sábado, 25 de setembro de 2010

Crónica da Jornada de Setembro

Tirar a ferrugem de Agosto



Depois do interregno de Verão, assistimos ao regresso às lides no campeonato de cascata. Com os Mamedes a organizar, por troca com os Ursinho, havia muita coisa em jogo, “dentro e fora das quatro linhas”. A começar, o tema “Comissão Organizadora” – Ainda não foi desta que se chegou a um consenso, com duas listas com membros repetidos a concurso e arestas por limar, nomeadamente no que diz respeito a uma possível lista única que, para já, não foi viabilizada pela maioria das equipas presentes, possivelmente devido a uma cláusula napoleónica..

Mas, voltemos ao jogo. Jogaram 15 equipas, com uma falha pouco habitual por parte dos Ursinho e dois já habituais desaparecidos em combate – Irmandade e Valentejanus. Uma palavra também para o Filipe Bravo, que infelizmente desfalcou a Ordem do Fónix e a quem desejamos umas rápidas melhoras.

Às voltas à pista com os Mamedes



É certo e sabido que, por norma, os quizzes dos Mamedes são bem estruturados, com algumas perguntas divertidas pelo meio, para quebrar a tensão de tanta hora de cascata. Embora, no geral, se possa dizer que este quiz mamediano não fugiu à regra, aqui e ali deu uma ligeira sensação que desta vez a máquina não estava tão engrenada.

No entanto, na parte escrita isso não se notou. Simples, sem grandes complicações, serviu os seus propósitos e teve até o pormenor tecnológico no video do Tour, embora essa resposta só fosse acessível a verdadeiros conhecedores. De resto, tudo nos conformes e um bom aquecimento para as voltas seguintes. Espertalhos e Feios, Porcos e Maus saíam na frente, com Defenestrados e Freakadellos ainda a tentarem acertar o passo.


Um certo toque de slalom gigante




O primeiro nível foi algo atípico, dentro de uma normalidade aparente. Não existiram muitas perguntas a dar a volta à sala (duas, salvo erro), mas o número de directas acertadas foi inferior ao que temos assistido, com apenas duas equipas a conseguirem chegar às 5 (Power 2 You e Unidade 101). Aliás, talvez a questão maior tenha sido a oscilação de dificuldade em função dos temas, com certas equipas a serem bafejadas com alguma sorte no que lhes caía no colo e outros a ficarem com a fava. Apesar do ligeiro efeito montanha russa, o equilíbrio era patente na parte superior do quadro de classificações, apesar das equipas que foram ficando para trás.
A maior nota de surpresa vinha da parte dos Cavaleiros que, depois de um início a galope, têm marcado passo nas últimas jornadas, vendo a liderança cada vez mais longe. Se é certo que nem sempre têm tido sorte com as perguntas, parece também haver alguma instabilidade interna. Vítimas neste nível foram também os Defenestrados, os Lais (a não conseguirem dar seguimento à boa jornada de Julho), NNAPED e Freakadellos, bem longe dos patamares da época passada.

Na frente, os Espertalhos davam seguimento à parte escrita, tendo agora a companhia dos Zbroing, que nos últimos meses se têm revelado uns verdadeiros bombardeiros. Na perseguição, um trio composto pelos BMV c/ Laranja e pelas agradáveis surpresas Folie e Power 2 You.


Armstrong, dá-me aí uma forcinha.



Chegados ao segundo nível, a placa da inclinação (leia-se dificuldade) subiu consideravelmente. Não que tenha sido impraticável, com o número de perguntas a dar a volta à sala a ficar nas 14, mas estas foram mais do que as perguntas directas respondidas na sala (12). A equipa que mais pontuou neste nível, os Indomáveis, não chegou aos 10 pontos (9) e os colectivos ainda em jogo iam sobrevivendo à conta das cascatas, que iam aliviando aqueles que as conseguiam.

Se é certo que o equilíbrio se manteve, a ligeira instabilidade, não tão habitual nos Mamedes, ia-se sentindo aqui e ali. Fosse numa ou outra hesitação na condução, quando perante uma resposta parecida com a pretendida, servindo de indício às equipas seguintes ou até na forma como algumas perguntas mais abertas permitiam uma resposta mais interpretativa, o que acaba às vezes por gerar alguma controvérsia.

No entanto, face à média geral, este quiz mantinha-se claramente positivo e, no final do segundo nível, os Espertalhos iam mantendo a liderança, com BMV e Feios, Porcos e Maus na perseguição e Zbroing a sobreviverem a 4 perguntas directas a darem a volta à sala. Pelo caminho ficavam agora Unidade 101 e Golfinhos, tal como Indomáveis (apesar da boa prestação neste nível) e Power 2 You, que perderam o gás todo no início da subida.


Tiro ao Boneco no Speakeasy com Photo Finish




À partida para o terceiro nível, a situação era das mais equilibradas desta época, já que apenas três pontos separavam o primeiro do sexto, pelo que estava tudo em aberto. E, nestes casos, costumam ser os pormenores a decidir a coisa, sejam eles da parte das equipas ou da organização. Num nível que foi jogável, houve emoção até à última cascata, mas nem tanto em relação ao primeiro lugar, que os Zbroing arrebataram com mais pontos (10) do que a melhor equipa conseguiu no 2º nível, levando-os a uma 4ª vitória consecutiva e a uma liderança ainda mais confortável. Espertalhos e BMV fecharam o pódio, ao passo que uns Feios, Porcos e Maus e uma Ordem do Fónix muito penalizados neste último nível, talvez não tenham apreciado tanto a ponta final como os Folie na sua estreia.


Agora a parte agridoce de uma conclusão mais técnica ou uma mais emocional. Se virmos o jogo de um ponto de vista mais informal, foi um bom serão e um quiz de pontuação equilibrada garante sempre interesse até ao fim. Em suma, foi um quiz porreiro dos Mamedes, mas não foi de longe o seu melhor quiz.
Indo mais ao pormenor, num análise técnico-táctica à Luís Freitas Lobo, existiram algumas falhas estruturais que nem têm tanto que ver com a distribuição temática. Essa, com alguns temas mais em foco, foi perfeitamente aceitável. A meu ver, a falha maior consistiu na distribuição das perguntas pelas equipas, em função da dificuldade, algo que é possível com uma grelha que tem em conta os lugares, independentemente das equipas que lá se sentam (falo mais vezes em grelhas e pareço o George Foreman ou o Mr T nas Televendas).

Méritos e capacidades das equipas à parte, a dificuldade, genericamente, é um factor a ter em conta. Se a equipa A tiver 2 perguntas mais complicadas e a B outras 2, existem 4 perguntas complicadas, mas o equilíbrio permanece. Se a equipa A tem 4 perguntas mais difíceis e a B tem 1, só existe mais uma pergunta complicada, mas o equilíbrio já era.
Usando este quiz como exemplo (apesar de ser algo mais abrangente), os Zbroing tiveram 4 perguntas a dar a volta à sala no nível 2 e só um bom nível 1 os safou da eliminação. No nível 3, acertaram 3 directas (de um total de 5 acertadas por todas as equipas no nível), ao passo que os Fónix viam TODAS as suas perguntas a dar a volta à sala e os FP e Maus a verem 5 em 6 acontecer-lhe o mesmo.




Só reforço este factor mais especificamente porque os Mamedes são uma equipa experiente e sei bem que isto nada tem a ver com o seu empenho, não podendo também ser atribuído apenas à sorte e ao azar, já que quando uma pergunta dá à volta à sala, é porque não há quem esteja em jogo que a saiba responder naquele momento.

E isto tudo, estraga a noite? Claro que não, mas influencia o resultado final, já que é algo que pode ser prevenido, tornando um jogo ainda melhor.

domingo, 19 de setembro de 2010

Novo espaço de Quiz - Kai Junqueira

Para os mais distraídos, para aqueles que não lêem mails e para os que não fazem parte da "família da Ajuda" aqui vai a informação de um novo espaço, pela tecla de João Silva:

Como alguns sabem e outros vão ficar a saber, o El Borratxon encerrou. Numa primeira fase e por um tempo indeterminado o jogo passará a decorrer no bar Kai Junqueira, situado na Rua da Junqueira, bem perto do antigo local, ficando mesmo em frente do ISCSP e do antigo Rainha Dona Amélia (morada exacta ver ao lado). O dia do jogo continua a ser a 3ª feira com início às 22,00 horas. Como informação adicional posso dizer-vos que o espaço é muito agradável, com preços acessíveis, serve refeições embora com uma ementa diferente do Borratxon, baseando a sua carta em bitoques, cool burgers, tostas variadas e pizzas. Tem esplanada no Verão. Tem uma grande vantagem, o estacionamento que é ilimitado e de borla dado não ser uma zona residencial. Tem zona de fumadores. O telefone é 213632732, caso precisem de marcar mesa.
(Johnny, se esta imagem não corresponder ao espaço, diz-me)

sábado, 18 de setembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO DE SETEMBRO


vitória consecutiva dos Zbroing 747! :igualam o registo dos Espertalhos do Carinho.
vitória anual para eles: igualam registo dos F. Mamedes em 2008.
Folie à Cinq registam a final (e num brilhante 4º lugar) elevando para 16 o número de finalistas este ano, facto que constitui record anual.
Os Espertalhos são actualmente a equipa que tem mais finais consecutivas: 6
E também a equipa que está há mais jornadas a ultrapassar o nível um : 13
Os Golfinhos não chegam à final há 23 jornadas.
Os Defenestrados são a equipa que há mais tempo não passa do 1º nível: 10
Relativamente ao ranking, os Folie à Cinq estreiam-se no Top-10.
BMV c/ Laranja alcançam o Top-6 pela primeira vez ("metade" deles tinha-lo feito em 2006 e 2007).
Os Cavaleiros deixam o Top-6 pela primeira vez desde Maio 2008.
E é tudo para já!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Antevisão estilo entrevista no túnel de acesso

Apesar de isto de fazer entrevistas em túneis normalmente dar porrada da grossa ou constipações, por causa da humidade, apanhámos um Mamede disponível para fazer um prognóstico contra natura, ou seja, antes do jogo.

Este Mamede, que preferiu manter o anonimato, desde que o tratem por Paulo J. não fugiu aos temas quentes, nem aqueles mais fresquinhos. No entanto, resolveu usar uma táctica de pontapé para a frente e um bigode à Queiroz dos velhos tempos, só para disfarçar.




Campeonato muito disputado, jogos nem sempre consensuais e os Mamedes uma vez mais na disputa da liderança. Como é que têm visto esta primeira metade de campeonato?

Paulo J. Este campeonato teve jogos tão bons como a generalidade do Mundial de futebol em 1970, mas com um bocadinho menos de violência. No final hão-de dizer "esse Brasil jogava p'ra xuxu", eu digo "grande merda! Não gostei".


Sem entrar em muitos pormenores, como vai ser o vosso jogo? Estratégico, tendo em conta o que ainda está em jogo, ou sem
preocupações nesse sentido, com muito macramé e ciências da natureza à mistura?


Paulo J. A nossa estratégia ao organizar um quiz é sempre fazê-lo ao mesmo nível com que jogava a selecção de futebol holandesa no Mundial de 1974. Quando jogamos é que tentamos ser a RFA desse mesmo campeonato.


Como é que foi a organização deste jogo. Há um colectivo mamediano a contribuir ou existem cabecilhas a puxar os cordelinhos para fazerem o quiz com que sempre sonharam, estilo Carlos Lopes e deixando outros Mamedes para trás na hora da decisão?

Paulo J. Estamos a fazer o quiz como se fossemos o colectivo do SL Benfica em 2008/09, orientado pelo Quique Flores. Este ano falta-nos muito para sermos a Laranja Mecânica.

Inovações, invenções, interjeições, invectivações e outro tipo de intervenções inovadoras, são algo a esperar do vosso quiz?

Paulo J. Eu sou a favor da introdução das novas tecnologias, vamos tentar inovar com o vídeo. Mas se esperam inovações como o WM podem esperar por outros quizes, não somos nenhuns Herbert Chapman.


Finalmente, terem o Jorge como possível candidato à Comissão Organizadora, não numa lista, mas em duas, veio alterar alguma coisa? Temem que fique sedento de poder ou acham que se vai manter pelos refrescos habituais? Acreditam que é mais um augúrio de que o fim do mundo se aproxima a largos passos?

Paulo J. Se o Jorge for para a CO não vem alterar nada para nós, será tão bom como para o FC Porto o Fernando Gomes ser o presidente da Liga de Clubes... bem, talvez não seja bem a mesma coisa...
Estou certo que ele não será um Michel Platini para o quiz de cascata.
O fim do mundo já está anunciado pelo menos desde que a Coreia do Sul chegou às meias-finais do Mundial de futebol, depois para confirmar que não falta muito a Grécia ganhou o Euro 2004.






Obrigado Paulo J. e esperemos que o quiz de hoje seja tão emocionante como os últimos minutos da final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Bayern de Munique, que deixou um rapagão chamado Kuffour a chorar e a dar murros no chão.

Aceitam-se candidaturas para o papel de Kuffour. E de Mario Basler, mas só com bigode.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ELEIÇÕES

Eis a composição das listas a concurso (por enquanto), para os mais distraidos ou para quem não recebe o mail do João Silva. Transcrevo parte desse mail:

" (...) antes de começar o jogo (sexta, dia 17), irá ser eleita uma nova Comissão Organizadora (até que enfim) que irá assegurar a logística necessária durante o ano de 2011.
As duas propostas que foram apresentadas até ao momento foram as seguintes:

Lista A ( porque foi a 1ª a entrar), proposta pelo José Pedro:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Miguel Fialho( Golfinhos),
Carlos Santos ( NNAPED).

Lista B, proposta pelo Jorge Napoleão:
João Silva ( Cavaleiros),
Jorge Páramos ( Mamedes),
Tita Teixeira( BMV),
Gregório ( Lais da Carangueja),
Jorge Napoleão ( Unidade 101).

Não aparecendo mais nenhuma, serão estas as votadas ou, caso os proponentes se entendam (lol), poderá surgir uma fusão, dado que têm dois elementos em comum."

E até sexta!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REENTRADA DE 2010

Vamos agora entrar na recta final do campeonato, no dia 17 de Setembro.

As quatro últimas jornadas vão ser organizadas pelos quatro primeiros do campeonato. Muita coisa pode ainda acontecer. E, se é certo que Zbroings e Mamedes afiguram-se em melhor posição para o título (com Cavaleiros à espreita), não é menos verdade que quem já organizou pode beneficiar bastante desse facto para somar pontos extra, aonde os da frente não podem.

Mas algumas outras coisas também mexem.

A começar pelas eleições à nova comissão, aparentemente já em Setembro. E digo aparentemente, pois fui apanhado de surpresa por essa perspectiva que estava convencido (se calhar não o único) que seria em Janeiro.

As candidaturas e o debate sobre elas estão abertas!
Ainda iremos falar mais sobre elas, mas trancrevo (quase) na íntegra uma proposta do Zé Pedro (alias "El" Comandante) dos Fónix:

Por ter sido anunciado, na jornada de Julho, que será designada uma nova comissão para o Quiz de Cascata, gostaria de apresentar uma sugestão para a composição da comissão, a ser divulgada no blog.
Proposta:
- João Silva (Johnny ex-Bigodes) - Por todos os motivos, e mais os seguintes:
1 - Ser quem é.
2 - Ter sido responsável pela adopção desta forma de quiz em espaços públicos.
3 - Ser um campeão na organização das jornadas, incluindo aquisição e distribuição de virtualhas e demais minhoquices.
4 - E porque sim!

- Jorge Páramos
1 - Saber umas becas de teorias escabrosas.
2 - Já usar calças compridas.
3 - Costumar "cagar" sentenças porreiras.
4 - Já é tempo de um elemento daquela equipa que ganha à brava trabalhar um pouco.

- Miguel Fialho
1 - É um gajo porreiro.
2 - Tem posições equilibradas (se calhar bebe menos que os outros).
3 - Trabalhar em prol da comunidade com o único blog vivo.
4 - Cantar a Desfolhada melhor que a Simone.

Quanto às funções de Presidente, sugiro que entre os três joguem à moedinha, até aos cinco.

Os três que falem de sua justiça quanto a aceitar esta proposta de comissão.
No entanto, saliente-se a introdução de um quarto elemento, proposto sobretudo pelo João Silva (e de imediato apoiado por mim), na pessoa do Carlos Santos (alias "Santola") pelas razões que se segue:
1 - Gostar à brava disto.
2 - Ter disponibilidade e pode dar um apoio logístico muito importante ao João que os outros não conseguem.
3 - Ser um querido!
4 - Já ser tempo de equipas menos cotadas mas fiéis ao campeonato, terem representação na comissão.

Se esta proposta for para a frente, será mais uma a juntar às candidaturas. Outras que quiserem, mandem mail para o quizadas, que eu ou o Sérgio nos encarregaremos de publicar.

Entretanto, com um atraso de mais de meio ano, aqui vão as tabelas do ano passado com as respectivas legendas.






























Resumindo, as 11 jornadas de 2009 conheceram 6 vencedores diferentes:

Espertalhos - 4 v.

Ursinhos e Cavaleiros - 2v. cada

Fónix, Mamedes e Indomáveis - 1v. cada

Para os fãs das estatísticas, regressou o ranking. Desta vez em moldes muito diferentes e mais dinâmico. De mês para mês, contam apenas as 5 últimas jornadas em que cada equipa participou, organizações excluídas e uma única falta de comparência perdoada (desde que seja até duas com a outra a ser considerada como presença, contabilizando zero pontos). Mas sobre este assunto, explicarei melhor uma outra altura.

Por (pen)último, já se realizaram 49 jornadas. A jornada de Setembro será a número 50. Registo que não quis deixar passar em claro, pois implica que já jogamos há 49 meses o campeonato de quiz de cascata, iniciado em Janeiro de 2006. Com uma ou duas jornadas nos primeiros anos de "carácter particular", que serviram para convívio sem preocupação de pontos ou equipas.

A tabela de baixo trata do palmarés das equipas que chegaram à final (até Julho 2010).

Legenda:

a) É contabilizado uma final como organizador em 2007.

b) São incluídas as classificações dos Fósseis (mas não dos Lagartixas)

c) OS BMV c/ Laranja não herda (por enquanto) os resultados das anteriores equipas.

d) São incluídas as classificações dos Mineteiros do Apocalipse.

As equipas a cinzento não estão inscritas no campeonato de 2010.

Agora sim, por último. A crónica de Julho ficou adiada mas não esquecida. Na impossibilidade do Sérgio escrever (por razões óbvias) e do Quizadas também (por razões ligeiramente menos óbvias), ficou encarregue ao Filipe Bravo escrevê-la, previamente convidado para o efeito por mim e concordado pelo Sérgio. Infelizmente, o FB mais uma vez baixou ao hospital e pede muita desculpa (como se necessário fosse) pelo atraso da dita. Desejo do fundo do coração, uma magnífica recuperação para ti, Filipe, e que possas vir à jornada de Setembro. Porque fazes falta e porque... sim!

E é tudo!