Tudo o que você queria saber sobre os FPM*
São feios? Pois,...talvez...não seiSão porcos? Da última vez que fiquei ao pé deles, não me cheirou nada.
São maus? Ah! Isso sim! Já roubaram pontos a muito boa gente!
Mas são sobretudo bem dispostos como a entrevista abaixo o demonstra. Falsamente alheados, como se ir à Ajuda nem fosse nada com eles, demonstram a sua simpatia a quem deles se aproxima.
E sim! Os receios são infundados. Eles sabem que têm que organizar um quiz para dia 17!
Várias vezes finalistas, esta equipa que entrou no início de 2008, tem um registo impressionante de mais de 50% de finais nas suas participações, algo que só mais cinco equipas se podem gabar. São os "Feios, Porcos e Maus", título em homenagem singela ao filme do mesmo nome... ou não?
Vamos conhecê-los pela tecla do João Mestre:
Quem são os FPM?
João, Paulo, outro Paulo, Ricardo, Baptista e Fernando. Trabalhamos juntos há uns tempos. Primeiro no alterne, depois na estiva, depois a apanhar morangos na Dinamarca. Agora (sempre juntos) trabalhamos numa editora. Estamos a tentar convencer o patrão a fazer uns suplementos especiais sobre Quizes no sudeste asiático, mas ele não vai na cantiga. Diz que não há mercado para isso. Ah, já me esquecia! E contamos (quando a maré o traz) com a ajuda de um suplente de luxo, o Élcio, um tipo que sabe à brava das coisas mais estranhas que se possa imaginar.
Algum culto especial pelo filme?Não, de todo. Somos mesmo muito feios (há um mais feio que os outros), muito porcos (há um, não o mais feio, que é mais javardolas que os outros) e muito maus a responder a perguntas de ciências. E de aviação também…
Há quanto tempo jogam quizes?
Se contarmos com os serões em família, a ver o “Casa Cheia” (o original, com o Fernando Pereira), já vem de longe… Se não contarmos com isso, começou em Janeiro de 2008 (vem de não-tão-longe, portanto).
Como souberam do campeonato de cascata?
Já não me lembro bem se foi uma voz que, em sonhos, me disse «passa pelo largo, ao fundo da R. de Dom Vasco, entra na Academia Recreativa da Ajuda, à terceira 6ª feira de cada mês, e regozija-te com magnânimes jorros de conhecimento»; ou se foi o Zé Guilherme (da Ordem do Fónix) que falou nisso.
Qual a vossa opinião sobre o campeonato?
Ora… é frustrante sempre que nos calha uma pergunta sobre biologia, química, física, informática, matemática e outras coisas científicas, de um modo geral… Somos umas nódoas na matéria (é no que dá equipas só com gente de Humanidades) – se bem que acertámos na pergunta sobre a moscovite, há coisa de 4-5 meses. Sugerimos apenas que se evite perguntas que podem ter várias respostas correctas, uma vez que a regra do “o que está no cartão é que conta” é lixada. Ou também está implícita no regulamento (que ainda não lemos) uma componente de adivinhação?E da vossa prestação, que balanço fazem?
Brilhante. Perfeita. Magnânime. De vez em quando falhamos de propósito para dar oportunidade aos outros. Na versão verdadeira desta resposta… Para quem não sabe um boi de ciências, até nos temos safado bem… se exceptuarmos as jornadas em que nos esquecemos de ir ao quiz…
O que vos falta para ganhar (ou pelo menos um podium)?
Antes de mais, que os nossos concorrentes percam. Também ajudava se houvesse uma edição inteirinha dedicada a bandas de Seattle dos anos 90, pratos regionais da Beira Alta, capitais da União Europeia ou modelos suecas. E falta-nos saber bastante mais de catequese, mitologia suméria, rituais de acasalamento de sardinhas nos rios do Bangladesh, fórmulas químicas utilizadas antes da tabela periódica e literatura balcânica dos séculos III a.c e XVI d.c.. Mas essencialmente o que nos falta para chegar ao pódio - e, quem sabe, ganhar - é beber menos Minis durante o quiz. Mas disso não abdicamos.
Têm gritos de guerra, frases recorrentes, private jokes?
Todas as sextas em que há quiz reunimo-nos às 20h, jantamos corvina cozida e recapitulamos momentos épicos como quando sabíamos respostas que mais ninguém sabia (aconteceu uma ou duas vezes, mas isso deixa-nos muito felizes). Além disso, viramos os boxers do avesso de cada vez que vamos jogar. E já dois jogadores foram sem boxers porque não sabiam qual era o lado correcto. Temos sempre um grito de guerra, mas é em surdina, por isso não sabemos se pode ser considerado grito. Costumamos dizer todos ao mesmo tempo: "Há aqui malta que não tem vida social e sabe as coisas mais impressionantes e inúteis do mundo, não é?" Por vezes também gritamos “Prà Ajuda, sem ajuda”. E a frase recorrente é “Venham mais seis” (minis, obviamente). E inventámos uma mímica que nos permite comunicar em silêncio, sem dar dicas a eventuais espiões de outras equipas.
Como vai a organização do vosso quiz?
A organização vai de vento em popa. Vamos ter muitas perguntas sobre ciências, muitas perguntas sobre o Antigo Testamento, muitas perguntas sobre condutores de energia... e muitas perguntas sobre condutoras de veículos pesados com pouca roupa. Andámos a recolher bastante informação, escolhemos um tema especial e os do costume. Não vamos fazer perguntas sobre helicópteros da FA portuguesa, anjos, arcanjos, discípulos e dogmas da igreja católica. Também não vamos fazer nenhuma pergunta sobre a crise do sub-prime. Só se nos apetecer.
.























