da Carangueja também desataram alguns nós para não se verem mais uma vez metidos em desempates, mas no 2º nível os restantes já estavam apertados demais.
Os BMV c/ Laranja, após a parte escrita, não conseguiram que a jornada lhes corresse mais de feição (precisavam de mais uma directa) e os Ambite ainda chegaram a sonhar até meio do 2º nível, ficando nele pela 4ª vez consecutiva.
A Ordem seguia no 2º lugar. Haveria mais surpresas?
.
A dama de Espadas
.
Houve, mas não no que ao primeiro diz respeito. É certo que a meio do 3º nível os Cavaleiros estavam a zero e os seus adversários aproximavam-se perigosamente, mas 4 pontos finais selaram a vitória.
É aos Ursinhos Bobós que cabe as honras deste nível. Não só a venceram mesmo com dois elementos não experientes, como roubaram à Ordem do Fonix o 2º lugar, relegando-os para o 3º. Isolam-se no 4º lugar da classificação geral e têm os Mamedes a apenas 5 de distância.
A surpresa ainda viria dos Zbroing 747! que deram um trambolhão para o 6º lugar, como quem leva com a dama de espadas.
A Liga dos Últimos acabou a prestação com um 5º lugar a “cheirar” a podium.
Tal como aos Espertalhos do Carinho que fizeram a sua melhor classificação de sempre (o 4º lugar) e com um elemento novo. A jornada foi fantástica para eles e ganharam ânimo para o que ainda falta.

Quanto ao campeonato, ganhou mais interesse e em dose “cavalar”!







.
.
.
.
.
.
.
P.S.: Por lapso meu, esqueci-me da máquina fotográfica. Ainda farei uma composição de imagens em relação aos dois primeiros (Da Ordem tenho fotografias com os 5 elementos), mas para já ficam os "emblemas" por mim congeminados. Desde já as minhas desculpas aos três primeiros.
.

sábado, 20 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

BALANÇO DO CAMPEONATO

.

5 jornadas decorridas, que balanço se faz deste campeonato?
Começou estranho, continuou estranho, ainda está estranho...
Das organizações já se falou muito. Esperemos que até ao final do ano, o pior que se possa dizer das que ainda faltam seja: "Foi um quiz regular". O que já é um enorme elogio.
Mas falemos antes do que, por enquanto pouco se disse: Os resultados, as classificações, as equipas!
5 jornadas, 5 vitórias para 5 equipas diferentes. O campeonato está bem emotivo, nesta primeira metade de campeonato. Apesar da liderança relativamente confortável da Ordem, a verdade é que não temos uma grande distância entre os três primeiros e a demais concorrência, como sucedia nos dois primeiros anos.
Portanto, quem levará o quarto caneco para casa?


Os 3 da vida airada!

A Ordem do Fónix, Fernandos Mamedes e Cavaleiros do Apocalipse.

Um destes três reúne melhores condições para sorrir quando soar o apito,... perdão, a pergunta final.
Começamos pelos campeões em título.
Este ano, já estabeleceram alguns recordes negativos (com tantos positivos, basta duas jornadas menos boas, que só por si já passam a ser negativos). Que se passou com os Fernandos Mamedes neste início de campeonato? 3 finais em 5, todas elas no podium, mais duas 2ªs fases. Não é um registo fraco, de maneira nenhuma, mas as duas jornadas em que falharam a final, pode levar a crer que estão cansados de ganhar e que precisam de novos desafios.
A mais pura das ilusões! É preciso não esquecer que, este ano ninguém tem finais asseguradas, tal é o salto qualitativo que as equipas do meio da tabela deram. Portanto, os Mamedes não estão desgastados e a prova está nos três podiuns que alcançaram.
Talvez não tenham estado tão concentrados como em outras alturas, mas a vontade de vencer seguramente está lá. Estão apenas a prepararem-se para um novo desafio: começar em Julho (este mês organizam) a cavalgada para o 4º consecutivo. Conseguirão?
Mas o actual líder é que não está pelos ajustes.
A Ordem do Fónix segue com uma vantagem de 8 pontos e terminará a jornada de Junho no 1º lugar, mesmo que em ex-aequo.
O 5 de El Comandante está íncólume. Conseguiu o mais difícil que foi o pleno de finais. Estão a "destoar" da restante concorrência, nestas jornadas tremendamente acidentadas em que todos os favoritos a... qualquer lugar honroso, caíram pelo menos duas vezes. (Com uma outra excepção, mas já lá vamos)
Já disse anteriormente, que para mim um dos segredos do sucesso da Ordem foi manter o mesmo 5 desde o início, com tudo o que isso implica. Como nenhum deles vai para Bruxelas em "trabalhos forçados"... (grande piscadela de olho!) a tendência será para continuar. Sobretudo porque onde a Ordem falhou o ano passado, no que às equipas organizadoras diz respeito, este ano passou que nem uma brisa. E o ciclo de organizações em que tiveram maior sucesso o ano passado, vai começar agora. Será que após as férias, é uma questão psicológica?
A resposta segue dentro de alguns meses.
Como este cronista acha que ela (resposta) tem mais chances de ser negativa, são para mim o candidato nº1 deste ano.
Quem espreita deslizes maiores ou pelo menos iguais dos seus adversários directos, em relação aos que já fizeram eles próprios, são os Cavaleiros do Apocalipse.
Qualquer semelhança com a equipa do ano passado é pura coincidência. Estão mais fortes, mais estáveis e tem hipóteses de acabar em primeiro lugar antes das férias. Já chegaram a ser lideres do campeonato em Março, mas dois resultados menos bons, atiraram-lhes para o 3º lugar a onze pontos.
Com franqueza, não sei muito bem se este ano será o do título. Mas sei que venderão cara a derrota, pois os Cavaleiros estão no bom caminho para recuperar o podium final, perdido o ano passado. São das equipas de topo, as que dispõem de maior rotatividade entre os seus elementos. Isso não lhes retira estabilidade, dado que são claramente o melhor plantel da cascata quando contamos também com os suplentes, sobretudo porque todos são "habitués" desde 2006. Sorrirão eles no final? Não sabemos. Mas este ano, após quase metade de campeonato, regressaram de pleno direito ao lote restrito de candidatos ao título.
11 pontos separam o primeiro do terceiro. E cada uma delas ainda tem que organizar. Os dois primeiros são já de seguida. Os Cavaleiros na penúltima jornada.
Terá alguma influência no resultado final? Talvez sim, talvez não.
Nenhuma delas o faz em Dezembro, mês em que costuma haver mais baixas nos planteis. Por outro lado, Julho poderá ser o mês de férias para alguns elementos. Facto que poderá beneficiar os Fónix. A ver vamos.

O grande pelotão Uefeiro
Do 4º ao 8º, dois pontos separam as equipas. E se incluirmos o 9º, continuam a ser apenas cinco pontos. Estas 6 equipas estão apostadas, no mínimo a acabar nos lugares de "Taça Uefa", agora Taça "Europa". Ou seja, entre os 6 primeiros lugares. Muita competição e emotividade ainda vai haver entre estas equipas. E até pode ser que a possibilidade de um deles acabar no podium não seja de todo inviável. Afinal, este campeonato já não é o que era. Para melhor.
Vamos dissecá-los, começando pelos dois grandes outsiders do ano passado.

Os Zbroing 747! estão a passar uma fase menos boa. Dois 3ºs lugares vão amenizando as restantes três vezes em que ficaram à porta. Isto não chega para defender o podium do ano passado. Aquele que foi o plantel mais recheado do ano passado, senão em qualidade pelo menos em quantidade, levou este ano uma machadada muito forte quando parte deste conjunto formou uma outra equipa. E se o ano passado, dava para gerir as ausências de um ou mais elementos, sem prejuízo de monta; este ano, isso tornou-se mais preocupante. A ver vamos se ainda conseguem este ano suprir, ou pelo menos contornar essas dificuldades. Quando estão os cinco, são temíveis! Quando não estão..., há pelo menos dez equipas que não demonstram piedade com eles.
Já os Ursinhos Bobó, não apresentam problemas de maior no plantel, excepto as ausências. A única equipa de topo que faltou uma jornada por impedimentos pessoais e ainda outra jornada em que estiveram desfalcados, faz com que o balanço das restantes três jornadas até seja positivo. Duas finais, uma delas como vencedor e apenas um 2º nível. Mas a classificação não se compadeceu com eles, estando nuns estranhíssimos 7º lugar. No entanto, parece-me que reúnem condições para ainda ambicionar o podium. Sempre foram uma equipa muito compacta, sem grandes mexidas, mas com um ponto contra que é ter pouco plantel, e como tal mais permissivo a falharem em jornadas mais estranhas (pois nenhuma equipa domina tudo). Resta saber se as ausências de razão pessoal são esporádicas. Se assim forem, há que contar com eles para a ponta final deste campeonato. E se o 3º lugar estiver à vista, em Dezembro estarão lá todos!
Os Indomáveis SAD são outra das equipas candidatas a terminarem nos seis primeiros lugares. Já "despacharam a organização", (nenhuma das anteriores o fez ainda!) e já têm a ambicionada primeira vitória numa jornada, após tantas tentativas falhadas. A questão dos Indomáveis nunca foi a qualidade do plantel. Foi sobretudo as "faltas" do plantel. Por isso, eles são capazes do melhor e do pior. Mas costumam ser mais fortes a partir do meio do campeonato. E como já estão em 6º lugar..., não me admirava nada que melhorem ou pelo menos igualem a sua melhor classificação do campeonato. Precisamente o 6º lugar. O pior foi um 8º em 2007. Este ano, dificilmente registarão uma classificação final abaixo disso. A tendência agora é para subir.

O que estas três equipas não contavam, era com os novos galos de poleiro!


À cabeça, os Feios Porcos e Maus. Sensacionalmente ou talvez não, estão em 4º lugar no campeonato. O ano passado, esta nova equipa provou que não vinha fazer figura de corpo presente. E após um começo regular, colecionaram quatro finais consecutivas que só não teve um possível desfecho uefeiro, devido às duas faltas de comparência já na segunda metade. Mas também é certo que, apesar da qualidade do plantel (e ao contrário dos Ursinhos), costumam ter frequentemente baixas de vulto que faz com que seja a equipa com o desfecho mais imprevisível, não só para cada jornada mas também para a posição final no campeonato. Qual é o valor das apostas para eles? Muito altas... para qualquer lugar. Desde o podium até ao décimo. Se não tiverem faltas de comparência, ou no mínimo muitas faltas de plantel durante o ano, estarão sem grande favor entre os seis primeiros lugares. Com o benefício de já terem despachado a organização! E são uma aposta sólida para o próximo estreante a vencer uma jornada. Quem sabe este ano.

E que dizer dos Frikadælløs? Estreia mais auspiciosa era impossível. 4 finais em 5, actual 5º lugar com os mesmos pontos do 4º, com a benesse de não organizarem este ano. Dão que falar como estreia, ...mas não são estreantes. Boa parte deles já jogava cascata com os Zbroing. Portanto, são uma equipa com experiência. Isso não lhes retira o mérito de serem estreantes. Mas em pouco tempo criaram uma dinâmica de equipa muito forte e que lhes permitiu alcançar bons lugares, a que só lhes falta pelo menos um podium. Com um plantel muito internacional, a Taça Europa para eles não é uma miragem. E é uma boa aposta para acabar dentro dos seis primeiros lugares.
Os BMV com Laranja seguem em nono mas pertinho do quarto. O ano passado a fusão não deu o sabor desejado, mas este ano querem bem mais. E já funcionam como equipa bem oleada. A acabar os campeonatos no meio da tabela, este ano já conseguiram um 2º lugar e mais uma final em quatro possíveis (ou três, já que em Janeiro estavam desfalcados). Muita experiência não lhes falta. Jogam a cascata desde o início, e andam nestas lides desde o "despertar do século"! O plantel é fixo, estão sempre lá a menos que se ... casem (mais uma piscadela de olho). São frequentemente apontados como um candidato falhado a melhores lugares. Sorrateiramente, reúnem todas as condições para que este seja o ano em que finalmente vão provar o contrário e chegar aos seis primeiros lugares. Estão na grande molhada e é para contar com eles em todas as jornadas.

E os restantes?


Só mais três equipas chegaram a uma final. As restantes seis nem isso.

Se é certo que o atraso, apesar de grande, não é ainda significativo; só uma segunda metade em grande estilo de qualquer uma delas é que permitirá alcançar ainda o 6º lugar.

Os Ambite são a única equipa que poderá ainda ser capaz disso. Provaram o ano passado. Mas este ano, as grandes dificuldades em conseguir um plantel de 5 têm sido difíceis de superar. As melhoras só a partir de Julho.

A Irmandade do Bordel já deram um ar da sua graça, e a tendência é para subir de nível. Seguramente conseguirão chegar a mais finais. Será suficiente para chegar à primeira metade da tabela?

Os N.n.a.p.e.d. são também uma equipa de bom valor... mas inconstante. As ausências tem sido o grande problema todos os anos. Este ano, nem um segundo nível para amostra. Mas têm mais do que qualidade para não acabar o campeonato sem pelo menos duas finais no buxo. E costumam ser surpreendentes, quando menos se espera.
Os Espertalhos do Carinho pautam pela mesma bitola dos N.n.a.p.e.d. Não costumam terminar o ano sem pelo menos duas finais. Mas com apenas três elementos titulares, talvez não chegue num campeonato bastante mais competitivo este ano.


Os Lais da Carangueja têm cara lavada e já demonstraram que deixaram de ser bombos da festa. Por enquanto só têm uma final mas poderá haver ainda uma surpresa da parte deles, no que à primeira metade da tabela diz respeito. Qualidade não lhes falta. E na parte escrita, levam um avanço assustador!
Os Golfinhos, Favaios e Co. têm estado muito azarados, para quem o ano passado teve uma sequência de 6 jornadas em 2.3.1 (duas finais, três 2º nível e apenas um 1º nível). Também ainda não chegaram ao 2º nível este ano. Mas esta equipa bem disposta já provou que numa boa conjuntura chegar à final não é tão complicado como foi noutros tempos.
A Liga dos Últimos já leva dois 2º níveis. Para já, a tendência é ganhar experiência. Mesmo com alguns elementos que têm jogado cascata. Para o ano, poderão beneficiar dela mesmo, para alcançar um resultado final mais interessante. A menos, que comece ainda este ano.
Os Valentejanus também estão no mesmo barco da L. dos Ultimos. Com alguns elementos também de outras equipas em 2008, a tendência será sempre para progredir. Faltaram em Maio. Ausência por motivos pessoais? Esperemos que tenha sido só isso.

E a última equipa deste campeonato
No ano de 2029, os Fonix estarão às bengaladas com os Mamedes e os Cavaleiros pelo 6º lugar. Os Zbroings e os Ursinhos pela primeira metade da tabela. Os Indomáveis, os Ambite, os BMV para não descer. Nessa altura, os Defenestradores estarão a festejar o 7º título consecutivo.
Mas por enquanto, em 2009, eles são claramente o plantel mais jovem (bastante mais) e ainda são Defenestrados. Talvez por isso, não se afigura que eles conquistem tão cedo uma final. Mas são bem dispostos, vêm quando os exames universitários os permitem e disfrutam isto por carolice. São a equipa mais fraca da cascata, mas apenas devido à sua idade, ainda tão verde em "vivência". Num futuro estarão mais bem apetrechados para competir connosco, os galfarros. Com o bonus de acumular a experiência para altos voos daqui a uns anos. E nessa altura, cuidado com eles!
As probabilidades estão na mesa.
Quem ganhará o campeonato? E quem fica no podium?
E nos lugares da Uefa?
E na primeira metade da tabela?
E dentro dos lugares "organizáveis"?
Toca a apostar!
.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

PERFIL - INDOMÁVEIS, SAD

.


PASSO!




Por lapso meu antes da jornada da Maio, e mais tarde por falta de disponibilidade, não foi possível apresentar a entrevista dos Indomáveis SAD. A eles, as minhas sinceras desculpas.
Aqui vai então a curta entrevista para quem ainda não os conhece, na voz do M. Vaza


Quem são os Indomáveis?

Marco, Pedro, João, Joana, Isabel e Filipe.


Qual a origem do nome?

Em rigor, o nome é Indomáveis SAD. Tem a ver com uma campanha de promoção das game-box do Sporting há uns anos. A equipa evoluiu, deu nas vistas, atraiu patrocinadores e, com as receitas acumuladas, tivemos de criar uma SAD. Não temos passivo, nem dívidas, somos um bom investimento, com dividendos chorudos aos nossos accionistas. E já jogamos quizes desde 2005, mais coisa menos coisa.


Sendo uma das equipas de estreia da cascata, como têm visto a evolução de ano para ano?

Falando por mim, acho que os jogos estão a ficar muito chatos, porque são demasiadas equipas e os jogos prolongam-se demasiado. E pensava que por esta altura já houvesse federação e que já teria sido, pelo menos, modalidade de exibição nos Jogos Olímpicos de Inverno.


São claramente uma boa equipa. O que vos tem faltado para irem mais longe?

Nada. Temos tudo, mas não nos deixam... (reticências propositadas, por favor não apagar, é para aumentar a suspeição sobre o campeonato)


Após a aguardada e merecida 1ª vitória, que expectativas para a vossa prestação este ano?

Resposta padrão de desportista nº 1: Entramos em todos os jogos para ganhar e queremos ganhar todas as competições em que estamos envolvidos.


Frases recorrentes?

Passo.


.

domingo, 17 de maio de 2009

CRÓNICA DE MAIO

.



Fernando Mamede? À CARLOS LOPES!




Finalmente a vitória!
Tardou, mas não faltou.
Num dos quizes mais imprevisíveis quanto ao desfecho, os Fernandos Mamedes estiveram sempre na linha da frente e, como uns verdadeiros campeões, agarraram uma vitória que, diga-se a verdade, podia ter pingado para qualquer lado. Uma corrida sempre a controlar, a estrelinha brilhou alto. Diminuíram a desvantagem para os lideres e ainda saltaram para o 2º da geral. Em boa hora (ou na Ajuda), dado que vão ser os próximos a organizarem.
Estão de volta. Parabéns!


Outras equipas também mereceram grande destaque, mas neste segmento vou falar apenas dos Feios, Porcos e Maus. Mais do que a prestação valorosa, é o primeiro podium! E logo o segundo lugar. Temos candidato no futuro. Numa jornada que parecia talhada para eles, não enjeitaram a hipótese da vitória e perseguiram-na com muito boa disposição. Faltou-lhes o endurance da parte final. E fica célebre a frase proferida, ao jeito da Hermínia Silva: "Oh Baptista!" São, de momento os mais fortes candidatos a estrearem-se numa vitória.




Onde estou eu, hoje?



Não me vou alongar muito na análise à organização. Em primeiro lugar, porque nem queria falar dela, tendo delegado para outrem. Mas decido fazê-la porque gostava de realçar um aspecto mais importante do que a forma como decorreu a jornada. E essa é a segunda razão. Mas já lá vamos.
A organização dos Indomáveis, SAD foi fraca. Claro que sou mais exigente a quem já o faz pela terceira vez. Mas começo a ter medo do signo do "3". Isto é, quando a estreia é boa, a tendência é para ir piorando até à 3ª organização. Os Indomáveis não fugiram a esta regra, que começa já a ser uma maldição.
Pelo que me apercebi, os Indomáveis têm dois temas essenciais nos seus quizes. A actualidade e o Ténis. Muitos de nós já sabiam, portanto nem vejo porque reclamar com estes temas. Todos têm as suas impressões digitais e quem joga tem que se adaptar a isso.
Mas houve um exagero tão grande pelas actualidades que muitas perguntas caíram na categoria da curiosidade. Coisas que daqui a um mês, ninguém se lembra. E as perguntas de números do género "euromilhões" são sempre frustrantes.
Mas talvez o pior de tudo, foi a confusão que se gerou por causa dos pontos. Pergunto sem malícia: Não podiam ter pedido a mais uma pessoa para ter vindo? As pessoas são como são, mas se há uma natural pré-disposição para fazer confusão com números... uma mais organizada teria dado jeito.
Enfim.


Já que se irá falar muito dos aspectos negativos deste quiz, decido falar de alguns (poucos) positivos. Bem-vinda sejas pelo teu regresso, oh Literatura! Desde a erudita Marguerite Yourcenar até ao comercial Paul Auster, foram poucas mas foram boas. Uma ronda de música, como diz uma amiga minha, faz sempre "imensa toilette". E já andava arredada desde o ano passado. Ciências, nem vê-las. Ainda bem porque meter foice em seara alheia... é preferível assim.
E ainda a rapidez com que a jornada decorreu. Marco V. e Pedro K. foram rápidos e eficazes a lidar com a apresentação. Pode ter começado tarde, mas acabou antes das três da manhã. Óptimo! Isto chama-se experiência. Mais aspectos positivos terá havido. Que se fale também disso.




E agora? O que se passa com este campeonato?
Um conjunto infeliz de circunstâncias, alimentadas a gasolina por muitos comentários.
Será que está a haver desinteresse e desmotivação?
Vou falar por mim. Não tenho e nunca tive falta de interesse por ele. Embora esteja um pouco desmotivado. Mas é sobretudo pelo momento menos bom que a minha equipa atravessa.

Este campeonato é fantástico! Acreditem. É único no género. É bem pensado e estruturalmente bem oleado. Temos um espaço que nos é alugado e que nunca deu problema. Um sistema de pontuação pensado. Blogues que vão dando o mais importante, que são as classificações, datas e organizadores. Temos emoção e suspense. Os grandes craques, os outsiders, os que participam pelo gozo. Luta pelos melhores lugares, e não falo só do podium.
É toda uma estrutura que funciona.
Sim, há picardias. Qual é o campeonato em que as equipas não se picam umas às outras? Quem não quer entrar nas confusões, também pode tirar gozo disto. Basta alhearem-se.
Agora, isto não é um quiz semanal. É um campeonato! Há competitividade e tem que haver. Não é só umas dezenas de pessoas que vêm cá para se divertir, porque para isso estou melhor noutro sítio qualquer. E os próprios quizes semanais, já têm essa função. Lá, o convívio ganha outra dimensão. Aqui não há tempo para isso. O que aconteceria num jogo de qualquer modalidade, se de repente os jogadores a meio do jogo começassem a perguntar pela família? Por favor! Isto não é um convívio de Pichonére (está mal escrito de propósito). Há equipas que levam isto demasiado a sério, dizem alguns? Deixem-lhes. Há uma vida lá fora, realmente. Mas também há uma vida cá dentro. E há quem vibre com a nossa Liga dos Campeões. Porque o seu ser assim foi talhado. Não têm esse direito?
Agora, onde é que isto está a falhar?
As organizações talvez. Têm tido muitos problemas este ano. A falta de tempo tem sido uma justificação. Com tantas faltas de tempo, temos que começar a admitir que é esse o grão da engrenagem e que tem sido o ponto de partida para muita confusão. Como vamos lidar com isto? Reduzir o número de perguntas? Porque isso pode melhorar a performance da organização, subindo de fraco para regular. Organizações conjuntas? Há 18 equipas. Porque não dar trabalho a todas para o ano? Dois níveis em vez de três? Ou níveis bi-partidos.
Tantas hipóteses que pode haver. Mas que todos em conjunto pensemos e criemos a melhor forma de melhorar o campeonato.
Eu adoro este campeonato e muito me custaria vê-lo acabar por inércia.





Quem faz um filho, fá-lo por gosto!


O que a parte escrita desequilibrou, o 1º nível equilibrou. Os Feios, Porcos e Maus tomaram a dianteira na escrita, mas quem estava atrasado, não se sentiu logo de fora. Foi um jogo de sorte, em que ninguém se viu muito confortável. Com os Valentejanus a faltarem, os dois afundanços vieram das equipas mais defalcadas neste mês. Os Espertalhos do Carinho à espera de melhores dias e sobretudo os Ursinhos Bobó! Que maldição esta para as equipas que fazem jornadas brilhantes num mês? Seguiram os passos de outras equipas que após uma jornada gloriosa, mergulham às profundezas. Realce-se a situação inédita de que nunca os Ursinhos se ficaram pelo 1º nível. O que atesta a grande competitividade das equipas este ano.
Num 1º nível em que as distâncias entre o 1º e os últimos foram muito curtas, os N.n.a.p.e.d. e os Golfinhos não arranjam forma de sair de uma série negra de maus resultados. A outra equipa que este ano também não passou do 1º nível, quase que o fazia. Falo dos Defenestrados, que se portaram muito bem dentro dos seus limites e por pouco que não passavam ao 2º nível. Quem se viu metido mais uma vez em desempates, embora desta vez perdendo pela regra dos "golos fora", foram os Lais da Carangueja. Esperemos pelas próximas jornadas para ver como todas estas equipas reagem.
As grandes palmas da noite foram para a Simone de Oliveira. Eira de milho, luar de Agosto!...

Na frente, Mamedes e Zbroings, com Mamedes a ganharem a ronda. Mas a baralhação era tanta, que quatro pontos entre o 1º e 10º, dizia que tudo era possível.

AAAAAAAAAAAAAAH!

Esta foi a frase mais proferida durante o jogo. Foi pena.
Voltando atrás, tudo foi de tal forma possível que a grande surpresa desta jornada, pela forma como aconteceu, foram os Zbroing 747. De semi-líderes (perdiam no desempate) após o 1º nível, saíram fora da final, na sua maior queda de sempre (ou pelo menos de há muito tempo). Os bólides a precisarem urgentemente de estabilidade.
Outra surpresa foram os Cavaleiros do Apocalipse. Qualquer coisa não anda a correr bem nestas últimas jornadas. Talvez faltou uma pontinha de sorte. Desta vez, nunca conseguiram minimizar os estragos, e estiveram sempre na fronteira da final sem a alcançar.
A Liga dos Últimos aproveitou bem a embrulhada no 1º nível para somar mais dois pontos merecidos, mas não se entendeu com o 2º nível.
Quanto aos Ambite, após salvarem-se in extremis graças à ronda musical, também andou aos papeis nesta ronda e valem-se do terceiro 2º nível consecutivo para não estarem em piores lençois no campeonato. Mas ainda não atiraram a toalha ao chão, no que à Taça Uefa diz respeito.

Esta ronda viu os Fónix ganhá-la e recuperar posições até ao 2º lugar. Também os FPMaus entravam na corrida, após um 1º nível mais titubeante. Só os Mamedes mantinham este duo em respeito, com mais um ponto. Como que a dizer: "Esta jornada é nossa!"


É um modo de estar na vida!



Estes três galfarros degladiaram-se até ao fim pelos pontos. A sorte sorriu aos Mamedes, mas a jornada acabou por ser bastante emocionante no que ao 1º lugar diz respeito.

Dos Feios, Porcos e Maus, já se falou. Tiveram hipóteses e até o Le Monde podia ter jogado a favor deles.
A Ordem do Fonix alcança o seu 4º podium deste ano. Fazem o pleno de finais e aumentam a distância para o segundo (agora os Mamedes) para 8 pontos. Continuam a respirar saúde e têm saído incólumes da maior competitividade do campeonato. Até onde vão?
Os Frikadælløs ficaram em quarto. Não têm ainda um podium, mas de certeza que também não o trocam pelas quatro finais em 5. Pois é, são eles a segunda equipa com mais finais e sem companhia. Candidatam-se à melhor estreia de sempre numa época.
A Irmandade do Bordel desta vez não viu o pássaro fugir da mão, como na jornada anterior. Um quinto lugar fez aumentar o número de equipas a chegarem à final, para 12. Não são ainda os (ex-)Mineteiros que terminaram em 6º lugar em 2007, mas já se sente mais qualidade na equipa.
Qualidade que já mora há uns tempos nos BMV c/ Laranja. É certo que foram sexto, mas numa jornada em que estiveram na molhada das fronteiras, conseguiram atirar com Cavaleiros e Zbroings para fora da carroça. E como eles dizem: "quando o Júlio vem, a final está garantida!"

Mas a noite foi à Carlos Lopes!















.

CLASSIFICAÇÃO DE MAIO

.

.