sábado, 25 de julho de 2009

TABELAS DO CAMPEONATO

TABELAS PERIÓDICAS

Aí está a primeira tabela. O historial deste campeonato de uma forma mais pormenorizada.

Divirtam-se!



Nas classificações de cada jornada, as "cruzinhas" representa a organização.
No acumulado de pontos: A verde, o líder. A vermelho, quem organizou. A "desmaiado", quem faltou.



Tabela total de pontos, com a média em destaque (por nº de participações).






Ainda uma última tabela. Peço a todos que possam ajudar a preencher os buracos desta tabela. É a classificação de 2006. Só as jornadas 1, 2, 8 e 9 estão confirmadas. As restantes, em termos de finalistas também estou convencido que não há erro. Mas e os outros lugares? Já me chega se me disserem 2º ou 1º nível. E as faltas? Há alguém que ainda possa ter isto? Ponham-me em contacto com eles! Li um comentário no blog QuizdeCascata de Março 2007 que a Rita gosta de guardar coisas "inúteis" como esta. Será a "Ursinha" Rita? Minha querida, se estiveres a ler isto, chega-te à frente e ajuda-me nesta demanda, caso possas!


Todas e quaisquer informações, por pequenas que sejam, ajudam-me a compôr isto. Ponham nos comentários ou, caso a informação fôr grande (assim espero!), mandem-me por mail ou tragam em Setembro!


sábado, 18 de julho de 2009

CRÓNICA DE JULHO

.


A "Wise-Cracking" Show





Tinha havido muitas previsões sobre quem poderia vir a ser a próxima equipa a estrear-se com uma vitória. À entrada para o mês de Julho, só os próprios vencedores (e uns poucos mais atentos) tinham esperança nessa estreia. Foi mais uma jornada de resultado imprevisível, cujo vencedor foi de alto gabarito. Sempre no pelotão da frente desde o tiro inicial, arrasou a concorrência com um sprint final demolidor e conquistou o Alto da Senhora da Graça à frente dos veteranos e atónitos trepadores. Foi tanto mais meritória quanto a quantidade de respostas que deram. Com pouquíssimas directas (seis no total?), já dizia o outro... é só fazer as contas! O "espertálhico" trio foi quinteto este mês. Soltou finalmente o "espartilho", ganhou claramente um elemento de peso e ainda juntou um suplente que os Mamedes gentilmente cederam, tornando ainda mais competitivo este Campeonato de Quiz de Cascata. Candidatos crónicos às finais já eram "poucos", não eram? Tomem lá mais um! Muitos parabéns aos Espertalhos do Carinho!



O avô materno toda a gente sabe!



Com surpresa minha, em relação à entrevista da Ordem do Fonix, o Comandante afinal esteve presente e fez todas as despesas da apresentação. Sólido, eficaz e bem humorado, o nosso avô materno foi um verdadeiro "compère" de revista. (Avô só por causa dos cabelos, note-se, pois pela idade, nem meu pai podia ser).

No cômputo geral, foi uma organização igualmente sólida. Mas teve momentos tremidos. Vamos começar por aí, indo de baixo para cima. Houve poucas contestações a perguntas, mas a mais complicada foi a dos "deuses" nórdicos e manchou um pouco o quiz, vindo a prejudicar os Frikadælløs, impedindo-os de chegar ao 2º nível. O que é que se aceitava como resposta? Mitologia Nórdica ou Deuses da Mitologia Nórdica? Com um dinamarquês na sala, é natural que os protestos fossem bem fundamentados e se sentissem injustiçados, mas a mesa também deu as suas justificações e fez prevalecer o seu critério. Há que aceitar.

De resto, o prometido não foi de "vidro". Erudição. É a imagem de marca dos quizes dos Fonix. Ex-Fósseis e Ex-Lagartixas incluidos. Dos três que assisti deles em toda a história do campeonato, embora tivesse gostado do ano passado, para mim este foi o melhor.

A parte escrita deu pontos a rodos, mas também deu espalhanços brutais. Mas teve desporto, música, literatura e história. E para a "história" ficam essas três representantes de tribos índias do ténis: Espirro Irritante, Orgasmo Intenso e Águia Esfomeada!

Quanto à cascata propriamente dita, teve altos e baixos. Uma das premissas dos Fonix, que eles sempre assumiram de resto, é fazer uma triagem logo desde o início. Esta vez não escapou à regra, mas foi sem dúvida a mais bem conseguida. Sobretudo porque houve um esforço de fazer um quiz para nós jogadores, situação que geralmente falhava em quizes anteriores. O primeiro nível foi difícil, mas não foi muito. E a prova está que nenhuma pergunta deu a volta à sala. E apesar do factor sorte ter pesado um pouco nas directas, como sempre pesa, as estranhas "borlas" que pontuaram o primeiro nível foi na realidade uma por mesa, como comecei a suspeitar a meio. É claro que a definição de "borla" não é igual para todos. Mas isso não é fácil de controlar para quem está a organizar, dado que o que é líquido para um, se calhar é lamacento para o vizinho. Mesmo assim, os dois primeiros níveis acabaram por ser semelhantes, tirando as referidas borlas. Difíceis mas não em demasia. O terceiro nível já foi bem mais complicado, mas se calhar não tanto quanto a média de pontos sugeriu.

Temas e sub-temas para muitos gostos. A incidência maior foi na Literatura e afins, mas sem exagero. Quanto às Actualidades, realmente não houve (pelo menos evidentes). É claro que quem chega a casa antes das 20h00 ou tem uma vida que lhe permita estar descansado a ler o jornal em frente de um bom café, em jeito de tertúlia, ficou desiludido. Mas com a enorme overdose que já tivemos este ano, se calhar foi preferível deixar descansar este tema. Estranhei também a ausência do cinema. Harry Potter à parte, o que já é uma private-joke dos Fonix, não houve mais nada sobre este assunto, que me lembre. Provavelmente foi de férias antes de regressar em força, já que são os Zbroing a seguir.

Há equipas que quando organizam já se sabe que na final vão estar os suspeitos do costume. São os dominadores da erudição. Palavra mal amada, mas que faz a diferença para um quiz interessante, "albeit" difícil. É verdade que é desgastante para quem joga e se vê de fora, quando um primeiro nível fecha aos 10 pontos e já se vê cinco equipas "instaladas" na final antes do início do 2º nível (como foi o caso). Mas mesmo assim, a jornada nunca esteve críptica, e produziu "insuspeitos" do costume. Dependeu um pouco da sorte, dependeu um pouco das posições em que as equipas estavam na classificação, dado que houve poucas directas e as cascatas rolavam sem irem muito longe. Mas nunca dependeu, nem "pendeu" para dois ou três lados, máximo. A prova foi que cinco equipas disputaram a vitória de igual para igual.

Foi uma etapa de montanha bem estruturada desde o início, e essas dão muito mais gozo de correr que uma etapa de camisola "verde"!

Para mim, os Mamedes ainda mantêm a melhor organização deste ano, mas os Fonix não ficaram nada longe.



Fahrenheit <68

A parte escrita foi das mais desequilibradas de sempre entre primeiros e últimos. Os Zbroing viriam a ganhar o prémio da escrita com 8 pontos. Mas abaixo de quatro pontos, só uma equipa viria a conseguir recuperar. As restantes perceberam rapidamente que a parte escrita ditaria o resto do quiz.

N.n.a.p.e.d e Golfinhos foram os mais azarados, pois mais uma vez foram traídos pela escrita, caso contrário teria sido este o mês em que acabava a malapata. Dos Frikadælløs já se falou, mas também no cômputo geral passaram ao lado do quiz. Tal como os BMV c/ Laranja que após um interessante resultado na escrita, viriam a afundar-se no primeiro nível. A Irmandade do Bordel também não se dá bem com os meses começados por J e a fechar o cortejo os Defenestrados que ainda tiveram direito a palmas numa das respostas.

Os Zbroing ainda se mantinham lideres no final do 1º nível, ganhando-o novamente, mas desta vez em conjunto com Mamedes e Espertalhos. Mas havia outras equipas na peugada.




O que é isto?* (entoar à Zé Pedro)

E uma delas foi os Ambite. Ganhavam o 2º nível e saltavam para a liderança com os mesmos pontos de Espertalhos e Zbroings. Os Mamedes seguiam a um ponto. Mas ainda haveria mais uma equipa na peugada... Já lá vamos.

Quem não "peugou" dizendo adeus nesta ronda, foram os Cavaleiros do Apocalipse. Tudo lhes correu mal, desde a escrita até à falta de sorte. Precisavam de mais dois pontos para chegarem à final, e assim perderam uma hipótese de acabar o mês de Julho como lideres do campeonato. Mas outras mais virão.

Os Indomáveis SAD apesar da consistência da escrita e do primeiro nível, nunca estiveram em rota de vitória. Entraram em 7º para o 2º nível e com o amargo 7º saíram.

Ao invés, as outras duas equipas que se viram aflitas para passarem ao 2º nível, puderam mesmo assim somar dois pontos suados.

Os Lais da Carangueja espalharam-se no 1º nível mas valeram-se do que são fortes (a escrita) para agarrar o 10º lugar. Menos mal.

Os Feios Porcos e Maus, após um desastradíssimo começo, conseguiram minimizar os estragos quando começaram a galgar posições, já o 1º nível tinha passado de metade. Estofo! Mesmo assim, não chegou para a final.



Essa ficaria mesmo definida logo no 1º nível. A última vaga calhou e com mérito à Liga dos Últimos. Não foi tão intensa como no mês passado, mas quando cinco equipas cavaram um fosso tão grande entre os restantes, o último brinde teria que calhar a alguém. Apesar de um 2º nível desastroso, agarraram muito bem as oportunidades disponíveis nas anteriores rondas e confirmaram uma progressão na qualidade de jogo. Mais uma boa equipa que vem crescendo e abrilhanta este campeonato com competitividade e imprevisibilidade. Com o bónus de gostarem muito disto! E já agora um à parte: Julho de 2008, jornada disputada no actual Magic, apareceu uma equipa convidada a que chamámos "Amigos do Mystic". Um ano depois, um elemento dessa mesma equipa apareceu a jogar este mês com a Liga. Saúde-se o regresso!



A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS




Provavelmente a pergunta que mais gozo me deu responder até hoje, sendo eu um fã confesso da obra literária de Tolkien (não confundir com as pepineiras "hollywoodescas"). Adiante.

Mas foi, sobretudo mais um quiz de "batalha" intensa entre cinco quintetos à procura da vitória. E qualquer um deles teria merecido pelo muito que fizeram ao longo de toda a jornada.

Começamos pelos Fernandos Mamedes. A tradição já não é o que era e a provar está o trambolhão que acabaram por dar na parte final do quiz. 5º lugar na jornada, descem para 4º na geral a 11 (reais) pontos dos lideres. Têm a seu favor já terem organizado este ano, mas os tri-campeões estão-se a ver aflitos para revalidar o título.

Na 4ª posição ficaram os Zbroing 747. Depois de liderarem boa parte da jornada e estarem quase sempre dentro do podium, acabaram por estoirar na parte final. Mas já somam quatro finais este ano e vão ganhando consistência para a ponta final do campeonato. O podium final ainda está difícil, mas os 6 primeiros não lhes escapa (quase) de certeza.

De regresso às finais desde Janeiro, e ao podium desde Novembro, estão os Ambite. Acabaram com uma série (não negra mas) muito cinzenta e apesar de não subirem na classificação, voltam a colocar-se na corrida para a taça Uefa. Finalmente com o 5 completo, conquistaram um brilhante 3º lugar que acabou por saber a pouco no que à jornada disse respeito. Mas ganham um novo ânimo para as jornadas que se avizinham.

De mansinho e a ver a corrida por fora, a Catherine N'Dereba, perdão, os Ursinhos Bobó venceram o 3º nível e saltaram para o 2º lugar, sendo o único dos representantes de pesos-pesados a fazer jus ao epíteto. E também de mansinho, alcançam o 3º da geral. Apesar de ainda não terem organizado, o podium final passou a estar ao alcance e começam também a espreitar a estrada do título. Bravo! Mais um para as contas.


But 'twas really a wise-cracking night!




.
.
.
E boas Férias!
.

CLASSIFICAÇÃO DE JULHO

.


.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PERFIL - ORDEM DO FÓNIX

.


"ORDEM" E ESTABILIDADE




Vice-campeões "em título" e actuais líderes do campeonato. A Ordem do Fónix é a equipa que se segue na lista dos organizadores deste ano e que vai fechar esta 1ª volta do campeonato antes das férias.

Deles fala-se muito, mas pouco se sabe. Aqui vai um exaustivo mas muito saboroso perfil de uma renovada velha equipa do campeonato que, pela voz do Filipe Bravo (FB) e não só, levou à letra (e muito bem) a frase "tópicos de conversa" que tanto gosto. E ainda nos oferece uma grande surpresa no final da entrevista!






Quem são?
O senhor de cabelos brancos é o “Comandante” e é advogado. O rapaz de barbicha e óculos é o Frederico Duarte Carvalho e é jornalista. O único elemento do sexo feminino é a Carlota Almeida e dá aulas de Direito Penal. O Zé Guilherme é aquele que tem um ar mais bem composto e pagina uma revista de livros. FB., eu, é o tipo mais maior. Outro jornalista.
Tirando o Zé Guilherme, que é a mais recente aquisição do colectivo, os outros quatro são amigos há muitos anos – variável, pode chegar aos 30 anos (caso de FB e Comandante) e nunca é inferior a uma dúzia.

Há quanto tempo jogam quiz e como souberam da cascata?
A pedido do próprio, a resposta é dada pelo “Comandante”.
Fala, Zé Pedro:
C - “Um louco a aturar outros loucos, que fazem perguntas loucas. Jogo “quiz”, com esta designação, desde que o Frederico me levou ao Quiz Bar. A Cascata chegou a esta malta desde que levei alguns dos frequentadores do Quiz Bar ao restaurante Terreiro do Paço, para onde tinha sido convidado pelo Miguel Júdice, que organizava jantares de Quiz com este formato”

O nome (especialmente a dúvida Police: De "do", not De "da" )
É um jogo de palavras a partir da Ordem da Fénix, dos Harry Potters. Em vez da Fénix, consagrámos o Fónix, interjeição “tuga” vincadamente masculina e decididamente familiar do “fosga-se!”
Fónix! Tem de ser masculino, não é?
O nome foi dado por mim e surgiu de imediato, num “flash”, quando estava a conspirar ao telefone com o Zé Pedro para a formação de uma equipa… que ia nascer das cinzas dos Lagartixas (rip) e dos Fósseis Paleocêntriicos (rip). Foi de aceitação imediata pelo “Comandante” e pelos outros três que convidámos para entrar para a Ordem.

Desempenho da Ordem
Desportivamente… o balanço é bom, só pode ser. Única equipa que em 2008 fez frente aos Mamedes na conquista do tri. Líderes em 2009 (e favoritos, para alguns analistas : ) (hum).
A Ordem foi formada com três ex-lagartixas e dois ex-fósseis, com base num critério muito simples: do grupo dos elementos bons, escolhemos os que mais queriam jogar. Nos primeiros meses, um dos elementos decidiu deixar de jogar quiz e o seu lugar ficou vago nesse primeiro ano, passando pela cadeira do “quinto elemento” vários jogadores. A partir de Janeiro deste ano, esse lugar é da Carlota, que foi quem mais mostrou esse ponto essencial – vontade de jogar.
Por isso, a equipa é super-estável. Sempre o mesmo “cinco”, só em circunstâncias anómalas o não será. O contrário dos Lagartixas, no segundo ano de vida, em que, apesar de a equipa ter formalmente nove elementos, era o cabo da agonia conseguir juntar quatro que fosse. Chegámos a jogar algumas vezes em trio (e fomos ao pódio…).
Resumindo: apostámos na estabilidade.

"RFA+RDA"?…
Não foi uma fusão, em rigor.
Como já se falou acima, Comandante, FB e Fred já tinham jogado juntos. Noutras paragens (Quiz Bar, Terreiro do Paço,...) e mesmo na Ajuda.Aliás, na fase pré-campeonato, em 2005, FB jogou pelos Fósseis, de resto com assinalável sucesso.
De alguma forma, os Lagartixas são uma “cisão”, estreando-se nesse Outono com um terceiro lugar (e depois outro, e outro…). Essa “cisão” nada teve a ver com o Comandante. É meu amigo, era e vai continuar a ser. Por isso, era normal que, noutro contexto (o desgaste de Fósseis e de Lagartixas e um Pascoalinho armado em cavaleiro), voltássemos a jogar juntos.

Análise do campeonato…
Continua a motivar muita gente na terceira sexta-feira a rumar até à Ajuda. É um hobby que ainda não entrou em crise nem precisa de grandes liftings.
Uma preocupação que se apresentava no início do ano era a do crescimento “incomportável” do número de equipas. Provavelmente, já não será tão da ordem do dia, a atestar pelas ausências de algumas das equipas menos fortes, nas últimas jornadas.
Mas se no final do ano voltarem a aparecer novos candidatos (o que é possível), se calhar terá de voltar à ordem do dia a discussão do alargamento…
Um tema para voltar a falar, de forma séria, lá mais para o Outono.

Desempenho – expectativas
Num ano em que a regularidade parece ser essencial, não estamos mal. Seis finais em seis, quase sempre com pódio, uma vitória. Única equipa que depende de si própria, e não de escorregadelas de terceiros, para ser campeã. Que é o que pretendemos para este ano.

Adversários directos: Mamedes e Cavaleiros
Os Mamedes, mesmo que só somem vitórias até ao Natal, terão menos pontos que em 2008. Os Cavaleiros estão melhores que em 2008, qb.
Demérito deles? Talvez não. Talvez mais mérito dos restantes, que estão a tornar a entrada no top-6 numa missão cada vez mais difícil.
Por enquanto, só a Ordem vai aguentando bem a barca… espero que até ao chegar do Inverno.

Estabilidade
Sim, a estabilidade é o segredo do negócio. Quem a não tem, que a procure, recomendo. Juntem elementos mais regulares de equipas menos estáveis, para formar equipas mais “blindadas”.
Mais vale um campeonato com menos equipas, mas com equipas mais coesas e mais fortes… tipo Mamedes e Fónixes…

Organização
Já fizemos a conferência do jogo, que já tem uma “primeira versão final”. Daqui para a frente, só limar arestas, só "fine tuning".
O Frederico vai estar todo o Verão em Inglaterra (volta lá para Setembro) e não participa. O Comandante não estará no jogo, também, mas mandou dois ou três bitaites. A participação da Carlota também é relativamente moderada. O jogo é maioritariamente meu, com participação assinalável do Zé Guilherme.
Na Ajuda vão estar a Carlota, o ZG e eu.

Na conferência do jogo as inovações que eu queria, como imagens e sons na fase de cascata, foram vetadas, por razões de eficiência técnica. Fica para a próxima. Será então o que eu chamo de um quiz de formato tradicional.

Na parte escrita, optou-se por “não chatear” em demasia. (o Comandante aí esteve inabilitado, descansem…)
Terá quatro grupos, que passo a descrever:
1º identificar o que se pede, relativamente a uma lista escrita.
2º identificar nove imagens, em três grupos temáticos (ou seja, três imagens de um tema, três de outro, mais três de outro ainda)
3º identificar uns “sons”-… explicações adicionais só no próprio dia, por razões estratégicas.
4º identificar os intérpretes de dois ou três temas.
A cotação deve ser, em princípio:
Lista, 2 pontos
Imagens, 5 pontos
“Sons” 1 ponto (é apenas uma brincadeira…)
Músicas 2 pontos

Na fase cascata, há uma ordenação que segue tendencialmente os seis temas do TRIVIAL. Ou seja, apenas uma pergunta de cada tema por nível, para cada equipa. E cada equipa com todas as perguntas de temas diferentes.
Este esquema é tendencial e não totalmente “pefeito”, porque há perguntas que podem cair em mais que um tema, como bem se viu no jogo dos Mamedes. (Primeiro-Ministro que foi filho de treinador de futebol do Benfica, é política, ou futebol?) Há no nosso jogo “guilhotinas” com, por exemplo teórico, futebol, séries de tv e livros. É Desporto, Espectáculos ou Literatura?
Em frente… O jogo está equilibrado, de qualquer forma, isso o garanto.
Ninguém vai receber quatro perguntas de futebol no nível 1, ou três de geografia no nível 2, ou no 3. Duas… só se uma delas for “mista”, e será uma verdadeira excepção. Está a ser feito um esforço para que o jogo seja mais acessível que o último que fiz, e que teve uma dúzia de perguntas a dar a volta à sala no nível 1. Se tiver três ou quatro, já será um grande avanço : ).
O nível 2 e o 3 serão razoavelmente jogáveis, espero.
Em que vale a pena apostar, na preparação? Não nas actualidades. Não há, desiludam-se. Parem de ler e sublinhar o Publico e a revista do Expresso, ou o que seja, porque NÃO VALE A PENA.
Não há – não há mesmo, perguntas de actualidade.
Podem estar-se a cagar para o festival Optimus Live, para a discografia do Michael Jackson (oh FB, a discografia dele já deixou de ser actualidade há imenso tempo!), para os arguidos do caso BPN, para tudo o que tenha sido tema de jornal nos últimos meses largos. Não é preciso saber, também, o ranking da Michelle Larcher de Grito, ou a quantos decibéis berra. Nem quantas medalhas Portugal vai trazer dos Jogos da Lusofonia…Perceberam? JOGO SEM ACTUALIDADES. Alguns dos temas mais recorrentes nos últimos Jogos, como o Cinema e o Futebol, também serão “menos vistos”. Por gosto pessoal.
Mas haverá “Espectáculo” e “Desporto”, claro, em doses equilibradas. (cerca de um sexto do total, para cada).
Por gosto pessoal, o jogo terá mais perguntas de literatura que o habitual, e terá perguntas de temas menos vistos, como Direito, Tauromaquia, etc.
Mais: terá perguntas sobre todo e qualquer tema que quiserem pedir, desde que não excessivamente particularizado. Por exemplo: filmes do Harry Potter (que já tem), Países de língua portuguesa (que já tem), Moda (que já tem…). Mas não HP e a Pedra Filosofal, enclave de Ocussi ou Galiano…Quem quiser pedir (um pedido por equipa, sff) pode fazê-lo nesta caixa. Se fizer sentido, garanto que haverá perguntas disso. (Algumas equipas já o fizeram. Por exemplo, tauromaquia é pedido do Tirapicos).
Espero que gostem do jogo, está a ser feito com algum cuidado, isso garanto.

Abraços
FB



Toca a encher a caixa com pedidos! Não se esqueçam de "dizer a frase"!

Adenda: Pela primeira vez, decido dar uma explicação para o título escolhido por mim para esta entrevista.
Apesar da conotação vincadamente histórica e política que ela "parece encerrar", não deixam de ser duas palavras que, juntas, podem estar inseridas noutros contextos que não esse. Trata-se (também) de descontextualizar uma frase banal, dado que para mim se adequa perfeitamente a esta entrevista. Podia arranjar outra? Podia. Mas para quê? Colar este título específico a uma ideia política, faz tanto sentido quanto o mais famoso livro de Bret Easton Ellis.

E vamos jogar dia 17!

.